segunda-feira, 12 de março de 2018

Nendoroid Sayaka Miki Maiko Ver.


Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Sayaka Miki, de Puella Magi Madoka Magica, vestida como uma Maiko, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Com Madoka, Homura e Mami, claro que Sayaka não poderia ficar de fora dessa coleção, retratando as Puella Magi com kimonos. E Sayaka aparece como Maiko, diferente de Homura.


Assim como as outras Puella Magi vestidas de Maiko, a figura original foi comercializada de forma exclusiva por tempo limitado, nesse caso pela Aniplex. Ao mesmo tempo foi lançada a Kyouko e com Sayaka vinham braços intercambiáveis para representar as duas de mãos com as palmas encostadas uma com a outra. A Nendoroid por outro lado teve venda aberta e não foi possível fazer lançamento simultâneo com a Kyouko.


O conteúdo da caixa. Estão incluídos vários braços intercambiáveis, peças para representar o guarda-sol e só uma expressão extra.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O kimono branco combina bem com o cabelo da Sayaka. Remete à capa que ela usa quando se torna Puella Magi, especialmente as mangas.

Close do rosto. Ficou bonitinho, com as bochechas rosadas. O delineamento em vermelho da boca é acentuado. É como se ela estivesse usando maquiagem.

A expressão 2 é com os olhos fechados, para a pose de mesura. Obviamente, esta também tem os traços que lembram maquiagem.

Um dos enfeites de cabelo, com o formato de um crisântemo e peças com pintura metálica.

O outro enfeite também é de crisântemo, com as bura penduradas. São totalmente brancas, diferente da Mami, que tinha pintura em gradação.

Apesar de simples, a parte de trás da cabeça tem pinturas para simular sombreamento entre as frestas.

O design do kimono é diferente das outras, sendo que a parte de baixo é um pouco mais curta. A faixa tem estampas de balões de papel.

As mangas têm estampas de peixinhos dourados do lado de fora. A parte de dentro é lisa.

Na faixa existem mais estampas de balões de papel e o cordão tem um fecho.

A parte de baixo do kimono branco é mais curta, mas logo abaixo tem outro de cor vermelha com estampas de flores.

Os pés são moldados com meias e com os tamancos de solado alto. Tem até o polegar separado.

Com outras versões da Sayaka.

A expressão 1 é parecia com a da versão Puella Magi, que é um pouco mais branca e arredondada.

Comparação com a versão de uniforme escolar, que é mais próxima da Puella Magi. As bochechas da Maiko parecem mais saltadas.


3. Articulações


Sayaka tem cabelo curto e por isso o pescoço tem menos interferência nos movimentos.

Os braços podem  ser girados nos pinos conectores.

O mesmo pode ser dito dos pulsos.

A cintura gira, mas não muito.


As pernas são presas por conexões esféricas e podem ser abertas em vários ângulos.


4. Acessórios


Estão incluídos esses dois braços com os cotovelos dobrados. A modelagem dos dois é diferente.

E junto vem essas mãos fechadas.

Está incluída só uma mão esquerda com os dedos abertos.

Esta é outra manga com o cotovelo dobrado em outro ângulo.

E tem esta mão com o pulso exposto e com os dedos em uma posição igual ao da figura original.

O guarda-sol é uma recoloração do que vem com a Madoka.

E está incluída esta peça para representá-lo fechado.

Ambas podem ser colocadas nesta mão específica.

E está incluído este antebraço intercambiável, mais longo e fechado para dentro.

A peça intercambiável para a cintura.

Existem guias indicando o lado da frente e o de trás.

Mais uma vez a faixa é moldada de forma a não interferir na posição.

Ficaria assim. É estável, sem a necessidade de suportes. E a cabeça é leve o suficiente para não pender.

Com a pose de mesura completa.


5. Ação


Com a pose da figura original (na medida do possível).

Outras possibilidades de poses usando as peças incluídas.

Usando as expressões da School Uniform Ver.

Junto com as outras Puella Magi. Agora só falta a Kyouko.

No original dava para colocar a Sayaka e a Kyouko com as palmas encostadas uma na outra. Será possível fazer isso com as Nendoroids também?

Com a Love usando kimono. Até existe um card assim no jogo Precure Tsunagaru Puzzlun.

- (Puxa, mana Love. Quanto tempo a gente tem que ficar nessa posição? As minhas pernas estão me matando!)
- (Eu também, Sayaka. Ai, eu não fui feita para essas coisas!)

- (Ah, se não tivessem cancelado a minha versão chibi-arts...)


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Sayaka em trajes de Maiko, feita pela Good Smile Company. A compactação da figura foi bem feita mais uma vez e a figura tem bastante charme, assim como diferenciais o suficiente de suas colegas Puella Magi em roupas semelhantes. A essa altura, a Good Smile Company já consolidou os sistemas usados na figura, como as rotações dos braços e as trocas para a pose de mesura. Recomendo para os fãs que já tem os outros modelos e queiram completar o time. Mas sei que há aqueles para quem só bastariam ela e a Kyouko.

6 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Essas figuras Nendoroid são fabulosas. O que me deixa desconcertado é saber que um trabalho tão meticuloso foi feito para venda limitada. Qual seria a tiragem necessária para compensar financeiramente à indústria? Isso dá uma noção da força dos mercados de nicho no Japão. Mesmo considerando que Madoka é uma série muito famosa, acaba sendo um nicho do nicho.

    Voltando à figura da Sayaka, o que me fascina nestas figuras são os detalhes, a pintura e o cuidado com o vestuário e adereços. Realmente, são pequenas obras de arte.

    Falou! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Essa é uma boa pergunta. Infelizmente não tenho informações sobre o preço de custo de uma figura dessas. Mas o valor final costuma ser caro e existe um público cativo. Tenho que dar um jeito de pesquisar sobre isso.

      O que sei é que as vendas exclusivas são altamente vantajosas para os fabricantes pois eles podem vender com preço de loja sem precisar de intermediários. Isso garante uma margem de lucro maior do que fornecendo por atacado para lojistas, que têm de se preocupar com concorrência e por isso vender a preços menores que o sugerido.

      A Bandai costuma usar bastante esse recurso, com modelos exclusivos. A Good Smile/Max Factory já coloca alguns brindes extras. Outra vantagem da venda limitada é a de evitar o "encalhe" de modelos que acabem tendo baixa vendagem e com isso gerando prejuízo.

      Excluir
    2. Fala, Usys!

      Eu tinha esquecido de que tiragens limitadas são de venda direta com o fabricante. Não sei com brinquedos, mas em termos de livros e revistas, o repasse para o distribuidor e o revendedor pega mais de metade do preço final. Por isso assinaturas são tão vantajosas para editoras.

      Seguindo esse raciocínio, dá pra imaginar que há um bom lucro, pois os preços são maiores e não há repasse de intermediários, como você bem lembrou. É quando mesmo o nicho do nicho oferece a possibilidade de manter um mercado rentável. O que é sensacional sob todos os aspectos.

      Valeu! Abração!

      Excluir
    3. Creio que seja isso mesmo. E torço para que não vire padrão, pois dificultaria bastante a obtenção, que já é bem dura dependendo do modelo e do fabricante.

      Excluir
  2. Show de review!

    Mais uma Maiko maravilhosa! As cores combinam perfeitamente, e eu não tinha pensado nessa da capa, realmente segue o mesmo estilo. Essas estampas de balões são bem interessantes, e bem diferentes também.

    Acho bem interessante essa mão com os dedos em posição um tanto diferente, fazendo um tipo de sinal.

    A figura é extremamente fotogênica! E incrível como a expressão sorridente da versão escolar ficou perfeita nela.
    Tá linda a coleção! E pensar que só falta mais uma para completar, aí é um objetivo completo hehe. Deve ser bacana montar um cenário pra elas quando estiverem juntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa mão foi mais para ficar fiel ao modelo original, que tem essa mesma posição. Claro que não dá para colocar a figura exatamente na mesma pose, mas se esforçaram.

      Aquela expressão de sorriso com os olhos fechados foi a primeira que me veio à cabeça para usar nessa versão. E ficou melhor do que eu imaginava!

      Para fazer um cenário legal, precisaria da Snow Miku deste ano, que vem com um Torii. Ou vou ter que apelar para fotomontagens e procurar por uma foto de Kyoto. Se bem que já pedi a Snow Miku, o que poupa parte do trabalho. Uma miniatura de árvore ajudaria bastante, mas isso deve custar uma fortuna.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html