domingo, 23 de fevereiro de 2020

MiniPla Kishiryu Gattai Series 05 - Parte 1: Kishiryu Neptune


Saudações.

Desta vez vou falar da versão MiniPla do Kishiryu Neptune, do seriado Super Sentai Ryusoulger, feita pela Bandai.



1. Informações
2. MosaRex
3. Kishiryu Neptune
4. Spino Thunder
5. Peças Extras
6. Gigant KishiryuOh
7. Ação




1. Informações



Há 65 milhões de anos, depois que os Druidon se retiraram para o espaço, alguns membros da Tribo Ryusoul tomaram gosto pela luta e quiseram se tornar os novos governantes da Terra. Os outros membros da Tribo tentaram detê-los o que gerou uma enorme guerra civil. Desgostosos com esse conflito, parte da Tribo se retirou para o mar e se estabeleceu lá, criando uma nova civilização subaquática. Foi daí que surgiram lendas, como a do Castelo no fundo do mar que figura no conto infantil Urashima Taro. Assim a Tribo se dividiu na Tribo da Terra, os ancestrais de Koh, Melto, Asuna, Towa e Bamba, e a Tribo do Mar.

Nos tempos atuais, Canalo, um membro dessa Tribo do Mar, vem ao mundo da superfície em busca de uma noiva. É porque o seu povo enfrenta uma crise de natalidade e está prestes a se extinguir por causa disso. O problema é que Canalo valoriza muito a economia de recursos, sempre dizendo a suas "noivas em potencial" para apagarem a luz quando não estiver em uso e fechar bem a torneira depois de lavar a mão. Ainda, Canalo é sério e inflexível, o que não o ajuda em nada em suas tentativas de conquista amorosa. Isso sem falar em seu enorme azar com as mulheres, pois quando ele quase consegue alguém, ou ela já é comprometida ou tem alguma razão para recusá-lo. Por outro lado, o estoico Bamba acaba conseguindo várias pretendentes.

Canalo é o Ryusoul Gold, o Cavaleiro da Glória e usa como arma uma pistola, o Mosa Changer, que também é seu item de transformação. Ele também conta com uma adaga, a Mosa Blade, que se acopla à pistola, formando o Mosa Breaker. Seu estilo de luta é altamente característico, primeiro bloqueando um ataque inimigo com a arma, para depois largá-la, pegá-la com a outra mão e então contra-atacar, surpreendendo o inimigo. Apesar de ser altamente habilidoso na luta, Canalo no começo se preocupa apenas com sua missão de conseguir uma noiva e reluta em ajudar Koh e seus amigos. E ainda existe a desconfiança com a Tribo da Terra. Mas ele vê o valor dos Ryusoulger a passa a ajudá-los, ainda que mantendo certa distância dos do time de Koh e dos irmãos Bamba e Towa.

Canalo tem uma irmã mais nova, Oto, que diferente dele é esperta, sabida e se adapta facilmente ao mundo da superfície. Ela sabe que seu irmão a preza muito e em várias ocasiões se aproveita disso para obter vantagens. Oto acaba gostando de Melto, o Ryusoul Blue, algo que tem forte oposição de Canalo. Mas os dois irmãos têm em comum a inflexibilidade e ela não abre mão. Oto teria 123 anos de idade, o equivalente a 13 anos em uma humana comum.


MosaRex é um Knightsaur baseado em um Mosassauro, tido como o maior predador marítimo no tempo dos dinossauros. Diferente de Tyramigo e dos outros Knightsaurs, ele não foi selado e sempre esteve consciente. MosaRex presenciou os eventos de 65 milhões de anos atrás e por isso não confia na Tribo da Terra, o que foi transmitido a Canalo e Oto. Por isso ele fez forte oposição a Canalo quando resolveu ajudar Koh e seus amigos. Mas ao ver que eles eram diferentes da Tribo da Terra de antigamente, resolveu dar uma chance, um "período de experiência".

Ao juntar a alma com Canalo, MosaRex se transforma em um gigantesco titã, o Kishiryu Neptune, especializado em combate subaquático, podendo de mover a vontade mesmo no fundo do mar, ignorando a pressão da água.


A versão MiniPla do MosaRex esteve disponível de dois jeitos: um pacote duplo com o Dimevolcano e o conjunto Ryusoul Gattai Nº 5, destinado a lojas, com vários outros modelos. Assim como o Tyramigo, MosaRex foi dividido em quatro pacotes, cada um com um conjunto de componentes, que ainda inclui peças de expansão para o KishiryuOh.


Desta vez não foi disponibilizado um Special Set para os outros além do Kishiryu Neptune. Só este para lojas, com vários modelos repetidos.

Desta vez existem várias peças em dourado, embora sem brilhantina.

Mais uma vez é necessário aplicar adesivos e alguns são traiçoeiros. Como esses, que têm de ser colocados antes de montar. E existe um lado certo.

Por cima são colocadas peças móveis. Felizmente existe espaço o suficiente para não arrancar os adesivos na hora de mexer.



2. MosaRex







Visão de corpo inteiro do Mosarex. É bem comprido e fiel ao seu motivo, o Mosassauro. Pena que olhando por cima ou por baixo, dá para ver que é um robô deitado.



Close da cabeça. Altamente fiel ao original. Os olhos são adesivos com partes microscópicas, que exigem certa habilidade para aplicar com precisão. No meu não consegui colocar direito.

A cabeça gira na base do pescoço e a boca se abre bem. Mas para fechar é um pouco difícil de se alinhar os dentes e alguma das mandíbulas acaba escapando.

A nadadeira frontal é presa por um pino e se move para trás.

Na parte de baixo da nadadeira frontal existem esses bracinhos, que podem ser girados por um pino.

Nas costas existem essas Ryusoul Joints.



No meio existe essa Ryusoul Joint que é girável.

Dos lados existem esses escudos, sendo que os da parte de trás têm Ryusoul Joints.

Na parte de trás existem essas barbatanas em forma de serras.

As barbatanas anteriores são presas em pinos e podem ser giradas.


A cauda, que tem uma ponta em forma de tridente.

A ponta da cauda é presa por uma conexão esférica e por isso pode ser girada e torcida.

O corpo pode ser curvado em dois pontos.

Estes seriam os AmmoKnuckles, Knightsaurs feitos a partir de amonites, moluscos pré-históricos.





Visão de vários lados. Os dois são iguais e por isso mostro só um deles. O Amonite é um animal pré-histórico bastante popular no Japão. Existe inclusive um Pokémon baseado nele.

Os AmmoKnuckles podem ser conectados ao MosaRex em vários pontos.



Ryusoul Gattai!
A transformação é simples. Mais uma vez é usada a palavra Gattai (合体, combinação) ao invés de Henkei (変形, transformação). Talvez por ser necessário juntar os AmmoKnuckles.



3. Kishiryu Neptune


Visão de corpo inteiro. O gigante é azul com detalhes em dourado, como que fazendo oposição ao KishiryuOh, que é vermelho. A proporção é diferente do original, mais "heroica", com pernas compridas e cabeça pequena.


Close da cabeça, mais uma vez cheia de adesivos, mas não é tão plana quanto os modelos anteriores. As mandíbulas do MosaRex lembram enormes golas.

As golas giram junto com o pescoço e com isso não interferem na visão do gigante.

Uma parte interessante é que esta parte com os adesivos se move e ajuda a saber onde é a posição correta para que o gigante olhe para a frente.


A cabeça usa vários adesivos. A enorme coroa em forma de tridente, frequentemente associado ao Deus Netuno, é o grande ponto.




As metades da cabeça do MosaRex podem ser removidas e recolocadas em outros conectores, mais distantes um do outro.


Com isso a cabeça do Neptune fica mais exposta.

As enormes ombreiras, feitas das barbatanas do MosaRex.

Os ombros podem ser abertos até a altura da foto e girados na conexão com o corpo. Essa parte também é diferente do traje usado nas filmagens, em que as ombreiras são fixas.

As barbatanas ficam abertas de modo a não sofrer interferência da mandíbula do MosaRex na hora de abrir os ombros. Isso foi bem engenhoso.




Colocando a cabeça mais exposta, os ombros sofrem maior interferência. Isso pode ser contornado fechando um pouco a mandíbula do MosaRex.



Detalhes dos braços. A parte da frente tem adornos prateados. Os punhos são os AmmoKnuckles conectados, daí o nome deles.

Os adornos prateados interferem no movimento dos cotovelos, impedindo que eles se fechem totalmente.

Mas isso pode ser contornado girando-se a articulação do cotovelo.

Assim eles conseguem se fechar um pouco mais.

Os punhos também podem ser girados por um pino.

Detalhe do corpo, esbelto, que lembra uma armadura de cavaleiro.

A cintura pode ser girada, como no MosaRex. E nesse módulo isso é mais útil e funcional

Os conectores para Ryusoul Joints têm o mesmo diâmetro das bases suporte Soul Stage da Bandai e podem ser usadas para algumas poses.



As couraças da cintura. A traseira e a dianteira são divididas e isso tem uma razão a ser mostrada mais abaixo.

As couraças de frente e de trás podem ser abertas.

Com isso, as coxas conseguem maior liberdade de movimentos.


As pernas são compridas e finas, mas as couraças compensam essa falta de volume. Os pés são enormes.

Os joelhos só se dobrariam até esse ângulo, devido às barbatanas das panturrilhas.

Mas elas podem ser abertas e com isso os joelhos se fecham mais.

A perna pode ser girada na conexão da articulação do joelho com a coxa.

Existem articulações nos tornozelos que permitem esticar os pés.

E outras ainda que dobram para dentro, mantendo a sola do pé totalmente no solo, mesmo com as pernas abertas.



A caida do MosaRex se torna uma arma, o Knight Trident.


O tridente é seguro por um pino que é fica em uma dobradiça.


Comparação com o KishiryuOh. O tamanho é quase o mesmo. As cores definem bem o caráter de cada um, mostrando quem é da Terra e quem é do Mar.


É possível montar configurações originais com outros Knightsaurs, como este Kishiryu Neptune Three Knights.


Para encaixar a Knight Sword, tive que trocar por um dos Ammoknuckles...


... que foi conectado aqui para formar um Martelo de Batalha.


Kishiryu Neptune Tigerlance.
Esse tem uma boa integração.


As couraças das pernas giram, o que dá mais possibilidades aos propulsores do Tigerlance.


Kishiryu Neptune Milneedle.
Esse foi o que mais deu trabalho para pensar em como usar as peças.


As metades do Milneedle viraram proteções para a cintura, mas ficou parecendo uma cueca. Admito. Não ficou muito legal.


4. Spino Thunder


Dimevolcano e MosaRex chamam um ao outro de "irmão", mas não se sabe se isso tem um sentido literal.



Os dois se combinam para formar o Spino Thunder, um Knightsaur que seria um espinossauro.


Nessa hora, se abre um compartimento no focinho do MosaRex, que faz lembrar uma protuberância que o espinossauro teria.


Os bracinhos do MosaRex na verdade eram do espinossauro. Mais uma vez, a cabeça do Dimevolcano fica ao contrário.

Os braços podem ser movidos nas conexões.

A espinha dorsal do dimetrodonte agora se torna a do espinossauro.

O corpo do Dimevolcano se torna as pernas e os AmmoKnuckles desta vez são os pés.

As couraças giratórias das pernas são úteis nessa forma e esse era o intento original. Uma boa ideia.


É só que os calcanhares continuam estáticos. Mas só isso já é uma grande coisa.


5. Peças Extras


Esta moldura tem várias peças extras para serem usadas no KishiryuOh.



Uma delas é esta cabeça com um rosto esculpido, ao invés de um adesivo, e mais volumosa.

O rosto já vem pintado de fábrica. Só é preciso aplicar mais alguns adesivos. Ou pintar, se houver habilidade.


Estão incluídas essas mãos intercabiáveis abertas. É só que elas deveriam ser pretas e não vermelhas. Em compensação a escultura é excelente.


O KishiryuOh com a cabeça e as mãos extras. Ao ver, pensei "Agora sim!" A cabeça nova tem muito mais presença.


As mãos vermelhas causam certa estranheza.


Com outras formas do KishiryuOh, a Three Knights e a Five Knights. A Five Knights segura duas armas e por isso as mãos extras não têm muito uso nessa configuração.


Está incluído este modelo da Red Ryusoul, no Knight Mode. A outra forma, que lembra uma cabeça de dinossauro, seria a Soul Mode.


O formato lembra o Ryusoul Red, inclusive o capacete. Essa parte é representada com adesivos. A colocação é difícil.


Cada Ryusoul tem uma arma diferente. No caso de Koh é uma espada. Na Asuna, por exemplo, é um Martelo de Batalha.


O braço com a espada fica preso a uma conexão esférica e pode ser movido.


No lado esquerdo existe esse escudo com o emblema dos Ryusoulger.


O escudo fica preso por um pino e só pode ser girado.


As pernas possuem várias articulações. Bom para representar a cena de transformação em que vários desses ícones dançam ao redor do Herói.


A figura vem assim, sem adesivos. Quem tiver habilidade e materiais pode pintar os detalhes.


Nos pés existem essas cavidades.


Elas podem ser conectadas aos pinos das Ryusoul Joints.


A figura colocada montando no Tyramigo, como no segundo episódio.


Com isso, esta cena...


... ficaria assim, mais fiel ao original.


E ainda estão incluídos estes conectores especiais.




O cinzento é parecido com o que vem no KishiryuOh, no qual é possível conectar uma base com suporte. Ele pode ser colocado nos dois tipos de Ryusoul Joint.


É bem útil para o MosaRex


Tem aquelas vezes que não dá para colocar uma peça pois os dois conectores são do mesmo tipo.


Esses conectores extras...


... resolvem o problema.


6. Gigant KishiryuOh



Tyramigo e MosaRex podem se combinar, com a ajuda do Dimevolcano. Isso simbolizaria a união das Tribos Ryusoul da Terra e do Mar.



E finalmente são revelados os propósitos destas peças do Dimevolcano.

Com isso, surge o Gigant KishiryuOh, uma configuração mais poderosa.

Close da cabeça, que seria só um painel feito de uma das partes do Dimevolcano. O lado direito é azul, representado a Água e a esquerda é vermelha, representando o Fogo.

No brinquedo DX, essa placa seria uma máscara para a cabeça do KishiryuOh.

No MiniPla até dá para fazer algo parecido usando a cabeça que vem desde o começo.

Mas não dá para colocar junto com a cabeça extra.

A placa peitoral, feita se abrindo a espinha do Dimevolcano, também tem duas cores como a máscara.

No braço direito está a cabeça do MosaRex.

Na direita está a do Tyramigo, na configuração para o Tyra Dynabite.

Nos ombros estão as Volcano Cannons.

Nos pés são acopladas as peças restantes do MosaRex.


A parte de trás do corpo se divide em duas, formando os "sapatos" para o KishiryuOh.


7. Ação



MosaRex, como dá para imaginar, é mais eficiente em combate aquático.


Normalmente ele fica debaixo do mar e se comunica telepaticamente com Canalo toda vez que o jovem tem contato com a água.


Na transformação, ele pula para fora da água e abocanha a Gold Ryusoul, como se a engolisse. Na verdade, a boca é uma passagem para uma cabine de comando.


Juntado sua alma com a de Canalo, MosaRex assume a forma do Kishiryu Neptune.


O colosso consegue se mover em alta velocidade mesmo debaixo d'água, como que ignorando a pressão.


Com a Knight Trydent, ele dá estocadas...


... e cortes com a lâmina.


Ele também consegue dar chutes.




- AMMOKNUCKLES!!!
Os AmmoKnuckles podem ser disparados como socos-foguete.




- KISHIRYU NEPTUNE TORNADO STRIKE!!!
Para o golpe final, o Kishiryu Neptune salta para fora da água e então mergulha mais uma vez com tudo usando a Knight Trydent como uma broca.



Vitória...?


No começo do seriado, MosaRex não conseguia voar ou se movimentar fora da água. A combinação com Dimevolcano para formar o Spino Thunder ajudou a compensar essa deficiência. Só mais tarde ele passou a usar um campo de água para flutuar.


Nessa forma, eles podem contar com poderosos ataques elétricos.


Que às vezes são poderosos até demais, quase pegando os amigos.


Ainda assim eles conseguem vencer seus inimigos. Só que essa forma foi usada poucas vezes...


E eu me pergunto quem conseguiria imaginar um Mosassauro se combinando com um Dimetrodonte para formar um Espinossauro...


- Kira Yaba~☆! Constelações são legais, mas fazer dinossauros originais também é divertido!
Só podia... Uma curiosidade é que a produtora Akari Yanagawa, de Star☆Twinkle Precure, gostava de dinossauros quando era criança.


Juntando suas Almas, Koh e Canalo fazem os Knightsaurs formarem o Gigant KishiryuOh.



Ele desfere socos...


... chutes...




... e apesar do tamanho, consegue fazer movimentos acrobáticos como esse salto com descida de calcanhar.


O MosaRex dispara rajadas de água...


... e o Tyramigo lança fogo.






- GIGANT THUNDER KICK!!!
Um chute duplo giratório eletrificado. O Gigant KishiryuOh usa 100% do poder dos "sapatos".


- GIGANT FIRE STORM!!!
Disparando os Volcano Cannons e girando-os cria um gigantesco turbilhão de fogo.




- GIGANT DOUBLE BITE!!!
Golpe final. Um soco duplo com os poderes do Raio e do Fogo.


Vitória da união dos povos da Terra e do Mar!


Depois eles passam a lutar juntos. Ainda que por um "período de experiência", que não acabou, mesmo no penúltimo capítulo da série, exibido na data desta matéria.


E esta foi a apresentação da versão MiniPla do Kishiryu Neptune, feita pela Bandai. As técnicas e tecnologias empregadas avançaram bastante. Os adesivos estão mais firmes e os sistemas de articulações utilizados são muito bem pensados. As pernas do Spino Thunder em especial foram uma surpresa, assim como os tornozelos do Kishiryu Neptune. Os sistemas de articulações dos cotovelos são excelentes e gostei de terem colocado um jeito de girar os pulsos. Mais uma vez, é diferente do traje usado nas filmagens, mas em compensação é muito mais móvel. É só que algumas peças acabam escapando dependendo de como se move. A ligação dos cotovelos com os braços e com os ombros em especial solta quase toda hora, embora não seja algo tão irritante.

As peças extras são outro grande atrativo. São tão boas que me pergunto por que não fizeram assim desde o começo. Mas creio que isso encareceria o produto e colocar com os AmmoKnuckles foi uma boa saída. Motiva a comprar mais um kit. Se bem que o próprio MosaRex já é uma expansão para o KishiryuOh.

Com isso, pela primeira vez compro um "segundo robô" de Super Sentai e faço a combinação com o primeiro. A sensação é de que não foi algo planejado e o visual não é bem integrado. A bem da verdade, acredito que o Three Knights já era uma forma completa. Mas no seriado souberam usar bem os "sapatos" do Gigant KishiryuOh com o robô dando vários chutes e fazendo acrobacias. De fato, ele me lembra muito o Daileon de O Fantástico Jaspion. Até o golpe final é parecido, só que com elementos.

Mas este não é o fim. Amanhã, se tudo der certo, sairá a apresentação da Shine Raptor e do Shadow Raptor, que estão incluídos neste conjunto.




Extra: Fotos de Bastidores

Isto...

... vira isto. Mas não sei. Sinto que estou caindo no maneirismo, fazendo as mesmas coisas e não evoluindo nada...

6 comentários:

  1. Olá!
    I-isto é surreal! Definitivamente esse kit não é para amadores, há muitos detalhes, "macetes" para a montagem. Surpresa que tenha conseguido tirá-lo da caixa a fazer todas essas combinações. Tens meu respeito. Só de olhar as fotos, as composições já dói o cérebro de pensar como as placas (ao sair da embalagem) se tornaram robôs tão incríveis como estão nos protótipos.
    Akari Yanagawa gostava de dinossauros quando criança? Hum, talvez se a Hikaru encontrasse uma segunda opção de interesse, os Dinos seriam uma boa! "Dinos espaciais"!? Rs Tá aí um tema para a mãe dela considerar investir em mangás.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Pior que esse kit é para criança. Como é que pode? Mas é divertido ver a coisa tomando forma. Deve ser assim com desenho também.
      Nessas eu fico pensando em como ficaria se a Akari Yanagawa tivesse resolvido usar o tema de "Dinossauros" ao invés de "Constelações". Dinossauros também são baseados na imaginação de quem descobre e estuda, pois não se sabe como eles eram exatamente. Mas acho que foi melhor assim. Talvez ela tenha isso no caderninho de ideias. E espero que ela volte um dia para as séries Precure.

      E talvez tivesse sido melhor colocar a Yayoi ao invés de Hikaru. A Yayoi é quem parece gostar mais dessas coisas. Embora animais estranhos estejam dentro da área de interesse da Hikaru.

      Excluir
  2. Caramba! Esse review foi de tirar o fôlego! A criançada deve se amarrar nesse tipo de figura! São muitas possibilidades para montar tudo o que é tipo de robô! Ainda mais com dinossauros!

    Como é complicado assistir às versões japonesas, acabei voltando a ver Power Rangers com o Oliver e o da vez é o Beast Morphers, adaptado de Gobusters. A Hasbro tá caprichando na produção e vendas de colecionáveis e brinquedos e a marca Power Rangers tá bombando! Pelo visto, esses apresentados já serão os próximos a serem adaptados, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Essa série foi um tremendo acerto da Bandai. E me convenceu a comprar a linha inteira, ainda que nesta versão em plastimodelo. Essa realmente mexe com a imaginação.

      Tenho gostado bastante de Ryusoulger. Acharam uns atores jovens muito bons desta vez. Só que eu queria saber de quem foi a ideia dos robôs serem assim, altamente customizáveis com as Ryusoul Joints. Se foi da Toei ou se foi da Bandai. Dependendo da resposta, pode ser muito ruim saber que a Hasbro vai ganhar dinheiro com essa ideia e a Bandai não vai levar nenhum tostão, já que agora ela não recebe mais pelas vendas de Power Rangers.

      Excluir
  3. Show de review!

    Pelo visto Ryusoulger tem uma certa veia cômica, o que parece ser bem interessante, até pelo Canalo que tem algumas maluquices. Pior que eu me identifico com a economia de recursos dele, ainda mais em situações de emergência, como a estiagem que está aqui na cidade.

    Esses pacotes cheios de peças são bem intimidadores! Só de pensar em ter que montar tudo isso eu já me escondo hehehe. Mas dá pra ver que as figuras completas compensam o trabalho, e deve dar orgulho ver tudo pronto.

    O Mosarex é bem legal, essa baita boca deve ser um terror para as outras figuras, daqui a pouco ele está mordendo perna de alguém. Essas barbatanas em formato de serras são bem estilosas! E realmente, do ângulo certo dá pra ver que é um robô deitado.
    Legal como o Kishiryu Neptune parece até um rei, com uma coroa e esse tipo de gola gigante, e ainda tem os detalhes dourados. Que bom que ele tem pés grandes como o KishiryuOh, assim dá mais estabilidade para segurar tudo isso.

    Acho que a parte mais legal desse tipo de figura é brincar com as combinações, dá pra fazer coisas bem loucas e poderosas, esse Gigant KishiryuOh é um belo exemplo, tem cara de ser a forma "ultimate" que espanca geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Toda série Super Sentai tem partes cômicas. É tradição desde a primeira, Gorenger. E o Canalo até que fala coisa com coisa. Pena que ele é insistente com as coisas.

      Esse kit já saiu faz bastante tempo e só agora resolvi criar coragem para montar, no Carnaval quando tenho mais tempo. E foi bem oportuno, agora que a série vai terminar e foi anunciado que vai ser a próxima a ser adaptada para Power Rangers.

      Bem observado essa da coroa. Achava que era só um tridente, mas com isso é mais uma referência ao Rei Netuno dos Sete Mares. E um Mosassauro é um motivo bem raro. Acho que eu nunca vi um desses.

      Ainda tem mais formas para o KishiryuOh e essa não é a mais forte de todas. De fato, a Gigant foi usada poucas vezes. E estou na espera do que vai aparecer no último capítulo, se vão juntar todos para fazer algo ainda maior.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html