sábado, 16 de junho de 2012

Saint Cloth Myth EX Leo Aiolia

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Saint Cloth Myth EX do herói Aiolia de Leão, feita pela Bandai. 

Esta apresentação foi feita para uma amiga minha. Espero que ela goste (e não quebre a minha cara depois de ver isto).

Obs: Apesar de na embalagem o nome do personagem estar escrito como "Aioria", utilizo a romanização com "L", pois acredito que a origem do nome venha da ilha de Aeolia (Aiolia), mencionada na Odisséia, onde viveria o Deus do Vento Aeolos (Éolo ou Aiolos).


Aiolia de Leão é um personagem do desenho animado japonês 聖闘士星矢 (SAINT Seiya), feito pela Toei Animation e baseado na série em quadrinhos de mesmo nome escrita por Masami Kurumada e publicada na revista semanal Shonen Jump de 1985 a 1990. O desenho só foi exibido no Brasil em 1994, sob o título de "Cavaleiros do Zodíaco", fazendo um sucesso estrondoso e por isso não preciso entrar em detalhes sobre ele. Por isso, os termos usados aqui levam em consideração que todos os que estão lendo isto já viram o desenho.


Aiolia é um dos meus personagens favoritos no desenho. Ele possui uma grande força, e bondade de mesma proporção, os requisitos para se ser um herói. Ironicamente, as cenas do personagem que mais me marcaram não aparecem na versão original em quadrinhos, mas apenas no desenho animado. Uma delas é a cena em que ele aconselha o então pequeno Seiya e o incentiva a continuar o treinamento, mostrando-se um personagem adulto e amadurecido. Nos quadrinhos, é dada mais ênfase à sua força como um dos Cavaleiros de Ouro mais poderosos e ele é retratado como um personagem que se deixa levar pelas emoções, sem pensar muito. Na versão em desenho animado, também é mostrado que existe um romance entre ele e Marin, a mestra de Seiya, (o que não acontece na versão em quadrinhos) e dá mais humanidade ao personagem. Isso também se aplicava aos outros personagens, que pareciam ter uma "vida" fora das batalhas e os laços de união entre Athena, ou melhor Saori, e os Cavaleiros de Bronze eram melhor explicados no desenho animado. Aparentemente, havia uma discordância entre Kurumada e a Toei sobre o desenrolar do desenho, o que gerou várias divergências com a versão em quadrinhos. Mais tarde, se usou um modelo mais fiel ao original, embora pelas razões acima, eu pessoalmente hesite em dizer que isso é uma melhoria.


Saint Cloth Myth é uma linha de modelos baseada nos brinquedos da época em que o desenho era exibido, no qual era possível equipar os bonecos com armaduras que tinham peças em metal, mas não eram representações fieis devido às limitações tecnológicas de então. A linha Saint Cloth Myth surgiu em 2003, apresentando modelos que além de serem mais fiéis ao desenho, podiam ser equipados com armaduras com peças em metal como os brinquedos antigos, o que fez a alegria dos fãs. E a linha EX surgiu, trazendo melhorias nos projetos das armaduras e modelos mais articulados com mais peças de expressão, que conseguiam chegar mais perto ainda dos originais. Isso gerou controvérsia entre os fãs, afinal se tratava de um produto caro e muitos já haviam completado a coleção anterior.

Curiosidade: A tecnologia usada nos brinquedos de Saint Seiya foi utilizada pela Bandai nos robôs dos seriados Super Sentai. O primeiro a usar essa tecnologia foi 超獣戦隊ライブマン (Choujuu Sentai LIVEMAN, ou "Esquadrão das Super Feras Liveman), no qual surge um segundo robô, o Live Boxer, que se divide em peças extras para o primeiro robô, o Live Robo, formando o Super Live Robo. Essas peças eram ombreiras, luvas, uma placa peitoral, peças para as pernas e um capacete. Ou seja, algo bem parecido com as armaduras dos Cavaleiros.


A embalagem tem o formato de um cubo, como que representando as urnas usadas para guardar as armaduras como no desenho.


O número de peças é simplesmente enorme. Mas a grande maioria são para formar a armadura, sendo que não vem nenhuma arma. Isso é obvio, pois os Cavaleiros basicamente lutam sem armas, salvo algumas exceções.


Visão de corpo inteiro. Como o modelo foi feito tendo em mente a proporção com a armadura, o formato é bem estranho.


Mesmo assim, ele tem detalhes esculpidos que lembram músculos.


"Close" do rosto. O estilo é mais próximo da versão em quadrinhos, do que dos capítulos iniciais do desenho, no qual ele lembrava um personagem de Lady Oscar (no original ベルサイユの薔薇 VERSAILLES no bara, ou "A Rosa de Versalhes"). Isso foi porque o "Character Design" do desenho foi feito por Shingo Araki, que trabalhava com isso desde os anos 1970 e colocou muito de seu estilo nos personagens.


A troca de expressões é próxima das linhas figma e Revoltech. O problema é que a franja é um pouco dura de se desconectar, devido a uma tala que serve como trava.


Esta expressão é bem usada para luta ou na hora de usar um golpe especial. A boca e os dentes são esculpidos, assim como as sombrancelhas.


Esta expressão denota mais tranquilidade ou quando ele queima em uma "fúria calma". Ao contrário do que se pode imaginar, essa expressão foi bastante usada pelo personagem.


Esta expressão seria usada para representar o golpe combinado Athena Exclamation. Como eu não pretendo fazer isso, uso em cenas de luta em que Aiolia está se defendendo ou está em dificuldades (algo bem raro).


Esta expressão serve para representar Aiolia quando ele foi dominado pelo Mestre do Santuário. Um sorriso maligno, bem ao contrário de sua verdadeira personalidade.


A figura é bem articulada. Pena que a curvatura do tronco não é muito boa.


Essa peça serviria de "cabide" para a armadura. Na ficção, a estátua inteira de leão se transformaria na armadura, mas como isso é impossível (ao menos com a tecnologia atual), essa peça se fez necessária.


É preciso desmontá-la para instalar as peças da armadura.


A estátua de leão com todas as peças instaladas. As peças em plástico são cromadas em dourado e por isso podem pegar marcas de dedos se manuseadas sem cuidado. Elas também são bem frágeis.


A escultura é boa, mas a mandíbula não é articulada.


A cauda também não é articulada. Interessante que ela tem um tufo esculpido na ponta, como em um leão de verdade.


Junto com o Aiolia. Em Next Dimension, o Cavaleiro de Leão tem ao seu serviço, um "Shishi", uma fera lendária chinesa que lembra o leão e cujo nome é usado para designar o animal no Japão e na China. Seria mais interessante e abriria mais possibilidades se o modelo viesse com peças para representar o Aiolia em seu "equipamento leve" e o leão fosse articulado, mesmo que isso implicasse em situações que não fossem fieis ao desenho.


Vamos imaginar como seria a cena de "transformação" do Aiolia. (Alerta de cafonice!)


- LEO CLOTH!!!



Visão de corpo inteiro, desta vez com a armadura. Agora está muito melhor. Bem próximo ao personagem do desenho, ao menos das versões mais recentes.


Para colocar a máscara, é preciso instalar esta franja com um conector.


A máscara se instala perfeitamente na cabeça. A joia da testa é representada por uma pintura metálica. O leão usa uma máscara maior, diferente desta.


As ombreiras possuem articulações extensíveis, o que aumentam um pouco a abertura.


Com isso, é possível representar o que os fãs chamam de "Kurumada Upper", no qual o personagem manda o inimigo para o alto com um soco, bem frequente nas histórias do desenhista.


O saiote também possui pequenas articulações. Mas assim como as ombreiras, às vezes elas escapam.


Esta fivela é o que mantém o saiote fechado. Ela acaba escapando constantemente quando se manipula o modelo. Eu mesmo quase a perdi um monte de vezes.


A placa peitoral pode ser trocada por uma menor, que interfere menos nos movimentos. Utilizo esta a partir de agora.


As peças acima e as placas do corpo são feitos de plástico extremamente fino e podem quebrar se manuseados de forma incorreta.


A capa é composta por três placas de plástico e possuem uma articulação na base. O plástico é rígido, com risco de quebra.


Além de se abrir para os lados, a capa também pode ser levantada.


O conector das costas pode ser trocado por uma peça para representar o Aiolia sem a capa. Interessante que ela tem o formato do rosto de um leão visto por cima.


No Japão, dizem que um homem de verdade fala com as costas.


Ouço falar muito de que alguns exemplares vieram com as duas caneleiras iguais. Felizmente o meu não teve esse problema.


Mesmo com a armadura, o modelo é bem articulado.


- Cassios! Não me subestime!


Dominado pelo mal mais uma vez.


É possível representar seu golpe especial o Lightning Bolt, traduzido aqui como "Cápsula do Poder". Com os mesmos movimentos ele também utiliza um golpe mais poderoso, o Lightning Plasma (Relâmpago de Plasma). Ao disparar o golpe, Aiolia sempre o compara com o rugido ou as presas do leão, mas aqui no Brasil, por um erro de tradução a comparação é com o chifre (!) do leão.


O modelo é bem grande. Mesmo o maior S.H. Figuarts, o Greeed Gamel parece pequeno perto dele.


Se é uma figma tamanho pequeno, nem se fala.


Só modelos maiores da linha Ultra-Act podem se equiparar em tamanho.


E assim tivemos a apresentação da versão Saint Cloth Myth EX do Aiolia, feita pela Bandai. Não pretendia colecionar essa série, mas tinha que ter pelo menos o Aiolia, que é um de meus personagens favoritos (o outro é o Cassios). Esse é o meu primeiro modelo da linha EX e a minha impressão é que como peça de exposição ela é fenomenal, visto o brilho e a modelagem da armadura. Mas como figura de ação, ela apresenta alguns problemas, apesar de ser bem articulada. A armadura de metal é bem interessante e bem esculpida, mas é inegável que isso atrapalha em algumas ações, como chutes ou combate aéreo devido ao peso. Assim como os Chogokin, terminei com os braços doendo depois das fotos. Torço para que um dia soltem os Cavaleiros na linha S.H. Figuarts sem a característica das armaduras removíveis.

O modelo deve agradar aos fãs, mas pessoalmente achei que faltaram algumas coisas. Uma seria uma expressão do Aiolia sorrindo sem ser dominado. Para mim, Aiolia é força e bondade e as expressões, apesar de bem escolhidas, só mostram o lado "forte" dele. Ainda, seria bom ter peças que representassem Aiolia no equipamento leve que ele usa no começo do desenho. Só que acredito que isso encareceria ainda mais o produto, cujo preço já é bem elevado. Outra coisa seria uma cabeça no estilo do começo do desenho. Quem sabe em algum pacote de expansão? Mas essa é apenas minha opinião pessoal. Recomendo este modelo para todos os fãs de Saint Seiya, pois é uma representação altamente fiel de um dos personagens mais populares da série.



A seguir, Aiolia vs Jean-Bot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html