terça-feira, 1 de junho de 2021

A História de um Brinquedo - Ultraman Cosmos Ep. 4

Saudações.

Desta vez vou falar do episódio 4 de Ultraman Cosmos, 「落ちてきたロボット」(Ochitekita ROBOT, algo como "O Robô que caiu do céu"). É um dos meus favoritos e está em exibição no Canal Oficial da Tsuburaya por tempo limitado até 08/06/2021. Abaixo segue um resumo e impressões.



Direção e Efeitos Especiais: Masaki Harada
Roteiro: Hideyuki Kawakami
Câmera: Takehiro Kuramochi (cenas de cotidiano) e Sou Takahashi (cenas com efeitos especiais)


Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.
Obs. 2: as legendas usam tradução automática do inglês e podem apresentar inconsistências.



É primavera e o pessoal da Team EYES, especializado em captura de monstros, saboreia a paz do momento. Nisso, três crianças brincam com um carrinho de controle remoto, que apresenta defeito e seu dono decide trocá-lo por um novo. De repente, cai um gigantesco objeto do céu e as crianças vão ver o que é.


A Team EYES é chamada para investigar e são enviados o novato Musashi Haruno/Ultraman Cosmos (Taiyou Sugiura) e o mecânico Kouji Doigaki (Kouichi Sudou). Uma análise preliminar indica que não há elementos nocivos ao redor e que se trata de um enorme robô. As crianças que encontraram o objeto, Atsushi (Ken Nagakawa), Tatsuya (Hiromasa Iori) e Naoko (Mari Imagawa) explicam que se trata de um brinquedo chamado Igomas (voz de Hiroshi Ishii), que falou e se chamou assim.

Doigaki fica descrente, mas Igomas começa a falar novamente e alerta que sua pilha está no fim e tinha que ser trocada se quisessem brincar mais com ele. Após mais investigações, Doigaki descobre um código de série em uma língua alienígena que tem uma gramática semelhante ao português. E ao traduzí-la, descobre que o objeto é Igomas, o Robô Amigo, um brinquedo feito no planeta Vivin e que pertencia a uma criança chamada Geban, que provavelmente estaria procurando por ele.


Igomas faz amizade com Atsushi, Tatsuya e Naoko, erguendo-os em uma esfera de energia para ver a cidade do alto, o que os maravilha. Mas é encontrado um adesivo em suas costas com outra inscrição. E ao lê-la, Igomas se desespera, assume uma forma robô e fica descontrolado, indo em direção a uma cidade destruindo tudo em seu caminho. É acionado o Alerta Laranja e com isso dada a ordem de capturar Igomas. Mas se falhar, será dado o Alerta Vermelho e...



Esta é uma das histórias que mais representam a proposta de Ultraman Cosmos: a de salvar os monstros ao invés de destruí-los. E também traz muitas mensagens que nos fazem refletir.


A História de um Brinquedo

Os temas que mais mexem com as pessoas são "Família", "Amor" e "Amizade". Mas falei uma vez na matéria sobre o especial de cinema de Fresh Precure! que "Brinquedos" também são um tema que fala ao coração. Algo que nos acompanhou na infância e nos deu alegrias, mas acabamos deixando para trás. E isso foi bem demonstrado neste episódio quando Igomas faz amizade com as crianças da Terra.

A Team EYES teria jurisdição sobre seres orgânicos, os Monstros. Mas desta vez se trata de um objeto inanimado, que em teoria não seria nem mesmo vivo. Mesmo assim, o Capitão Hiura (Daisuke Shima) reconhece Igomas como uma entidade que tem coração, que tem alma. Como é mais ou menos com os brinquedos. Por isso ele decide ajudar Igomas.

Essas palavras ganham um sentido ainda maior sabendo que Shima também foi Yusuke Amamiya, o Red Falcon em Liveman.

Só que ele não consegue se esquecer de seu dono, Geban, e todos imaginam que a criança alienígena estaria procurando por seu brinquedo. Mas mais tarde é descoberta a cruel verdade: no adesivo estava escrito que a pilha usada em Igomas teve sua fabricação descontinuada e por isso foi decidido descartar o robô, e ele acabou caindo na Terra.


Ele ficou desesperado, é verdade, mas não culpou Geban de nada. De fato é possível ver algumas marcas de desgaste no robô, o que mostra que seu antigo dono brincou muito com ele. E pensou no bem de Atsushi, Tatsuya e Naoko ao pedir a Cosmos que o quebrasse. O pedido do robô é doloroso e melancólico, pois ele sabe de seu destino. De que não vai durar por muito tempo, pois sua bateria estava acabando.


Os Sonhos das Crianças

Eu vejo Ultraman Cosmos como a encarnação de um dos ideais de Eiji Tsuburaya: o de proteger os sonhos das crianças. E é bem o que ele faz neste episódio ao tentar deter Igomas ao invés de destruí-lo, até mesmo usando seu próprio corpo para protegê-lo de um ataque da Team EYES. Ele até muda para a Corona Mode, forma guerreira para destruir inimigos que sejam realmente maus, mas apenas por ver que Igomas tem uma força descomunal e é preciso mais poder. Mesmo assim, Cosmos se mantem na defensiva, como na Luna Mode.

O próprio robô, ao ver que em seu descontrole quase matou as crianças que eram suas amigas, implora a Cosmos que o elimine, pois era grande demais para ficar na Terra. E isso bate com um dos conceitos do Kaiju, do "monstro japonês", de que esse tipo de ser nem sempre é mau. Mas devido ao seu tamanho avantajado, causaria problemas para os humanos ao se mover ou simplesmente por existir. 


Cosmos então volta para a Luna Mode, reúne as energias do Universo e as junta com a sua própria para encolher o robô com o Cosmo Reductor, de modo que ele se tornasse um brinquedo realmente. Porém, infelizmente não pôde recarregar sua bateria e Igomas se desliga.

Destruir Igomas poderia servir para mostrar que a vida é dura e que as coisas não são como as crianças querem. Mas aqui foi provado que não precisa ser assim.


Encolher Igomas, porém sem recarregar sua bateria, deu às crianças um propósito para viver, um objetivo de vida. Atsushi promete desenvolver uma pilha para poder brincar com Igomas novamente. Tatsuya diz que nessa hora ele será adulto, mas Atsushi retruca dizendo que então dará para seu filho quando tiver um. Ou para o neto se ainda assim não conseguir. Assim temos a constituição de um Legado. Com isso foi mostrado que essa foi a melhor solução.

Ainda por cima, as crianças aprenderam a dar valor aos seus brinquedos. Pois Tatsuya recolhe o carrinho que ele ia abandonar no começo do episódio e promete consertá-lo também. Para que não fique como Igomas, o que serve de lição também para os telespectadores.


Romantismo

O episódio foi dirigido por Masaki Harada, um dos grandes nomes nas séries Ultra de Tiga a Cosmos. E ele conseguiu compor cenas muito bonitas neste episódio com as flores de cerejeira, mostrando bem a estação do ano.


Os trabalhos com miniaturas também são muito bons, como quando Igomas avança e há uma enorme roda d'água no caminho que é arrancada pelo robô, e é jogada em Cosmos. Mas isso não é uma cena aleatória, só para ser um espetáculo, e marca a grande reviravolta na história.


Na cena do final, tem o robô já reduzido, deitado entre as flores, com um clima onírico e fantasioso. Como em outro de seus trabalhos no episódio 29 de Ultraman Gaia, 「遠い町・ウクバール」(Tooi Machi UKBAR, "A distante cidade de Ukbar").


Harada já dizia várias vezes que se possível não queria que o monstro fosse destruído, como demonstrado no episódio 30 de Tiga, "O Monstro no Zoo", em que o Herói salva o King Molerat. E em Gaia, no episódio 38 「大地裂く牙」(Daichi saku Kiba, "As presas que rasgam a terra"), é retratada a morte triste de Tigris, com uma mensagem antiguerra. Com tudo isso, pode ver que Harada é uma pessoa romântica.

Assim como no episódio de Tiga, ficou claro que o Cosmo Reductor consome toda a força de Cosmos e não pode ser usado sempre. Isso ajuda a mostrar que o Ultraman não é onipotente e nem sempre consegue resolver os problemas por completo. Que o "Milagre" não é algo fácil de se operar.

Um Milagre, em todos os sentidos.

O roteiro é de Hideyuki Kawakami, que em Gaia escreveu o episódio 39 「悲しみの沼」(Kanashimi no Numa, "O Pântano da Tristeza"), que também é um grande tratado antiguerra e contra a corrida armamentista. Foi Kawakami também quem escreveu os roteiros dos especiais de cinema de Cosmos, THE BLUE PLANET e Ultraman Cosmos VS Ultraman Justice THE FINAL BATTLE, junto com o grande Keiichi Hasegawa.

E foram Harada e Kawakami que fizeram o episódio 47 de Dyna, 「さらばハネジロー」(Saraba HANEJIRO, "Adeus Hanejiro"), que fala da amizade firmada entre os terráqueos e os Alien Fabulous.

A antiguerra está presente neste episódio também, quando Musashi a princípio suspeita de que Igomas seja uma arma alienígena, mas é detido por Cosmos que lhe aconselha que algumas vezes é preciso confiar. E essa mensagem é passada para Doigaki e corroborada pelas crianças, que se aproximam de Igomas com um sentimento puro.



Obrigado

E neste episódio é mostrado um outro elemento recorrente nas séries Ultra: a importância da palavra "Obrigado". É o jeito como os terráqueos expressam gratidão, que as crianças ensinam a Igomas. E essa é a mesma palavra que o robô diz quando sua pilha acaba e ele se desativa.

Encontro
Despedida

Existem vários casos em que uma amizade começa com o "Obrigado" e na despedida é usada essa mesma palavra. Foi assim em Ultraman Mebius e até mesmo em outra obra que fala sobre o contato de seres de mundos diferentes, Star Twinkle☆Precure. Essa é uma prova de que existem coisas que são universais.

4 comentários:

  1. Escritora e está quase me convencendo a dar chances para "Ultraman Cosmos". Se tem algo que vejo nesta franquia são episódios tocantes e com uma mensagem que nos faz refletir, como este.

    Meio que entendo isso, tenho um bichinho de pelúcia que ganhei de natal do meu pai, aos 11 anos e mesmo estando velho e desgastado, dá dó de jogá-lo fora; foi meu grande companheiro em diversos momentos de minha vida, até por ser filha única e ter tido poucas companhias pra brincar ou conversar.
    Agora, se fosse falar de episódios tocantes, dois entram em mente: o 41 de Mebius e o 08 de Geed, o primeiro dispensa comentários, já o segundo, esse me toca até hoje, pois mostra muito os sentimentos do Leito pela perda do Zero, mesmo sabendo que irá voltar, dá pena do hospedeiro até o momento que responde a pergunta da Laiha sobre o que faria com o poder de um ultra, aí sim, a parceria se firma de vez.

    Muito legal este episódio de Cosmos. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Recomendo ver o Cosmos agora porque está no começo e disponível de graça com legendas, ainda que em inglês e a tradução automática não seja muito precisa.

      E realmente tem aquele brinquedo de estimação que a gente não quer jogar fora, por mais desgastado que esteja. Tenho alguns assim comigo. E esse tipo de episódio me deixa com um tremendo sentimento de culpa por saber que tem vários que estão guardados no armário.

      Outro nesse sentido é o de Fresh Precure!, que vai bem mais fundo. Se tiver a oportunidade de ver esse também, recomendo.

      Excluir
  2. Legal! Tem uma sensação meio Toy Story, e meio E.T. com a relação entre as crianças e o Igomas. Essas duas coisas misturadas com o tema da série foi uma boa ideia.

    O Igoma pedir para ser destruído é muito triste. Ainda bem que o Cosmos não destruiu ele e conseguiu encontrar uma forma de apenas desativá-lo, pois se ele fosse destruído não só seria o fim de um "ser" inocente como iria deixar as crianças arrasadas. Se cuidar bem do pequeno Igoma, um dia ele pode voltar a funcionar na sua forma normal. E essa história já me lembrou os ensinamentos da Balledandy que eu carrego há anos, os objetos bem tratados também são felizes.

    É incrível o quanto a frase "Eu não posso negligenciar aqueles com um coração" se encaixa bem nessa história. E dá pra ver que a série tem mesmo os ideais do Eiji Tsuburaya que você descreveu. Entretenimento e ensinamentos ao mesmo tempo, isso é muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa é uma história bem fantasiosa e que além de agradável para as crianças dá aos adultos o que pensar.

      Nessas também que a gente vê que não precisa morrer gente (ou monstro/robô, neste caso) para uma história ser boa e ficar no coração. Basta saber como dirigir, como escrever, como contar. E com isso também ensinar algo às crianças.

      No Japão tem, ou tinha, isso de acreditarem que objetos ganham vida se forem usados com carinho. Uma demonstração disso é o Tsukumogami. Tem isso nas séries Ultra e também em Precure. Outra manifestação é quando dizem que uma espada tem alma.

      Essa série foi feita no centenário do Eiji Tsuburaya. E acho que ele ficaria contente ao ver. O neto dele não gostou muito, mas uma prova da popularidade do Cosmos é que a série é a mais longa de todas, com mais de 60 episódios.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html