quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Mensagem de Ano Novo



Feliz Ano Novo a todos os leitores do blog.



Usys 222
Casa do Boneco Mecânico



Estas fotos e esta matéria deveriam ter sido publicadas no dia de Ano Novo, porém não foi possível devido a circunstâncias fora de meu controle. Recebi a visita desta pessoa, que veio resolver algo que deixou pendente comigo há cerca de oito anos.


Felizmente, um homem chamado Koo Chan-sung intercedeu e negociou para mim um tempo extra. Só não foi dito quanto, pois o Sr. Morte é muito enigmático.


Falando sério agora, foi um ataque cardíaco logo depois de publicar a matéria do Ectotron, por mais irônico que possa parecer. Corri para o hospital e até cheguei a ter uma parada cardíaca, me deixando inconsciente por um dia inteiro. Mas deu tudo certo e estou me recuperando. Depois de tudo resolvido, tive que correr um pouco para fazer as fotos. Felizmente tinha a ideia e faltava apenas(?) realizar.


Não posso dizer que 2021 foi um ano bom. A produção do blog caiu bastante. Houve problemas fora do mundo virtual além desse, mas não foi só isso. Comecei a me sentir desmotivado. Vi que já há gente que faz o que eu faço, e até melhor e mais rápido. Encontrar novidades, algo que ninguém saiba ou tenha esquecido ficou mais difícil.

Aproveitando os 55 anos do Ultraman, escrevi várias matérias falando dos bastidores. Em especial de dois grandes diretores, Akio Jissouji, que descreveu com detalhes como foi a produção do seriado e deu um grande manual prático do Tokusatsu. E Toshihiro Iijima, humanista, idealista, que criou verdadeiros ícones da Cultura Pop Japonesa ao dar as ideias das poses mais conhecidas do Ultraman e o seu maior rival, o Alien Baltan. Mas ambas não tiveram tanta procura, apesar de divulgar ativamente, talvez por eu já estar chovendo no molhado...

O Nascimento do Ultraman

Consegui terminar um grande projeto que foi o de comentários semanais sobre Healin' Good♥Pretty Cure. Mas não pude fazer o mesmo com a série subsequente, Tropical-Rouge. Porque eu senti que não era necessário. Mais uma vez, havia gente que podia fazer o mesmo que eu e melhor. E agora admito que escrever matérias semanais sobre o desenho foi um grande sofrimento. A culpa não é de Healin' Good em si, que foi excelente e levou a cabo sua mensagem apesar dos contratempos. Mas por culpa minha mesmo.

Resolvi escrever conforme fossem liberados os episódios para o público não-assinante. E esse foi o meu maior erro. Pois tudo o que eu escrevia era algo que alguém já havia dito antes. Houve várias vezes em que estava com tudo pronto e ao ver alguma matéria ou vídeo que eu apresentava no final, percebia que era exatamente o que escrevi, até com as mesmas palavras, expressões e observações. E nessas tive que apagar tudo o que fiz e reescrever, para não parecer plágio.

Senti que não era necessário escrever. Bastaria colocar os vídeos de matérias de outros autores nas Matérias de Interesse. Mas também percebia que essas páginas e canais já tinham um raio de abrangência grande e não precisavam de mim para divulgar. Por isso também que parei com a própria seção Matérias de Interesse. Por estar, de novo, chovendo no molhado. A contribuição que eu daria para essas páginas e canais seria ínfima, insignificante.


Sinto que o grande sentido de um blog pequeno como este existir é o de fazer algo que outros não fazem. É o de não ser só mais um eco. De não ser só mais um na multidão, e adicionar conhecimento ou de fazer despertar curiosidades. Senão bastaria deixar para outros blogs e mídias com maior difusão fazerem o trabalho. De que adianta ser só mais um que fala a mesma coisa que outros? Que repete conteúdos? Nessas eu acabava protelando as coisas, devido a esses temores, deixando de lado o que deveria ser o meu ikigai...


Estava realmente com esses pensamentos negativos na cabeça. Mas o Super AHAM!, de Adelmo Veloso, completou seus sete anos. E vendo suas matérias passei a me questionar: o que é um blog? Como deve ser um? A resposta estava com ele.

É tão somente um espaço livre para se falar das coisas que se gosta. De mostrar seus trabalhos. Em que não é preciso se obrigar a nada ou se preocupar com visualizações. Nessa eu realmente me senti mais aliviado. Também vi dicas valiosas sobre como fazer fotos, algo que me deixou mais animado. Por isso, o Super AHAM! foi uma grande salvação e agregou bastante conteúdo para mim.

Aprendendo a usar um instrumento que conheci no Super AHAM!.

E no Anime Brilliant Blog, do Ronin, pude ter outra grande oportunidade de adquirir conteúdo. De ver coisas novas que eu não conhecia, com suas matérias semanais da série coreana Hotel Del Luna, em que pude ter contato com um estilo de narrativa totalmente diferente do que estava habituado. Gostei tanto que o começo deste texto tem muitas referências a essa série.

Com isso, Ronin inintencionalmente me convidou, me desafiou a sair da minha zona de conforto, como foi com o filme chinês Our Shining Days. Só que desta vez foi realmente revolucionário e agregou muito conhecimento sobre o show business coreano, algo pelo qual eu não tinha tanto interesse e nem sabia de nada. Não sei se vou ver algum outro K-drama, afinal cada episódio tem mais de uma hora de duração e fica difícil arranjar tempo. Mas estou disposto a aceitar novos convites e indicações.

Em tempo, peço que vejam Hotel Del Luna, se puderem. Está disponível na Netflix e é divertidíssima. Produção, direção, roteiro, interpretação, tudo de altíssimo nível com grande requinte.


Alexandre Nagado reformatou o Blog Sushi POP, com um novo layout e desta vez com domínio próprio. De lá, ele traz conteúdo altamente informativo, reescrevendo algumas matérias anteriores e apresentando algumas novas. Vi com ele a resiliência, a vontade de escrever, que não pode faltar em quem produz conteúdo.

Outros exemplos dessa resiliência foram a Estante do Yanker, que também retomou suas atividades depois de um longo hiato, e mesmo pensando em parar, apresentando figuras de forma concisa, mais uma coisa que tenho que aprender. E o NETOIN! de Carlírio Neto, que completou 15 anos desde sua estreia, com isso se configurando um dos blogs mais longevos no ramo.


Foi um ano difícil. Perdi o rumo várias vezes, tive dúvidas, fui realmente dominado pela Bruxa da Protelação, o que gerou sentimentos negativos. Talvez tudo isso tenha influenciado em minha saúde, culminando com o que aconteceu. Agora pensando bem, isso pode ter sido para me mostrar que a vida tem fim (especialmente a minha) e que protelar as coisas vai impedir que eu a viva plenamente, deixando de fazer o que gosto ou o que quero.

Em outras palavras, tenho que dar mais ouvidos a elas.

Mesmo assim pude levar a cabo a maioria dos projetos que anunciei no ano passado. Ao menos isso eu consegui. Houve poucas apresentações de figuras, é verdade, e tenho que pôr mais força nisso. Agora é obter ânimo e inspiração para continuar.

Figuras de uma série maravilhosa!

Agradeço a todo mundo que mencionei acima, mas também aos leitores, como a Escritora, com quem tenho várias conversas sobre as séries Ultra. Mel-chan, que forneceu desenhos lindíssimos para o blog. Ambas me dão várias amostras maravilhosas de suas artes. Ricardo Cerdeira e Bruno Seidel, que comentam nas matérias sobre Tokusatsu e que apesar de já terem uma enorme bagagem, se interessam e pesquisam. E a todos que lêem, mesmo sem deixar comentários. Obrigado a todos vocês pela sua paciência.


Muito obrigado!


Usys 222
Casa do Boneco Mecânico



12 comentários:

  1. Olá!
    Feliz Ano Novo! Duas montagens super incríveis, especialmente a da Hinata com Nyatoran em referência ao horóscopo chinês deste ano, o tigre.
    Imagino que você deve ter passado por um bocado de coisas nestes últimos dias. É um alívio saber que já está retomando suas atividades aos poucos, cuidando-se na medida do possível. Compreendo seus sentimentos com relação aos rumos do blog, e acredito que isto deve ser levado em consideração. Entretanto, quero lhe dizer que, apesar de existir tantos e tantos sites que, sim, também produzem conteúdos que podem ser semelhantes ou até iguais, eu ainda tenho predileção a vir aqui para ler. Não somente pelas informações exclusivas, mas pela admiração ao que você faz e é como pessoa.
    Não  temos o controle do que acontecerá com a gente. Mas, temos a habilidade de responder  àquilo que nos acontece. Fique bem! E obrigada pela menção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Melissa!

      Por incrível que possa parecer, era para ser só a foto com o Tiger Mask e o Tiger The Dark. Mas quando estava no hospital tive a ideia de fazer essa da Hinata com o Nyatoran. E só poderia fazer algo assim este ano. Por isso montei as duas.

      E agradeço por saber que estou fazendo algo de diferente afinal. Acredite, seu apoio foi muito importante. Não sou nenhum exemplo de pessoa, mas tento fazer o melhor.

      Essa é uma boa frase e um bom conselho! Realmente tem aquelas coisas que não podemos controlar, mas podemos fazer alguma coisa em relação a isso caso aconteça. Gostei mesmo! Vou guardar isso comigo, sim!

      Muito obrigado!

      Excluir
  2. Nobre Usys! Feliz ano novo, meu caro!

    Imaginei que tivesse acontecido algo bem sério com sua saúde, como nas outras vezes. Fico muito feliz que tenha superado e espero em Deus que você seja bem mais saudável em 2022.

    Foi emocionante saber que pude contribuir de alguma forma, ainda que eu mesmo tenha meus momentos de desânimo. Sem perceber, o Super AHAM! meio que encontrou a forma própria de ser, pois também fui deixando de fazer várias coisas que outras pessoas já faziam, e muito melhor que eu. Não acredito que a Casa seja inferior a essas outras plataformas, apenas possui um modo diferente de passar o conteúdo, mas como o nobre Nagado já mencionou: a forma escrita está ficando de lado por conta dos vídeos e podcasts. Por um lado, é uma coisa boa (você mesmo deixou isso claro na nossa matéria sobre as bancas de revistas).

    Mas tem coisas que só a gente mesmo pode fazer, mesmo na forma visual estática e escrita. E é isso que a Casa do Boneco Mecânico, Anime Brilliant Blog, Estante do Yanker e o Blog do Nagado são! Mais uma vez, sinto-me motivado a continuar com minhas histórias e pensamentos! Meu muito obrigado, caro Usys!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo! Feliz Ano Novo!

      Acredite, você me ajudou muito quando estava em dúvidas. Da validade de se manter um blog. Me esqueci de dizer, mas sou daqueles que não consegue acompanhar um vídeo ou podcast para aprender. Tenho que ler, por achar mais fácil de encontrar as referências depois em caso de dúvida ou quando não entendi alguma coisa. Ou ver uma foto com mais tempo para notar detalhes. Só que eu sinto que muita gente prefere o audiovisual mesmo, para ganhar tempo.

      Li depois uma matéria de um escritor japonês em que agora tem aqueles que vêem filmes e séries na velocidade 1,5X e pulam as partes sem diálogos. E vejo comentários de outras pessoas que dizem que não estão vendo essas séries e filmes e só acompanhando pelos vídeos de comentários. Sem ter contato direto com o original, em uma sanha de ganhar tempo diante da opulência de conteúdo. Isso me deixa um pouco preocupado. Mas entendo que é o jeito de cada um fazer as coisas, talvez devido à falta de tempo diante da opulência de conteúdo que estamos vivendo.

      Mesmo assim obrigado. Seu apoio já me ajuda muito. E pode contar com o meu para manter o seu blog!

      Excluir
  3. Caramba, o fim de ano te pregou uma peça e tanto! Visita do Sr.Morte é uma coisa assustadora! Que bom que você conseguiu se salvar e está se recuperando.

    Não fique desanimado, mesmo que tenha gente que faça algo parecido com o que você faz, cada um tem o seu próprio estilo e suas próprias palavras. Pode ter certeza que suas matérias tem sua própria identidade que se diferencia das outras, e ainda tem sua escrita muito fluida e com boa gramática, onde a gente vê o cuidado e dedicação pra escrever. É conteúdo de qualidade!

    Essa mensagem do Super AHAM! é realmente excelente! É bem isso mesmo, fazer o blog sem se preocupar demais. Acho que o blog deve ser um lazer, e não um dever (a não ser pra quem tem isso como principal fonte de renda). Por isso, não precisa correr para lançar matérias, é bem melhor fazer tudo com calma. Quando comecei as matérias de Hotel Del Luna também cheguei a pensar que tinha que correr com tudo porque a série já estava completa, mas logo vi que estava saindo do meu estilo e começando a fazer coisas com pressa, aí revi tudo e voltei ao ritmo normal, o que foi ótimo, pois do contrário acho que eu ficaria decepcionado depois quando fosse revisar as matérias e visse tudo escrito na corrida. Felizmente, agora posso olhar pra trás e ficar contente com o conteúdo, além de ficar muito feliz de saber que teve gente que acompanhou, e saber que você se divertiu tanto com a série e curtiu as matérias. Só tenho gratidão!

    Feliz Ano Novo! Que em 2022 você tenha muita saúde, inspiração, e tranquilidade! Tenho certeza que a Casa do Boneco Mecânico vai ter matérias maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Ainda bem que não foi a Mago Tolerância Zero, senão eu já tinha virado cinzas. Man-wol já teria me chutado pro outro lado da ponte do Rio Samdo na hora.

      Duro é quando encontro algo exatamente do mesmo estilo e palavras. Teve várias vezes que encontrei algo assim e ainda bem que foi antes de publicar para não passar vexame. E realmente quebro a cabeça para organizar o texto. Mas muitas vezes me canso no meio do caminho, pensando "quer saber? vai assim mesmo!" e publicando.

      As suas matérias sobre Hotel Del Luna são ouro puro! E foi melhor colocar como semanal também porque nem todo mundo consegue maratonar de uma só vez e acompanhar. É o meu caso. Nesse seu ritmo foi perfeito para poder ir a fundo em cada episódio. Essa indicação foi excelente!

      E Feliz Ano Novo, ainda que tenha me atrasado. Mas tenha certeza de que o seu Blog também é ótimo e estou fazendo de tudo para divulgar também. Torço por você!

      Excluir
  4. Escritora e uau! Muitas melhoras e desejando, novamente, um Feliz 2022.

    Caramba, não esperava ser mencionada, sou apenas uma mera leitora que quando encontra algo que curte, quer ir atrás. Graças ao blog passei a dar mais valor para a Franquia Ultra e Precure, mais pendente ao primeiro; como das figures, gosto muito de como trás informações e curiosidades, sem ficar restrito só a apresentar as mesmas. Pode ter tido poucas destas postagens em 2021, gostei muito das figures de "Kamen Rider Zero-One" e dos nendos de "Ojamajo Doremi". Senti falta dos ultras, claro que, houve muitas postagens pra compensar a ausência, os mangás de "Ultraman Choutoushi" foram os que mais curti de conhecer.
    De resto, grata por te conhecer e desejo tudo de bom para sua pessoa. Nos vemos por aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Uma leitora, mas com participação ativa. Ainda mais depois de ver amostras de seus trabalhos. Então tinha que mencionar, sim. E bom que gostou de Choutoushi. Essa é outra daquelas que achei que teria procura, mas não teve tanto. Talvez se lançassem no Brasil...

      Antes tenho que apresentar o Ultraman X. Porque sem ele não dá para fazer o Zero Beyond. Felizmente o Ginga, o Victory e o Orb já estão desencaixotados. Agora é conseguir disposição. Mas aprendi minha lição. Se deixar muito para depois pode ser que nunca mais consiga. O negócio é aproveitar a vida!

      Feliz 2022 e estou cuidando de minha saúde agora. Para poder retomar com tudo!

      Excluir
  5. Salve, Mr. Usys! Que 2022 seja um ano melhor e mais leve!

    Puxa, eu tenho tido semanas tão corridas (produção de um livro na reta final, visitas de ano-novo, afazeres do lar, blog, ...) que nem tinha passado aqui até hoje. Que susto deve ter sido, mas que bom que, assim como da outra vez, você foi duro na queda e aguentou!

    Eu não tinha vontade de voltar a escrever, mas meu "ikigai" é forte, mais forte do que tristeza, cansaço e aborrecimentos. E foi eu resolver a recomeçar meu blog (e demoraria mais de um mês até fazer isso), a simples resolução parece que já move coisas na vida. Veio um convite para escrever um livro, veio uma notícia sobre outro trabalho criativo que estava pendente, outro convite... É verdade mesmo a frase "Deus ajuda quem cedo madruga", que tem variantes em várias culturas e perante várias visões de mundo. O Universo conspira favoravelmente quando você se permite entrar no fluxo.

    Antes de nos reencontrarmos, eu havia descoberto este blog e ficava explorando os posts, atrás de informações e apreciando a forma da escrita. Pessoas assim são poucas, mas que vale a pena investir. A palavra escrita é preciosa, muita coisa um vídeo não vai atingir, por isso gosto das postagens daqui.

    Bom, é isso. Que as coisas se ajeitem bem na sua vida no mundo real, pois é lá que as cobranças são reais. Aqui, faça como eu, produza o que tem vontade. Alguém vai ler, e quando alguém inteligente gostar a ponto de comentar, isso é o que faz valer a pena.

    Grande abraço, se cuide e sabe que pode contar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado! E Feliz 2022!

      Bom ver que está retomando suas atividades e seus trabalhos de verdade. Espero que as coisas entrem nos trilhos e consiga reconquistar seu lugar.

      No meu caso vejo a escrita de modo mais prático. Como algo que dá para parar e ler várias vezes até entender e depois consultar. Palavra falada é um pouco mais difícil de pesquisar e encontrar o termo que estava procurando.

      O negócio é continuar escrevendo. Quem se interessar virá. Não sou o maior conhecedor das coisas, mas tenho alguns dados que podem ser úteis (ou não). Mesmo assim, sei que sempre tem alguém. E é nessas pessoas que vou focar e dar atenção.

      Excluir
  6. Nossa Usys, realmente as coisas foram tensas no seu fim de ano, fico feliz de tudo ter se resolvido da melhor forma.

    Acredito que essa desmotivação seja algo comum, questionar sobre os rumos do que fazemos sempre é bom, pois pode trazer uma nova visão sobre o que já estamos acostumados a fazer. Eu me mudei de cidade e infelizmente tive que deixar minha coleção, esse certamente foi um dos fatores que contribuiu pra quase deixar de postar definitivamente.

    Voltar a escrever e mexer com as fotos trouxe uma sensação muito boa, escrever e tirar fotos se tornaram tão parte do hobby como escolher e comprar uma figura nova. Enfim, vamos nos reinventando a cada dia, estarei sempre visitando e lendo os textos dos amigos da Resistência Escrita rsrsrs.

    Que os deuses te deem força, saúde e muita criatividade! Que 2022 seja um bom ano pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Foi bem inesperado, mas felizmente deu tudo certo. Pelo menos só perdi a segunda-feira.

      A desmotivação domina mesmo algumas horas. E uma pena que teve que deixar a coleção para trás assim. Algo que construímos algumas vezes por anos. Realmente é desanimador. Mas ainda bem que conseguiu recuperar seu fôlego e escrever. Embora não use a escrita por ideologia, mas simplesmente por ter uma voz horrível e uma cara pior ainda.

      Agradeço mais uma vez! E torço para que as Divindades estejam do meu lado. Como estiveram agora. Ou melhor, ajudando a todos nós!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html