sábado, 5 de julho de 2014

chibi-arts Yayoi Kise

  Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão chibi-arts da personagem Yayoi Kise do desenho Smile Precure!, feita pela Bandai.






Yayoi Kise é a identidade secreta da heroína Cure Peace, membro das Smile Precure. Yayoi é uma menina tímida que gosta de desenhar e é fã de seriados de super heróis e de desenhos de robôs. Mas ela tem um lado travesso, como no episódio em que ela faz uma brincadeira de Primeiro de Abril e acaba se estrepando. Yayoi é descrita como uma menina medrosa, mas estranhamente ela gosta de insetos e de fenômenos sobrenaturais e não tem medo deles como outras meninas teriam.

Ela também tem bastante apreço por sua mãe, Chiharu, que trabalha em uma grande butique, a Fairy Drop com uma estilista de sobrenome "Kurumi" (isso seria uma referência ao desenho Heart Catch Precure!, mas nada é deixado claro). O lado travesso de Yayoi aparentemente foi herdado dela. Chiharu é uma das mães mais bonitas das séries Precure.



A linha chibi-arts da Bandai se propõe a representar personagens na proporção aproximada de duas cabeças de altura, também conhecido como SD (Super Deformed). Também estão incluídas peças de expressão e partes intercambiáveis que permitiriam representar várias situações do desenho.



Ou seja, segue o mesmo conceito das Nendoroids da Good Smile Company. Mas existem algumas diferenças entre as duas linhas, que serão abordadas durante a apresentação.


Por alguma razão o modelo só esteve disponível para venda exclusiva na loja virtual da Bandai.


O conteúdo da caixa. Os acessórios são poucos, talvez por ser a forma normal da personagem.



Visão de corpo inteiro. A personagem original já era uma graça e no formato compactado ela fica mais fofinha ainda. A proporção é um pouco diferente das Nendoroids, desta vez com duas cabeças e meia.



Close do rosto. A expressão que vem de fábrica é um sorriso aberto.



A segunda expressão representa Yayoi como se estivesse prestes a chorar, mas de uma forma cômica e por isso bem bonitinha.



Esta expressão representaria Yayoi envergonhada e remete ao episódio de Primeiro de Abril, quando ela vê sua mentira sair de controle.


A franja tem vários repiques e é muito bem representada, embora acabe tapando as sobrancelhas.


A tiara tem os enfeites direitinho.


Yayoi tem um penteado característico que foi bem representado na figura. A pintura tem degradê, mas não é tão evidente.


A articulação do pescoço é semelhante às Nendoro Joints, mas ela fica presa no corpo ao invés de cada cabeça vir com uma e ela não pode ser removida.


O modelo vem desde o começo com as duas mãos com os dedos em "V", emblemáticos da personagem. Pena que existam algumas rebarbas.


Yayoi usa um cardigã sobre o uniforme da escola. As dobras da roupa são bem feitinhas.


Um pouco mais no fundo é possível notar a gravata e os detalhes da gola pintados.



Os braços e mãos têm uma espécie de "trava", o que faz com que a troca seja mais difícil que nas Nendoroids. Por isso é preciso cuidado. O melhor é retirar a cabeça para fazer isso.


As pernas são presas por conexões esféricas. Visualmente não fica muito bonito, mas são bem mais fáceis de mover que nas Nendoroids. Nos protótipos da figura exibidos em convenções havia um com pernas intercambiáveis para representá-la com os joelhos dobrados, mas isso acabou sendo cortado da versão final.


A base com suporte é item indispensável, já que o modelo não se sustenta sozinho. Podemos ver o desenho de uma boina e o de um bico de pena, assim como o nome da personagem.


O conector se prende à cabeça da figura, o que dá um pouco mais de estabilidade.



Estão incluídos braços segurando um lápis e um caderno de desenho, característicos de Yayoi. A modelagem é bem feita, com a representação da espiral no caderno e o lápis parece mesmo feito de madeira.


O resultado seria esse. Aproveito e coloco junto com a Nendoroid Ika Musume, realizando meu sonho de ver reunidas as duas personagens interpretadas por Hisako Kanemoto.


- Hein? Desenhista? Eu?
O maior diferencial da linha chibi-arts são esses balões com frases características da personagem.


- Ai! Não olha!
Os balões são feitos de papelão e está incluído um suporte para segurar.


- Eu só chorei umas... três vezes!
Combinando as expressões e os braços e mãos intercambiáveis é possível representar várias situações do desenho.


- Faz um "V" com a mão direita! Coloca a perna um pouco mais para a frente!
- Tá pedindo muito, ora lulas!
Curiosamente a mão com os dedos em "V" coube no braço da Garota Lula, que está apanhando um pouco para ser modelo de desenho.


É preciso um pouco de jeito, mas é possível colocar uma Nendoro Joint na cabeça da figura.

やよイカ娘
Instalando a cabeça no corpo da Garota Lula, posso finalmente fazer uma やよイカ娘 (Yayoika Musume). O chapéu é o que veio na versão Beach Queens da Garota Lula.


Como se estivesse fantasiada como Mami Tomoe de Puella Magi Madoka Magica (nesse caso ela estaria usando bastante enchimento).



Também é possível instalar a cabeça nas Kyun Chara.



Com as personagens de Puella Magi Madoka Magica. A proporção se aproxima mais das Kyun Chara.

E assim termino a apresentação da versão chibi-arts de Yayoi Kise, feita pela Bandai. Essa foi a primeira figura da linha que experimentei e acabei gostando muito. Ela é bem fofinha, com um toque um pouco diferente das Nendoroids e das Kyun Chara. A pintura e a tampografia dos olhos perde um pouco para Nendoroids, mas ainda assim a qualidade é alta. Uma pena que o modelo só vem com braços com cotovelos dobrados. Ainda, seria bom se tivessem deixado as pernas intercambiáveis. As "travas" serviriam para segurar bem os braços, mas na prática só dificulta a troca. Esse é o único defeito da figura. Os balões com frases também são dignos de nota, ajudando a recriar cenas do desenho com mais fidelidade, embora estejam em japonês (por razões óbvias). No total gostei muito, mas é uma pena que aparentemente o formato não decolou e não foram anunciados modelos das demais Smile Precure. Existe um protótipo da Sailor Moon, mas ainda não se sabe se vai ser lançado. De qualquer jeito a figura é muito boa e só não recomendaria pela fato da personagem ter um visual um pouco "genérico" e pelo desenho não ser conhecido no Brasil. Para quem quiser saber mais sobre Smile Precure!, tem uma matéria aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html