domingo, 4 de fevereiro de 2024

Wonderful Precure! - Primeiras Impressões

Saudações.

Wonderful Precure!, a mais nova série da franquia estreou na Crunchyroll. Abaixo segue um resumo e impressões do primeiro episódio.

Tela-título na abertura.

Roteiro: Yoshimi Narita
Direção de Animação: Katsumi Tamegai e Hanao Iida
Storyboards: Masanori Sato
Direção: Yuuna Hirosue

Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.
Obs. 2: uso os nomes e termos da tradução da Crunchyroll, que podem ser diferentes de matérias anteriores.


Esta é a Cidade Animal, um lugar onde os humanos e os bichos convivem em harmonia. Lá mora Iroha (Atsumi Tanezaki) e sua cachorrinha, Komugi (Maria Naganawa), sendo que todos os dias as duas saem para passear. Um dia, surge um estranho ser chamado Garugaru que ataca o parque em que elas estão brincando. Um menino e seu cachorro não conseguem fugir e Iroha então atrai a atenção do monstro para si afim de salvá-los. Mas ela é logo encurralada pela fera e nessa hora, o desejo de Komugi de salvar Iroha produz um milagre...


Vida de Cão

A primeira coisa a se notar é a habilidade de escrita de Yoshimi Narita, sendo que logo no primeiro episódio já dá para saber como é cada personagem, suas circunstâncias e as relações entre eles, além de dar um panorama da cidade.

A protagonista é Komugi, a cachorrinha de Iroha. Toda a história é contada pelo ponto de vista dela. De fato, ela não aparece só em uma cena, sendo que está presente em todas as outras. E ela é 100% cachorro. Age como um, se comporta como um e pensa como um. Komugi fica ansiosa para passear a ponto de acordar antes do sol sair e chamar Iroha para levá-la de uma forma que quase todo dono de cachorro já experimentou. A cachorrinha também fica triste quando sua dona tem que sair sem levá-la e fica observando pela janela ansiosa para ver quando ela volta.

Aqui se vê que as equipes de animação fizeram uma boa pesquisa. Especialmente na cena em que Komugi tem um pesadelo em que Iroha a deixa para trás para brincar com suas amigas humanas. Ficar de barriga para cima mexendo a boca e as perninhas é bem de cachorro mesmo quando está sonhando. Esse trabalho de animação é o outro ponto a se notar.

Maria Naganawa faz um bom trabalho de interpretação, pois consegue mostrar como Komugi se sente sem palavras, só com latidos, grunhidos e ganidos. Dá para ver quando ela está alegre, quando está triste ou com medo, mas mesmo assim querendo defender sua dona quando encara o monstro.

E quando ganha uma forma humana e passa a falar, tem um quê de "criança selvagem", o que é condizente com a personagem. O jeito de falar realmente é de alguém que acabou de aprender o idioma dos humanos, com frases simples. Como quando diz ao monstro que "vai ficar sem biscoito", o que é um pesadelo para um bicho de estimação. Pelo tom de voz dá para ver que é bem brincalhona mesmo, um filhote.


Uma Menina Comum

Por outro lado, Iroha é uma menina comum e é mostrado o seu gosto por animais. Também dá para ver que ela tem um bom condicionamento físico, pois é chamada para ajudar o time de vôlei (para tristeza de Komugi) mesmo sem ser membro titular, assim como Yui, de Delicious Party!, Elena de Star☆Twinkle, e Mana, de Doki Doki! também faziam. Pelas suas palavras, dá para ver que ela não pensa muito e não liga para detalhes, quase se esquecendo de seus compromissos.

Iroha tem ainda um lado heroico, pois ao ver um menino e seu São Bernardo que não conseguiram fugir, a menina chama a atenção do Garugaru, que o persegue. Aqui vemos mais de seu condicionamento físico ao correr da fera, lembrando Sora, de Soaring Sky!. Ou seja, teria todos os requisitos para ser a Cure principal.

Dá para ver também como é a casa de Iroha, a Friendly, uma clínica veterinária com tosa, como a de Hinata de Healin' Good, inclusive com um campinho de exercícios para cachorros. E somos apresentados a seu pai, Tsuyoshi, um titã de olhos fofinhos e bom coração, que além de ter músculos hipertrofiados, é bom de cozinha e usa um avental, tendo o rosa como sua cor favorita. Ele não é interpretado por Takuya Eguchi, como eu esperava, mas sim por Hiroshi Shirokuma, o que é uma grata surpresa pois ele foi o Chongi-re em Tropical Rouge!, um personagem com um porte físico e de certa forma um papel bem parecido com o do pai de Iroha. Quase uma forma humana para o chef de cozinha da Bruxa da Protelação.

Tem também sua mãe, Yoko (Yuuki Kodaira), de aparência jovem e muito bonita, que fala com Komugi como se fosse sua outra filha. Exatamente como alguns donos de cachorros fazem. Só daqui dá para ver como é sua personalidade, como uma boa mãe e provavelmente é a dona e veterinária principal da clínica.

Atsumi Tanezaki mostra mais uma vez sua enorme gama de interpretação, pois Iroha não soa nem um pouquinho como Anya ou Frieren. A voz ficou bem consistente com sua personagem, uma estudante comum do 2º Ano Ginasial, ao invés de um menino-herói ou uma criança com poderes telepáticos ou uma elfa feiticeira cuja idade pode ser contada em milhares de anos.


O Segundo Homem?

Outro personagem de destaque é Satoru Toyama, com seu coelho, Daifuku. Logo dá para ver que ele é do tipo "cientista", sempre estudando e se questionando sobre as coisas e o porquê delas serem como são. Dá para notar que ele tem uma queda por Iroha, quando ele fica vermelho ao ouvir que ela fez um pedido para que eles caiam na mesma classe, pois isso não foi possível no ano anterior. Isso indica ainda que eles se conhecem de longa data, talvez da infância.

Para interpretar Satoru foi escolhido Takuma Terashima, o que foi mais uma grata surpresa, superando as minhas expectativas sobre quem lhe daria voz. Pois Terashima é o Ultraman Taiga, que disse que a forma Rainbow do herói é porque ele é o Ultra da Diversidade. E se as previsões de muitos de Satoru se tornar um Guerreiro Adicional no meio da série, como o Tsubasa/Cure Wing, de Soaring Sky!, Terashima será o segundo homem a interpretar um Ultraman e um Precure, como foi com Raiga Terasaka, o Kengo/Ultraman Trigger, que se tornou Kouga/Cure Kagura em Dancing☆Star.

Daifuku ainda não falou nada e só fica parado, com algumas interações com Komugi. Mas mais de sua personalidade deve ser revelado ao longo da série.


Vida de Gato

Temos ainda Mayu Nekoyashiki e sua gata Yuki, que acabaram de se mudar para a Cidade Animal e se instalaram em uma casa que será a loja Pretty Holic, mais uma vez marcando presença em Precure. E Mayu é bem diferente da primeira impressão que tive ao ver sua ilustração. Achava que ela era do tipo "garota misteriosa", calada, que só fala com animais, com um coração quente e bondoso.

Aconteceu que na verdade ela é extremamente tímida, pois ao ver pela janela que Komugi e depois Iroha a notaram, logo se escondeu, com um quê da Kokone, de Delicious Party. Nisso ela leva uma literal patada de Yuki, que aparentemente é quem dá as cartas na dupla, e tem aquele ar de superioridade típico dos gatos, mas faz isso pensando em sua serva dona (acho). Em suas expressões faciais ela parece afrontar Mayu, como que dizendo "será que consegue mesmo fazer amigos?" ou "está falando para mim ou para você mesma?" ou "aí, ta vendo?". E os movimentos são bem pesquisados também, sendo que dá para reconhecer vários trejeitos de gatos nela, especialmente quando recebe um cafuné, mostrando que é manhosa.

Mayu é interpretada por Reina Ueda, que foi a Akane em SSSS.GRIDMAN e no especial de cinema GRIDMAN UNIVERSE. E Yuki é feita por Satsumi Matsuda, que foi uma das Irmãs Guts na segunda temporada de Kaiju Girls. Matsuda tem uma irmã gêmea, Risae, que foi a outra Alien Guts no mesmo desenho, e as duas têm um canal de Tokusatsu no YouTube em que comentam os episódios da semana das séries Ultra, Kamen Rider e Super Sentai. E são comentários inteligentes, levantando pontos interessantes. Satsumi é realmente fã de Tokusatsu e entrou no ramo com o sonho de contracenar com o Kamen Rider Den-O.

Nas séries Precure, Matsuda foi Beryberie na série anterior, Soaring Sky! e também foi Touji, o irmão de Chiyu/Cure Fontaine em Healin' Good. Em tempo, já tinha sido anunciado que Ueda seria a Cure Lillian e Matsuda a Cure Nyammy (fato comemorado por Natsu Yorita, a Chiyu), então já não há mais dúvidas em relação às suas identidades secretas. Ou melhor, não havia nenhuma intenção de esconder.


A  Lenda da Cidade Animal

O local é chamado de "Cidade Animal", o que implica que não é seu nome verdadeiro. E logo dá para ver por que ela tem esse apelido, pois existem animais por todos os lados e aparentemente todos os seus habitantes têm um bicho de estimação.

E ela tem uma lenda local, da Pedra Espelhada, que apesar do nome não reflete imagens, mas apenas luz. Porém ao se fazer um pedido a ela e a imagem da pessoa se refletir, esse desejo se tornará realidade. E é o que acontece quando o reflexo de Iroha e Komugi aparece por um breve instante.

No parque, Komugi encontra uma pequena pedra de formato peculiar e que parece ser do mesmo material da Pedra Espelhada. E é essa pequena pedra que se torna o (estojo de) Pó Maravilhoso e permite que a cachorrinha se torne humana e depois a Cure Wonderful. Essa cena, em que Komugi toma sua decisão é feita de forma emocionante, com ela com lágrimas nos olhos e as pernas tremendo. Mas mesmo assim, correndo em direção a Iroha, latindo, desta vez dando para ouvir que ela chama o nome de sua dona. E é essa a primeira palavra que ela fala na língua dos humanos.

O estojo tem um espelho e assim acaba fazendo sentido o artefato ter se originado do que parece ser um fragmento da Pedra Espelhada. Ainda mais considerando que se acredita no Japão de que o cachorro é um espelho de seu dono.


Vamos Brincar!

A cena de luta é bem diferente das outras séries Precure de até agora. Ou melhor, o certo seria chamar de "cena de ação", pois apesar de ser bem movimentada ela não tem socos, chutes ou arremessos. Parece mais um enorme jogo de pega-pega, com Komugi se desviando das investidas do monstro, que foge ao ver que não tem chance, e desta vez é ela quem o persegue. Ou seja, a sua frase de efeito de "Vamos Brincar" faz sentido. E o único poder especial que ela manifesta é algo parecido com o Escudo de Patinha dos Animais da Cura de Healin' Good. Algo para proteger, e não atacar.

Outra novidade é que Komugi não usa um golpe especial para purificar o monstro, mas apenas o abraça, dizendo palavras calorosas, o que o liberta de seus grilhões e faz com que retorne à sua forma original, que parece ser um Mascote em forma de carneiro. É uma medida bem razoável não dar um ataque individual, pois muitas vezes acaba sendo ofuscado pelos golpes em conjunto e ficando para escanteio. Pode ser que haja um quando elas conseguirem o novo item que virá mais tarde.

Interessante que isso não foi anunciado como uma característica da série, como quando tiraram os ataques físicos de PreALa, que passou só a usar as Energias de Creme de Kirakiral. Foi uma grande surpresa que decepcionou alguns, mas vejo como uma inovação que casa bem com o contexto, já que a intenção é salvar o animal e não derrotá-lo.


Mistérios e Mistérios

Desta vez não é mostrado um "vilão". Tem apenas uma cena de um outro mundo em que seus habitantes foram transformados em ovos de trevas, que acabaram indo parar no mundo dos humanos e acabam dando origem aos Garugaru. Não há informações de quem está por trás disso ou por que.

Esse é um padrão nunca antes visto nas séries Precure, pois logo aparecia pelo menos algum dos "generais", que muitas vezes se torna o rival da Cure principal. Em Soaring Sky! foi optado por dar menos tempo de tela aos vilões e focar mais nas Cures e pelo visto vão seguir com essa linha, porém levado a extremos desta vez. Ou quem sabe o Mascote carneiro, chamado de Meh-Meh nos créditos, saiba de alguma coisa.

De qualquer jeito, quem ou o que quer que esteja por trás disso não tem boas intenções, ao julgar que a máscara e os pesos nas pernas eram realmente instrumentos de contenção, de escravidão, que se desfizeram quando Komugi abraçou o monstro, amansando-o.

Nesse outro mundo, provavelmente o "Jardim do Sorriso" (nome provisório, já que ainda não foi traduzido), existe uma enorme rocha que também parece ser feita do mesmo material da Pedra Espelhada, porem foi rachada. E Meh-Meh, em suas últimas forças, menciona alguém chamada "Niko", talvez a Deusa ou a Rainha do lugar, assim como o que talvez seja "Precure", o que indica que é uma lenda desse povo. Daqui surgem vários mistérios a serem resolvidos.


O Início Marauvilhoso

No total foi um episódio altamente satisfatório e promissor. Fico ansioso em ver como a história e os personagens vão se desenvolver, assim como suas interações futuras. Deu para ver bastante potencial nesse sentido.

E foi algo bem incomum também, pois Iroha tinha todas as características de uma Cure principal, mas quem se transformou foi Komugi. Me faz pensar no que aconteceria se Iroha tivesse levado a pequena pedra consigo ao tentar salvar o menino. Mas pela prévia do próximo episódio, ela também vai ter sua chance de ser Herói ao enfrentar o que parece ser um Garugaru avestruz (pode ser uma ema).


Considerando que Komugi tem uma forma humana, é natural achar que Yuki também terá uma, talvez a silhueta atrás de Mayu na abertura. Iroha também terá de ser muito criativa para explicar essa situação a seus pais, embora nem ela mesma acredite no que aconteceu. Ainda assim dá a impressão de que eles nem vão se abalar se Iroha contar exatamente o que aconteceu.

Pelo que dá para ver também, o principal será salvar os Mascotes que foram corrompidos, e ao salvá-los elas ganharão novos poderes. A luta contra os Garugaru não será violenta, sendo necessário capturá-los, como é mostrado na abertura, já que eles são inocentes e não merecem ser agredidos. Se elas vão usar socos e chutes, provavelmente será nos vilões que fizeram isso com os Mascotes.

E tem cheiro de romance no ar, o que terá meu apoio, pois Satoru se mostrou uma pessoa digna. Alguém como Coco, Seiji ou Takumi. Torcendo também para ele ser o novo Cure no meio do caminho, com Daifuku.

A tradução da Crunchyroll foi competente, especialmente a frase de efeito de Iroha (e Komugi), que ficou "marauvilhoso". E optaram por deixar como "Garugaru" mesmo o nome do "monstro da semana" ao invés de dar algum outro. Não se sabe se irão mudar no meio do caminho como aconteceu em Tropical Rouge!, em que o Yarane-da virou Kero-Não. E na transformação a parte que diz "Três! Dois! Au!" teve que ficar assim mesmo, pois o original seria "Three! Two! Wan!", sendo que "Wan" seria um trocadilho da onomatopeia usada em latidos (o nosso "au") com "One". Então não tem outro jeito de traduzir.

A variedade de legendas aumentou, visto que agora conseguiram a licença para exibir a série na Europa, o que ajudará a divulgar as séries Precure para mais pessoas.


Foi bom ver que teremos mais um ano com as séries Precure. E mal posso esperar para ver o que virá depois.

5 comentários:

  1. Escritora já ciente que teríamos uma primeira impressão da estreia de "Wonderful Precure" e que, enfim, temos aí pra ver. Foi uma estreia bem divertida e deu pra ver que vamos ver algo mais diferente do habitual, com a personalidade que a franquia carrega nas costas.
    Pois é, quem diríamos que íamos ver Taiga nesta obra: pronto, agora se junta ao Tregear no rol masculino de personagens em Precure. Vejamos se farão arte com isso, porque o Takumi quase sucumbiu ao Tregear numa destas, certeza que vá ter isso. Filme do Mario que o diga...

    Sorte nossa que aqui são aliados e não sei se reparou, Satoru lembra o próprio seiyuu, pois ambos usam óculos e outra, esta notei: só pode ser coincidência demais, o protagonista de "Tensei Shitara Slime Datta Ken", antes de virar slime era humano e bem, o nome humano era Satoru e quem dubla este é o próprio Taiga, sacou a zoeira?! Alguém da produção deve gostar muito de Tensura, só pode!!! E lá o cara também canta, pois aí que o conhecia e não faz ideia do susto e choque de saber disso: quem diria, hein...

    Num geral, bom episódio inicial e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Realmente o Satoru é parecido com o Terashima. E torço também para que tenha uma character song dele, senão vai ser muito desperdício.

      Pensando bem talvez seja melhor o Satoru não se encontrar com o Takumi, apesar dos dois aparentemente terem um papel parecido na história. Senão vai dar uma tremenda briga.

      Excluir
  2. Purificar os monstros com abraço? Ultraman Cosmos adoraria conhece-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luis "Duff" Paulo!

      Resta ver como vai ser com os vilões, se elas vão passar a enfrentá-los, como o Cosmos no Corona Mode. Mas vai ser mais surpreendente se aquilo que aconteceu no mundo dos Mascotes tiver sido algo natural e não pela mão de alguém com más intenções.

      Excluir
  3. Curti bastante a estreia, interessante ver como a personalidade na "azul" da vez é bem diferente do esperado, sobre essa nova abordagem, espero que seja bem desenvolvida tal ideia de salvar os bichinhos, mas já espero críticas dos fãs mais chatos, a produção deve estar guardando a trocação de socos nos vilões causadores das coisas ruins da vez, vamos ver no que isso vai dar.

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html