domingo, 16 de agosto de 2015

Ultra-Act Ultraman Hikari

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do Ultraman Hikari, do seriado Ultraman Mebius, feita pela Bandai.





Ultraman Hikari era um cientista no planeta Ultra e em uma viagem pelo espaço, encontrou o planeta Arb, com o qual se maravilhou ao ver que esse mundo era belo e cheio de paz. Ele fez contato com a entidade que representava o planeta e se propôs a viver lá, mas foi alertado de que esse mundo estava destinado a ser destruído, de acordo com uma profecia. Mas segundo ela, um Herói surgiria e envergaria a Armadura da Luz para proteger esse mundo. Hikari, acreditando ser o tal Herói, decide conseguir forças, pois ele mesmo não era um guerreiro. Ele contata um ancião misterioso, que se revela o ser lendário Ultraman King, que lhe dá uma provação. Hikari passa por ela e ganha um artefato que lhe daria poderes de luta. Ao cumprir seu intento, Hikari retorna para Arb, para ver o planeta sendo destruído por um predador espacial, Bogal, que devora todas as formas de vida do planeta. Hikari tenta enfrentar o monstro, mas é derrotado e Arb é completamente devastada. Tomado pela fúria e pelo sentimento de vingança, ele enverga uma armadura feita de ódio e passa a se chamar Hunter Knight Tsurugi. Daí ele parte para perseguir Bogal e eventualmente vem parar no planeta Terra, que era protegido pelo Ultraman Mebius.

A fim de permanecer na Terra, Hikari entra no corpo do capitão Kazuya Serizawa, cuja nave havia sido abatida pelo Monstro Cortador Dinozaur no primeiro capítulo do seriado. Mas diferente de outros Ultras, ele domina completamente a consciência de Serizawa, usando-o apenas como um fantoche. Seu único interesse é o de destruir Bogal e para isso, ele derrotará quem estiver em seu caminho. E isso inclui o Ultraman Mebius e o povo da Terra... Mas com o tempo, Hikari retoma seu coração de Ultra e abandona a armadura do ódio, passando a lutar para proteger os inocentes, como era seu intento original.

Kazuya Serizawa foi interpretado por Shin Ishikawa, que também interpretou Shin Kazamatsuri em 真・仮面ライダー 序章 (Shin Kamen RIDER Joshou, ou "Verdadeiro Kamen Rider - Prólogo) sob seu nome verdadeiro: Katsuhisa Ishikawa. A voz de Ultraman Hikari foi feita pelo grande dublador Keiichi Nanba, que fez as vozes de Andy Bogard em Fatal Fury, Zoisite em Sailor Moon, Aphrodite de Peixes em Saint Seiya e Moerumba em Futari wa Precure Splash Star.



Hikari era um Oficial de Ciências no planeta Ultra. É atribuída a ele a invenção do método de se materializar energias vitais, tecnologia que permitiu que Zoffy levasse duas "vidas" para a Terra para salvar o primeiro Ultraman e separá-lo de Hayata (conforme contado na versão original japonesa do último capítulo  de Ultraman). Mas essa tecnologia foi alvo dos Alien Bat que fez com que o planeta Ultra entrasse em guerra com esses seres. Após o fim da guerra, Hikari teria se sentido responsável por isso, abandonado essa tecnologia e abdicado de seu cargo, passando a viajar pelo espaço e aí ele teria chegado em Arb.

Hikari também foi o primeiro Ultraman azul a aparecer na cronologia clássica (M78), mas já existiam conceitos em revistas infantis da época. Os Ultras azuis seriam predominantemente cientistas, mais voltados a trabalho intelectual, mas isso não significa que a cor do corpo seja um determinante para a função de cada um.

A história de Hikari é contada na minissérie ウルトラマンメビウス外伝ヒカリサーガ (ULTRAMAN MEBIUS Gaiden HIKARI SAGA), originalmente distribuída pela internet. O roteirista, Yuji Kobayashi conta que se inspirou no treinamento Jedi de Guerra nas Estrelas para escrever a história.


Assim como vários itens da linha, o modelo foi comercializado de forma exclusiva pelo site da Bandai.


O conteúdo da caixa. Pouco, mas é o suficiente, já que estão incluídas as peças de efeito para os golpes.



Visão de corpo inteiro. A forma é bem esbelta, embora tenha músculos. São usados dois tons de azul.




Close da cabeça, que é bem diferente das de outros Ultras. As enormes "orelhas" chamam bastante a atenção. Os detalhes em dourado são seccionados como no original.



As protuberâncias prateadas seriam as Star Marks, medalhas que Hikari conseguiu por seus méritos como cientista. Zoffy também tem essas medalhas, mas por seus méritos como guerreiro.


Detalhe da ombreira, também bastante característica.


No ventre é possível notar músculos abdominais moldados.



Os ombros possuem boa movimentação na vertical.




A ombreira não é móvel, mas graças ao mecanismo de articulações, é possível erguer bem os braços. Existe uma articulação giratória no antebraço.



O tronco não tem muita mobilidade.




Fora isso, o sistema de articulações é o mesmo de outros modelos da linha. Bom, mas sem nada de excepcional.


Por isso ela pode fazer a pose básica de luta sem problemas.



E é o suficiente para fazer várias poses de luta.





A Luz de Aviso tem um formato diferente dos outros Ultras e é intercambiável por outra representando o vermelho piscante.





Nas costas está presente a peça intercambiável por um conector para bases com suporte. Usa o mesmo esquema de apertar do lado para abrir, mas no meu exemplar foi um pouco duro fazer isso na primeira vez.




E ela é bem útil para representar a cena de transformação, a de vôo e as de combate aéreo.





Está incluída uma peça para representar o Knight Shoot.


A pose é semelhante à do Mebium Shoot, mas com a mão esquerda atrás do braço direito.




A peça é uma recoloração do Mebium Shoot.


O Knight Brace é bem moldado e assim como o Mebius Brace, é preso por dois pinos. A conexão é firme e ela não cai à toa.




A peça pode ser trocada por outra representando a Knight Beam Blade extendida.



A lâmina é feita de material transparente. O mais impressionante é a parte vermelha da ponta, esculpida e não simplesmente pintada.




Assim como no Ultraman Mebius, é possível imaginar várias poses com essa arma.


No seriado, Hikari podia lançar um cortador de energia da lâmina.


Hikari era cientista e não guerreiro, mas após passar por uma provação, ganhou o Knight Brace do Ultraman King. Isso é contado na minissérie Hikari Saga.


- Viva como um Ultraman.
Por um tempo, Hikari viveu apenas por vingança, mas após ser revivido pela Mãe dos Ultras, recuperou seu verdadeiro espírito e passou a lutar para proteger os inocentes.


Além do Knight Shoot, Hikari usou outro raio, o Hot Load Shoot em Hikari Saga.



Hikari tem grande força, sendo capaz de arremessar um monstro com uma mão só.


Junto com o Ultraman Mebius.












A combinação dos dois heróis é fabulosa.


Uma pena que um não pode equipar o bracelete do outro. A disposição e o tamanho dos conectores são diferentes. E não está incluída uma peça para representar a Knight Mebius Brace.


- Parem! Vocês não tem nenhuma razão para lutar um com o outro!
- Fique olhando em silêncio, Mebius.
O episódio com Zamsher, um dos mais marcantes.




Pessoalmente acho que a trama paralela, com a Crew GUYS tentando proteger o Japão dos fragmentos do cometa Ooshima é mais eletrizante que a luta com Zamsher. Colocar o momento em que os dois se atacam coincidindo com a destruição do último fragmento foi uma excelente ideia.


- A Hoshi Kiri Maru! Se quebrou!


- Ela já estava quebrada antes de lutarmos.


- Foi naquela hora.


- Mebius é forte porque sua luta é para proteger algo que lhe é importante.


Ao ouvir isso, Zamsher parte, jurando retornar para derrotar os dois.


Mas ele volta só nos últimos capítulos para enfrentar o Alien Emperor junto com Mebius e Hikari.


- E agora nós somos bem amigos.
- É verdade. Tanto que na UlFes (Ultraman Festival) de 2014, Zamsher e eu trabalhamos em um quadro de apresentação de monstros. E ele fazia um monte de piadas com o peso da apresentadora que trabalhou conosco.


Com outros Ultras azuis da linha (na verdade o Tiga Sky Type seria púrpura).

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra-Act do Ultraman Hikari, feita pela Bandai. A linha nos proporciona mais um modelo estável e sólido. A representação é perfeita e as articulações são firmes, porém flexíveis. A escultura da Knight Beam Blade em especial é digna de nota, com todos os detalhes, inclusive a parte vermelha da ponta. O sistema de articulações dos ombros permite que eles se ergam bem apesar das enormes ombreiras. A escultura da cabeça é magnífica, com todos os detalhes. Problemas que eu apontaria seriam a falta de flexibilidade do tronco e uma certa dificuldade para fazer a troca das mãos, já que o conector é um pouco apertado, sendo necessário cuidado nessa hora. Mas o maior fator impeditivo é o fato do modelo ter venda exclusiva por tempo limitado (que já se esgotou). E pelo visto, todos os modelos da linha, com exceção do ULTRAMAN, seguirão o mesmo destino. Uma pena, pois após a reformulação, a linha ficou muito mais estável e com uma qualidade muito melhor. Recomendo para os fãs do seriado, que está disponível no site Crunchyroll.

4 comentários:

  1. Como sempre, mais um Review excelente! Não pude acompanhar as histórias do Ultraman, pois só passava onde tinha antena parabólica! A verdade é que dá vontade de comprar todas as figuras S.H.Figuarts e essas Ultra-acts, porque são muito bem feitas!
    Mais uma vez, mandando ver nas historinhas, com ótimas fotos e um humor próprio, típico do nobre Usys!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!
      No Crunchyroll tem várias séries Ultra disponíveis de graça. E nem precisam de conhecimentos prévios. Mesmo o Mebius, embora no caso dele ajude saber sobre as séries Ultra anteriores.

      Na verdade o que eu fiz foi representação dos episódios de fato. Eu não inventei nada. Pior que até mesmo essa da UlFes (Ultraman Festival) 2014 foi verdade...

      Excluir
  2. Belo review, como sempre com fotos incríveis, principalmente as de ação!

    Esse Ultra tem um visual bem legal, acho que as ombreiras fazem uma grande diferença.
    A modelagem está incrível, realmente os detalhes da espada são bem chamativos! Essa espada no braço é pram rivalizar com um certo Superbi Squalo hehe.

    Esse personagem tem uma história bem interessante, gostei da ideia de ele não ser originalmente um lutador, mas ter se tornado um por vários motivos, e o lance dele ter sido um tipo de vilão também é bem interessante.

    E a Konata só ouvindo o papo dos heróis XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Esse tem um visual bem marcante. A cor, rara entre os Ultras, também ajuda a destacar. As cenas de ação, mais uma vez só precisei copiar do seriado. Mas que dá trabalho fazer isso, ô se dá! Me dá um alívio saber que agradou.

      No começo acho que ele estaria mais para um "Dark Hero" ou um "anti-herói". Ele até lutava contra os monstros, mas sem se importar com quem estava no caminho. Pelo menos ele retoma seu objetivo inicial.

      Desta vez nem a Konata conseguiu dizer alguma coisa. Pior que isso da UlFes aconteceu de verdade. O Zamsher, tremendo personagem sério, se desinibiu e soltou um monte de piadas no evento. A Tsuburaya é uma empresa que mostra que herói que é herói sabe rir de si mesmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html