domingo, 24 de julho de 2016

S.H. Figuarts Cure Sword

Saudações.

Vamos passar agora para a versão S.H. Figuarts da Cure Sword, do desenho Doki Doki! Precure, feita pela Bandai.



1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Há dez mil anos atrás, existiam Guerreiras Lendárias conhecidas como Precure, que lutavam contra as forças das Trevas. Mas diferente das Cures atuais, elas usavam armas como a lança (Miracle Dragon Glaive) e artefatos como um espelho (Magical Lovely Pad) e uma coroa (Eternal Golden Crown). Elas selaram um gigantesco mal que deu origem aos seres imortais conhecidos como Jikochu, que se alimentam das energias malignas das pessoas. Mas esse selo seria quebrado nos tempos atuais...

Cure Sword é a única sobrevivente das Precure que guardavam o Reino dos Baralhos, localizado em outra dimensão e que foi devastado pelo ataque dos Jikochu que ressuscitaram. Ela vem ao mundo dos humanos junto com sua mascote, Daby, em busca da Princesa Marie Ange, sua tutora que a criou e educou desde que perdeu seus pais e que desapareceu ao tentar salvá-la da invasão dos inimigos. Para isso, Cure Sword assume o nome de "Makoto Kenzaki" e se torna cantora, com a esperança de que sua Soberana a note e venha procurá-la. Ela então consegue fama e se torna um ídolo de grande sucesso, conhecida em todo o Japão, ganhando até um apelido de seus fãs, "Makopi". Entre esses fãs está Mana Aida, que mais tarde se tornaria a Cure Heart, uma grande aliada e amiga para que ela cumpra sua missão.

Makoto é uma pessoa muito dedicada, tanto à sua missão quanto à música. Ela tem bastante consciência profissional e a princípio via seu trabalho apenas como um meio de procurar pela Princesa. Mas com o tempo, ela vê que sua música traz sorriso às pessoas e para não decepcioná-las, faz aparições públicas e shows seguindo uma agenda bem cheia.

No começo, Makoto era severa, ríspida até, mas devido ao pouco conhecimento das coisas deste mundo, ela passa por situações bastante cômicas, como não saber o que são ovos e como prepará-los ou ter de enfrentar um dentista. Isso se torna bem evidente quando ela se junta ao time e a impressão que o espectador tem da personagem muda completamente, de uma "guerreira solitária e estoica" (séria) para uma "estranha em uma terra estranha" (cômica).


Doki Doki! Precure estreou no Japão em 03/02/2013. Foi feita uma renovação nos quadros, mudando o produtor de Atsutoshi Umezawa para Hiroaki Shibata. As danças de encerramento passaram a ser coreografadas por MIKIKO, ao invés de Ken Maeda, falecido recentemente. As histórias tiveram um teor diferente da série anterior, Smile Precure!, desta vez contando uma grande história que envolve todos os episódios ao invés de capítulos que podem ser vistos em qualquer ordem. Existem várias tramas plantadas que são explicadas com o decorrer da série.

Makoto foi interpretada por Kanako Miyamoto, que cantou várias aberturas e encerramentos na franquia, notadamente em Yes! Precure 5 e sua sequencia, GoGo, sendo que ela interpretou a si mesma em uma participação especial no desenho. Miyamoto teve que se afastar temporariamente do meio artístico devido a problemas de saúde, mas já retomou suas atividades.

Curiosidade: Kazuhiro Yamaji, que foi Kei Karasuma, o diretor da BOARD em Kamen Rider Blade interpretou o vilão Beel em Doki Doki! Precure, sendo que o desenho do personagem é igualzinho ao ator.

Mais detalhes sobre Doki Doki! Precure podem ser vistos nesta matéria sobre a versão em quadrinhos: ドキドキ!プリキュア - Doki Doki! Precure

O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de acessórios, assim como uma base com suporte, algo raro na linha.

Cure Sword foi comercializada de forma exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado. Assim como os Ultras, a empresa só tem disponibilizado figuras de Precure dessa maneira.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A representação é perfeita. A Bandai tem evoluído muito na fabricação de personagens femininas de desenhos animados, ao menos em matéria de modelagem.



Close do rosto. Makoto vem de fábrica com a expressão "séria" ao invés do "sorriso" como é usual em figuras de Precure. Isso representa bem a personagem (ao menos no começo).



A expressão "B" é com uma piscadela, usada somente em um dos golpes combinados com as outras Cures.



O sorriso desta vez é a expressão "C", mas ainda assim com a boca fechada. Seria bom incluir uma aberta para representar Makoto cantando.



A expressão "D" pode ser bastante usada em lutas. A tampografia dos olhos é caprichada em todas as peças.



No alto do cabelo existe um enfeite e nas orelhas, brincos, todos com o formato do naipe de Espadas, um dos motivos da personagem.



O rabo de cavalo tem um formato bem peculiar, com caracóis nas pontas.


A parte de trás do cabelo é bem complexa, cheia de pontas em forma de "gancho".


Do lado direito existe essa enorme mecha de cabelo com uma ponta em forma de gancho.


O broche, com pintura metálica, que combina um coração com o naipe de Espadas.


As ombreiras, com formato de asas, mas de tamanhos diferentes.


Na cintura existe um enorme laço de fita. A pintura é simples, sem gradação.


As luvas são simples, cobrindo até o dorso da mão, com um laço de fita no pulso.



Detalhe da saia, com forro por dentro. Ela é feita de material maleável, mas sem divisões, o que limita o movimento das pernas.


Na parte de trás da saia está a pochete com a Lovely Comune dentro. O rosto de Daby é bem detalhado, representado com tampografia.


Detalhe das botas, de cano longo. Os pés têm salto alto, mas devido ao cabelo curto, o modelo consegue se sustentar.


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos.

A mecha de cabelo da parte de trás é articulada, o que reduz a interferência.

O rabo de cavalo possui uma articulação na base e pode ser girado.

Os ombros têm boa liberdade de movimentos e existem articulações giratórias nos antebraços.

Aviso: alguns exemplares possuem ombros muito duros e frágeis, sendo que já ouvi muitos casos de gente que acabou quebrando ao tentar mover. É recomendado dar uma leve borrifada de spray de silicone na parte que liga a articulação do ombro com o corpo.

O tronco tem mobilidade um tanto limitada.

A abertura das pernas é limitada pela saia.

As coxas podem ser giradas na altura das leggings.

Sistema de articulações das pernas. No meu exemplar os joelhos e os tornozelos são frouxos o que faz com que seja um pouco difícil deixar o modelo em pé.


4. Acessórios



O conjunto de mãos intercambiáveis, com um segurador, característica que foi implementada a partir da Cure Heart.


Esquema de desmontagem para troca. A boca da manga é uma peça separada. É recomendável usar um secador de cabelo para esquentar a mão da figura, de modo que ela fique mais maleável e com isso seja possível removê-la com segurança. Caso contrário, se a troca for feita de modo incorreto pode quebrar o conector do pulso, que é pequeno e bem frágil. Isso é especialmente verdade em dias frios.

Dentre as mãos incluídas, está essa, com pintura em gradação para representar um dos golpes especiais.

Existe uma mão dessas, em forma de lâmina, sem pintura também.


Estas mãos unidas, formando o naipe de Espadas, são usadas na cena de apresentação. É preciso bastante cuidado para instalar. Eu só coloco em um dos pulsos e no outro não prendo muito fundo, pois fica bem difícil de tirar.

Um dos itens de reforço, o Love Heart Arrow, no formato de um arco-balestra.

A ponta, feita de material transparente, tem o formato de um coração da cor-símbolo da Cure Sword, o púrpura. Existem até alguns detalhes moldados. No coração maior está esculpido um Cure Lovie, artefato semelhante a um broche utilizado pelas Precure para se transformarem ou para ativar ataques especiais.

O corpo tem relevos de corações, com as cores-símbolo de cada Cure.

Na parte de baixo existe uma alça, que pode ser segurada por uma mão específica.


Ficaria assim.

A haste de disparo é segurada por outra mão feita para esse propósito.



Está incluído também o Love Heart Arrow no modo "arco". O outro motivo das Doki Doki! Precure além dos baralhos é o Cupido, daí o porquê dessa arma.


Trata-se de uma peça diferente da outra, mais curta.


O Cure Lovie moldado é um pouco diferente.


A alça do arco é igual ao do arco-balestra, com microscópicos coraçõezinhos modelados.

O jeito de segurar é o mesmo.





Estão incluídas três hastes (contando a que vem no arco-balestra) para representar o disparador puxado para trás ou depois de lançar o ataque.

Um dos itens de reforço, o Magical Lovely Pad. O acessório é incrivelmente detalhado, com tampografias, relevos e partes em pintura metálica.

Existe uma mão feita especialmente para segurar o artefato. Só não está incluída uma peça para representar a Magical Lovely Harp.

Está incluída uma figura da mascote Daby. Ela é adulta e pode se transformar em humana, nesse caso, DB, a misteriosa agente de Makoto. Na forma mascote, ela termina suas frases com "-by". Ela providencia apoio, tanto logístico quanto emocional para Makoto, às vezes até fazendo papel de mãe para a heroína. Ela também se transforma no Lovely Comune, o item de transformação.

Curiosidade: seu nome vem do Rei Davi, que é o Rei de Espadas no baralho.

O rosto é caprichadinho. Os olhos, representados por tampografias, são levemente puxados para cima. O enorme laço de fita com um Cure Lovie chama a atenção.

Assim como quase todas as mascotes da linha, Daby pode girar o pescoço.

Daby tem como motivo um gato. É só que Makoto dá muito menos trabalho.


A base com suporte. A garra é de tamanho reduzido e na base está tampografado o naipe de Espadas de forma estilizada.


Assim como em outros modelos de Precure, está incluída esta peça para substituir a articulação do pescoço, feita para que a cabeça não penda para a frente ou para trás com o peso do cabelo. Mas na Cure Sword, isso é totalmente desnecessário.


5. Ação




- PRECURE LOVE LINK!
L-O-V-E!













- A Lâmina da Coragem!



- CURE SWORD!!!




- Eu, a Cure Sword, irei cortar sua ambição desenfreada com a Espada do Amor!
As cenas de transformação e de apresentação da personagem podem ser feitas com alguns arranjos.




- LAMPEJE! HOLY SWORD!
Golpe especial da Cure Sword no começo.


- PRECURE! SPARKLE SWORD!!!
Ela mais tarde passa a usar este, com a Love Heart Arrow. É só que houve uma situação em que ela fala que "A Sparkle Sword não tem efeito!" ao enfrentar dois novos Generais, o que foi motivo de piada entre os fãs.


Com o Love Heart Arrow também é possível usar um golpe combinado, o Lovely Force Arrow. Para isso é preciso reunir a Heart, a Diamond e a Rosetta.


É somente nessa hora que é usada a expressão com a piscadela.



Quando vi o item de reforço pela primeira vez, achei que ia ser uma coisa assim...



- SWORD HURRICANE!!!
Ataque com o Magical Lovely Pad, mais usado para apoio do que como golpe final.


No Reino dos Baralhos, Cure Sword era cantora e entoava suas canções para a Princesa Marie Ange.
(A capa é da figma Sayaka Miki, usando uma ideia que vi no Twitter).


Quando o reino é devastado pelos Jikochu, ela vem ao mundo dos humanos e usa seus talentos para tentar chamar a atenção de sua soberana. Mas ela acaba fazendo grande sucesso como cantora.


No começo, ela lutava sozinha. Para não envolver pessoas deste mundo.



Por isso, ela se viu em muitas situações de aperto.


Mas graças aos conselhos de Daby, Makoto finalmente aceita a ajuda daqueles que lhe estendem a mão.


Makoto era muito dedicada à sua missão e por isso chegava a odiar os Jikochu. Mas com o tempo, ela aprendeu a perdoar e até mesmo amar seus inimigos.


- O Amor não tem culpa! E sim aqueles que se aproveitam dele!
Essa frase é o resumo do desenvolvimento da personagem durante a série.


Kazuma Kenzaki (Kamen Rider Blade) e Makoto Kenzaki (Cure Sword). Ambos têm vários pontos em comum.


Uma vez disseram de brincadeira no Twitter que Takayuki Tsubaki era a Cure Sword. O ator desmentiu, mas demonstrou interesse em participar do desenho, talvez como irmão dela. Pena que isso não aconteceu.


Por isso existem vários trabalhos de fãs das duas franquias imaginando os dois como os "Irmãos Kenzaki".




Troca de acessórios.


THUNDER! KICK! MACH!
LIGHTNING SONIC!


- HAAAAAAAA!!!




- WEI!!!


Troca de acessórios 2. Não apresentei o Lightning Sonic na matéria do Blade, então vai aqui.


Double Lightning Break!
Com bastante paciência dá para fazer algo assim.


Um brinquedinho que comprei exatamente para esta ocasião: a Blade Blade, de Kamen Rider Decade.


Sword e Blade unem suas forças para criar uma poderosa arma.



A Blade Brave Sword!




No Coração a Espada, a Coragem Brilhante! Para cortar a ambição desenfreada!


Um dos maiores sucessos de Kanako Miyamoto é GANBALANCE de DANCE. Ela canta as versões de Yes! Precure 5 e GoGo. A música é bem animada, alegre e altamente viciante.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Sword, feita pela Bandai. A modelagem é excelente, competindo com as figmas de igual para igual. O sistema de articulações é bom, embora não permita fazer muitas acrobacias (na verdade com figma também é assim). O grande problema é o controle de qualidade, com articulações muito duras ou muito frouxas. A troca das mãos exige muito cuidado, sob pena de quebrar o conector. Por outro lado, o número de acessórios é impressionante, com quase todos os itens e todos modelados de forma esmerada e detalhada. Disso eu não posso reclamar. Recomendo para os fãs de Precure, mas levando em consideração os pontos acima, assim como o aspecto de venda exclusiva por tempo limitado, sendo possível encontrar só em mercados de usados atualmente.






- Não dá para entender...

2 comentários:

  1. Show de review!

    Figura com bastante coisa! Aí sim! Só de ver o blister cheio já dá alegria hehehe!

    Essa personagem é bem bonita, a Bandai caprichou nos rostos! Gostei do visual dela, e das cores também. Acho até que é uma das mais bonitas que vi até agora XD
    As mãos pintadas eu jurava que era ela usando luvas hehehe. As armas ficaram muito bem feitas, gostei dos detalhes em relevo, e dá pra ver que a pintura é bem caprichada.

    Que bonitinha a mascote! E pelo visto é bem útil também.

    Olha, acho que se a arma fosse mesmo como uma lâmina seria mais interessante, até pra combinar mais com a ideia de naipe de espadas.

    Pra quem acabou de ver o review do Kamen Rider Blade é muito engraçado ver a Cure Sword fazendo os mesmos movimentos hehehe! E incrível ver como o Blade e a Sword ficaram ótimos juntos na moto.

    Não consegui conter as risadas! Quando vi a Blade Brave Sword pensei que o Kyubey estaria ali para levar o golpe, e até estranhei a falta dele. Mas a cena pós-créditos foi a grande revelação hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Essa vem com tudo (ou quase) que ela usou na série. Só faltou um par de asas, mas isso é facilmente arranjável. Vou tirar uma foto quando todas estiverem reunidas.

      A Daby é extremamente competente. Na forma humana ela até faz missões de infiltração no melhor estilo Missão Impossível. Isso sem falar que ela sabe dirigir carros.

      Planejo mostrar todas as figuras de Kamen Rider Blade e Doki Doki! Precure desse jeito, em pares (trincas, contando as motos) do mesmo naipe. E todo mundo que tem a Cure Sword provavelmente já fez essa do Blade.

      Fazer a Blade Brave Sword deu trabalho (e tem um erro de continuidade). Eu até pensei em algo mais elaborado para o Kyubey, mas não consegui pensar em algo melhor. Então fiz ele ser o alvo do ataque combinado mais poderoso dos dois. Talvez eu devesse ter feito algo como no Black e no Shadow Moon...

      Obrigado mais uma vez!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html