domingo, 19 de julho de 2015

S.H. Figuarts Jaspion

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do super herói Jaspion, feita pela Bandai.


Obs.: A grafação oficial do nome do herói no Japão é "Juspion", que é o que foi usado na embalagem. Mas desta vez uso a grafação "Jaspion" para me referir ao herói.
Obs 2: Desta vez é o Jaspion.


巨獣特捜ジャスピオン(Kyojuu Tokusou JUSPION, algo como "Investigador Especial de Monstros Gigantes") estreou no Japão em 1985 e mais tarde foi trazido para o Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion, se tornando um verdadeiro fenômeno social e fez reacender o interesse do público brasileiro por Super Heróis japoneses.

O projeto começou com uma conversa entre Susumu Yoshikawa, produtor da Toei, considerado "o pai dos Metal Heroes" e Yukimasa Sugiura, executivo da Bandai, que ganhou notoriedade ao criar um brinquedo que imitava o cinto de transformação do herói Kamen Rider com luzes e efeitos. Sugiura disse a Yoshikawa que havia percebido que o grande atrativo de Ultraman não era o herói, mas sim os monstros, que poderiam ser um bom negócio para a venda de produtos. E para isso ele perguntou a Yoshikawa se não poderia ser feito um seriado nesse sentido. Assim surgiu a idéia de se fazer seriados com monstros gigantes mais uma vez.

Yoshikawa conta que graças ao sucesso dos Policiais do Espaço (Gavan, Sharivan e Shaider), sua equipe ganhou grande confiabilidade e foi liberada bastante verba. Normalmente para se fazer esse tipo de seriado é preciso fazer vários ajustes na grade horária das filmagens, que seriam feitas no mesmo estúdio. Mas com a verba maior, foi possível usar dois estúdios com duas equipes diferentes ao mesmo tempo: uma para gravar a parte dramática (a história com atores) e outra para as cenas com efeitos especiais (como as lutas do robô gigante Daileon com os monstros).  Assim, as filmagens foram realizadas de forma suave, sem grandes percalços e ainda por cima com efeitos especiais de boa qualidade. Yoshikawa também confirma que o nome do herói veio da junção das palavras "Justice" e "Champion".

Na fase de planejamento, Jaspion teria um nome terráqueo: Yutaka Kenjo. Essa idéia foi abandonada, mas alguns brinquedos e livros de colorir da época apresentam o herói em sua forma normal com esse nome. Em um especial em vídeo que resume a série, o Jaspion de armadura é chamado nos créditos de 強化ジャスピオン (Kyouka JUSPION, ou "Jaspion reforçado"). O rival Mad Galant era referido como 戦斗マッドギャラン (Sentou MAD GALANT, ou "Guerreiro Mad Galant") em sua forma blindada. Os personagens em suas formas humanas eram chamados de ジャスピオン e マッドギャラン normalmente.


Apesar de ter um visual e equipamentos semelhantes, Jaspion seguia conceitos bem diferentes de seus antecessores, os Policiais do Espaço. Desta vez o herói seria um aventureiro espacial, que não é filiado a nenhum órgão de manutenção da paz no universo, apesar do subtítulo original do seriado ("Investigador Especial"). Jaspion seria também um "silvícola espacial" (apesar de saber manipular artefatos tecnológicas e máquinas), criado na natureza do planeta Edin, sub a tutela do eremita espacial de mesmo nome. Um "Tarzan Galático", que vaga pelo espaço "em busca de sonho e aventura", mas ainda assim com a missão de derrotar o vilão Satan Goss. Em todos os capítulos, Jaspion pilotava um robô gigante, o Daileon, que usava combate corpo a corpo com os monstros, inclusive com acrobacias (!!!), enquanto seus antecessores usavam mais de artilharia para derrubar naves inimigas, muitas vezes reaproveitando cenas. A presença de monstros gigantes também foi o grande diferencial, já que o que estava em voga eram seriados com inimigos de tamanho humano. É certo que nas séries Super Sentai os inimigos ficavam gigantes, mas em Jaspion, os monstros eram gigantes desde o começo. Jaspion também enfrentava inimigos de tamanho humano, mas o principal eram mesmo os monstros. O herói era mais cômico que seus antecessores (e até debochado), mas tinha uma origem triste e no decorrer do seriado ganhou um ar um pouco mais sério. Mas ele retomou a veia cômica no último capítulo após cumprir sua missão.

De acordo com o roteirista principal, o lendário Shozo Uehara, essa diferenciação foi intencional, pois se sentiu a necessidade de inovar após o fechamento da trilogia dos Policiais do Espaço. De acordo com Uehara, as histórias tinham mais foco no entretenimento e o herói seria bem mais impulsivo e mais livre, o que segundo o roteirista seria uma contraposição ao herói anterior, Shaider, que seria um herói inexperiente. Ele também comenta que o Pássaro Dourado, elemento chave do seriado, veio de um roteiro rejeitado para Ultra Seven, no qual um exército de 35 monstros e 15 alienígenas invadiria a Terra, e que no fim seriam derrotados pela Fera Sagrada Gord. Outra idéia reaproveitada foi a invasão de monstros nos últimos capítulos. E Uehara também comenta que apesar de Jaspion ter a presença de monstros gigantes, ele não se baseou na época em que fazia roteiros para as séries Ultra, e que ao invés disso, tentou fazer um retorno aos antigos heróis da Toei, dando um clima mais alegre como em Gorenger.

Jaspion foi interpretado por Hikaru Kurosaki, que recebeu treinamento na companhia de dublês JAC (Japan Action Club, atualmente Japan Action Enterprise) e por isso tinha habilidade em fazer cenas de ação, embora não vestisse a armadura. Kurosaki fez vários papéis cômicos em filmes como Igano Kabamaru e Kohtaroh Makaritooru, ambos feitos com a participação de vários atores do JAC, misturando ação e comédia, que se tornaram sua marca registrada. Kurosaki mais tarde abandonou a carreira artística e atualmente promove excursões de mergulho em Okinawa na Mother Earth, sob seu nome verdadeiro: Seiki Kurosaki.

Curiosidade: Hikaru Kurosaki também foi cantor (uma de suas canções pode ser ouvida no capítulo 8) e quem fazia as danças de fundo era o grupo que seria conhecido mais tarde como os JAC Brothers, que também tentaram ser cantores e dançarinos. Como seu nome diz, eles foram treinados no JAC e participaram do capítulo 27 do seriado.

O conteúdo da caixa, que apesar de seguir o formato do Kamen Rider Drive Type SPEED, tem mais acessórios.

Visão de corpo inteiro. Desta vez optou-se por não usar pintura cromada, o que aproxima bastante o modelo do original. Uma boa representação da Metaltech Suit, que dentro da ficção seria feita do metal especial Edinium.

Close da cabeça. Essa parte é perfeita, com vários detalhes. O visor até usa material transparente, mas é todo pintado de preto.

A parte dos auriculares em especial é bem detalhada.

Desta vez, para representar o Sensor Eye ativado é preciso trocar uma parte da cabeça ao invés dela inteira.

A peça é um pouco difícil de se retirar. De acordo com as instruções, o melhor é puxá-la pelos vãos da parte de baixo. É preciso bastante cuidado.

Se tudo der certo, vai aparecer um vão e com isso dá para remover a placa. Mas isso deve ser feito o mais reto possível.

Os conectores da peça são desse jeito. É preciso bastante cuidado para não arranhar a pintura... ou pior.

A cabeça com o Sensor Eye ativado. Os olhos são representados por pinturas.

A cabeça sem a placa. Parece até um "Jaspion falso".

A cabeça gira bem para os lados.

Mas os movimentos verticais são um pouco limitados.

Desta vez a ombreira fica em uma articulação própria, o que permite levantar bem o braço para os lados. Uma grande melhoria em relação aos Policiais do Espaço.

A articulação giratória no antebraço continua presente.

Os cotovelos só conseguem se dobrar até a posição da foto.

Um grande problema, muito devido ao design do herói, é que o modelo não consegue juntar os pulsos à frente do braço, o que prejudica na hora de fazer algumas poses.

Uma opção é usar as articulações giratórias dos antebraços, mas mesmo assim, em alguns ângulos fica estranho.

A figura tem vários detalhes esculpidos e pintados com precisão.

Mas os tanques de energia das costas ficaram sem os detalhes pintados.

A parte de cima da ombreira deveria ser vermelha, mas isso não foi representado na figura. Verifiquei e não é só o meu exemplar que é assim. Quem se importa muito vai ter que pintar por conta própria.

A cintura possui uma articulação extensível, igual à dos Policiais do Espaço.


Graças a isso, o tronco tem boa flexibilidade, embora haja um vão que fica aparente.

As coxas são extensíveis e dão uma boa abertura para as pernas.

Mas as armaduras das coxas são muito grossas e por isso os movimentos para a frente são prejudicados. Também é preciso cuidado pois pode riscar a pintura.

Os joelhos conseguem se dobrar bem.

As panturrilhas são protuberantes, como em uma pessoa de verdade ao invés de serem simplesmente tubulares.

Os pés são o grande ponto fraco do modelo, devido às couraças dos tornozelos em forma de "boca de sino".

Não são usadas articulações extensíveis como as do Shaider e por isso os movimentos são extremamente limitados, o que compromete a estabilidade da figura.

Mesmo assim a ponta do pé é dobrável.

Existe uma articulação giratória nos tornozelos, acima da linha vermelha.

Pose de transformação, que ele usou pouquíssimas vezes. Na maioria dos casos, ele apenas colocava as mãos perto das orelhas. E diferente de seus antecessores, não havia uma narração explicando o processo de transformação, que duraria 0.03 segundo (um pouco mais rápido que o Gavan, mas bem mais lento que Sharivan e Shaider). Ele também não usa uma palavra-chave como "Jouchaku" ou "Sekisha".

Jaspion também não tinha uma frase de apresentação, como por exemplo "Investigador Especial Jaspion!". Todos esses elementos seriam retomados no seriado subsequente, Spielvan.

O soco do Jaspion pode destruir uma rocha de uma tonelada, como nesta cena usada várias vezes no seriado.

Jaspion tinha jatos nas botas que permitiam que ele deslizasse pela terra na velocidade de 300 Km/h.

Está incluída uma peça para representar a Beam Scanner Gun (conhecida aqui como "Turbo Magnum" ou "Turbo Magnus" às vezes). A escultura é fantástica.

A arma funcionaria mais ou menos como a Video Beam Gun do Shaider e desta vez tem o visor direitinho, feito com material transparente.

Estão incluídas mãos para segurar a arma.

A pistola normalmente fica guardada no coldre da cintura.

O coldre tem uma alça removível que segura firmemente a arma, impedindo que ela caia.

A Beam Scanner Gun tinha mais ou menos os mesmos tipos de raios das armas de Sharivan e Shaider.

O chato é que devido às limitações das articulações dos ombros, é um pouco difícil fazer o Jaspion segurar a arma com as duas mãos como ele fazia algumas vezes.

Estão incluídas peças para representar a Plasma Blazer Sword (conhecida aqui como "Spadium Laser"), uma com a lâmina normal e outra energizada.

O cabo é detalhado e modelado diferente das espadas dos Policiais do Espaço.

Estão incluídas mãos para segurar a espada. No começo são um pouco duras de colocar, mas é uma questão de jeito.

Jaspion sacava sua espada de um compartimento no capacete, para ser mais exato do auricular direito.

Assim como os Policiais do Espaço, Jaspion segurava a espada com a outra mão e a lâmina para fora na hora de disparar com a pistola.

Devido às limitações das articulações dos ombros, é bem difícil fazer o modelo segurar a espada com as duas mãos.

Para fazer esta foto, por exemplo, tive que recorrer a um truque de angulação.

Exatamente a mesma pose, mas por outro ângulo. Note que ele não segura a espada com as duas mãos.

Demonstração de uso da espada (usando peças de efeito não incluídas). Como dá para ver não tem muito problema para fazer esse tipo de cena.

- PLASMA BLAZER SWORD!!!

- COSMIC HALLEY!!!
(conhecido aqui como "Cosmic Laser")

Toca a música de vitória no fundo. Na minha opinião uma das melhores dos Metal Heroes.

Hum... Só depois que eu me lembrei de que o Jaspion não ativava o Sensor Eye nessa hora.

Uma coisa que só tem aqui no Brasil. Pena que calcaram muito nos estereótipos.

Junto com seus antecessores, os Policiais do Espaço.

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Jaspion, feita pela Bandai. A representação do personagem é fiel, embora haja alguns problemas, como as limitações nas articulações, muito devido ao próprio design do personagem, mas que poderiam ser contornadas com o uso de articulações extensíveis nos ombros e tornozelos. Mesmo assim, existem melhorias em relação a modelos anteriores, como as ombreiras articuladas, aumentando a abertura dos braços para os lados. A troca de parte da cabeça dá um pouco de trabalho e exige cuidado. O melhor seria o uso de uma cabeça removível. A escultura é de altíssima qualidade e a representação das armas é fenomenal. A Beam Scanner Gun em especial é muito bem feita. No total é uma figura mediana, mas ela representa um personagem que não é muito popular no Japão, sendo mais conhecido aqui no Brasil. E só o fato do personagem ter saído na linha S.H. Figuarts já pode ser considerado um milagre. Ela está disponível para venda no Brasil, mas a um preço bastante elevado devido à alta do dolar. E existe a possibilidade dela ser a primeira da linha a ser comprada por muita gente, que pode encontrar empecilhos para usar todo o seu potencial, como a já mencionada troca da máscara. No meu exemplar, a troca das mãos era um pouco difícil devido a conexões muito apertadas e se isso não for feito com cuidado, pode causar quebra do conector, que é frágil. O tamanho reduzido (aprox. 15 cm) também pode decepcionar quem não conhece a linha. Mesmo assim é uma boa opção para quem não pode comprar a versão 1/6 da Medicom. Recomendo para os fãs do personagem, mas é preciso ter em mente o que foi dito acima.




E quem tiver o modelo, pode responder a uma enquete que pode ser acessada no endereço escrito no folheto de instruções do produto. Está em japonês, mas segue abaixo uma tradução rudimentar que eu fiz. O prazo é até o dia 31/08/2015. Os itens com um asterisco vermelho são obrigatórios.

- Sexo: (escolha um)

Masculino
Feminino

- Idade: (marque sua idade)

- Profissão: (escolha um)

Empregado assalariado
Autônomo
Funcionário Público
Do Lar
Trabalhador sem vínculo empregatício
Universitário
Colegial
Ginasial
Primário
Jardim da Infância
Outros

- Localização: (escolha a última, 日本国外, "fora do Japão")

- Onde conheceu este produto? (pode ser vários)

Loja Tamashii Shouten
Poster/folheto de loja
Tamashii Nations Akiba Show Room
Tamashii Web (PC)
Tamashii Web (Celular)
Twitter (Oficial da Tamashii Nations)
Twitter
Facebook
Página Oficial do personagem
Amazon
Outros sites de venda pela Internet
Blog/Site de Reviews
Fórum de Internet
Site de notícias
Evento
Revista (Hobby Japan)
Revista (Dengeki Hobby Magazine)
Revista (Hyper Hobby)
Revista (Figure Ou)
Revista (outras)
Outros

- Caso tenha respondido "Revista (outras)" ou "Outros", favor citar. (somente em japonês; pode deixar em branco)

- Qual o motivo de comprar este produto? (pode ser vários)

Por gostar da obra em que ele se baseia
Por gostar do personagem
Por colecionar a linha
Indicação de amigo ou conhecido
Vi em um site de reviews
Vi em uma propaganda ou matéria de revista
Vi em um evento
Outros

- Qual a sua opinião sobre o preço?

Adequado
Quase adequado
Indiferente
Quase inadequado
Inadequado

- Qual o seu nível de satisfação com o produto?

Satisfeito
Pouco satisfeito
Normal
Pouco insatisfeito
Insatisfeito

- Avalie a usabilidade do produto

Alta
Pouco alta
Média
Pouco baixa
Baixa

- Avalie a pintura do modelo

Boa
Mais ou menos boa
Normal
Mais ou menos ruim
Ruim

- Avalie a escultura do rosto

Boa
Mais ou menos boa
Normal
Mais ou menos ruim
Ruim

- Avalie a escultura do resto da figura

Boa
Mais ou menos boa
Normal
Mais ou menos ruim
Ruim

- Avalie as articulações da figura

Boas
Mais ou menos boas
Normais
Mais ou menos ruins
Ruins

- Quais são os pontos fortes do produto? (pode ser vários)

Proporção
Tamanho
Escultura
Pintura e textura
Representação
Articulações
Número de pontos de articulação
É possível colocar na pose que quiser
Embalagem
Acessórios
Outros
Nenhum

- Caso tenha escolhido "Outros", favor citar (somente em japonês; pode deixar em branco)

- Quais são os pontos fracos do produto? (pode ser vários)

Proporção
Tamanho
Escultura
Pintura e textura
Representação
Articulações
Número de pontos de articulação
Não é possível colocar na pose que quiser
Embalagem
Acessórios
Outros
Nenhum

- Caso tenha escolhido "Outros", favor citar (somente em japonês; pode deixar em branco)

- Quantos S.H. Figuarts possui, incluindo este?

1 a 4
5 a 9
10 a 29
30 a 49
Mais de 50
Este é o primeiro

- Qual Metal Hero você gostaria que saísse pela linha S.H. Figuarts? (pode ser vários)

Spielvan
Metalder
Jiraiya
Jiban
Winspector
Solbrain
Exceedraft
Janperson
Blue Swat
B Fighter Kabuto
Kabutack
Robotack
Nenhum

- Qual personagem você gostaria que saísse pela linha S.H. Figuarts (até três)? (somente em japonês; pode deixar em branco)

- Quais produtos da linha S.H. Figuarts além deste você comprou ou tem intenção de comprar? (pode ser vários)

Blue Beet
G Stag & Reddle
Gavan
Sharivan
Shaider
Kamen Rider Drive Type Technique
Kamen Rider Drive Type Wild
Trichaser 2000
Ultra-Act X S.H. Figuarts ULTRAMAN
Kamen Rider Marika Peach Energy Arms
Kamen Rider Zeronos Vega Form
Vul Shark & Vul Panther Set
Kamen Rider Mach
Kamen Rider Ryugen Yomotsu Heguri Arms
Mashin Chaser
Ride Chaser
Gil Hakaider
Iron Man Mark 42
Não possui/Não tem intenção de comprar

- Quais outras linha você coleciona?

S.H. Figuarts (Shinkoccho)
Robot Spirits
Chogokin Tamashii
Super Robot Chogokin
Plastimodelos de Gundam
Plastimodelos (não Gundam)
FW GUNDAM CONVERGE
ASSAULT KINGDOM
S.H. Monster Arts
Figuarts ZERO
S.I.C.
Saint Cloth Myth
Ultra-Act
Armor Girls Project (A.G.P.)
Next Edge style
Tamashii Buddies
figma
Nendoroid
Revoltech
Outros
Nenhum

- Caso tenha escolhido "Outros", favor citar (somente em japonês; pode deixar em branco)

Nota: os dados da enquete não devem ser colocados na seção de comentários desta matéria, mas sim na enquete acessada pelo endereço no folheto de instruções do produto. Também não posso responder nenhuma dúvida quanto à enquete e por isso peço que não sejam feitas perguntas nesse sentido.

26 comentários:

  1. Excelente review como sempre! Desde o primeiro review japonês que vi dessa figura, achei o sistema de troca do visor do capacete bem mal projetado. Estou até surpreso de ninguém ter danificado a figura até agora (vai ver eu que sou ogro mesmo). Gostei bastante das fotos com efeitos, aquelas dele quebrando a pedra gigante é muito nostálgica. Fiquei curioso em saber qual o efeito utilizado nos pés pra simular o jato.
    Curti também as curiosidades sobre o programa, confesso que não me lembro das outras séries que tem ligação, embora conheça um pouco sobre elas. Dessas curiosidades aí só sabia do paradeiro do ator como instrutor de mergulho, porque a um tempo fiquei curioso e pesquisei na internet.
    Pretendo pegar essa peça, e somente ela. Porém como estou em fase de reorganização da coleção, só estou vendendo algumas peças pra deixar ela mais redondinha. Acredito que até o final do ano já esteja ajustada e começarei a pegar algumas peças selecionadas novamente. Outro ponto que conta é que eu acho que essa peça não vai disparar de preço, contra todos os prognósticos, eu tenho pra mim que muita gente assim como eu não coleciona Metal Heroes, e, passado o Hype, vai acabar repassando eles pra frente posteriormente, já que é uma coleção bem diferente pra quem não coleciona essa linha. Vou arriscar, haha.

    Parabéns pelo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, MadMax!
      Na verdade, vendo bem uma das fotos, você vai notar que acabei lascando um dos cantos. No começo estava bem preso e acabou voando quando tirei pela primeira vez. Mas pelo menos foi microscópico.
      Tentei trazer umas informações que pouca gente conhecia ou não era muito difundido por aqui. Consegui um livro que falava dos Metal Heroes e tinha uma parte que falava um pouco dos bastidores do seriado. De mais foi pesquisando mesmo.
      O chato é que eu não sei como vai ficar a coisa aqui no Brasil. Lá fora já vi uns usados a um preço mediano. Mas ainda assim achei melhor comprar por aqui. Bom, não é um produto barato, então é preciso bastante planejamento. Mas espero que você consiga, sim!

      Excluir
  2. Sensacional!!
    Jaspion com certeza marcou a vida de muito brasileiro!

    A figura ficou muito legal, é daquelas que traz memórias de algumas cenas do seriado.
    Achei genial a articulação do ombro, só uma pena que tenha esse problema da pintura vermelha.

    Hahahaha eu lembro dessa revista Mad aí, meu irmão tinha ela, tá aí algo que eu não esperava ver no review!

    E como sempre aproveitando muito bem as peças de efeitos, fotos lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Essa articulação do ombro foi uma surpresa. Achei que ia ser igual aos Policiais do Espaço, mas ainda bem que fizeram essa melhoria. Só queria que fizessem algo com o tornozelo... E a pintura vermelha é difícil de notar mesmo. Tem que ter olho vivo para ver dentro do seriado.

      Essa Mad eu achei por acaso nas minhas revistas. E fiquei surpreso por estar em condições relativamente boas. Pena que a sátira não é muito engraçada e falha em pegar os pontos fracos do seriado de fato. A sátira de Irmãos Gêmeos, na mesma revista, tem tiradas muito melhores. Esse número vale mais pelo preview do Gente da Cidade do Will Eisner.

      Essas peças de efeito têm um monte de possibilidades e quis explorar cada uma delas. Mas confesso que muito é influência do Shishioh. Esse é genial! Ele sabe usar essas peças de uma forma brilhante, criativa. Tenho muito o que aprender com ele.

      Excluir
  3. Rapaz, que Review fantástico, assim como o Jaspion! Figura altamente nostálgico e que você pôde nos mostrar com excelências os detalhes e, nessas últimas imagens, foi como se estivesse assistindo à própria abertura do episódio! Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!

      Essa eu acho que gastei parte da minha energia de vida para fazer. E tentei mostrar os detalhes para quem se interessar em comprar ver se vale a pena ou não.

      Tentei mostrar as possibilidades da figura com cenas de ação. Mesmo assim, uma coisa que me arrependo é de não ter conseguido retratar o aspecto que mais gostava no Jaspion: o cômico. Quantos heróis levaram uma flechada na traseira?

      Excluir
    2. Hehehehe! Imagino! Pra fazer essas coisas cômicas com figuras que não tem faces de expressão, só mesmo utilizando acessórios e objetos para representar isso! Tipo os POwer Rangers tomando uma cerveja deitados no sofá.

      Excluir
    3. Essa é uma das partes que tenho mais dificuldade. Para isso uso também o movimento das mãos.
      E o bom desse tipo de figura é fazer essas situações inusitadas, mesmo. Outro exemplo seria fazer uma festinha de aniversário com os Irmãos Ultra.

      Excluir
  4. Que action figure sensacional. Seria legal se viesse com as peças de efeito que usou nas suas fotos, mas aí já seria pedir demais.

    O Jaspion certamente foi beneficiado pelo efeito novidade quando foi exibido. Mas depois que eu vi os antecessores, reconheço muitos méritos em Jaspion. Os Policiais do Espaço tinham "cacoetes" que me incomodavam. As repetições de cena e explicações de transformação, as lutas intermináveis nas dimensões para onde os monstros levavam as lutas, tudo isso era muito chato de ver na segunda vez. Parecia que o trabalho do roteirista terminava quando o herói se transformava, o resto era ligar no piloto automático.

    Com Jaspion, havia muito mais variações, apesar do foco nas lutas do Daileon com os monstros gigantes. Jaspion até consegue derrotar sozinho um monstro gigante. Ele era o cara!

    Eu gostava muito quando ele lutava contra inimigos de tamanho humano, além do MacGaren. Kilza, Kilmaza e seus ninjas, Guila, Haigaman, Irmãos Gasami, os Quadridemos... Eram personagens muito legais. E o Boomerman, claro, que roubou a cena por um período.

    Os primeiros episódios no espaço, o arco final com o Satan Goss evoluindo, o episódio final com a morte do Edin e o suspense até o último momento com o Pássaro Dourado aparecendo e virando uma espada para Daileon... A série toda foi bem amarrada, mérito do grande Shozo Uehara.

    Jaspion teve boa aceitação no Japão, mas deveria ter se tornado um cult, como aconteceu com Metalder por lá. Mas nada se compara com a recepção que teve aqui no Brasil, merecidamente, devo dizer. Não foi só o ineditismo, a série é muito legal, mesmo!

    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!

      Poderia pelo menos vir uma espada com efeito, como no Gavan. Isso não ia encarecer tanto o produto. Mas são poucas as S.H. Figuarts que vêm com peças de efeito. A linha que tem bastante disso é Ultra-Act.

      O relato do Susumu Yoshikawa ajuda um pouco a saber como eram feitas as coisas na época, inclusive o motivo de ter tantas repetições de cenas nos Policiais do Espaço (e também nas séries de Super Sentai desse período, especialmente nas lutas com robôs). Era a falta de verba e o fato das filmagens serem revezadas no mesmo estúdio. Mas no Jaspion deu para fazer coisas mais elaboradas, inclusive com maquetes. E vendo bem, o Daileon, pesadão, fazia umas acrobacias inacreditáveis. No episódio do Guila, ele deu um arremesso aéreo giratório no monstro Hakabahn!

      E sabemos que quando Shozo Uehara disse que "cometeu excessos", isso foi pura modéstia. As histórias e personagens realmente tinham muito mais variedade. Cada inimigo era diferente, com características próprias. O Boomerman era um show à parte. Às vezes gostava mais dele do que do próprio Jaspion. E até os monstros tinham um impacto visual bem grande. Foi uma série muito boa. O sucesso por aqui não foi sem justificativa.

      Excluir
  5. Grande Usys! Cara, parabéns pelo review e pelas fotos! Impecáveis como sempre!!!

    Jaspion é e provavelmente sempre será o meu super-herói preferido, principalmente pelo aspecto saudosista e pelo que ele representou na minha infância e na minha formação como fã de Tokusatsu (coisa que eu sou até hoje). Tá certo que a série teve a vantagem do ineditismo aqui no Brasil, o que o tornou bem mais popular do que outras séries como Sharivan, Spielvan, Metalder, Jiban, Kamen Rider Black e até Jiraiya. Mas basta a analisar um episódio que se percebe os méritos da produção: foi realmente uma série MUITO BOA!
    Várias reviravoltas ao longo da trama (bem diferente dos antecessores), surgimento, morte e ressurreição de personagens importantes, batalhas épicas, elenco fenomenal, trilha sonora memorável (a melhor de todas, na minha opinião)... Enfim, Jaspion mereceu o sucesso que conquistou e é merecidamente o super-herói japonês mais querido e lembrado no Brasil.
    O episódio final da série, como o Nagado bem lembrou, tem cenas antológicas e um desfecho emocionante. Eu já chorei várias vezes assistindo a esse mesmo episódio e simplesmente não consigo assisti-lo sem me emocionar. É, na minha opinião, o melhor final dos Metal Heroes (disparado!) e talvez o melhor final da Toei (rivalizando com Jetman, talvez).
    Comparando o enredo, as cenas de ação e os personagens, acho até uma covardia comparar com Spielvan, por exemplo (que veio um ano depois). Jaspion é muito superior em praticamente tudo! Por isso que eu acho que, se ao invés de Jaspion, o glorioso Toshihiko Egashira tivesse trazido outra série pro Brasil em 1987, talvez o desenrolar da história seria diferente (será que a aceitação por Sharivan, ou Shaider, ou Spielvan, ou Metalder seria a mesma?).

    Sobre o visual do herói: até nisso eu acho que ele supera os policiais do espaço e o seu sucessor Spielvan! A armadura do Jaspion é branca, limpinha e com cores bem distribuidas. É bem menos "carregada" do que o visual pesado do Spielvan ou dos Uchuu Keijis. E como se não bastasse, o visual do MacGaren consegue ser tão foda quanto!

    Enfim... é quase impossível eu falar de Jaspion sem me empolgar! E ver imagens lindas como essas chega a ser um deleite! É como se eu estivesse apreciando uma obra de arte que não dá vontade de tirar os olhos.

    Mais uma vez parabéns pelo impecável trabalho! Está à altura desse que é e sempre será o personagem japonês mais querido pelos brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno Seidel!
      E fique a vontade, que este é um espaço para isso!

      Jaspion realmente foi uma série muito boa. Eu assistia em VHS em locadoras especializadas antes de lançarem aqui e confesso que via como uma versão cômica do Gavan, que eu tinha visto primeiro. E curtia bastante!

      Fiquei surpreso quando lançaram no Brasil. E mais surpreso com o sucesso que ele fez. Graças a isso, vieram muitas outras séries e por essa razão posso dizer que ele foi um marco. Isso sem falar que a própria série era muito legal.

      E agradeço mais uma vez. Mas sinto que não consegui explorar todas as possibilidades. Quem sabe quando soltarem o MacGaren? E espero que soltem!

      Excluir
  6. Mais uma vez, um excelente review, dá gosto de ler com calma as informações trazidas no começo da matéria e as fotos sempre caprichadas!

    Esse Jaspion em especial era muito aguardado por mim desde que anunciado, estou felicíssimo com ele junto aos meus Figuarts. Vamos torcer pelo Mad Gallant e, quem sabe, um SRC Daileon? - não custa sonhar...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maurício Dantas!
      Sempre tento trazer algo além das fotos, mas sinto que às vezes exagero. Pior que eu nem sei o quanto do que eu escrevo é novidade ou se estou chovendo no molhado.

      Um SRC Daileon! Isso ia ser um sonho! Nem precisava se transformar. Só precisava ser totalmente articulado. Com isso daria para representar as acrobacias que ele fazia no seriado. Só fico me perguntando como o ator fazia aquilo dentro daquela fantasia pesadona... Quero dizer, aquilo era fantasia, né?

      Excluir
  7. De: LucianoMT
    Para: Usys 222

    Incrível. Eu achei esse site porque estava procurando por uma SHFiguart do MacGaren e me deparo com este site.
    Sinceramente, eu nunca vi tamanha informação inédita e profunda sobre o Jaspion como nesta página, mesmo não sendo esta a intenção inicial (já que a prioridade aqui é a figura), dando de 10 em vários Blogs/páginas de Tokusatus que se restringem em pegar informações de outras páginas, da Wikipedia e reproduzir os achismos e lugares comuns.
    As fotos são uma atração a parte. Posição de camera, poses clássicas da série, as peças de efeito bem posicionadas e o belo crossover com os capangas das Shocker.
    Por fim, vejo um comentario do Sr. Alexandre Nagado, possivelmente o maior entendendor de Tokusatsus no Brasil. Não é raro ver seus ótimos comentarios em diversas páginas deste universo.
    Meus mais sinceros parabéns pelo Belíssimo trabalho.

    PS: Que livro é esse que você retirou essas informações? Fiquei super curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, LucianoMT!

      Jaspion já foi bastante pesquisado e existem vários sites e blogs com ele. Mas mesmo assim quis trazer algo de novo ou pouco conhecido e daí, por sorte acabei encontrando.

      O livro é o 宇宙刑事年代記 (Uchuu Keiji Nendaiki, algo como "Crônica dos Policiais do Espaço), publicado pela Tokuma Shoten em 2004. Ele tem um monte de fotos dos seriados Metal Hero, com mais peso nos Policiais do Espaço. E no final tem entrevistas com pessoal que participou da criação dos Metal Heroes, como o produtor Susumu Yoshikawa, o roteirista Shozo Uehara, o designer Katsushi Murakami,a PLEX, que é a equipe de projetos da Bandai e o ator Kenji Ohba. É um pouco difícil de conseguir agora, mas se encontrar recomendo a compra.

      Também tentei fazer de tudo para reproduzir as cenas do seriado. É um dos pontos que eu mais tenho preocupação ao fotografar. E ainda, quis mostrar as possibilidades da figura. Ela tem suas limitações, mas é muito boa. Só é preciso tomar um pouco de cuidado, especialmente na troca das mãos e do visor.

      Obrigado mais uma vez!

      Excluir
  8. lindeza essas fotos hein! eu comprei essa figura agora por um preço bem mais interessante de quando chegou por aqui, o meu receio é trocar a máscara e as mãos, recorri a resenha aqui e pelo jeito o lance é mesmo tomar cuidado, as mãos são tipo pino ou 'rosqueáveis'? se puder ajudar nessa. parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, licantro.com!

      O preço baixou bastante e com isso ficou um pouco mais acessível. Com isso espero que vendam mais unidades!

      As mãos são presas por pinos com uma bolinha na ponta. Por isso, se estiver muito duro recomendo usar um secador de cabelo para esquentar a mão da figura para que ela amoleça e se solte com mais facilidade. E não se preocupe, pois ela volta ao normal depois de um tempo. De qualquer jeito é necessário bastante cuidado, pois se quebrar não tem peças de reposição!

      Excluir
  9. Porque não fazer um boneco do Daileon com essa qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vini Santos!

      Ia ser legal ter um Soul of Chogokin do Daileon, transformável e com peças de efeito. Mas isso envolve custos de produção, que são bem altos, e é preciso saber se vai ter retorno. O preço final de um modelo assim seria bem elevado.

      Outra opção seria um Super Robot Chogokin ou um Soul of Chogokin Chogokin FA, não-transformável e totalmente articulado, mas ainda assim custaria bem caro...

      Excluir
  10. Como faço para comprar um desses bonecos ???

    ResponderExcluir
  11. Saudações, Márcio!

    O Jaspion esteve disponível no Brasil na época do lançamento. Talvez perguntando na loja Limited Edition ou alguma outra.

    Na seção de links deixei alguns de lojas que vendem pela internet. Talvez nas de usados como a AmiAmi: http://usys222.blogspot.com/p/sobre.html

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, review sensacional. Pena que não fizeram a figura sem a armadura também, com aquela roupa de pop star dos anos 80!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      O problema é que fazer uma figura sem a armadura envolveria direitos de imagem do ator, que está afastado do ramo. E não sei se ele concordaria. Uma pena.

      Excluir
  13. Ficou ótimo parabéns...Eu só não encontrei ainda o boneco jaspion pra comprar um valor acessível.Esta muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Mesmo na época era bem caro. Mas comparando com os preços de agora, até que não era tanto. Antes tinha em várias lojas, mas de repente sumiu tudo!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html