domingo, 15 de maio de 2011

Ultra Act: Ultraman Tiga Sky Type & Tiga Dark

Saudações.

Hoje a apresentação não vai ser muito criativa. Teremos as versões Ultra Act do Ultraman Tiga Sky Type e do Tiga Dark.


"Tiga" na língua da Malásia e da Indonésia, significa "três". Esse nome foi dado ao herói devido à sua habilidade de redistribuir suas forças e assumir três formas diferentes: a Multi Type, equilibrada, a Sky Type, mais ágil e rápida, mas mais fraca e a Power Type, mais forte, mas mais lenta. Uma transformação semelhante foi vista em Kamen Rider Black RX e Tiga seria o primeiro Ultraman a utilizar esse recurso.


A forma Sky Type traz o Ultraman Tiga totalmente em azul com tom de roxo. Os Ultras azuis existiam em conceitos, mas Tiga seria o primeiro desse tipo a aparecer na televisão. Como foi dito antes, essa forma é voltada para velocidade e agilidade, mas carece de força. Talvez por essa razão, ela foi a forma menos usada no seriado, visto que a maioria dos oponentes eram monstros que usavam força bruta e eram altamente resistentes. Mesmo assim, essa forma foi bastante útil contra inimigos humanóides como o Kyrieloid.


O conteúdo da caixa. As mãos são iguais às do Multi Type. As únicas peças diferentes são duas das mãos com efeitos de raios e essa versão não vem com a barreira.


Visão de corpo inteiro. Trata-se de uma recoloração direta da Multi Type, mas as linhas que eram vermelhas aparecem como moldes no peito. A coloração na verdade tende mais para o roxo, mas a minha câmera não consegue pegar direito essa cor e a transforma em azul.


A pose de luta da Sky Type é com as duas mãos abertas.





Como é de se esperar, o modelo é bem articulado e é possível representar os vários chutes do Ultraman Tiga, inclusive a descida de calcanhar no ar e o chute anti-aéreo usado para derrubar Melba, um dos primeiros monstros.


Uma das peças de efeito é a do Hand Slash, igualzinha à da Multi Type. Seria melhor se fizessem a versão deste modelo com a mão esquerda.


Esta peça de efeito simula o Tiga Freezer que, como seu nome diz, é um raio que explode no ar, liberando um gás que congela o inimigo. Foi usado pela primeira vez contra o Kyrieloid.


Outra peça é esta para representar a bala de luz Rambart, usada no primeiro capítulo para destruir o Melba. Pode não parecer, mas é um raio de altíssima velocidade.


A peça é longa e muito bonita, parecendo gelo. A mão direita é grudada na peça e a parte que parece energia fluindo não é fixa à mão esquerda como pode parecer. A peça não é plana, parecendo uma lança.


Comparação com o Multi Type. Apesar de ser apenas uma recoloração, a impressão é bem diferente.


Este modelo traz uma correção na articulação do pescoço, que desta vez é mais flexível. O Multi Type só consegue inclinar o pescoço até a posição das fotos acima.


Com isso a pose de vôo fica um pouco melhor.


Eu não havia notado antes, mas a luz de aviso do Ultraman Tiga não é totalmente esférica como nos Ultras clássicos, mas tem detalhes que fazem com que pareça uma pedra. Ela também pode ser trocada por uma peça que simula o vermelho piscante.


Na minha opinião, um dos atrativos do seriado é a beleza visual. No episódio em que o Kyrieloid II derrota o Ultraman, todas as pessoas da cidade vêm para fornecer luz ao herói. Quando ele se levanta, a câmera pega um cartaz com um relevo semelhante À Criação de Adão, um detalhe do teto da Capela Sistina pintada por Michelângelo. Tiga se levanta exatamente como o Adão da pintura.


A primeira leva vem com esta miniatura do avião da GUTS equipado com o sistema experimental Maxima Over Drive, sob o codinome de Snow White.


Só para variar, a caixa é detalhada, apesar de pequena. Mas diferente do GUTS Wing 1, a Snow White não está programada para sair na série UMW.


O modelo em si também é bem detalhado, com vários detalhes esculpidos.


Comparação com o GUTS Wing 1. Podemos notar várias semelhanças, o que dá a entender que se trata de uma versão aperfeiçoada com um propulsor mais poderoso. No seriado, o veículo é pilotado por Rena.


O modelo foi apresentado pela primeira vez no festival Tamashii Nations e exposto como na foto acima, recriando o episódio 50 "Take Me Higher", na qual Tiga e Rena perseguem o monstro Zoyger. Também é neste episódio que Rena percebe que Daigo é o Ultraman Tiga.


Infelizmente esse episódio não foi passado aqui. A série foi cancelada pela Record antes dos últimos quatro episódios (inclusive aquele com o primeiro Ultraman). Bom, isso de não passarem os últimos episódios (infelizmente) era quase uma tradição na época nas emissoras brasileiras.

Vamos passar agora para o Tiga Dark.


Dois anos depois do final do seriado foi feito o filme Ultraman Tiga The Final Odyssey e revela mais detalhes sobre o passado do herói. No filme, três estátuas semelhantes ao Ultraman Tiga são descobertas nas ruínas de R'lyeh. Essas estátuas na verdade são os Gigantes de Trevas, Camila, Dahram e Hydra, que foram selados há trinta milhões de anos pelos Gigantes de Luz. Os três gigantes acabam despertando e ameaçam trazer as trevas de volta à Terra. Mais tarde é revelado que Tiga originalmente era o mais forte dos Gigantes de Trevas e namorado de Camila, mas despertou para a luz após ser convencido por Yuzare, a comandante da Força de Defesa Estelar da Terra e ancestral da capitã Megumi Iruma, líder da GUTS. Tiga teria conseguido seus poderes após absorver a força de Dahram, a velocidade de Hydra e a energia das trevas de Camila, transformando tudo isso em luz.


Camila tenta convencer Daigo a juntar-se a eles e lhe entrega um artefato chamado Black Spark Lens, uma versão negra do artefato que ele usava antigamente, mas que se transformou em pó no último capítulo do seriado. No entanto, ao usá-lo, Daigo assume a forma do Tiga Dark. Ainda, por ter se transformado em um Gigante de Trevas usando o coração da Luz, ele não consegue utilizar todas as forças que ele tinha quando era o Ultraman Tiga. Por causa disso, ele tem dificuldades para enfrentar Dahram e Hydra, mas ao absorver os raios deles e transformá-los em força de luz, Tiga recupera parte de seus poderes, semelhantes ao Sky Type e ao Power Type. Ao proteger Rena de Camila, Daigo finalmente retoma os poderes do Ultraman Tiga, convertendo seu amor por Rena em luz.


O conteúdo da caixa. É quase igual ao Multi Type, mas vem sem a barreira. Em seu lugar, vem uma peça de efeito extra.


Visão de corpo inteiro. Ele é totalmente preto e as partes em prateado são mais escurecidas. Denota um Gigante de Trevas, mas no filme, isso é mais uma "forma branca" sem poderes e não o lado mau do Tiga como pode parecer.


As articulações são bem mais duras que os outros modelos. Isso se aplica aos tornozelos também, o que faz com que seja difícil deixar o modelo de pé sem o auxílio de um suporte.


No filme, essa forma não pode usar raios, mas a Bandai resolveu imaginar como seria se ele pudesse. O Hand Slash tem uma coloração mais quente em contraste à versão "normal" que é azul.


Essa peça que simula a concentração de luz é uma das razões por eu ter comprado esse modelo. A peça é colocada no lugar da luz de aviso.


Assim como o Hand Slash, o raio Zepelion usa cores quentes. O jeito de colocar é igual à versão "normal".


A peça de efeito pode ser usada nas outras formas sem problemas.


No começo do filme, Daigo usa o Black Spark Lens e se torna o Tiga Dark, o que lhe causa surpresa.


O choro de uma criança o atormenta e então...


... ele faz algo que um Ultraman não pode fazer de jeito nenhum. Felizmente é só um pesadelo de Daigo.


Comparação com o Multi Type. Mais uma vez a cor faz uma tremenda diferença.


A primeira leva do Tiga Dark vem com um suporte especial, a outra razão por eu ter comprado esse modelo.


Apesar de ser um brinde, o suporte é bem caprichado. A base tem uma estampa que lembra o peito do Ultraman Tiga e vem com vários suportes e extensores.


Montado ficaria assim.


O suporte vem com uma garra para segurar o Ultraman. A garra tem até um "descanso" no meio para apoiar a figura.


A base do suporte tem uma articulação com catraca, o que lhe dá bastante firmeza.


Suportes extras podem ser colocados em buracos na parte da frente da base que normalmente são fechados por tampas.


Sem os extensores é possível colocar o Ultraman voando junto com os aviões.


Usando garras do di:Stage é possivel colocar três Ultras voando em formação.


Existe outro buraco no meio da base.


O suporte pode ser usado para colocar a figura em pé também.


O ideal é deixar os aviões junto.

E assim tivemos a apresentação do Ultraman Tiga Sky Type e do Tiga Dark. Como se tratam de recolorações, é um pouco difícil de recomendar para quem não é fã do Ultraman Tiga (o Tiga Dark em especial). Apesar de uns problemas na pintura, a qualidade é boa e os fãs não vão se decepcionar. O suporte que vem na primeira leva do Tiga Dark é perfeita demais para ser um brinde. Na verdade, queria que colocassem em todos os modelos da linha, mesmo que só na primeira leva, assim como os aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html