sábado, 16 de maio de 2015

S.H. Figuarts Kamen Rider Drive type SPEED

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Drive, em sua forma type SPEED, feita pela Bandai.






Em 2014, houve um estranho fenômeno chamado de "Global Freeze", em que os movimentos de tudo o que existe foram desacelerados, causado por seres mecânicos chamados de Roidmudes, que passaram a exterminar os seres humanos. Durante esse ataque, surgiu um guerreiro misterioso que podia se mover mesmo dentro do campo de desaceleração e que deteve os Roidmudes. Esse guerreiro, montado em uma motocicleta, foi chamado de "Kamen Rider".

Shinnosuke Tomari é um policial do Setor de Investigações Especiais. Normalmente ele parece indolente e sem vontade, até soltando a gravata, ficando em um modo de "marcha lenta". Mas ele tem grande senso de justiça e um grande poder de dedução. Quando seu cérebro "engata", ele aperta a gravata e demonstra um incrível poder de ação, juntando todas as pistas de um mistério intrincado e dando a solução completa para o caso. Tomari conta com a ajuda do cinto Drive Driver, que tem vontade própria, e de pequenos carrinhos chamados de Shift Cars. Com isso e o carro Tridoron, Tomari enfrenta os Roidmudes como o Kamen Rider Drive.



Kamen Rider Drive estreou no Japão em 5 de outubro de 2014 e é a série atual da franquia. Ela inova ao trazer um guerreiro Kamen Rider que não pilota uma motocicleta, mas um carro (obs: Kamen Rider Black RX tinha um carro, mas também tinha uma motocicleta, enquanto o Drive não tem nenhuma). Isso causou estranheza nos fãs da franquia no começo, mas se considerarmos que "ride" também se aplica a carros (como nas expressões "Pimp my Ride" ou o seriado Knight Rider, conhecido aqui como A Super Máquina), não há nada de errado. Isso foi porque o diretor principal, Ryuta Tasaki, quis romper com conceitos pré-estabelecidos da franquia. O teor das histórias é bem diferente da série anterior, Kamen Rider Gaim, com um tom mais policial e detetivesco, com Tomari fazendo investigações e prendendo criminosos, além de enfrentar os Roidmudes. Mesmo não sendo algo sombrio e pesado como a série anterior, Kamen Rider Drive tem uma trama instigante e intrigante que não deve nada a seu antecessor, com vários mistérios a serem solucionados, assim como conspirações envolvendo altos funcionários do Ministério da Defesa do Japão.

O roteirista principal é o genial Riku Sanjou, que algumas vezes assina como Ryu Sagawa e antigamente era roteirista de histórias em quadrinhos. Entre seus trabalhos está DRAGON QUEST -ダイの大冒険- (DAI no Daibouken, ou "A Grande Aventura de Dai"), conhecido aqui como As Aventuras de Fly e ウルトラマン超闘士激伝 (ULTRAMAN Choutoushi Gekiden, algo como "A Lenda dos Super Lutadores"), uma curiosa fusão de Ultraman, usando armaduras no estilo Saint Seiya com uma história que é um plágio escancarado (e aparentemente proposital) das séries Dragon Ball. Ele também foi roteirista principal em Kamen Rider W e Kyouryuger, sendo que neste último ele escreveu todos os episódios e os especiais de cinema e vídeo. Seus roteiros são elogiados por produtores e diretores por serem feitos de maneira sólida e fácil de entender, sem a necessidade de qualquer correção ou pedido de refazimento. E de fato, eles seguem uma fórmula bastante eficiente para séries de aventura voltadas para meninos, misturando drama, aventura e comédia nas doses certas. Como roteiristas secundários figuram Keiichi Hasegawa, que trabalhou em séries e filmes da franquia Ultra e Junko Koumura, que trabalhou em Gokaiger, Akibaranger, Kamen Rider Wizard e atualmente escreve para Go! Princess Precure, que também está em exibição atualmente no Japão. De fato, houve um dia em que dois episódios com seus roteiros foram exibidos na mesma data.



Uma coisa que dá para notar logo de cara é que a caixa é bem compacta.


Mas se considerarmos que no tamanho anterior cabiam duas figuras, isso passa a fazer sentido.


O conteúdo da caixa. Só vem com as mãos intercambiáveis. Não estão incluídas as armas que ele usa, como a Espada Volante ou a Pistola Porta, que virão nas outras formas do herói.



Visão de corpo inteiro. A representação é magnífica, com uso extensivo de pintura esmaltada. A forma lembra um carro-esporte, para ser mais exato, uma Ferrari.




Close da cabeça, detalhadíssima, com o símbolo do Kamen Rider Drive na testa. Os olhos lembram faróis e os tubos do lado da placa facial usam pintura metálica em gradação do azul para o dourado.


A modelagem da máscara é intrincada, com detalhes que lembram um motor.





Além dos olhos, existem várias outras partes que usam material transparente, lembrando faróis. E pode-se notar partes com grades para entradas de ar e saídas de calor.



Por trás existem moldes que lembram a parte de baixo de um carro.



A maior característica do Drive, o pneu, é feito de material maleável e tem a inscrição "type SPEED" direitinho. O pneu também tem sulcos, como os de verdade.



O cinto, Drive Driver, tem uma modelagem soberba, até mesmo com o acionador em forma de chave de carro. O cinto tem vontade própria, com o padrão mental do inventor do sistema Drive, Chrim Steinbelt, interpretado por Chris Peppler, locutor de rádio, mestiço de pai alemão e mãe japonesa, que apesar do nome é nascido no Japão. Ele também faz os efeitos vocais das armas e equipamentos dos Riders da série e fala com sotaque estrangeiro, embora em algumas palavras em inglês a pronúncia seja japonesa (ex: Full Throttle -> Furr Surottorr). O painel do cinto na verdade muda, mostrando expressões, como alegria ou tristeza, mas no modelo só está incluída a marca do "type SPEED".
Curiosidade: o fato do cinto ter vontade própria foi inspirado no K.I.T.T. de A Super Máquina, conforme Sanjou conta em uma entrevista.



Também é usada bastante pintura metálica nos detalhes nas braçadeiras e na joelheira.


O pé tem um solado moldado direitinho.




Os ombros podem ser movidos para frente e para trás sem problemas, mas não se abrem muito para os lados. Existe uma articulação giratória no antebraço.


O cotovelo só se dobra até o ângulo da foto.



A flexibilidade do torso não tem nada de especial. E nada de articulações extensíveis.



As articulações das coxas são semelhantes às usadas na primeira versão do Kamen Rider Black, mas chamam bem menos a atenção, além de serem bastante funcionais.





Os tornozelos possuem uma articulação multidirecional e uma dobradiça, que dão boa estabilidade ao modelo.



No pulso esquerdo tem moldado o Shift Brace, usado em conjunto com o cinto para a transformação e para acionar os ataques especiais.





O carrinho Shift Speed no modo "alavanca de câmbio", usado para a transformação, pode ser removido. Apesar de microscópica, a peça é detalhada, com pintura metálica e com faixas pintadas com precisão. Ela fica bem presa, mas mesmo assim é preciso cuidado para não perdê-la, especialmente na hora de trocar as mãos.




A cobertura do cinto pode ser removida para fazer a troca do painel mostrador. Para isso, basta usar a aba por baixo da peça (que marquei com um círculo e com uma seta). Pena que não estão incluídos painéis extras.



Do lado do cinto, existe um segurador para os Shift Cars, que fica preso em uma conexão em forma de quadrado e por isso só pode ser girado em ângulos retos.



Os Shift Cars são removíveis. Dentro da ficção, eles dão a qualquer pessoa a habilidade de se mover normalmente dentro do campo de desaceleração dos Roidmudes.


Midnight Shadow. Dá ao Drive poderes ninja, como a arte da multiplicação e produz cortadores de energia em forma de estrelas.


Max Flare. Permite que Drive use ataques com fogo.


Funky Spike. Com ele, Drive dispara espinhos e sua roda se torna uma serra giratória.


Os carrinhos são feitos de material transparente e são modelados diferentes um do outro.


Os carrinhos ficam bem presos ao cinto, se conectados corretamente.



Estão incluídas mãos para segurar os carrinhos, mas eles não ficam muito firmes e mais uma vez é preciso cuidado para não perder.



Para tirar o pneu é preciso remover esta peça nas costas.


Essa parte sem o pneu deveria ser preta, mas na figura ficou vermelha mesmo.




Esquema da desmontagem do pneu, que pode ser remontado.


Drive sem o pneu. Já estou tão acostumado que sem ele fica até estranho.


START YOUR ENGINE!!!






- HENSHIN!
Pose de transformação, que ele usa pouco.



No final o pneu se acopla ao peito do Drive.


- Vamos dar uma voltinha!
Essa pose na verdade é uma preparação para correr em direção ao inimigo.


SPEEDSPEEDSPEED!!!
Movendo o câmbio do Shift Brace três vezes, Drive aciona os poderes do Shift Car.


O Shift Speed lhe dá (você adivinhou!) supervelocidade.


Drive consegue fazer um "drift"...


... e dar uma rasteira no inimigo.


Seus socos também ganham supervelocidade.



HISSATSU! SPEED! FULL THROTTLE!!!
Acionando um botão no Shift Brace e no cinto, é possível ativar o golpe fatal de cada Shift Car. No Shift Speed é o Speedrop, um chute ricochete que acerta o inimigo várias vezes.




Os exemplares da primeira leva ganham de brinde esse conjunto com um pneu extra e peças de efeito.



Este é o pneu do Max Flare, com pintura metálica dourada.


Na parte de trás do pneu existe um conector para bases com suporte (não incluída).


O pneu desta vez é feito de material rígido e por isso se divide no meio.




O pneu do type SPEED se encaixa direitinho na roda, embora restem uns detalhes em dourado.





TIRE KOUKAN! MAX FLARE!!!



Kamen Rider Drive type SPEED FLARE
A impressão não muda tanto, mas a roda dourada fica bem acentuada e chama bastante a atenção.


As lâminas do pneu possuem detalhes esculpidos em forma de chamas.


A inscrição "MAX FLARE" é tampografada direitinho.


Está incluída uma peça para representar o carrinho no modo câmbio, feita em material transparente.


Também está incluído o painel com o símbolo do Max Flare.


E nessa hora deve-se remover o carrinho do Max Flare do segurador do cinto (acabei esquecendo na foto de corpo inteiro). Pena que não incluíram o Shift Speed no modo carrinho.



As peças de efeito de fogo são iguais às que vem na Tamashi Effect Burning Flame, mas com uma pintura um pouco diferente. Na ordem do texto, a que vem no Max Flare e a da Tamashii Effect. A Max Flare tem mais partes em amarelo.


As peças são equipadas nos braços.



A peça do braço esquerdo é um pouco difícil de instalar, devido ao Shift Brace e por isso deve ser colocada um pouco acima do bracelete ou na mão. Nessa hora é bom tirar o carrinho, instalar a peça e colocar de volta, pois ele pode se soltar e acabar perdido.


Com eles é possível representar os socos de fogo do Max Flare.


As peças podem ser usadas nas pernas também.


Usando junto as peças da Tamashii Effect.


FLAREFLAREFLARE!
Ao acionar o câmbio três vezes, Drive cria uma girândola de fogo...



.. que pode ser chutada e em contato com o inimigo, ela vira um ciclone de fogo.


HISSATSU! FLARE! FULL THROTTLE!!!
O golpe fatal do Max Flare é o Flare Stream, que consiste em disparos de fogo consecutivos. Pessoalmente acho que a girândola de fogo tem mais cara de golpe fatal...


O especial de cinema Super Hero Taisen GP mais uma vez se passa em um mundo em que Shocker domina. E desta vez tem a seu serviço vários Kamen Riders, incluindo o Drive, que trabalha em sua polícia secreta.


Entre os Riders que resistem ao domínio de Shocker está o Kamen Rider Black, interpretado por seu ator original, Tetsuwo Kurata.


- Mesmo rastejando pela terra, temos que proteger os sonhos das crianças e fazer brilhar a luz da esperança... Isso é ser Kamen Rider!
Black é morto por Shocker logo no começo, mas suas palavras e atitudes fazem com que Drive pense se o que ele faz é mesmo correto.


Um item interessante que está incluído é este folheto promocional do S.H. Figuarts Tridoron, que está disponível para venda exclusiva no site da Bandai (não enviam para o Brasil).


O folheto tem papel mais grosso, de alta qualidade e detalhes em relevo plastificado.


As fotos também são plastificadas, lembrando um catálogo de automóveis da Ferrari.


No carro virão painéis extras para o cinto, mostrando suas expressões.


São mostradas as características do Tridoron. E também é mostrado que outros pneus estarão incluídos como brindes da primeira leva das versões S.H. Figuarts do Mashin Chaser e do Kamen Rider Mach. Na primeira leva das motocicletas desses personagens estarão incluídas peças de efeito que simulam os ataques desses pneus.


Infelizmente não tenho os fundos necessários para comprar o Tridoron e por isso, o Drive aqui de casa vai ter que se contentar com essa Ferrari 1/10 da DeAgostini que montei há alguns anos atrás.


Acho que ele não vai se importar...





Fica um pouco apertado, mas até dá para colocar o Drive lá dentro. Não recomendo, sob o risco de arranhar a pintura, tanto do carro quanto da figura.



Fotos usando jogos de luzes. Acho que dá para dar o clima.


NICE DRIVE!

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Drive, em sua forma type SPEED, feita pela Bandai. Eis um modelo que me deixa bem confuso. A modelagem e a pintura são fenomenais. A representação é soberba, com escultura intrincada e pintura precisa, com tintas especiais, lembrando mesmo um carro. Os detalhes em gradação dos tubos da máscara facial são dignos de nota. Por outro lado, as articulações não têm nada de especial, nem muito boas e nem muito ruins. A troca das mãos é incrivelmente dura no meu exemplar e por causa disso, quase perdi o câmbio do Shift Brace um monte de vezes. O que me incomoda é o fato do modelo vir sem nenhum acessório, com exceção das mãos intercambiáveis. Se ao menos viessem a espada ou a pistola, mas elas só serão incluídas em outros modelos. Talvez isso fosse para evitar o que aconteceu com o Kamen Rider OOO e o Wizard, em que as armas vinham repetidas e acabavam sobrando. Mas assim, a figura fica sem muitas possibilidades. O pior é que a maior característica do Drive, a troca de pneus, perde o sentido por não haver nenhum incluído desde o começo. Eu ainda tive sorte de conseguir um exemplar da primeira leva, mas o que será das reedições? E ao menos a princípio, todos os pneus virão nesse estilo, sendo forçada a compra de todos os modelos na primeira leva de cada. Se ao menos eles viessem em conjuntos como os Switches do Fourze... Mas sei que eles acabaram encalhando, o que provavelmente causou um tremendo prejuízo para a empresa. Desta vez pelo visto a Bandai quis se precaver, mas acabou indo longe demais. Só posso recomendar esse modelo se ele for da primeira leva, incluindo o Max Flare. Fora isso, só se você for um tremendo fã do personagem e precise de uma figura dele, mesmo sem nenhum acessório. Se for só para expor em sua pose mais característica não tem problemas, mas para isso existem opções mais baratas.

10 comentários:

  1. Excelente review, Usys! Muito caprichadas as explicações de todas as peças da figura, com fotos bem ilustrativas e um texto bem explicativo (e parabéns pela paciência, que deve ser nível zen quando a figura tem tantos mecanismos). E tem um visual bem interessante, apesar de preferir os visuais do Black e do RX; destes Kamen Riders temáticos contemporâneos, ainda prefiro os visuais da Gaim: samurais com... frutas!!! Mas acho muito bacana a troca dos pneus do peitoral, pena mesmo é esta falta de incluir como acessório básico da figura. Às vezes a Bandai me surpreende de uma forma bem negativa: fico preocupado com a redução da caixa desta S.H. FiguArts, deixando a figura básica demais, sem acessórios. E depois incluir acessórios "cruzados" com outras peças... Acho uma estratégia de venda um tanto perigosa, pois acho que mais desagrada aos fãs do que agrada. Bom, recentemente caí num certo desgosto com a Bandai em função do anúncio da AGP da Yamato versão Kai de Kan Colle, ainda mais depois do anúncio da versão nendo que estão inclusos tanto acessórios para a versão normal como a Kai... A Bandai bem que poderia já ter lançado com extras para ambas versões, ainda mais por se tratar de uma figura que sai bem cara. Por isto estou torcendo para que lancem estas personagens de Kan Colle na linha figma, assim desisto sem dó das AGP, ainda mais com este dólar super valorizado.

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    1. Obrigado, Bento!
      Para essas figuras com vários mecanismos demoro mais ou menos uma semana para fazer. Agora estou preparando algo com figuras mais simplesinhas para descansar (?) um pouco.

      Realmente a Bandai errou feio desta vez com os compradores. Costumo tentar ver sempre o lado positivo, mas agora fiquei chateado. Tanto que falei bem mal na enquete sobre o produto. Mas tentei ser justo e elogiei a escultura e a pintura, que de fato são fenomenais.

      A Good Smile Company/Max Factory também fez essa de acessórios cruzados com a Mami Tomoe (talvez inadvertidamente). A figma não incluía a peça para o Tiro Finale, sendo necessário usar a que vem com a Nendoroid. A figma da Mami vinha com a primeira forma da Bruxa dos Doces, enquanto a Nendoroid vinha com a segunda.

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  2. Belo review!
    Incríveis os detalhes desse Rider, e as cores ficaram ótimas também. Uma pena ele não ter acessórios, sacanagem não ter pelo menos as armas, se bem que nem o 1/6 da Medicom tem armas. Acho que as fabricantes não gostam de armar o cara...
    É bem interessante o conceito do personagem, tudo a ver com carros.
    Então existem universos paralelos onde alguns Riders são vilões?! Essa é nova pra mim, deve ser um mundo bem perigoso!

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    1. Obrigado, Ronin!

      Bem que podiam dar uma arma para o Drive, afinal ele é um policial. O Jiban, os Winspector e os Solbrain tinham um monte...

      Eu gostei bastante desse visual lembrando um carro. Gosto de Ferraris e Lamborghinis e acho que em parte é por causa disso.

      Mesmo nos universos "normais" existem Riders vilões. Um exemplo é o Kamen Rider Ouja. Esse é tão malvado que fico pensando em por que ele é chamado de Kamen Rider e o Shadow Moon não é. Por outro lado, o ator que interpreta o personagem é muito bom, sabendo que antigamente ele fez um outro herói que era tremenda comédia, o Changérion.

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  3. Que fodaaaa!!! Gosto muito dessa forma Type Speed do Drive. Já não posso dizer o mesmo do Type Technic, que eu acho meio feio... Tbm acheio meio "estranho" o visual do Type Formula. Mas é só meu gosto pessoal.

    Confesso que ainda não entendi o que levou a Toei a optar por temas batidos como "carros" e "investigação pessoal" depois de uma sequência de séries com temáticas inovadoras: Frutas/Reconstrução da História da Humanidade (Gaim); Magia/Esperança X Desespero (Wizard); High School / Amizade / Exploração Espacial (Fourze); Medalhas / Ambição (OOO); Histórias de Detetive / Informação nas nuvens / pendrives (W)...

    Outra coisa que chama atenção no Drive é a presença de três Riders em destaque no enredo da série. Com exceção do Gaim, sempre tivemos uma dupla de heróis desde 2009: Decade & Diend; W & Accel; OOO & Birth; Fourze & Meteor; Wizard & Beast. A aparição do Rider Chase me surpreendeu, embora eu goste muito do Gou Shijima e sua personalidade conturbada que oscila entre o fanfarrão da zoeira e o revoltado obcecado pela destruição dos Roidmudes.

    Parabéns por mais esse post, Usys! ^^

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    1. Também gosto mais do type SPEED. Bem arrojado e bem chamativo, mas sem tanta extravagância. O type Formula me dá a mesma impressão do Soldozer, de Solbrain. Tem cara de que ele se transforma em veículo... Não que eu não goste disso, mas...

      Acho que a inovação seria um Rider que tem um carro e não tem nenhuma motocicleta. E Rider que é policial muitas vezes era secundário. A grande vantagem de se ser policial é ter treinamento de combate, o que faz com que o personagem já comece lutando, sem precisar de tutoriais. O senso de justiça dele também é explicável por isso. A equipe de produção tem usado bem esse aspecto do personagem de se ser um policial e por isso ter de zelar pela segurança da população, muitas vezes questionando qual a sua missão.

      Também gosto do Gou. Ele equilibra a comédia e o drama muito bem. A frase e pose de apresentação dele é muito boa. Ainda me lembro de quando o "cunhadão Shin" tentou imitar e fez uma parecida com a de Carranger. E eu já suspeitava desde o começo que o Mashin Chaser ia fazer uma espécie de "cast-off" e virar Kamen Rider.

      Obrigado mais uma vez!

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  4. Usys mais uma vez mirando nos reviews parabéns,estou começando a assistir a série Drive e estou gostando bastante,não tem jeito,eu preciso de uma figura do Drive na minha coleção(nem que seja só a versão Type Speed),infelizmente a Bandai deu uma tremenda bola fora com essa questão dos acessórios.Uma opção interessante é a TK01 da Bandai, que mesmo não sendo uma figura tão detalhada como a Sh Figuarts,TB é uma figura bonita e bem detalhada(e vem com mais acessórios que a versão SHF),resta saber se o custo benefício dela é mais enconta.Amigo recomendo a vc a versão DX do Tridoron(bem mais barato)que apesar de não ser perfeita como da Figuarts ele é compatível com o Figuart do Drive. Eu não invisto no Tridoron da Sh Figuarts tão cedo, pois minhas economias foram todas pro Sh Figuarts do Raidron do Rx rsss

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    1. Obrigado, Marcelo Knight!

      Drive é uma série muito boa, com uma mensagem profunda nas entrelinhas. E já vou avisando que vão surgir vilões piores que os Roidmudes.

      o TK01 é uma boa opção, por já vir com alguns pneus desde o começo e ter conjuntos para simular essa característica. Por outro lado, a S.H. Figuarts tem uma pintura e uma modelagem melhores. Em matéria de articulação não sei dizer, já que não tenho a TK01.

      Pior que eu procurei por um DX Tridoron na época e ora estava esgotado, ora não estava disponível em lojas de usados. Queria também um DX ToRide Vendor para o OOO. Agora deve ficar mais fácil de achar, mas com o dólar em alta vou ter que deixar para mais tarde. Mas pretendo conseguir, sim o DX. E esse tem a vantagem de se transformar.

      Conseguiu Raidron do RX?! Puxa! Essa eu dou os Parabéns! Agora eu estou com inveja! O RX de casa vai ter que ficar na motoca mesmo, mas tudo bem. Cuida bem que isso é um tremendo tesouro!

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  5. Realmente a série Drive esta me surpreendendo positivamente,justamente eu que estava afastado dos tokusatsus atuais,sinto aquela mesma paixão por toku da época da "era Manchete"sendo retomada com série.
    Acho que no fim das contas irei optar mesmo pela versão Sh Figuarts,pois é a peça mais perfeita nos mínimos detalhes,a representação da figura é sensacional.
    E obrigado pelas palavras amigo, ter esse Raidron SHF na minha coleção significa muito pra mim,o carro é algo fenomenal,a Bandai se superou de uma forma incrível,já é um sonho antigo meu ter um Raidron na coleção e foi uma sorte tremenda ele ser lançado pela SHF.Eu ia correr atrás da versão da Bandai americana, o carro Magno do Masked Rider da Saban(de 1995),pois era ate então a melhor versão (e opção) para os colecionadores de Kamen Riders,a versão DX de 1988 além de ser difícil de achar(e bem caro) é meio mal feito,sendo meio quadradão.Pode deixar que vou cuidar muito bem dessa jóia!!! Rss

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    1. O bom de Drive são os mistérios que instigam. Assim como as interações entre os personagens. O desenvolvimento do ator principal também é digno de nota. No final ele já tem um poder de interpretação incrível.

      Uma das coisas boas dessas figuras é poder realizar antigos sonhos que a gente não conseguia antigamente. Isso que eu acho legal em colecionismo! A sensação é indescritível! Vi umas fotos do Raidron e vi que capricharam bastante. Coloca em um espaço especial da sala que vai ficar bonito!

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Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

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