domingo, 1 de outubro de 2017

ウチムラセブン - Uchimura Seven


Hoje é comemorado o cinquentenário de Ultra Seven, seriado em que figura um de meus Heróis favoritos. Mas já devem existir sites bem mais capacitados com matérias sobre o seriado e sendo assim, optei por falar da paródia Uchimura Seven, exibida em 1992, como um quadro do programa humorístico ウッチャンナンチャンのやるならやらねば!(Ucchan Nanchan no yarunara yaraneba!, algo como "Se é para fazer, vamos fazer, por Ucchan Nanchan" ), da dupla de comediantes Teruyoshi Uchimura (o "Ucchan") e Kiyotaka Nanbara (o "Nanchan").

Obs.: As fotos não são muito nítidas, pois os materiais da época são escassos, sendo que só sobraram cópias em vídeo tapes de baixa qualidade. 




O ano é 1993. O Japão enfrenta uma crise econômica depois do chamado "estouro da bolha". Nisso, algo estranho acontece. De repente, todas as pessoas passam a sacar o dinheiro de suas contas bancárias e fazer investimentos arriscados. 


Suspeitando se tratar de um ataque alienígena, é acionado o Esquadrão Uchimura, da Tropa de Defesa da Terra. Seus membros são:


Oficial Tsuruhashi, 27 anos. Tem a maior força física do Esquadrão... mas é ruim com números.

- Tenham uma longa vida!
Referência ao ator Sandayu Dokumamushi, que interpretava
o personagem original, Shigeru Furuhashi
Tsuruhashi é interpretado por Kiyotaka Nanbara (Nanchan), que também faz o "monstro da semana".


Oficial Yoga, 21 anos. Atirador habilidoso, mas de vez em quando faz coisas inexplicáveis quando dá vontade. Interpretado por Ken Osawa.



Oficial Asahi, 25 anos. O estrategista do grupo. Entrou no Esquadrão ao ver um anúncio em uma revista. Tem a mania de mudar de emprego quando enjoa. Já foi um ás piloto de caças, mas devido a um acidente que matou um colega, nunca mais conseguiu pilotar. Foi interpretado por Masato Irie, que muitos anos depois seria Kamata, o Kamen Rider Abyss em Kamen Rider Decade.


Oficial Anzu. A única mulher do time e foi recrutada enquanto passeava pelo bairro de Harajuku. Cuida da comunicação, mas também é especialista em luta corporal e mestra em várias artes marciais. Interpretada por Miki Mizuno, que luta de verdade. Sua estréia como atriz foi no episódio 39 de Fiveman, fazendo Sohra, do planeta Miria. Mais tarde se casou com Mitsuru Karahashi, que participou de várias séries de Tokusatsu, sendo que seu papel mais famoso foi como Juzo Fuwa em Shinkenger.


E finalmente temos o Capitão Kirikabu, veterano que está há 16 anos no Esquadrão. É altamente competente e tem a confiança do alto comando. É só que...

- Hoje eu estou numa boa!
- (Smac) Tolinho!

... ele é gay. E interpretado por ninguém mais ninguém menos que Koji Moritsugu, que é Dan Moroboshi, o Ultra Seven original.


O protagonista é Ran Monohoshi, que a princípio entra no Esquadrão como membro emergencial, mas depois se torna oficial. Abestalhado, tenta conquistar a Anzu, mas não consegue e sempre foge quando um inimigo poderoso aparece. Mas isso tem um motivo.

- Covarde!
- Medroso!
- Seu p* mole!
Ran foge sob os protestos de seus colegas.
Ele saca o item  de transformação Uchimura Nose e...
... se transforma no super herói(?) Uchimura Seven!
A sequência é estranhamente parecida com a do original.

Monohoshi foi interpretado por Teruyoshi Uchimura (Ucchan). Fã de filmes de ação, ele mesmo tem bom condicionamento físico e faz as suas próprias cenas de luta sem dublês. No quadro, é ele quem veste a roupa do Uchimura Seven. Uchimura tem o nariz protuberante, o que é motivo de piada e talvez daí tenha saído a ideia do item de transformação ser desse jeito.

O programa era exibido nas noites de sábado no Japão, às 20h, de 1990 e 1993. Devido às restrições mais brandas da época, o humor tem muito do que atualmente poderia ser considerado politicamente incorreto, além de ter várias sátiras de programas famosos, como Nanma-kun (paródia de Akuma-kun), que teve um sucesso estrondoso, gerando vários produtos relacionados. E também eram feitas sátiras de obras menos conhecidas, como Super 2, baseado no desenho Os Impossíveis (no Japão o título seria Super Three), da Hanna Barbera, mas só com dois membros. Uchimura Seven era só mais um desses quadros e começou em 1992. Foram seis episódios, com uma duração aproximada de dez minutos cada.

A produção, como é de se esperar, é pobre, com maquetes visivelmente feitas de papelão e fantasias bem malfeitas. As piadas são fracas, dependendo muito da performance dos atores. Isso é compensado por Uchimura, que faz várias caretas e trejeitos que acabam arrancando risos até mesmo dos atores ao redor. E o próprio Koji Moritsugu se mostra um bom comediante, subitamente passando de um tom sério de um capitão durão para um efeminado e acovardado. De fato, se fingir de gay era uma piada que Moritsugu usava bastante em festas, desde a época de Ultra Seven.

Moritsugu e Uchimura. A passagem do legado?
- Hum! Até que você é bonitinho!
Er... Não exatamente.
Comendo uma banana de forma bem sugestiva.
As caras e bocas de Moritsugu são impagáveis!
- Eu não vou.
Piada recorrente no seriado. Kirikabu manda os soldados para o local da
ocorrência, mas ele mesmo não vai.
- Por que? Está com medo, Capitão?
- ... Ai, eu estou... (snif)
Moritsugu passa do tom de voz sério para o cômico de forma natural.
- Ai, ainda bem que eu não fui!
Ao saber que Ran foi atingido por um raio do inimigo.
O tom de voz efeminado é bem engraçado.

À primeira vista, o quadro pode parecer um desrespeito à memória do Herói e que Moritsugu não tem apreço pelo papel, mas não é assim. Dá para notar que houve um esforço para se emular a série original, utilizando-se angulações e efeitos especiais, mesmo sendo um programa humorístico.

Efeitos de raios, junto com montagens em chroma-key.
Não ficou lá essas coisas, mas considerando ser um humorístico está de bom tamanho.
Angulação de baixo para cima, com prédios para se dar a impressão
de algo gigante.
As lutas têm uma boa coreografia às vezes.
E o próprio Uchimura veste a fantasia.
São usadas maquetes também. A montanha se abrindo...
... para revelar o Uchimura Hawk.
Colocaram até um mecanismo para erguer o avião, quando nem era preciso.
Aqui dá para ver que tentaram caprichar.
O avião voa e até dispara mísseis.
Essas cenas não são reaproveitadas do original.
A produção é pobre.
Uchimura Seven tira o bumerangue da cabeça, preso por um velcro...
E arremessa na mão mesmo.
Nessa época ainda não eram proibidas decapitações na TV.
Só que o bumerangue não volta sozinho e é preciso pegar de volta com a mão.
Curiosamente haveria uma situação assim em Ultraman Max.
Entrou errado, então vamos ajeitar.
Depois é enxugar o suor...
Coçadinha no nariz.
Ultraman Zero também fazia algo assim no começo.
E ir embora, em uma montagem malfeita

E existem várias referências ao seriado original, Ultra Seven. Algumas são bem obscuras, de modo que só quem é aficionado entende. Uma delas é quando Ran veste o uniforme do Esquadrão Uchimura, mas não tinham um do número dele. Em Ultra Seven, Yuriko Hishimi, a Anne passou por algo parecido quando viu que seu uniforme era apertado.

No caso de Ran ficou comprido demais.

Os inimigos são vagamente baseados nos de Ultra Seven. Existe uma ou outra referência, como o monstro Bubbly, baseado no Alien Bell, que usa uma onda sonora que enlouquece as pessoas, mas aqui faz com que elas saquem o dinheiro da poupança para investir em ações. O Alien Assary, inspirado no Alien Metron, detesta confiança mútua e usa um raio para confundir a mente da oficial Anzu. O robô Presshan, baseado no King Joe é derrotado de uma maneira semelhante ao original.

Bubbly, inspirado no obscuro Alien Bell. Nesse caso é um monstro.
Presshan. King Joe + Pressure (de Leo) + Dada?
Alien Assary, baseado no Alien Metron. A palavra que ele mais detesta é
"confiança mútua", que é o que Metron tentou destruir.
Presshan é derrotado de uma maneira parecida com a do King Joe.

Apesar de cômico, Kirikabu não é totalmente incompetente e não está lá só de enfeite. Ele sabe agir nas horas certas, quando um de seus subordinados enfrenta dificuldades.

Kirikabu não gosta de cenoura, devido a um trauma de infância.
Mas para animar um soldado que perdeu a coragem...
... ele faz um sacrifício supremo(?).
Assim o Oficial Asahi consegue se recompor.
Uma boa referência ao episódio 28 de Ultra Seven. Só não dá para saber
se era para ser emocionante ou engraçado. Ah, nenhum dos dois!

Moritsugu conta que se divertia muito ao fazer o programa, em um papel cômico, algo que ele nunca havia feito, sendo que depois de Ultra Seven, o ator passou a interpretar vilões em seriados de samurai. Ele lamentou pelo fim do programa em 1993, que foi cancelado devido a um acidente em que o cantor Wong Ka Kui, da banda BEYOND, de Hong Kong, acabou falecendo após uma queda de três metros de uma plataforma e bater com a cabeça no solo de concreto do estúdio. Um ano depois, em 1994 (o início das filmagens foi em dezembro de 1993), Moritsugu voltaria a ser Ultra Seven/Dan Moroboshi nos especiais para a TV 太陽エネルギー作戦  (Taiyou ENERGY Sakusen, "Operação Energia Solar") e 地球星人の大地 (Chikyu Seijin no Daichi,  "A Terra dos Terráqueos"). E em 2008, Uchimura faria outro programa chamado Uchimura Seven, mas totalmente diferente da paródia, reunindo sete comediantes fazendo esquetes cômicas.

Moritsugu rindo de verdade dos trejeitos de Uchimura.

Essa paródia pode ser constrangedora para fãs mais ortodoxos, mas eu apreciei bastante. Já vi Koji Moritsugu como herói, como treinador durão, como vilão e agora vejo que ele consegue fazer papéis cômicos. Com isso, passei a gostar ainda mais de seu trabalho, pois acredito que um ator só mostra que é bom quando sai de seu campo habitual. Comédia em especial é um gênero difícil, exigindo inteligência, expressão corporal e facial, assim como oratória. Fazer uma pessoa rir é muito mais difícil que fazer chorar e Moritsugu consegue, até usando improviso.

Também percebi que as piadas de Uchimura Seven, apesar de fracas, não são aleatórias, criadas por quem viu o seriado original, com várias referências. E ainda por cima, a equipe se deu ao trabalho de usar efeitos especiais e trucagens, ainda que rudimentares, imitando até os ângulos de câmera. É um grande feito, considerando que isso tudo gera custos de produção adicionais, fora de um programa comum. Todo esse trabalho mostra que não se trata de um desrespeito, mas sim de uma homenagem.

Não posso dizer que é uma obra-prima ou que seja obrigatório para os fãs, mas é uma boa diversão. Só que é um pouco difícil de se encontrar, uma vez que não saiu em vídeo ou DVD e tudo o que resta são gravações da época, de baixa qualidade, que às vezes podem ser encontrados em sites de vídeos. Até o momento não existe previsão para o lançamento de uma compilação.

2 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Que sensacional esse Uchimura Seven!! Nunca me interessei por ver, e nem imaginava que tinha tanta história. Agora eu preciso ver essa bagaça, ah ah ah.

    Koji Moritsugu é uma figura incrível. Eu lembro que ele deu uma entrevista na época do Seven de 1994 onde ele comentou que tinha fãs do trabalho dele em dramas que acharam estranho ver ele de super-herói. Pra você ver como ele consegue deixar uma marca em cada trabalho que faz, em cada ambiente. E tem uma carreira muito longa, diversificada que pouca gente conhece.

    Uma "verdade incontestável" do fandom brasileiro é que os atores de Riders viraram astros da mídia e os de Ultras se deram mal, com exceção do Hiroshi Nagano (Tiga). O que é uma tremenda furada. Susumu Kurobe teve uma carreira gigante (e não falo dos papéis de vilão em tokusatsu), idem para Jiro Dan, Yuriko Hishimi, Hiroko Sakurai e tantos outros dos clássicos. Depois teve o Kane Kosugi (Powered), Takeshi Tsuruno e por aí vai. E Koji Moritsugu é um veterano com carreira respeitável.

    Tomara que um dia façam justiça ao Uchimura Seven e lancem em DVD, ou pelo menos façam uma exibição oficial no YouTube.

    Grande post. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Koji Moritsugu participou de mais coisas do que muita gente imagina. Ele até fez papel de instrutor de boliche, algo totalmente inesperado! Gostei do trabalho dele em Kamen Rider Blade, no qual ele mostra que sabe fazer vilões e quando encontrei Uchimura Seven, vi outro talento do ator no gênero que considero o mais difícil de todos. E pior: ele estava bem à vontade e dava a impressão que algumas piadas foram feitas por ele mesmo, por improviso.

      Só que apesar da Tsuburaya ser bem liberal nesse sentido (vide Redman)e por mais que o Teruyoshi Uchimura tenha uma posição sólida em seu ramo, acho que seria difícil sair em DVD. É que o humor tem bastante incorreção política, algumas piadas estão datadas e por isso não sei se funcionaria nos dias de hoje. Mas acho que só para ver o Koji Moritsugu vale a pena.

      Pensando bem agora, o clima é parecido com o de Electro Five. Segue mais ou menos essa linha.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html