domingo, 13 de março de 2016

Ultra-Act Ultraman Ginga

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Ultra-Act do herói Ultraman Ginga, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações


Ultraman Ginga foi exibido dentro do programa 新ウルトラマン列伝 (Shin ULTRAMAN Retsuden, algo como "A Nova Crônica de Ultraman") em 2013. Hikaru Raidou é um jovem estudante que viaja pelo mundo com seus pais, que são membros de uma banda de rock, e sonha em se tornar um grande aventureiro. Ele decidiu retornar à sua cidade natal, Furuhoshi, sentindo que alguém o chamava.

Hikaru se encontra com um estranho boneco falante, que na verdade é o Ultraman Taro. O Herói conta a Hikaru que há mil anos houve uma grande guerra envolvendo Ultras, monstros e alienígenas de várias dimensões, mas todos eles foram transformados em bonecos, Spark Dolls, por uma entidade desconhecida. As Spark Dolls caíram na Terra de uma realidade em que os monstros e Ultras não existiam, a de Hikaru, atraídas pelo Artefato Divino do Templo Xintoísta Ginga, que é o Ginga Spark, o instrumento que permitiria que as Spark Dolls recuperassem sua forma original.

A entidade desconhecida envia agentes alienígenas munidos de Dark Sparks, artefatos semelhantes ao Ginga Spark, que corrompem as pessoas, transformando-as em monstros. Para sobreviver e defender seus amigos, Hikaru usa o Ginga Spark em conjunto com as Spark Dolls para encarnar outros monstros, alienígenas e heróis. Mas nos momentos de maior perigo, o artefato libera a Spark Doll de um Ultra que nunca foi visto antes, o Ultraman Ginga.


Ultraman Ginga foi feito em comemoração aos 50 anos da fundação da Tsuburaya Productions, com um orçamento extremamente baixo e com curtíssima duração, de apenas 11 episódios, mais dois especiais de cinema e um episódio extra. Por causa disso, houve a necessidade de restringir o local da história à Escola Primária. Os atores eram estreantes e por isso não eram muito bons, mas se desenvolveram rapidamente no decorrer das filmagens.

Mesmo assim, a história foi bem agradável, embora um pouco truncada, mostrando os problemas típicos da juventude e de como os sentimentos ruins das pessoas podiam gerar monstros. O teor era diferente das séries Ultra de até então, dando mais ênfase ao "drama juvenil", conforme conta Yuuichi Abe, um dos diretores da série. E havia uma certa tensão no ar, pois até mesmo pessoas próximas a Hikaru podiam ser corrompidas pelas trevas.

O seriado teve uma continuação, Ultraman Ginga S, também exibida dentro do programa Shin Ultraman Retsuden, com um orçamento maior e conceitos que retomam o estilo clássico das séries Ultra, com um time de defesa da Terra e lutas dentro de cidades. O teor é totalmente diferente e é introduzido um novo herói, o Ultraman Victory.

Hikaru controlava o Ultraman e os monstros como se pilotasse um robô que rastreia seus movimentos, mais ou menos como o Jumborg A e os Mobile Fighters de G Gundam. Esse aspecto seria usado nas séries subsequentes, Ultraman Ginga SUltraman X.

O conteúdo da caixa. Ginga tinha vários tipos de raios, mas só foram incluídas duas peças de efeito. O número de mãos intercambiáveis é o mínimo necessário. Infelizmente não foram incluídos o Ginga Spark e nem a lança que o Herói empunha na série.

2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. O visual é bem diferente dos Ultras de até agora, cuja maioria se baseava no primeiro Ultraman e no Ultra Seven. Isso mostra bem que se trata de um Ultra vindo do futuro. A representação da figura é fiel.




Close da cabeça. Aqui vemos uma mudança bem ousada, com uma ruptura da tradição. Uma pena que na figura os olhos não sejam representados em material transparente, o que diminui a sensação de presença.



Uma das maiores características do Ultraman Ginga são esses cristais por todo o corpo, que mudam de cor de acordo com o ataque que ele usa.



A escultura da musculatura é muito boa, assim como dos ossos da clavícula. Curiosamente as placas das costas possuem painéis por cima.


3.Articulações

O pescoço tem boa liberdade de movimentos, mas nada de muito especial.

Os conectores das ombreiras ficam perto dos antebraços, como em modelos mais novos de S.H. Figuarts. O antebraço possui uma articulação giratória.

Por alguma razão, os cotovelos dos Ultra-Act conseguem se fechar bem mais que a maioria das S.H. Figuarts.

A flexibilidade do tronco também não é nada excepcional.

A abertura das pernas é boa.

Fechamento máximo dos joelhos.

Os tornozelos providenciam uma boa área de contato do pé com o chão.

4. Acessórios

Só estão incluídos três pares de mãos. Faltaria uma com os dedos em lâmina e os polegares dobrados para representar algumas poses mais características. A troca é um pouco dura.

Está incluída uma peça para representar a Luz de Aviso no vermelho piscante. A conexão da luz de aviso azul é dura no começo.

Nas costas existe a peça intercambiável para conectar o modelo a bases com suporte. No meu exemplar a "tampa" não fica muito firme e cai a toda hora.

A pose de voo do Ginga é mais parecida com a do Ultraman Nexus, com as mãos para trás.

Está incluída uma peça de efeito para representar o Ginga Cross Shoot.

Na base do raio existe direitinho um detalhe que lembra uma galáxia, que é o que dá o nome ao herói (銀河=ginga, "galáxia").

O raio não é recoloração de nenhum outro. A modelagem e a gradação são muito bonitas.

O grande problema é que o modelo não é articulado o suficiente para encostar o punho no cotovelo como no original, sendo necessário apelar para truques de angulação.

Outra peça de  efeito incluída é esta, representando o Ginga Saber.

É necessário trocar um dos cristais do braço para instalar a peça.

Curiosamente a ponta tem a forma de uma bola, parecendo mais um tiro disparado do pulso.


O cristal do braço direito também pode ser removido e com isso é possível equipar a lâmina nele.

A cabeça é presa por um pino simples, sem conexão esférica. Os ombros podem ser removidos com facilidade, assim como todos os cristais do corpo. Talvez houvesse planos de se lançar um pacote com os outros raios do Ginga, mas que acabou cancelado.


5. Ação



ULTLIVE! ULTRAMAN GINGA!!!
Em Ultraman Ginga, esta era a pose do Herói durante a transformação e crescimento.


- GINGAAA!!!
Em Ultraman Ginga S, Hikaru passa a gritar o nome do Herói para se transformar. A pose passa a ser esta, mais próxima dos Ultras clássicos. É só que a mão direita teria o polegar dobrado...





A cena em que o Herói chega, fazendo a terra se revolver, com a câmera se movendo ao seu redor, é bem marcante.


- SHOU RA!!!
Pose básica de luta. Os gritos do Herói são bem diferentes dos outros Ultras. A voz é do ator que faz Hikaru, Takuya Negishi. Mas quando Ginga fala a Hikaru, sua voz é a de Tomokazu Sugita, que também faz a entidade desconhecida.


- GINGA THUNDERBOLT!!!
Ao usar esse golpe, os cristais de Ginga emitem uma luz amarela. Nessa ele provou que para derrotar um inimigo elétrico basta usar eletrcidade também, mas em uma voltagem mais poderosa.


- GINGA FIREBALL!!!
Quando os cristais ficam vermelhos, Ginga lança poderosas bolas de fogo.


Essas bolas de fogo também podem ser disparadas como uma chuva incendiária.


- GINGA SLASH!!!
Apesar do nome, não se trata de um raio cortante.


- Ginga Confort.
Raio usado para acalmar monstros. Semelhante ao Full Moon Rect do Ultraman Cosmos.


- GINGA SUNSHINE!!!
Raio que apaga o poder das Trevas. Os cristais brilham na cor de rosa.


- GINGA SABER!!!
Nessa hora os cristais emitem uma luz branca, embora a peça seja azul. Ginga finca a lâmina de energia no chão e cria uma onda de choque que causa uma explosão de magma.








- GINGA CROSS SHOOT!!!
O raio principal do Ultraman Ginga. O brilho dos cristais é azul.


- GINGA ESPECIALLY!!!
O raio mais poderoso do Ultraman Ginga, disparado de todo o seu corpo.






Ginga não usava só raios. Suas habilidades com luta corporal também eram magníficas e foram poucas as vezes em que ele ficou em dificuldades.


O inimigo desconhecido envia vários agentes alienígenas.


Além dos monstros, também surgem versões das Trevas dos Ultras.


E entre os inimigos está Dark Zagi, um dos mais poderosos oponentes da franquia.




Mas Hikaru sempre poderá contar com a ajuda de amigos.


Junto com o Kamen Rider Fourze, que também é um estudante do colegial. Ambos são os mais jovens heróis de suas franquias. E curiosamente Keiichi Hasegawa, compositor da série na primeira temporada de Ultraman Ginga,  trabalhou como roteirista secundário em Fourze.


- Quem constrói o Futuro são vocês. Tanto para o bem quanto para o mal.
(C.V.: Tomokazu Sugita)

E esta foi a apresentação da versão Ultra-Act do Ultraman Ginga, feita pela Bandai. A figura é bem feita, embora deixe a desejar em matéria de acessórios para representar os poderes do personagem. É certo que ele vem com os raios mais representativos, mas ficaram faltando a Ginga Spark e a Ginga Spark Lance, que ele empunha tanto em Ultraman Ginga quanto em Ginga S. Deu para ver que iam lançar um pacote de expansão (talvez por venda exclusiva), mas a ideia provavelmente acabou não vingando devido à baixas vendas. Outros pontos negativos são as peças que caem com facilidade, como as ombreiras e a parte intercambiável das costas, que é extremamente fácil de perder. Os olhos não serem representados com material transparente reduz em muito a beleza da figura e o fato do punho não alcançar o cotovelo na hora do Ginga Cross Shoot incomoda bastante. Sinto que faltou um pouco de empenho, mas no total não é uma figura ruim. Torço para que soltem o Victory um dia para completar a dupla. Já vi que vão lançar personagens das séries Ultra para a linha S.H. Figuarts, mas torço para que continuem com Ultra-Act mais um pouco.

Preparei uma matéria sobre o especial de cinema de Ultraman Ginga S, com os Ultras da Nova Geração. Se houver interesse, segue o link abaixo:












- Gin-san. A sua ombreira caiu de novo.
- Éééhh, não tem problema, Pattsuan. Um samurai tem que deixar o braço livre para poder lutar.
- A gente vai ter que ir à loja dos Alien Zumbora-aru.

Essa ombreira cai muito fácil.....

6 comentários:

  1. Show de review!

    Legal ver um Ultra com pais rockeiros hehehe!
    Pelo visto não apostavam muito na série, mas se teve até continuação é porque agradou. O conceito parece interessante.

    Esse Ginga tem um visual legal pra caramba, esses cristais dão um ótimo destaque, e as ombreiras dão um estilo mais parrudo.

    Haha não me passou pela cabeça que o Ginga Saber fosse uma lâmina, se não fosse a explicação eu ia achar que era um raio normal. A base do Ginga Cross Shoot foi o que mais gostei, mandaram muito bem!

    Uma pena que a ombreira cai com facilidade, mas vai ver é pra ficar mais parecido com o "Samurai (Cocô)" já que tem a mesma voz hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Quando vi pela primeira vez deu para sentir a falta de verba, mas felizmente conseguiram superar isso e rendeu uma nova temporada. Pena que não foi o suficiente para fazer um pacote de expansão para o Ultra-Act.

      É. O pau sujo... perdão, a lâmina na verdade não tinha essa ponta arredondada. Era mais parecida com o cristal do braço. Falando nisso, parece que cristais + elementos eram moda na época. Mesmo assim conseguiram aproveitar bem isso no Ginga, mostrando um "Ultra vindo do Futuro".

      É verdade! Esqueci de colocar o "(Cocô)"! Mas o Gin-san jamais se referiria a si mesmo dessa maneira. Se bem que nessas duas últimas temporadas ele tem mostrado que é tudo menos cocô e...

      Essa não! Sem perceber já fui contaminado por Gintama! Acho que agora não tem mais volta!

      Excluir
  2. Nobre Usys! Mais uma vez detonando com esses Reviews detalhados. Não vou ficar repetindo que um dia chegarei próximo desse nível de detalhes!

    Tô vendo que a série dos Ultraman é algo grandioso, pois ter uma linha exclusiva da Bandai para suas figuras é coisa de outro mundo! Ainda vou pegar uma delas pra assistir na TV!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Ultraman é uma das séries mais longevas do tokusatsu. E inspira gente do ramo até hoje. No Crunchyroll, na seção "Drama" tem várias séries disponíveis e dá para ver lá, mesmo não sendo membro Premium (pago) e quase todas com legendas! A série atual, Ultraman X é curtinha e é muito boa. Recomendo dar uma olhadela nessa para começar. Mas se você quer algo mais forte, recomendo Ultraman Nexus. Esse é acessível mudando o idioma do site para o inglês (fica no menu na parte de baixo da tela), só que as legendas também ficam nesse idioma.

      Excluir
  3. Escritora ao dispor e sim, acabei vendo "Ultraman Ginga", continuação e pareceres definitivos quando terminar de ver Ginga S e esta virá no post do Ultraman Victory.

    Foi uma boa série, apenas que poderia ter tido um pouco mais de episódios, uns três ou quatro ia ajudar pra dar uma narrativa melhor. Quando veio o episódio de recapitulação, foi aí que deu pra sentir o baixo orçamento da série, porque tem cenas que dava pra criar algum episódio, no fim, fica a sensação de pressa. Início e final foram muito bons, o problema foi o meio da trama, podiam ter encurtado ou tirado algo que não faria diferença. A sensação é que poderia ser melhor, pena que o orçamento não ajudou e a produção não soube usar o pouco que tinham; mesmo que aja casos de obras que tiveram duração curta que funcionam bem, basta focar nos pontos já estabelecidos que pode dar certo. Às vezes, o menos é melhor que o mais.
    E tokusatsu com baixo orçamento temos aos montes, tem "Cybercops", "Changerion", "Lion Man" e a lista segue, ou seja, dava para Ginga ser melhor do que foi mostrado.

    Só pra não ficar em negativas, gostei de ver o Jean-Nine e as cenas do Ultraman Taro como bonequinho. De verdade, é hilário ver o Taro interagindo e falando quase toda hora que quer voltar ao normal pra ajudar; seria maneiro uma série curtinha com os bonequinhos dos ultras conversando e fazendo coisas comuns, ia amar com toda certeza. Duas dúvidas pipocam em meus pensamentos enquanto via Ginga: este Jean-Nine é o mesmo que faz parte da Ultimate Force Zero e quando o Taro finalmente luta, a música é abertura da sua série? Não, não vou ler as análises das figures de ambos pra ter respostas, quero saber de quem viu e conhece a franquia.

    Das séries ultras que vi, "Ultraman Ginga" é a "mais fraca" em termos narrativos. Bom conceito, bons personagens e não, não me incomodei de serem novatos e sua ambientação limitada deram um charme único. Seus maiores problemas foram o baixo orçamento e que podia ter mais um pouquinho de episódios pra fechar a trama sem pressa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Ginga teve seus problemas, mas conseguiu abrir espaço para que surgissem mais e mais novos Ultras ao invés de ficar só nas reapresentações de séries antigas. E o pessoal fez o que pôde. Gostei bastante, inclusive do clima "caseiro" da série.

      Segundo materiais, esse Jean-Nine seria de outro universo ainda, diferente do Jean-Nine que conhecemos. Pena que nunca foi contado de onde ele veio exatamente. E a música que toca na luta do Taro é a abertura do seriado original, sim!

      E tem uma série com os monstros em proporções naturais enfrentando problemas do cotidiano, a Ultra Zone. Tem vários tipos de histórias, variando do cômico ao dramático, mas sempre com um clima insólito. De certa forma lembra os teatrinhos de bonecos de Ginga.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html