terça-feira, 8 de junho de 2021

Mamoru Miyano - Do Zero ao Infinito

Saudações.

Desta vez vou falar um pouco sobre o dublador/ator/cantor Mamoru Miyano, que tem se tornado um dos grandes nomes do entretenimento japonês. Para isso me baseio em uma entrevista que ele deu para a Fujin Kouron, além de outros materiais.



Mamoru Miyano nasceu em 08/06/1983 na cidade Omiya (atualmente Saitama), na província de Saitama, no Japão. Ele é altamente conhecido não só por sua voz e sua capacidade interpretativa, mas também por seu jeito extrovertido e bem humorado, debochado até. Seus colegas contam que ele espalha um ar de alegria no estúdio, sempre com piadas e gracejos. E Miyano tem conquistado cada vez mais espaço, não só na dublagem ou como cantor, mas também como ator.


Um Menino Pretensioso

Desde pequeno, Miyano tinha interesse por interpretação, e seu irmão, dois anos mais velho, trabalhava no teatro. Aos sete anos de idade quis atuar também e após insistir muito, seus pais permitiram que ele entrasse em um grupo de teatro o Gekidan Himawari.

Mas as coisas não eram tão fáceis assim. Ele tinha bastante autoconfiança, porém nunca conseguia grandes papéis enquanto outros colegas eram aprovados em audições. Miyano até pegou alguns trabalhos e chegou a aparecer na televisão, mas não gostava muito das lições de interpretação e preferia jogar futebol.

Em uma cena nos episódios 7 e 8 do seriado tokusatsu Exceedraft.

Quando chegou no colegial, sem nenhum papel significativo, começou a se sentir inferiorizado. Daí ele caiu em si e percebeu que não havia feito nenhum esforço para realizar seus intentos, movido apenas pela sensação de ser "especial", de ser "diferente dos outros". E então passou a se empenhar nas aulas de canto e dança, mas mesmo assim não conseguia nada. Já perto de se formar no colegial, viu muitos de seus colegas de classe já com caminhos definidos e pensou em mudar de rumo e ir para alguma faculdade.


Descobrindo o Caminho

Felizmente, aos 18 anos ele conseguiu um trabalho dublando o seriado americano Caitlin's Way exibido no Japão na NHK, no elenco regular, fazendo o papel de Griffen Lowe. Era um dos raros trabalhos de um ano que existiam na televisão japonesa e daí ele ganhou convicção para trilhar o caminho artístico e descobrir seu grande talento: o de trabalhar com a voz.

O personagem de Miyano, Griffen Lowe, interpretado por Jeremy Foley.

Ao encontrar seu caminho, Miyano então se empenhou e foi aprovado em vários testes de audição, sendo aprovado em WOLF'S RAIN para ser o protagonista Kiba. E em 2006 se tornou conhecido em DEATH NOTE, interpretando Light Yagami, com o qual ganhou muitos prêmios como o Seiyu Award e o Tokyo Anime Award.

Daí não parou mais e vieram mais e mais trabalhos de protagonista como Setsuna F. Seiei em Mobile Suit Gundam 00, Rintaro Okabe em Steins;Gate e o Ultraman Zero. Também demonstrou sua veia cômica como o engraçado e venenoso Wooser. E além desses existem inúmeros personagens com sua voz.


E Miyano também fez as vozes japonesas de vários personagens de obras estrangeiras como o Peter Parker/Homem-Aranha em Homen-Aranha no Aranhaverso , o Shining Armor em My Little Pony e em filmes da Pixar como Minions e Meu Malvado Favorito 2 e 3.


Uma Nova Possibilidade

Em 2008, Miyano passou a trabalhar com a voz em outro sentido, como cantor, lançado seu primeiro single, Discovery. O produtor Akio Mishima havia ouvido falar dele de Koutetsu Sangokushi, em que Miyano interpretou o protagonista Hakugen Rikuson, e cantou o encerramento, Kuon. Miyano recebeu incentivo de Nana Mizuki, com quem ele trabalhou em DRAGONAUT - THE RESONANCE e então decidiu tentar. 

Deu certo. Tanto que a partir de 2011 obteve classificações altas na Oricon e em 2015 conquistou o 1º lugar com seu 12º single, Shine. Foi a primeira vez que um dublador homem conseguiu essa façanha sem usar outro nome artístico.


Em 2009, Miyano fez seu primeiro show solo, o MAMORU MIYANO 1st LIVE TOUR 2009 ~BREAKING. Em 2013, conseguiu finalmente cantar no Nippon Budoukan, o que é considerado uma glória no mundo artístico japonês.

Miyano conta que quando fez seu primeiro show solo, sua mãe ficou muito contente, dizendo "nem parece que é meu filho", que ficava só vendo reprises de Dragon Ball na televisão. E agora ele estava lá em um palco cantando em seu próprio show. Desde então, ela sempre dá um jeito de ir ver os shows, mas sem avisar, e depois manda um recado dizendo que viu.


Interpretação

Em outra entrevista, Miyano conta que vivia realmente no meio artístico e gostava de interpretar. Só depois de adulto passou a pensar em como fazer para se expressar melhor e com isso fazer o que ele mais gosta: fazer as pessoas rirem. Tanto que ele conta que se sente realizado quando consegue.

Ao mesmo tempo em que conduzia sua carreira como dublador, Miyano também trabalhava como ator no teatro, como em Musical The Prince of Tennis, em 2005, nos papéis de Tetsu Ishida e Tomoya Izumi. Também foi daí que ele formou a dupla SMILY☆SPIKY com Shun Takagi, que ele conheceu em The Prince of Tennis.

Revisitando o personagem em 2013.

Existem diferenças entre trabalhar com a voz e atuar ao vivo. E segundo Miyano, "a ideia é diferente". Na dublagem, já existem geralmente desenhos ou atores, com expressões e ações predeterminados. O trabalho do dublador é colocar o tom certo na voz para representar a situação. Pode parecer algo limitado, mas é exatamente por já poder visualizar as expressões que é possível encontrar novas ideias para se interpretar.

Mas ao atuar no teatro ou na televisão é preciso pensar em quais movimentos ou expressões fazer. Até tem as instruções do diretor, mas ainda assim muito depende do próprio ator para saber o quanto tem de falar para garantir o ritmo da narrativa. E a interação entre os atores também permite novas descobertas de como fazer a história mais interessante, até com improvisos às vezes. Como quando ele recebeu uma "deixa" ao atuar em Hanzawa Naoki, quando o ator Ainosuke Kataoka lhe deu um olhar que não havia no roteiro e Miyano prontamente respondeu.

Em Hanzawa Naoki. Só um instante, mas marcante.
Enquanto Leito foi agarrado de um lugar, ele foi pego de outro, no lado oposto...

Miyano vê em ambos os tipos de trabalho a oportunidade de melhorar suas capacidades interpretativas, já que ele gosta disso. Se diverte bastante ao representar, tanto com a voz quanto com o corpo inteiro.


"Dificuldades" são "Chances"

Devido à pandemia, vários projetos de Miyano para 2020 sofreram interferências. Uma peça de teatro teve de ser adiada e um show musical cancelado. Mesmo assim ele não ficou parado e descobriu novas possibilidades para providenciar entretenimento e fazer o que gostava.

O trabalho de dublagem teve que ser feito com muitos cuidados especiais. Ele também participou de uma apresentação no teatro só com duas pessoas, interpretando o conto infantil Kachikachi Yama (A Montanha Crepitante), para evitar juntar muitas pessoas. E após conversar com a equipe, viu que podia não fazer shows ao vivo, mas conseguiria realizar virtualmente transmitindo vídeos. E assim, em dezembro, fez uma live para o mundo inteiro, o MAMORU MIYANO STUDIO LIVE ~STREAMING!~.

Miyano estava ciente de que tem fãs no exterior, graças ao streaming de Anime para fora do Japão. E ele ficou surpreso e animado com a recepção que teve quando fez um show em Los Angeles. Mais ainda quando soube que havia fãs que gostavam de ouvir a voz do elenco original e estudavam japonês para entender. Por isso quis incluí-los. Para mostrar que mesmo em tempos em que é preciso manter distanciamento, ainda assim todos podiam ficar próximos.

Outra providência foi abrir em seu canal no YouTube o Road to LIVING!, uma série de vídeos de música, sketches e histórias de bastidores, além de gameplay. Um dos primeiros vídeos de variedades foi um desafio de descascar um abacaxi, tendo que adivinhar qual era a ferramenta certa para isso.


Ao ver que em momentos de crise, o entretenimento era a primeira coisa a ser cortada, se sentiu impotente. Mas também percebeu que era nessas horas que as pessoas também precisavam de algo que as animasse. E viu vários artistas distribuindo conteúdo pelas redes sociais, e então não podia ficar parado. Por isso, em dezembro também, Miyano lançou a canção Zero to Infinity para ser uma mensagem de esperança nesses tempos difíceis. Por ter sentido na pele que "dificuldades" são "chances".


A Equação do Sucesso - Do Zero ao Infinito

Existem cinco fatores que determinam o sucesso: Talento, Desejo, Esforço, Sorte e Oportunidade.

Miyano já nasceu no meio artístico, o que lhe dava muitas Oportunidades. E tinha bastante Talento, tanto que desde menino se destacava de seus coleguinhas na escola com sua presença. E já nessa época tinha o Desejo de trabalhar com interpretação e fazer as pessoas rirem. Mas não fazia Esforço e sem isso, era a mesma coisa que não ter nada, Zero. Muitos talentos foram desperdiçados assim.

Só quando percebeu que tinha que se esforçar para poder fazer o que mais queria e gostava é que ele começou a se erguer. Mas mesmo se esforçando e tendo muitas oportunidades era difícil. Só isso também não bastava. E aí entrou a Sorte, quando apareceu o trabalho com  a voz, na qual ele descobriu seu caminho.

Daí foram surgindo mais e mais oportunidades que ele agarrou com força e se dedicou a cada um de seus trabalhos. Com isso ele pôde mostrar seu talento, o que lhe abriu novas portas para a música e depois como ator, ainda que em um papel pequeno. Mesmo assim, conseguiu muitas possibilidades.

Ou seja, tendo e sabendo usar o Talento, o Desejo, o Esforço, a Sorte e a Oportunidade, Miyano foi do Zero ao Infinito. Mas tinha mais um sexto fator: o Gostar. Miyano gosta do que faz, o que dá para ver claramente em suas interpretações e apresentações. E ele tem muito orgulho de sua profissão como dublador.

Um exemplo foi em um show de variedades, o VS Arashi em que Miyano participou de uma brincadeira junto com Souta Fukushi, o Gentaro/Kamen Rider Fourze. Os Arashi tinham que ver um vídeo com Miyano e Fukushi saltando, sendo que um deles usava um sapato especial e a tarefa era adivinhar qual dos dois usava esse calçado. Nesse meio tempo, Miyano ficava olhando para os pés de Fukushi, induzindo os Arashi a adivinharem errado. E atribuiu a vitória ao fato de ser dublador(?). Nada a ver, mas isso atesta a importância que ele dá ao seu ofício, mostrando que não é algo a ser subestimado.

Nessas ele lembra o Ultraman Zero, que é o filho do Ultra Seven, um dos maiores guerreiros do Planeta Ultra. Ou seja, ele tinha linhagem ao seu favor. Mas por cometer um erro em seu desejo por força, acabou expulso, desonrado. E ao treinar com Ultraman Leo, se esforçou e seu talento aflorou. Ele agarrou a oportunidade de viajar pelos universos, algumas vezes ajudado pela sorte, e ter suas próprias aventuras sem ficar à sombra de seu pai. Ou seja, de um Ultra que fora renegado caindo no Zero, ele se levantou em direção ao Infinito. Ou melhor, ele agora é um Zero que faz o Infinito.

E algumas vezes vai além.

Não consegui ver todos os trabalhos de Miyano, mas uma coisa me chamou a atenção: a sua capacidade de interpretar personagens multifacetados, com polos opostos de personalidade e "saltos" de humor. Exemplos seriam o já citado Rintaro Okabe, que se faz de louco, de mau, de arrogante, mas na verdade é bondoso, tímido e inseguro. Outro é Miden, de Precure All Stars Memories, que tem surtos súbitos de humor, indo do cômico ao trágico. E existem trabalhos em que Miyano interpreta dois personagens em um só (ou melhor...).

Vejo em várias entrevistas que apesar de se mostrar extrovertido, animado, Miyano tem seus momentos de dúvida, tristeza, insegurança. Tanto que eu fiquei surpreso ao ler que ele teve certas dificuldades em interpretar o aloprado Kotaro Tatsumi em Zombieland Saga, que achava que era o próprio ator e não um personagem.

Apesar de parecer cômico e debochado, deu para ver que ele leva muito a sério sua profissão com dedicação ao entretenimento. Isso tudo atesta seu talento, mostrando que consegue ir de um polo extremo ao outro ao interpretar um mesmo personagem. Mais uma vez, ir do Zero ao Infinito.



Miyano Mamoru REVENGE

E hoje, Miyano anunciou que poderá fazer o show ao vivo, desta vez em um palco mesmo, com uma plateia, o MIYANO MAMORU COMEBACK LIVE 2021 ~RELIVING~, em referência ao seu canal no YouTube, que agora terá menos atualizações. Mais do que isso, o show também será transmitido pela internet e ainda por cima será exibido em cinemas ao vivo, e também nas cabines de karaokê da Joysound. Ou seja, um show para todo mundo ver e participar. Será por dois dias em 9 e 10 de outubro com um total de quatro sessões de aproximadamente 120 minutos cada.

Ou seja, Miyano vai ter sua revanche. Mas antes, vai ter que conduzir um grupo de idols para terem sua Vingança também.



E essa é a história de uma pessoa que considero um fenômeno no ramo. Que tem uma aura de alegria que contagia todos ao ser redor. Um tipo raro de artista. O mais incrível é que ele é popular não só entre o público feminino como no masculino também, que adora seus trejeitos cômicos e admira sua capacidade interpretativa.

Um grande profissional que está construindo sua Lenda e que vai ganhar mais e mais espaços. Respeitável por sua atitude perante seu ofício e que faz o mais importante: o que ele gosta que é fazer as pessoas rirem.


Abaixo, a versão maior da arte que encomendei à Mel-chan, grande fã do ator, com a intenção de publicar nesta matéria desde o começo. Pedi só o Miyano, mas ela me trouxe uma Ultra surpresa...


8 comentários:

  1. Escritora e uau, que surpresa é essa, meu caro?! Vi as mensagens do twitter que ficam aparecendo no blog e tinha essa do Zero ao Infinito. Me passou umas coisas na cabeça, tava ficando curiosa e olha só, a postagem era sobre o Mamoru Miyano e sua trajetória de vida. Sensacional...

    Infelizmente, não acompanho muito o dublador em animes, exceto um ou outro que vejo por aí. Lembro dele em "Magic Kaito 1412" e em "Yowamushi Pedal", fora "Zombieland Saga", é claro! Agora, a voz que passei a acompanhar ele, esta sim está ficando familiar demais pra mim, a do nosso caro Ultraman Zero: primeira vez foi no ep 23 de "Ultraman Taiga", quando nem sabia da importância e relevância do personagem, lá em 2019, depois foi na participação deste em "Ultraman Z" e nos áudio-dramas deste com o ultra (revi a série e bem, o Z é um mala sem alça, por isso, nem requisitei os áudios) foi somente ao ver "Ultraman Geed" que conquistou de vez e o resto, já sabe, tô nesta franquia e curtindo pra pacas.
    Fantástico o desenho da Mel-chan, ela arrasa demais. E você também, aliás, o blog foi citado na edição 147 do Kyoudai Podcast pelo caro Padrinho, mais que merecido. Uma adendo: estou escrevendo a trama da Ultrawoman Zelda, resolvi ir e está indo bem. Caso o interesse, me avise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Estava planejando faz tempo essa matéria sobre o Mamoru Miyano e quando soube que o aniversário dele era hoje, corri para terminar o esboço.

      Eu já conheci pelo Ultraman Zero mesmo, no filme de Ultra Galaxy, e depois trombar com ele era inevitável, já que o Miyano estava em todas. E passei a gostar mais e mais do trabalho e da personalidade dele. O cara é uma comédia! Meu sonho é ver um vídeo dele jogando Monster Hunter com o Tatsuomi Hamada e o Yuta Ozawa, reunindo o Trio Geed.

      E acredite, o Z nos audiodramas é exatamente como você imagina. Tremenda sarna que o Zero arrumou para se coçar. Não é um cara ruim, mas precisava ser um pouco mais independente. Em Geed o Zero mostrou a que veio, embora nos filmes e nas minisséries já fizesse altas coisas. Ah, e recomendo ver o primeiro episódio da segunda temporada do Wooser (https://www.crunchyroll.com/pt-br/woosers-hand-to-mouth-life-phantasmagoric-arc/episode-1-woosers-hand-to-mouth-life-is-back-again-682755).

      O Carlírio Neto também tem um conteúdo muito bom. E fico contente por ter sido citado. E Mel-chan é uma artista que tenho vontade de apoiar. Mostrar que tem gente aqui que sabe como se faz.

      E fico no aguardo das suas novas histórias, sim! Quero ver como ficou!

      Excluir
  2. Olá! Grande ideia liberar a matéria do Mamoru justamente no dia do aniversário dele. Algumas coisas já sabia, outras novas descobri por aqui. Por exemplo, não fazia ideia de que ele tem um irmão mais velho. Ou que investiu desde muito pequeno na carreira e no colegial passou por uma crise mas, no fim, foi algo que o ajudou a avançar. É algo possível de se imaginar. Todo artista tem sua história, seus altos e baixos como qualquer outra pessoa. Relatos como este mostram que a área do entretenimento compõe estes elementos citados, e arrisco a dizer que também é feito de uma história de vida. Não perfeita, mas uma história humana de determinação e caminhos percorridos.
    O admiro demais e já faz tempo isso! Comecei a me dar conta de quem era ele ao identificar a voz pelos animes que assistia. O primeiro foi o Kiba, depois o Light Yagami. Na sequência foi o personagem Shirou Fubuki (Inazuma Eleven). Depois Dent/Cilan (Pokémon Best Wishes!) e por aí foi. Poderia citar vários trabalhos ótimos dele na dublagem, provavelmente faltaria espaço. Na música nem se fala! Aprecio desde 2010 e acompanho até hoje. Ele participou de filmes bem interessantes. Em "Wonderful World" ele foi protagonista (vi sem legendas e mal entendi o enredo rs). Em "Kami Voice" atuou com outros célebres dubladores, como Yuki Kaji, Daisuke Namikawa, Hiroshi Kamiya, Paku Romi e vários outros. E ele fez até uma pontinha no filme The Prince of Tennis Live Action como o personagem Yanagi Renji. Aliás, ele já trabalhou bastante pra franquia Tenipuri. Depois de muitos anos ganhou o papel importante do irmão mais velho do protagonista, o Ryoga Echizen.
    Ah! E que surpresa! Então o desenho do Mamo-chan era para criar essa matéria. Legal saber disso! Obrigada pela menção ao meu trabalho!
    Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa! E agradeço mais uma vez por ter aceito o meu pedido.

      A história do Mamoru Miyano realmente traz muitas lições e faz a gente perceber muita coisa. Que às vezes a gente pode até saber o que quer da vida e ter a habilidade para isso, mas sem se esforçar não adianta nada. E mesmo se esforçando é preciso ter uma chance para demonstrar o que se sabe ou descobrir um outro meio de se alcançar um objetivo. Conheço muita gente que se esforça, mas não chega a alturas por falta de oportunidade. E que se esforça mesmo, de verdade.

      Se a gente for enumerar todos os papéis que o Miyano teve, a matéria ficaria gigante e seria só um amontoado de dados. Mais uma prova de sua habilidade, já que ele está praticamente em todas. De repente ele faz algum personagem secundário e em outras é o protagonista. E sempre entrega um bom trabalho, deixando sua marca. Fazendo o que o Hisroshi Kamita (outro que eu respeito) dizia, sobre como deve ser um dublador.

      Ao mesmo tempo fico preocupado se ele não vai se desgastar muito, mental e fisicamente, devido a tantos compromissos. Por isso torço para que ele consiga administrar bem sua carreira e sua vida, embora já tenha deixado seu nome.

      Excluir
  3. Esse cara é demais! E com certeza tem sucesso em seu objetivo de gerar risadas!

    Conheço pouco dos trabalhos dele como ator, mas como dublador é inquestionável que ele é um dos melhores. É legal a história dele, era um moleque excessivamente confiante que teve que aprender lições de esforço, e aprendeu muito bem.

    Acho que o Light Yagami foi um divisor de águas na carreira dele, que já estava indo bem, mas Death Note foi tão imensamente popular que o nome dele logo ficou nos holofotes junto com a série. Hoje em dia, pra quem assiste animes, é quase impossível não conhecer ele, o cara está em tudo hehehehe!
    Se tem algo que nunca me passou pela cabeça é que ele teria alguma dificuldade para interpretar o Kotaro, visto que às vezes parece que o personagem é ele mesmo hehehe.

    Não sabia que ele estava fazendo tanto sucesso como cantor. Preciso ouvir algumas músicas dele, confesso que só conhecia Zero to Infinity. Essa ideia do show é ótima, e bem ambiciosa, passando até nos cinemas! Tomara que tenha uma ótima audiência!

    Mais uma bela arte da Mel-chan! Até os detalhes da pintura são impressionantes, com brilhos e sombreamentos muito caprichados.


    Ah, antes que eu esqueça: BOM DIA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA!

      E obrigado, Ronin!

      Assim como o Kotaro, Mamoru Miyano nos dá o exemplo de como se faz e de como não se faz. Até hoje não acredito que ele teve dificuldade para interpretar o Kotaro. Talvez seja para segurar os excessos, já que o Miyano deve ser mais maluco ainda. E eu não duvido que ele deitou no chão e se debateu na cena do peixe.

      Acho que foi em Death Note que ele achou o tom, nos extremos de personalidade. O jeito como ele interpreta de forma desinibida é impressionante. Os "surtos" são incríveis. Algumas vezes nem parece que é o mesmo personagem. E, de novo, o que ele demonstra com o Kotaro um monte de vezes. Começa sério e depois vira comédia para depois voltar ao sério e...

      O cara conseguiu altas coisas e cantar no Budokan não é para qualquer um, como a gente sabe. E ele tem um monte de músicas lá no canal dele. Tem até umas lives.

      Mel-chan caprichou bastante. Me lembrou aqueles mangás biográficos de artistas que eu lia quando era menor. Agora vendo bem a roupa, que é bem complicada, sinto que pedi algo grande demais. Mas ela conseguiu.

      E vamos ver se o Miyano, digo, o Kotaro consegue levar as meninas para a vingança para então ser a vez dele. Só que já vi que não vai ser fácil e tem um monte de fatores jogando a favor e contra as Franchochou. Não dá para prever o que vai acontecer!

      Excluir
  4. Wow ! Adorei a materia (e o deseho da Mel) Acompanho a carreira de cantor do Mamo a uns 7 anos(sempre que posso compro seus dvds/cds)e firei realmente fã dele no anime Uta No Prince Sama (Ichinose Tokiya) foi quando explodiu sua popularidade como cantor. Mamo já é considerado uma lenda no Japão , abriu caminho na industria musical para os seiyuus masculinos. Ele é o unico seiyuu masculino (solo) que alcançou grande sucesso em sua carreira musical , se tornando um popstar. Em seus shows tem mulheres e homens de todas as idades (cheguei a ver senhorinhas em seus shows , achei o máximo ^_^)Mamo tinha grandes planos para 2020 (antes da pandemia)iria fazer um show no Meltlife Dome (capacidade para 35.000)Mas em 2021 veio a agradavel surpresa de Reliving e a abertura da compra de ingressos para os fãs internacionais. Foi emocionante assistir ao vivo (streamimg). Mamo-Chan irá muito longe ainda ..o infinito é pouco ^_^ E para a alegria/felicidade de seus fãs , ele é muito proximo ao seus publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Denise!

      Mamoru Miyano está em todas! Não deveria, mas fiquei surpreso em ver o nome dele em Uta no Prince sama.

      Miyano é um daqueles talentos que aparecem uma vez a cada cem anos. Que valoriza seus fãs, dando oportunidade a todos de ver seu show. Dá gosto vê-lo trabalhando. E acredito que vai alcançar alturas ainda maiores, Além do Infinito.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html