domingo, 26 de dezembro de 2021

Transformers Collaborative Ectotron

Saudações.

Desta vez vou falar de uma curiosa peça colaborativa entre Transformers e o filme Os Caça-Fantasmas, feita pela Hasbro.


1. Informações
2. Ecto-1 (Modo Veículo)
3. Ectotron (Modo Robô)
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


Uma coisa que eu gostava muito quando era menor era de ir aos cinemas ver aqueles filmes de ficção, aventura e comédia que existiam em abundância nos anos 1980. Um deles em especial era Os Caça-Fantasmas, que estreou por aqui no final do ano de 1984. Essa se tornou uma de minhas manias e acompanhei o desenho animado que veio depois.

Também gastei muitas horas em um jogo para o Apple ][ em que o jogador se torna um franqueado d'Os Caça-Fantasmas abrindo uma filial e administrando para impedir que fantasmas tomem conta da cidade, ao mesmo tempo em que tenta manter o saldo positivo na conta bancária da empresa. No começo não sabia o que fazer, mas fui pegando o jeito para finalmente poder chegar a Zuul e passar por baixo do Homem de Marshmalow sem ser esmagado. Aliás, durante o jogo ele era a minha grande fonte de renda usando a Isca de Fantasmas.


Mas o tempo foi passando e o interesse diminuindo até efetivamente parar. Não me lembro de quase nada do segundo filme, não cheguei a acompanhar Ghostbusters Extreme, nem vi as versões mais recentes como As Caça-Fantasmas ou Afterlife. Mesmo assim guardo com carinho as aventuras de Egon, Ray, Peter, Winston e Geléia.

E agora, surge um item que deixaria o "eu" de 1984 altamente excitado, pois junta duas grandes paixões e pareceria um sonho: um Ecto-1 que se transforma em um robô! E o mais incrível: em um pacote que remonta aos modelos de Transformers dessa época!

Nas costas tem direitinho a ilustração que existia nos pacotes de Transformers da chamada "Generation 1".

Na parte de cima um resumo de como é a transformação. Claro que os Transformers de agora são bem mais complexos, com mais passos.

Na parte de trás tem as Especificações Técnicas (Tech Specs) como Força, Inteligência, Velocidade e Poder de Fogo. Mas onde deveria estar a Autonomia e a Habilidade tem uma armadilha para fantasmas e o logo dos Caça-Fantasmas.

No brinquedo antigo, colocando um filtro vermelho incluído permitiria ler as especificações com mais clareza. Mas o filtro, o "decodificador", não foi incluído e a bem da verdade, nem precisa.

O selo da linha Collaborative, que será feito com outros filmes. Outros dessa linha são De Volta Para o Futuro e Jurassic Park.

Coincidência ou não, os dois comemoraram 35 anos na época do lançamento.

Curiosamente tem uma mancha de geleia no logo dos Transformers.

O produto é licenciado pela General Motors, a fabricante do carro que foi usado para ser o Ecto-1, o Cadillac Miller-Meteor, modelo de 1959.

O conteúdo da caixa. Vem com o Ecto-1 mais uma figura do Geléia, algo que não pode faltar, assim como o folheto de instruções.


2. Ecto-1 (Modo Veículo)


Visão de corpo inteiro. Uma boa representação do bom e velho Ecto-1.

Detalhes da parte da frente e de trás. Tem algumas linhas divisórias no meio, mas aqui não tem muito o que fazer levando em consideração a maior característica do modelo.

Na parte da frente tem direitinho a placa do Ecto-1.

Uma pena que não tem na parte de trás.

Na parte de cima foram representadas as sirenes, tanto as luzes quanto o alto-falante para o sinal sonoro. Um trabalho impressionante. A sirene de trás tem uma linha divisória, mas mais uma vez, não tem o que fazer.

As rodas são de plástico, mas têm relevos e nas calotas é usada pintura metálica.

As portas são moldadas e não abrem, mas têm os fechos e o emblema dos Caça-Fantasmas nas posteriores.

As janelas são feitas de material transparente e nas bordas é usada pintura metálica. Na parte de dentro não tem moldes de bancos ou de direção. Só as partes do robô.

Na parte de cima existe um enorme engenho com vários instrumentos, sensores(?) e antenas(?). E é incrivelmente fiel ao original.

Do lado esquerdo existe esse enorme tubo duplo feito de material maleável.

Do outro tem esta escada, também de material maleável. Isso será importante mais tarde.

Detalhes da parte de trás, com representações dos faróis. As partes em vermelho usam material transparente.

A transformação não é muito complicada. Só a parte das ombreiras pode causar confusão.


3. Ectotron (Modo Robô)


Visão de corpo inteiro. Vira um colosso, algo que poderia aparecer na versão em desenho animado para alegria do Ray, que gosta dessas coisas. Talvez o Egon pudesse construir algo nesse sentido...

Close da cabeça. O rosto é um tanto incomum, já que tem dois olhos e algo que parece uma boca, mas não tem nariz.

Na parte de cima existe uma peça que lembra os intensificadores de imagens usados pelos Caça-Fantasmas, mas ela não se move para cobrir os olhos.

Existem várias partes na cor cáqui, como os macacões dos Caça-Fantasmas. Inclusive tem uma plaquinha no lado esquerdo do peito com o nome do personagem.

As ombreiras são a parte da frente do carro e ficaram bem integradas.

As mãos não são totalmente fechadas.

Um ponto extremamente bem sacado foi os equipamentos do topo do carro se transformarem na Mochila de Prótons, o equipamento padrão dos Caça-Fantasmas. Quase dá para pensar que isso foi pensado desde o início, do Ecto-1 se transformar em um robô.

Detalhes das pernas. Os dissipadores de calor(?) em prateado chamam a atenção. A escada fica dependurada na perna direita. Como é feita de material maleável, não há risco de arranhar.

Um ponto interessante é que o pé tem um calcanhar na parte de trás.

O calcanhar é formado levantando a parte que seria a porta traseira.

Sem o calcanhar, o modelo não conseguiria se manter em pé. Essa atenção a detalhes e engenharia é elogiável.

O pescoço gira para os lados.

E graças ao mecanismo de transformação, consegue olhar para cima e um pouco para baixo.

Os ombros podem se erguer bem para os lados. E usando o mecanismo de transformação, se erguem mais ainda, embora fique estranho.

Só não consegue girar totalmente o braço para a frente ou para trás devido a interferência das peças das costas.

Existe uma articulação giratória no meio do braço...

... que consegue se dobrar bem com os cotovelos duplos.

As pernas se abrem totalmente para os lados, mas não muito para trás devido a interferência das peças das costas.

Existe uma articulação giratória na coxa.

O joelho só se dobra até 90°. E é irritantemente frouxo, o que dificulta na hora de colocar em pé.



4. Acessórios


Assim como nos Caça-Fantasmas, essa peça da Mochila de Prótons é removível...

... e pode ser empunhada como um rifle por um dos pinos.

Também pode ser segurado pelo cabo como no original, mas assim fica mais difícil de apontar, já que as articulações dos pulsos só se voltam para dentro.

O que não pode faltar em uma peça de Os Caça-Fantasmas: uma figura do Geléia. Curiosamente no desenho é dito que ele escolheu ficar para trás quando os fantasmas foram liberados, mas no filme é claramente mostrado que ele também seguiu os outros, comendo toneladas de salsichas. Talvez ele tenha resolvido voltar.

O rosto é baseado no filme e por isso não tem a mesma comicidade do desenho animado. Ele ficou tão popular que acabou ganhando seu próprio programa por um tempo.

Os braços são de material maleável. Os dedos têm rebarbas, mas que podem ser vistas como ectoplasma pingando.

O corpo é cheio de pelancas, com uma traseira protuberante como no original.

A parte de baixo é achatada e tem um conector.

Com isso é possível instalar em uma base com suporte (não incluída) para representá-lo voando ou flutuando.


5. Ação


Com o Peter da linha Playmobil. A escala não bate, mas dá para dar o clima.

Savin' The Day
(por alguma razão traduziram no LP como "Economizando o Dia"; e por alguma outra, está travada no Spotify).

Chamando reforços.

Equilibrando as forças.

Experimentando a Ulanzi (indicação de Adelmo Veloso, no Super AHAM!).

Quem vencerá?


E esta foi a apresentação do Ectotron, da linha Transformers Collaborative, feita pela Hasbro. Mais uma vez um item que parece o produto de um sonho. Algo com o qual ficaria empolgado se existisse em 1984. E fizeram esforços para que fosse o mais nostálgico possível incluindo a embalagem. Sendo assim, pretendo deixar dentro dela, pois esse é um daqueles itens que ficam completos quando colocados na própria caixa.

O modo robô foi muito bem pensado, incluindo os aparelhos do teto se transformando na Mochila de Prótons e o lançador de feixes. E houve um grande esforço para que a aparência do robô remetesse aos Caça-Fantasmas, como se ele fosse um dos membros.

As articulações são um tanto limitadas para o propósito, visto que ele não consegue apontar a arma segurando pelo cabo da forma original, sendo preciso usar um pino extra. E é difícil colocá-lo segurando com as duas mãos. Outro fator desabonador são os joelhos muito frouxos e que não podem ser ajustados. Sendo assim, manter a figura de pé em algumas poses é difícil.

Mesmo assim é um item fascinante. Algo que não pode faltar na coleção de alguém que gosta de coisas dos anos 1980. Uma variante com pintura que simula sujeira e uma cabeça diferente está disponível em algumas lojas do Brasil (na época em que esta matéria foi feita). Inclui uma revista em quadrinhos, mas a embalagem não é do tipo da Generation 1, mas sim um blister. E para saber mais sobre o Ectotron, tem esta matéria na Transformers Wiki.

Em tempo, Os Caça-Fantasmas tem um canal oficial no YouTube, que exibe episódios dos desenhos animados, assim como vários outros vídeos curiosos. Está em inglês, mas é bom para relembrar. E já deixo vídeos da personagem mais charmosa da série. Preferia a versão do desenho animado, mas a do filme tem um humor legal.





Realmente é aquele item que eu queria poder mandar para o "eu" de 1984. Mas para isso eu precisaria de uma máquina do tempo.



De uma máquina do... tempo...?


6 comentários:

  1. Nobre Usys! Que sensacional essa ideia da Hasbro em mesclar duas franquias que te encantam hehehehe!!

    O Ecto 1 em sua forma de carro não deixou nada a desejar em comparação a outros carros fabricados apenas nessa forma. Tudo foi muito bem calculado e a Nostalgia está presente em cada detalhe!

    Confesso que fiquei surpreso ao ver a Ulanzi ali no meio! Fico feliz que tenha seguido a sugestão e espero que tenha gostado do material.

    Muito legal poder ver Playmobil por aqui! A versão do Ecto 1 custa uma fortuna, assim como o Delorean, então fiquei só na vontade!

    Já estou ansioso pela apresentação do Delorean!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Adelmo!
    A sua sugestão foi brilhante! Comprei e não me arrependi! Vou usar para mais efeitos.

    Felizmente ganhei esses Playmobil de Caça Fantasmas de presente há alguns anos e também achei esse Homem de Marshmallow. Com isso deu pra fazer umas montagens. Só que pensei em fazer algo assim com o Delorean e caí se costas com o preço do kit com o hoverboard.

    Mas vou ver se improviso alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Show de review!

    Fazer um Ecto-1 Transformer é uma ideia genial! Adoro Caça-Fantasmas, e curti muito mesmo essa ideia. Até os detalhes na caixa ficaram legais, como esse logo com a geleia.

    Não conheço esse jogo do Apple ][, parece bem louco hehehe. Eu era viciado nos dois jogos do NES. Ainda não assisti o filme mais recente, mas achei As Caça-Fantasmas bem bacana, apesar das críticas. Os dois filmes antigos estão disponíveis no Star+.

    A versão carro está perfeita, as linhas não incomodam, o visual continua bem harmonioso. Mandaram bem demais na escultura e no acabamento.
    A versão robô tem muito estilo! Realmente, acho que o Ray ia pirar hehehe! Curti muito que o robô tem os Ecto Goggles, só uma pena que não se move para cobrir os olhos. E botar os detalhes com a cor do traje deles foi uma bela sacada. Quando eu vi a versão carro não imaginei que a parte de cima fosse representar a Mochila de Prótons, show demais!

    O Geléia não pode faltar, e ficou bem divertido. Esse material ficou ótimo pra convencer de que ele é um fantasma. E agora com o Ectotron os Caça-Fantasmas podem encarar o Marshmallow de frente, e a cena ganhou bastante impacto com a Super Luz do Super AHAM!!

    Que legal que já tem o DeLorean, que pelo visto também está show.

    Não sabia que tinha um canal dos Caça-Fantasmas! Tem bastante coisa, acho que vou aproveitar pra ver o Extreme, que eu só assistia um episódio que outro na TV. Só uma pena não ter a dublagem BR.
    A Janine é uma gracinha! É muito engraçado como ela "adora" o trabalho dela hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essas duas séries são de 1984, então ficou perfeito. É o tipo de coisa que eu ficaria pirado se visse na época.

      O jogo do Apple era simplesinho, comparado com os do NES. Era ir com o Ecto 1 em cada casa assombrada e pegar os fantasmas com armadilhas.

      Deu para ver que quem projetou gosta de Transformers e Caça Fantasmas. Para fazer algo tão bem sacado assim... Mas acho que assim já é caprichado o suficiente. Tem outro modelo com os Ecto Goggles e a máscara fechada.

      Essa dica do Adelmo foi de ouro! Vou explorar outras possibilidades.

      Queria ver esse das Caça Fantasmas. Deve ter por aí. Sinto que vou dar muita risada!

      Gostava da Janine do desenho, que era mais amalucada e louca pelo Egon. Mas a do filme tem um humor muito legal, sempre calma e fria. A parte do "sim, somos de verdade" é memorável!

      Excluir
  4. Sempre me impressiono com Transformers, fico imaginando o processo de criação para alternar os modos, O Ecto-1 apesar de não ter muitos passos não deixa de impressionar, o modo carro ficou espetacular, gosto dessa atenção aos detalhes. O modo robô ficou demais, transformar os equipamentos no teto do carro numa mochila de prótons foi perfeito. Ah, muito legal ver Playmobil por aqui também. Desejo um Feliz Ano Novo, com muita criatividade e sucesso aqui no blog e na vida! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      De vez em quando aparece algo de Transformers que é difícil de acreditar que existe. Como aquele Megatron que se transforma em um Mega Drive. E são altamente detalhados, caprichados. Só precisam de uns ajustes nas articulações.

      Playmobil é legal e me impressiono com os modelos apresentados na Estante do Yanker e no Super AHAM!. Só que são inesperadamente caros. Se comprar um, sinto que vou me afundar em dívidas. Vou deixar com quem é especialista no assunto.

      Agradeço mais uma vez sua visita!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html