domingo, 18 de março de 2018

figma Umi Ryuzaki


Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma da Umi Ryuzaki, de Magic Knight Rayearth, feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


Obs.: Os nomes seguem o padrão japonês. A tradução pode não ser muito precisa em algumas magias.



1. Informações



Umi Ryuzaki estava em uma excursão na Torre de Tóquio, mas ao ajudar Hikaru a recapturar seu cachorro Hikari, que a havia seguido, foi pega em uma luz que a transportou para o mundo mágico de Cefiro. Lá, elas recebem a missão do Mestre Clef de salvar esse mundo. Para isso, elas devem fazer com que suas armaduras e armas se desenvolvam para despertar os três Deuses Mágicos, gigantes semelhantes a robôs, que são Rayearth, Celes e Windom.

Umi é elegante, com uma silhueta esguia, típica de modelo, e é a mais alta das três Magic Knight, além de ser muito bonita. Mas na verdade, ela é bem esquentada, fica brava com facilidade e não tem papas na língua, chamando a vilã Alcyone de "coroa", o que faz com que as duas se tornem grandes inimigas. Umi também é muito autoconfiante, orgulhosa e não gosta de perder. Quando isso acontece, ela fica furiosa. Por outro lado, ela gosta de crianças e é bondosa com elas. Tanto que suas amigas, Hikaru e Fuu até ficam desconcertadas com essa alternância de temperamento.

Umi dá muito valor a seus pais e o seu desafio na Fonte de Eterna para conseguir o mineral lendário Escudo foi o de enfrentar ilusões que os imitavam. Ela também é muito prática, sempre desconfiando de perigos e pensando duas vezes antes de tomar uma decisão, totalmente diferente de Hikaru que é impulsiva. Por isso, muitas vezes ela acaba tendo que fazer a moderação quando suas amigas falam alguma besteira.


Umi usa magias de Água e Gelo, ora para atacar inimigos, ora para apagar incêndios. Sua arma lembra um sabre de esgrima, esporte em que ela é adepta. Na versão em desenho animado, ela dá indícios de ter interesse romântico no mago Clef, mas na versão em quadrinhos e no jogo para Sega Saturn, ela não tem ninguém assim. Seu gênio forte fez com que ela repreendesse Ascott, um menino-mago subordinado de Zagato que usava Feras Mágicas. Ascott acabou atraído por Umi, mas infelizmente não foi correspondido.

Na versão brasileira, a personagem teve o nome mudado para "Marine", o que faz sentido, uma vez que "Umi" (海) em japonês significaria "Mar".

Umi foi interpretada por Konami Yoshida, que foi bem atuante nos anos 1990. Entre seus papéis está Maria Shiratori em Raijin Oh e Miku/Pretty Miku, em Metal Fighter MIKU.

O conteúdo da caixa. É quase o mesmo da Hikaru, mas desta vez veio o mascote(?) Mokona.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Assim como a Hikaru, ficou bem fiel à versão desenho animado. A silhueta esguia ficou bem representada.

Close do rosto, com um sorriso aberto. Mais uma vez um excelente trabalho. Os olhos de Umi são um pouco mais puxados para cima, dando a impressão de garota geniosa.

A expressão "2" é com uma piscadela, representando seu lado autoconfiante. Mas é um pouco difícil de usar.

A expressão "3" é de luta. O problema é que o olhar é voltado para o lado esquerdo, o que limita em muito as possibilidades, pois Umi não é canhota.

A franja reta, com repiques, é bem feita.

A tiara azul é lisa, sem ornamentos, exatamente como no original.

O cabelo é modelado de modo a parecer esvoaçar.

O cabelo é dividido em  duas partes que parecem se mover, mas não fazem isso. É possível girar um pouco, mas não o suficiente para fazer alguma diferença.

A armadura se parece com a da Hikaru, mas os cristais são azuis, representados por pintura metálica.

É possível ver partes do uniforme da escola de Umi, como a gola com a gravata e os botões do blazer.

Detalhe da ombreira, com uma joia azul em pintura metálica.

As braçadeiras são diferentes dos dois lados. A da esquerda tem uma luva com um protetor para o dorso da mão, com uma joia de onde são lançadas as magias.

A saia é modelada de modo a parecer tremular para o lado. A modelagem é muito bem feita.

As longas pernas, que Umi compara com as de uma gazela no jogo para Sega Saturn. As botas são de cano bem longo, quase como meiões 3/4.

Existem adornos nas botas, com pintura metálica.


A escultura é competente, feita para se parecer com tecido.


3. Articulações


O pescoço se move bem. E desta vez é possível inclinar para os lados.

O sistema de articulações do braço esquerdo é igual ao da Hikaru, sendo que a ombreira acompanha os movimentos.

É só que não dá para erguer muito, pois há interferência da parte da joia com o ombro.

A ombreira é simplesmente colada neste talo feito de material maleável. Acabei tirando o plástico protetor de mau jeito e a ombreira escapou. Como não era uma conexão esférica como nas S.H. Figuarts, tive que colar de novo. E pude ver que essa parte é delicada e se manipulada incorretamente pode romper o conector maleável.

O braço direito se move como nas outras figma, sem uma giratória no antebraço.

Fechamento máximo dos cotovelos. O lado com a ombreira sofre certa interferência dependendo da posição.

Foram implementadas melhorias, colocando a articulação um pouco mais para fora. Com isso, o pulso esquerdo se move melhor que o da Hikaru.

O pulso direito também se move bem.

O tronco também tem boa mobilidade.

A abertura das pernas é quase total. A saia é dividida em duas partes para não interferir no movimento.

Sistema de articulação das pernas. Os joelhos se fecham bem.


O tornozelo tem vários pontos de interferência e por isso é um pouco difícil deixar a figura em pé sem suportes.


4. Acessórios


Os pares de mãos incluídos são só esses. O mínimo necessário. Nenhuma em alguma pose especial ou característica da personagem.

O sabre, feito de Escudo por Presea.

O cabo tem uma modelagem intrincada, com detalhes que lembram um dragão.

A lâmina é fina e a ponta é afiada.

Desta vez não é necessário desmontar o cabo do sabre. Pode ser colocado assim mesmo na mão de segurar objetos.

Por alguma razão, Mokona veio com a Umi. Talvez porque esses dois personagens tenham mais interações. Mokona é personagem de grande importância na trama (especialmente na versão em quadrinhos e no jogo para Sega Saturn).

Close do rosto, com uma cara de que parece que não está pensando em nada. A joia da testa, com pintura metálica, transmite as mensagens do Mestre Clef, que foi transformado em pedra por Alcyone (com a ajuda de Zagato).

A orelha tem serrilhas e a parte de dentro é pintada.

Existem moldes representando as partes macias das mãos e dos pés.

O suporte figma, padrão da linha.


O conector é colocado no orifício nas costas da figura. A colocação é fácil.


5. Ação


Assim como na Hikaru, Umi não tem uma cena de transformação, a não ser essa quando ela ganha a armadura de Clef junto com suas amigas. Até hoje me oponho a terem tirado essa cena da abertura na versão brasileira.


Umi é elegante, alta e boa com esportes. Mas é temperamental, um tanto vaidosa e cheia de si. Mesmo assim ela valoriza seus amigos mais do que ninguém e adora crianças.


Quando Hikaru é derrotada por Alcyone, Umi pede para poder usar a Magia. Clef a contata através de Mokona para que ela desperte para seu poder. Nisso, Umi sente algo que nunca havia sentido e uma palavra aflora.



- DRAGÃO DE ÁGUA!
Umi desperta para sua magia de controlar a água e dispara uma rajada em forma de dragão, que manda Alcyone para longe.



- REDEMOINHO AZUL!!!
Na provação da Fonte de Eterna, ao enfrentar cópias de seus pais, que ela tanto ama, Umi desenvolve essa magia mais poderosa.


- FLECHA DE GELO!
No jogo para Sega Saturn, ela aprende essa magia congelante. Ela serve para acionar mecanismos e também para derrotar inimigos imortais, congelando-os para depois destruí-los com a espada.
No desenho animado, ela aprende uma outra magia com esse elemento, a Lâmina de Gelo.




A arma de Umi é o sabre, que ela saca da luva.



Umi pratica esgrima e por isso sabe usar bem essa arma. É só que o olhar voltado para o lado esquerdo limita muito as possibilidades.


No jogo para Sega Saturn, ela tem um golpe carregado que permite derrotar inimigos enfileirados e até atacar através de paredes.


Junto com a Hikaru. A diferença de altura das duas foi representada.


Talvez o olhar para o lado tenha sido feito tendo em mente esse jeito de expor.


No jogo a interação das duas é altamente importante. Existem portas que só se abrem apagando uma tocha que está por perto. Para isso é preciso usar o Dragão de Água de Umi.


Mas isso acaba fechando outra porta mais adiante. Assim é preciso acender a tocha de novo com a Flecha de Fogo de Hikaru.


Suiryu Chouhazan. Técnica especial do jogo ensinada por Cultus, na vila de Tarflon. Permite que as Magic Knights nadem contra correntezas, alcançando novos locais. A foto não ficou muito legal...


Junto com outras Meninas Mágicas Lutadoras que têm o mesmo elemento. Com essas armas, até dá para fazer um time parecido. Daí seria "Magic Knight Celes"?


Essas duas têm uma ligação bem interessante além da cor e do elemento. Reika/Cure Beauty foi interpretada por Chinami Nishimura, que participou de Rayearth como Asuka, princesa de Fallen, o reino em que Umi ficou na segunda temporada.


Umi era uma Menina Mágica de Azul bem diferente. De fato, ela era mais próxima da Rei/Sailor Mars de Sailor Moon.


- Então. Ainda é muito cedo para tentar levantar as saias das meninas! Eu diria uns dez anos.
- Quer dizer que daqui a dez anos eu posso?
- ......
Tentando dar uma lição de moral em um menino, mas se dando mal.


- Pu pu!
E para piorar a situação, Mokona pula para dentro da saia da Umi...


... que sai correndo atrás do mascote com um martelo.


Outro ponto em comum com a Sailor Mars é que Umi dá muita importância para suas amigas. Hikaru teve que matar a Fera Mágica Vigor, que ela tinha acolhido mesmo sob protestos de Umi. Ao ver a tristeza de sua amiga, Umi não a repreende e faz chover, apagando um incêndio que foi causado pela luta.


E esta foi a apresentação da versão figma da Umi Ryuzaki, feita pela Max Factory. A modelagem é magnífica e houve melhorias em relação à Hikaru, como maior mobilidade no pescoço e no pulso esquerdo. Mas existem problemas, como a dificuldade de se colocar a figura em pé, devido à interferências nos tornozelos. O olhar voltado para o lado na expressão de luta atrapalha um bocado. Até existe uma figura com Umi olhando para o lado e pensei que a figma tivesse sido feita tendo isso em mente. Mas fui pesquisar e a figura olhava para o lado oposto. O sistema da ombreira me deixou um tanto desapontado, depois de ver algo mais intrincado como nas S.H. Figuarts e que são mais resistentes e fáceis de se reparar caso a peça escape. Me deu a sensação de algo mais "pobre", o que não condiz com o preço. Mesmo assim, não é uma figura ruim e recomendo para os fãs do desenho. Agora só falta a Fuu e espero que ela venha logo. Demorou bastante entre a Hikaru e a Umi.

4 comentários:

  1. Show de review!

    A Umi é demais, gosto muito dela! Todo time tem que ter um esquentadinho, e a Umi cumpre bem esse papel hehehe. É engraçado quando ela tenta dar lição de moral e acaba falando besteira! As brigas com a Alcione são bem engraçadas também! Aliás, seria bem legal se fizessem uma figura da Alcione também, pena que isso dificilmente vai acontecer.

    Tá linda a figura! Conseguiram representar bem a personagem, dá pra ver que os detalhes são bem caprichados (a espada está perfeita!), e muito legal que fizeram ela com uma boa diferença de altura com Hikaru. Uma pena que tem alguns probleminhas como esse rosto de combate olhando para a esquerda, ainda mais para uma personagem destra que usa muitos movimentos de estocada um olhar para o lado esquerdo não tem muita utilidade.
    Estou com uma figura que tem esse mesmo problema de ombreira, pior que mesmo colando cai após alguns movimentos do braço, complicado isso.

    Dessa vez tem o Mokona, que faz uma bela diferença, e que ficou muito bem feito! Se sobrasse uma grana eu com certeza pegaria a Hikaru e a Umi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu tinha poucas lembranças da Umi, mas ao ler sobre ela fui me lembrando e percebendo que ela era fez um monte de coisas no desenho. Essa com a Alcione não podia faltar. Queria ter uma figura dela só para fazer essa cena. Essa era uma boa vilã.

      A figura é muito boa, mas tem todos esses pontos que incomodam bastante. O olhar para o lado é o que mais incomoda. Fazer a Umi canhota não ajuda e são poucas as ilustrações oficiais com o olhar voltado para esse lado. Até pensei em fotografar para depois inverter a foto, mas não adiantaria, já que a armadura é assimétrica.

      Então vai pegar a Umi mesmo? Só toma cuidado com esse negócio da ombreira. Corte o plástico protetor ao invés de arrancar, pois foi esse o meu erro. Se bem que o Super Bonder pegou bem e a ombreira não caiu mais. Mesmo assim, por via das dúvidas...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado pela visita, Luis paulo S.M.

      Deve demorar um pouco. Ainda estou lidando com uma outra apresentação sob "encomenda". E estou procurando um arco para a Fuu, pois a imagem do Sega Saturn, em que ela usa essa arma, é mais forte em mim.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html