sábado, 17 de outubro de 2015

Petit Chara! Deluxe Sailor Moon

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Petit Chara! Deluxe da Sailor Moon, feita pela Mega House.





A linha Petit Chara! da Mega House se propunha a representar personagens na proporção SD (aproximadamente duas cabeças de altura) em modelos de aproximadamente 5 cm, algo semelhante às Nendoroid Petit da Good Smile Company. Desta vez a Mega House decidiu lançar um modelo em escala maior, com aproximadamente 9 cm de altura e com peças intercambiáveis, seguindo o mesmo conceito das Nendoroids.


Há um tempo atrás, a Bandai anunciou um modelo da Sailor Moon pela linha chibi-arts, que também segue o princípio das Nendoroids, mas acabou não lançando. Ao invés, a empresa decidiu investir em modelos mais simples, os Tamashii Buddies. Isso me deixou decepcionado, mas agora surgiu a oportunidade de ter algo semelhante da Sailor Moon em minha estante. Vamos ver como ficou.

O conteúdo da caixa. É mais ou menos a mesma coisa que vem em Nendoroids e chibi-arts. Só vem uma peça de expressão extra e nenhuma perna. Procurei por um folheto de instruções, mas não encontrei nenhum.

Visão de corpo inteiro. Aqui temos uma versão comprimida da Sailor Moon, mas sinto uma certa estranheza. Não é como nas Nendoroids em que só de olhar a frase "Que coisa mais fofa" vem à minha cabeça.

Close do rosto. Pelos olhos vejo que não se trata da versão do desenho da Toei dos anos 1990, mas sim algo mais próximo à versão da desenhista Naoko Takeuchi.

A outra expressão é com a piscadela que a personagem faz em sua pose característica.

Detalhe da tiara, que tem pintura metálica.

A franja possui pintura para simular reflexo, como na versão Petit Chara e Ochatomo da mesma empresa. Só que no meu exemplar existem algumas irregularidades.

O brinco é moldado na orelha e tem pintura metálica.

Os "bombons" são bem modelados, com sulcos para representar os fios. Os enfeites usam pintura metálica muito bonita e precisa. Os cabelos são presos por conexões esféricas, mas têm pouca liberdade de movimentos.

A modelagem do cabelo é boa, com os sulcos nos lugares certos.

A modelagem das pontas dos cabelos é bem feita, com pintura em gradação.

O broche é da versão de Sailor Moon R e é bem detalhado.

Nas costas o enorme laço de fita com pintura acetinada. também é possível notar o conector para a base com suporte.

As luvas e as ombreiras usam pintura perolada. O formato e a direção das mãos é um pouco estranha. Não parece natural.

A modelagem da saia é mediana, sem nada muito especial.

As pernas também não tem nada a ser notado, a não ser os minúsculos emblemas em forma de lua nas botas.

O pescoço é apenas uma conexão esférica. Mesmo assim tem boa liberdade de movimentos.

Os conectores dos braços são parecidos com os das chibi-arts. Eles apenas giram.

As pernas são presas por conexões esféricas. É possível mover um pouco, mas de forma bem limitada.

Estão incluídos esses braços para representar a parte final da pose de transformação. Devido à proporção, a mão direita não chega ao olho direito. E agora veio que a piscadela deveria ser com o outro olho.

- Vou te punir em nome da Lua!
Estes outros dois braços, um com o dedo apontado, são para a pose da frase de efeito. Pena que não vem uma expressão de luta, que poderia ser útil nesta hora.

Está incluída esta peça que representa o Cutie Moon Rod, usado em Sailor Moon R, e que pode ser segurado por uma mão específica. O detalhamento é impressionante, usando pintura metálica e perolada. Tem até as estrelas tampografadas no cabo.

Está incluída esta figura da gata-mascote Luna. Ao olhar para ela, por alguma razão me lembro dos desenhos de Osamu Tezuka.

Close do rosto, detalhadinho e bem fofo, com o olhar voltado para cima. O símbolo da lua é moldado na testa, assim como o nariz e a boca.

O pescoço é preso por uma conexão esférica e por isso pode ser virado.

A base com suporte é enorme e tem vários detalhes esculpidos.

Talvez com esta foto dê para ver um pouco melhor.

O conector tem uma lingueta, que faz com que o modelo fique bem preso. A haste é articulada, mas sem uma perna dobrada ela se torna sem sentido.

A base se abre como uma caixinha e com isso é possível guardar os acessórios que não estão em uso. Incrível que cabe tudo dentro.

Junto com outras representações da Sailor Moon e da Luna.

As Meninas Mágicas que faziam a cabeça da criançada (e de alguns marmanjos também) nos anos 1990. Aproveito e comparo o tamanho com Nendoroid. Como dá para ver, a Petit Chara! Deluxe é menor.

Com outras Meninas Mágicas das linhas Nendoroid e chibi-arts.

Indo um pouco mais longe e acrescentando os modelos maiores e seus respectivos mascotes.

Reunião dos Mascotes.

- Hum... Acho que temos um espião entre nós.
- Não dá para entender.

Cure Peace me implorou para tirar essa foto com a Sailor Moon e eu não nego pedido da Yayo-tan. Aproveito e comparo com chibi-arts.

Esquema de desmontagem da cabeça. É bem parecido com os novos modelos de Nendoroids.

O pino do conector é um pouco mais curto que nas Nendoro Joints.

Comparação com uma peça de expressão das novas Nendoroids. A conexão é um pouco diferente, sendo que a Petit Chara! Deluxe é mais cavada.

A peça do pescoço tem um formato diferente, mas incrivelmente o conector tem o mesmo tamanho.

Instalando a peça da Nendoroid na cabeça da Sailor Moon é possível usar peças de expressões de modelos novos dessa linha. Mas o pino conector mais longo faz com que fique estranho, sendo necessário apelar para truques de angulação.

O contrário também pode ser feito. Card Captor Sakura Naoko Takeuchi Ver.?

A cabeça da Sailor Moon pode ser usada em corpos Nendoroids sem problemas e com isso é possível dar novas roupas a ela.

Troca de roupas. No caso eu tirei o conector do pescoço da Sakura.

No caso de chibi-arts é preciso tirar o conector do pescoço para instalar a da Sailor Moon. É bem duro e eu não recomendo fazer isso. Pelo menos a Cure Peace pisca com o olho certo.

Troca de roupa com a Cure Moonlight. A Sailor Moon fica um pouco esquisita, mas a Cure Moonlight com essa pose ganha um ar de "irmã mais velha que topa qualquer parada".

Trocando até mesmo o cabelo. Não dá. Fica muito estranho.

E assim tivemos a apresentação da versão Petit Chara! Deluxe da Sailor Moon, feita pela Mega House. Por ser o primeiro modelo de uma série (assim espero), ele possui vários problemas. Para começar, não vem com muitas peças de expressão, que são vitais para uma figura desse tipo. As articulações também são bem limitadas, mesmo levando em consideração a proporção. Nendoroids e chibi-arts se movem bem mais. Talvez se usassem articulações e não conexões esféricas ficasse melhor. A modelagem também tem que ser aprimorada. Ainda não tem o mesmo charme das Nendoroids ou mesmo das chibi-arts mais novas. Pena que eu não sei dizer exatamente o que está errado. Também seria bom se ela tivesse o mesmo tamanho das outras linhas.
Mesmo assim, o modelo tem seus pontos positivos. Luna ficou muito bonitinha e tem boa liberdade de movimentos no pescoço. Poder guardar os acessórios que não estão em uso na base foi uma boa ideia. A escultura e a pintura dos adereços como o broche e os bombons, assim como as do Cutey Moon Rod são muito bem feitas.
De qualquer jeito, recomendo aos fãs de Sailor Moon por pura falta de opções. Não é um modelo ruim, mas poderia ser melhor. E torço para que continuem e tragam as outras Sailors e, se possível, as Precure.









Sinto que faltou alguma coisa...





Ah, sim!







- Não dá para entender!!!

4 comentários:

  1. E mais um belo review!

    Acho que por ser uma nova linha, já era de se esperar alguns problemas, mas a falta de mais um rosto foi um pouco desanimadora.
    A modelagem do cabelo e as cores ficaram muito boas, e os detalhes do Cutie Moon Rod estão impressionantes! Gostei muito da ideia da base ser tipo uma caixinha, é bem prático!

    Apesar das falhas, no geral parece ser uma boa figura, gostei do que vi, apesar de ela realmente não ter o mesmo charme de uma Nendoroid. Pra mim, a diferença se deve ao pescoço e os ombros, as Nendoroids têm aquela esferinha da nendoro joint que fica como um pequeno pescoço, coisa que a Petit Chara não tem e que também faz parecer que ela tem ombros mais largos, deixando ela um pouco mais "truculenta" e menos "fofa". Pelo menos é o que me parece hehehe.

    A vida do Kyubey está ficando cada vez mais difícil, se é que dá pra chamar de vida hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      De fato o modelo tem boas ideias. Por ser o primeiro da linha, já esperava que viesse com algumas imperfeições. Não encontrei nenhum review no Japão e por isso fui na raça mesmo e resolvi servir de cobaia. Tomara que sirva de referência para quem estiver pensando em comprar.

      Acho que é bem isso mesmo. Era por causa desse pescoço afundado que a princípio me parecia meio... "dayo-". Se aquilo não fosse apenas uma conexão esférica, mas sim uma Nendoro Joint... Tenho algumas sobrando. Acho que vou cortar a ponta de alguma para caber.


      Agora eu fico pensando. O Kyubey é um ser vivo? Algumas vezes me dá a impressão de que aquilo é uma espécie de "autômato orgânico" controlado à distância. Bom, não importa, contanto que dê para explodir.

      Excluir
  2. Olá, onde você costuma comprar suas nendoroids? costuma ser muito taxada compra em sites estrangeiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações!
      Na seção de Links, no canto superior da página tem algumas indicações de lojas. E é melhor ter em mente que sempre haverá a taxação de 60% sobre a soma do valor do produto com o valor do frete.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html