domingo, 27 de março de 2016

A Lei das Idols


Por que Soundwave não corresponde aos sentimentos da Miku? Existe uma razão...

Obs.: Alerta de distorção de fatos sobre Transformers e Vocaloid.
Obs.2: O que é relatado aqui não se baseia em pessoas ou fatos reais......?


- Soundwave. Quero falar com você.
- Soundblossom. Sobre o que seria?

- É que eu queria te fazer uma pergunta.
- Sim, irmã.

- Você sabe dos sentimentos da Miku já faz tempo. O quanto ela gosta de você.
- ......








- Você também sabe que ela usou todos os métodos possíveis e imagináveis para que você olhasse para ela.
- .....

- Por que você a ignora? Não acha isso muita maldade? E eu sei que você também sente o mesmo que ela.
- É verdade. Mas não devo fazer isso.

- Me explica isso.
- Como você sabe, a nossa missão é a de espalhar a Música. Porque é graças a ela que os seres vivos passam a emitir a Energia Zepelion, necessária para a manutenção do Universo, que sempre é invadida pela Energia Negativa e que leva à sua entropia.

- E os seres deste planeta conseguem gerar boas quantidades dessa energia ao ouvirem música. A voz de Miku em especial consegue fazer isso com grande eficiência.

- Por isso, ao chegar neste planeta eu, você, Blaster e Flipsides passamos a usar as tecnologias Pretender para nos disfarçarmos em seres humanos.
- Sim, pois a nossa aparência natural podia ser assustadora para eles.

- Formamos um grupo musical, os Vocaloids, e passamos a fazer vários shows pelo Japão. Miku em especial ganhou bastante notoriedade.
- Isso mesmo. Montamos uma empresa em Hokkaido e além dos shows fazemos várias atividades de divulgação, inclusive mantendo um blog.

- Eu tenho feito a administração e a moderação do material a ser publicado e dos comentários. Dá bastante trabalho, pois de vez em quando surgem comentários negativos. Nessa tenho de selecionar quais são críticas de verdade, que podem nos ajudar a melhorar e quais são meras ofensas gratuitas. As brigas entre comentaristas também são um grande problema.
- Ah, nem me fale! Não suporto falta de educação e às vezes sinto vontade de responder à altura.

- Também tenho de verificar os e-mails e correspondências. Algumas mensagens são bem estranhas, pedindo fotos das meninas sem roupa ou com propostas de encontros.
- Andei pesquisando e parece que alguns deles querem fazer acasalamento conosco. Pior que eles não sabem que isso é impossível.

- E nas correspondências, às vezes encontro cartas com lâminas de barbear dentro, junto com mensagens de maldição. Entre os presentes enviados, encontrei até um frasco com um líquido estranho dentro.
- Dessa eu me lembro. O Blaster mandou para o Perceptor e parece que era fluido reprodutivo humano. Mas as células já estavam mortas e por isso nem serviu para material de pesquisa.

- Exatamente. E ao negociar para conseguirmos espaços para shows e transmissão em larga escala, eventualmente um ou outro empresário pedia para passar uma noite com um de nós.
- Recusamos todos. Mas uma vez aceitei e mostrei minha verdadeira forma. Ele fugiu de medo. Mas por causa disso nunca conseguimos nada nesse sentido.

- Felizmente descobrimos os sites de CGM¹ e através deles pudemos divulgar nosso material pela Internet sem precisar precisar de ajuda de terceiros e sem precisar apelar para os instintos reprodutivos humanos.
- E foi assim ganhamos fama. Mas o que toda essa história tem a ver com você não corresponder aos sentimentos da Miku?

¹ Consumer Generated Media, "Mídia Gerada por Consumidores" Ex.: vídeos do YouTube e/ou no NicoNico Douga, ilustrações no Pixiv e/ou na Deviantart.

- Você se lembra que no começo eu também usava uma forma Pretender, sob o nome de "Kaito Namine". E fazia vários duetos com a Miku.
- Sim. Eu me tornei "Meiko Sakine" e Flipsides agora é "Luka Megurine". Blaster ficou na Base Autobot nos Estados Unidos sob o nome de "Leon". Tenho trabalhado com ele e para ter mais aceitação lá fora assumo outra forma: "Sweet Ann".

- Pois bem. De repente, começaram a surgir boatos de que havia um relacionamento afetivo entre Kaito e Miku. Foi a partir daí que a popularidade dos Vocaloids baixou e as mensagens ofensivas vieram com mais quantidade e intensidade.
- Ah, eu me lembro dessa. Até tive que te ajudar. Eram mensagens que acusavam a Miku de traição e usavam adjetivos que implicavam que ela não trabalhava... Nunca entendi o porquê.

- Pesquisei sobre o que estava acontecendo e descobri mais uma característica dos humanos: eles têm a tendência de monopolizar seus... "ídolos", vamos dizer assim. Eles não conseguem lidar com a ideia deles terem relacionamentos afetivos com outras pessoas.
- Hein?! Mas como...

- Descobri que há vários casos assim. Uma artista acabou raspando seu cabelo como pedido de desculpas quando houve uma suspeita de que ela teria um caso amoroso. E aparentemente isso era parte do contrato que ela tinha com a agência para a qual trabalhava.
- Interferir até na vida pessoal?! Mas isso é...... degradante!

- Pode ser. Mas neste planeta é assim. Os humanos querem que suas ídolos sejam puras, virginais, que pareçam somente deles. Ter um relacionamento afetivo significaria que esse ídolo seria monopolizado por outro e com isso perderia valor.
- ......

- Mais do que isso, os humanos dão muito valor à imagem. Por exemplo, se um de seus ídolos comete algum ato ilícito, ele é ostracizado e cai em desgraça. Seu trabalho é recolhido e todos agem como se ele nunca tivesse existido, até mesmo depois dele ter cumprido a pena.
- Entendo que atos ilícitos devem ser punidos. Mas desconsiderar o trabalho de uma vida inteira por um único erro? Acho isso um exagero!

- Foi por essa razão que abandonei minha forma Pretender e me tornei o "personagem mascote" da banda. Mais ou menos como um conjunto musical terráqueo usa uma figura cadavérica para isso. E acabou dando certo. Com o desaparecimento de "Kaito", os rumores perderam força e Miku voltou a ser popular.


- Agora imagine que isso aconteça de novo, desta vez com "Miku e Soundwave". Seria um pesadelo. Mas esta é a "Lei das Idols". É como as coisas são na Terra. E temos que nos adaptar aos costumes de seu povo se quisermos ganhar sua confiança.
- Agora eu entendo tudo. Você faz isso pela nossa missão.

- E também por Miku. Quero protegê-la de toda e qualquer agressão que ela possa sofrer. Não suportaria vê-la sendo atacada com uma faca ou até mesmo com ácido por motivos passionais. Como aconteceu com outros artistas, forçando-os a cancelar seus shows.
- Certo...


- E mais do que isso, quero continuar a fazer música com nossos companheiros. Porque é isso que dá sentido à minha vida.
- Isso dá para ver bem. Na época da guerra, você sempre parecia ser frio, sem emoções. Mas depois que você se encontrou com a Miku e passou fazer música, isso mudou. Nunca vi você se divertindo tanto.


- Sim. Enquanto puder fazer nossa música e divulgá-la, estou contente. E com isso também ajudamos a proteger o Universo.
- Entendo seus motivos agora, Soundwave. Muito bem. Não vou falar mais nada.


- Vou voltar para os Estados Unidos e... Ah! Na verdade tem mais uma coisa que eu tenho que te dizer, sim.
- O que é, irmã?


- Sacrificar seus sentimentos por um bem maior é admirável...... Mas também é muito triste. Apenas isso.
- ......



- Bom, é isso aí. Até logo!


- ......


- Oi, Soundwave. Era a Soundblossom que estava aqui agora há pouco?
- Ah, sim.


- E o que ela queria?
- Apenas conversar comigo.


- Sobre o que?
- Nada de especial. Falo sobre isso depois. Vamos. Temos que nos preparar para o próximo show. E ele vai ser muito importante. É um pedido da própria HERO.


Leituras recomendadas (Blog Sushi POP):

2 comentários:

  1. Essa é uma ótima matéria! Um jeito criativo de falar sobre a indústria de idols, com um toque de humor, apesar da história ser triste para o Soundwave.
    Tudo se encaixa! Agora dá pra entender a causa de tanta resistência por parte do Soundwave!

    Infelizmente, o lado negro dessa indústria é bem perturbador. Uma boa parcela de fãs não consegue aceitar que uma idol é uma pessoa real, e normal. Se bem que esse tipo de fã existe em qualquer coisa, mas os de idols são os piores.
    Será que as garotas que entram nesse meio já têm noção de como é a vida de idol? Pois é dureza ter que praticamente abrir mão da própria vida social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin.

      Já faz um bom tempo que queria fazer essa história. E já tinha planejado desde o começo que essa era a razão do Soundwave evitar a Miku. Porque eu sabia desse negócio dos fãs quererem que idols não tenham uma vida afetiva. Vejo isso bastante em sites japoneses. Mas nas matérias do Sushi POP tem detalhes bem mais absurdos...

      Acho que até tem meninas que sabem que vai ser assim. Mas "saber" e "vivenciar" são coisas bem diferentes. O problema são as que só vêem o lado glamouroso do ramo. Essas devem sofrer muito. Mas existem aquelas que conseguem sobreviver a tudo isso e construir uma carreira.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html