segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nendoroid Sakura Miku Bloomed in Japan

Saudações.

Desta vez vou apresentar a Nendoroid da Miku Hatsune, decorada com motivos que lembram flores de cerejeira (sakura), feita pela Good Smile Company.




A Good Smile Company já havia lançado anteriormente um modelo de Miku Hatsune com esse tipo de decoração. Mas assim como nas Snow Miku, foi feito um novo modelo e desta vez com a numeração comemorativa de 500. E existe mais um motivo para que este modelo seja comemorativo. É que ele foi feito na nova fábrica da empresa, na cidade de Kurayoshi, na província de Tottori, dentro do Japão, diferente dos modelos até então manufaturados na China. Daí o título "Bloomed in Japan".

A grande maioria das figuras são manufaturadas na China por este país ter um baixo custo de mão-de-obra, mas com o tempo isso mudou e as despesas com pessoal encareceram. E ainda, na China a rotatividade de emprego é muito alta, o que leva à perda de pessoal qualificado. Tendo isso em mente, a Good Smile Company decidiu instalar uma fábrica de figuras dentro do Japão. Com isso seria possível ter um controle maior sobre a produção e cortar custos como, por exemplo, o de transporte de carga. A cidade de Kurayoshi deu todo o apoio a essa iniciativa, visando avivar a economia local. A nova fábrica, de nome 楽月工場 (Rakutsuki Koujou) e apelidada de "Lucky Factory" já iniciou suas atividades e este foi o seu primeiro produto.


O modelo foi comercializado de forma exclusiva e por tempo limitado pela loja virtual da Good Smile Company, que também vende para o Brasil, conforme anunciei no fim do ano passado. Foram disponibilizados dois lotes, um primeiro para entrega em março de 2015 e um segundo que a princípio seria entregue em abril, mas acabou sendo disponibilizado só em setembro.

Uma outra leva foi usada no Furusato Tax, um programa japonês no qual é possível fazer donativos ao governo de alguma localidade participante. Em alguns casos seria possível indicar como esses donativos devem ser usados e também permitiria descontos no imposto de renda. E ainda, o contribuinte receberia recompensas na forma de produtos típicos da região favorecida, como vegetais, carnes, vales de viagens/hospedagens e até mesmo produtos manufaturados. No caso de Kurayoshi, a Nendoroid Sakura Miku foi ofertada a quem fizesse um donativo de dez mil ienes até o dia 30/01/2015.
Obs.: esse programa se aplica apenas a cidadãos japoneses.

A embalagem tem símbolos indicando sua procedência. Sinto que há muito tempo não vejo a inscrição "Made in Japan" que eu tanto via quando era antigamente.

A caixa tem uma textura especial, que lembra papel japonês.

O conteúdo da caixa. O número de acessórios é adequado. Nem muito e nem pouco.




























































Visão de corpo inteiro. Uma fofurinha! Não só a cor, como as decorações com flores de cerejeira chamam bastante a atenção.

Close do rosto. Fofinho, talvez até um pouco rechonchudo. A boca é levemente torcida no centro, como em um gato ou um cachorro.

A expressão 2 mostra Miku como se estivesse prestes a comer alguma coisa. O olhar é levemente voltado para a direita. É como se algo tivesse chamado sua atenção enquanto estava comendo.

A expressão 3 representa Miku como se estivesse em êxtase, saboreando a embriaguez da primavera. Uma expressão única. A boca tem o formato da de um gato.

O cabelo tem uma camada brilhante, com textura totalmente lisa.

A franja possui gradação de tonalidades de rosa que se aproximam do branco nas pontas. Existem tampografias de flores de cerejeiras. No meu exemplar a remoção da franja foi bem difícil.

Nas bases dos rabos-de-cavalo existem esses enfeites em forma de flores de cerejeira. A parte da frente tem três e a de trás só uma.

Os cabelos são feitos de material transparente, bonitos como cristais. Existem várias tampografias de cores diferentes.

A roupa é quase uma recoloração da Miku normal. Mas a saia é moldada de modo a parecer ser um kimono por baixo do colete. Na parte de trás, no lugar do laço de fita, existe um cordão com um nó ornamental.

O conector da base com suporte é um pouco mais longo pois ele deve passar pelo espaço que existe no cordão.


As mangas são detalhadas, com os consoles e os detalhes em preto. O "01" está impresso no antebraço esquerdo direitinho.

Na parte voltada para o corpo existem mais tampografias de flores de cerejeiras. As bocas das mangas são feitas de forma a parecerem flores.

As botas são simples recolorações da versão normal. Toda a roupa possui pintura perolada.

Estão incluídas peças intercambiáveis para o cabelo, desta vez no formato de tranças. A impressão muda bastante.

A modelagem é esmerada. A camada brilhante faz com que as tranças se tornem ainda mais vistosas.

Os ornamentos da raiz são parecidos com os dos cabelos "normais". Nas pontas existem enfeites que lembram cerejas.

A abertura é um pouco limitada, mas é o suficiente.

Estão incluídos esses braços dobrados intercambiáveis. A conexão é no antebraço.

E está incluída esta perna dobrada. Só vem uma.

Um dos acessórios é esta flor de cerejeira, parecida com a que vem na versão anterior.

Ela pode ser segurada por uma mão específica.

Esta peça representa um Dango, um doce japonês que consiste em bolas de massa de farinha em um palito.

Ele pode ser segurado por uma mão específica. Essas mãos podem segurar tanto a flor quanto o Dango.

Também vem essa garrafinha de Amazake (uma espécie de saquê doce, de baixíssimo teor alcoólico), assim como mãos para segurar.

A garrafa é presa por um pino na mão direita. A esquerda serve só para apoiar.

Está incluído um copinho. A modelagem com ranhuras faz parecer feito de cerâmica.

E tem esta bandeja, presa a duas mãos.

É possível colocar objetos em cima dela, mas eles não ficam presos, sendo necessário posicionar os braços de modo a ficar estável.

Fotos usando enfeites que comprei na Daiso Japan. Pena que em algumas fotos dá para ver que são artificiais...

「咲いちゃった!」
(Saichatta!, algo como "Floresci!")
Imitando a Cure Flora, de Go! Princess Precure.

Não tenho a Cure Flora, então vai a Cure Blossom, que também tem a ver com flor de cerejeira.

Comparação com a versão anterior. A atual tem cores mais fortes, tendendo para o vermelho. E existem várias diferenças nas roupas.

As expressões da primeira versão seguem o modelo antigo e não entram completamente no novo. O pino da articulação do pescoço tem um diâmetro diferente, sendo que o conector do modelo novo é mais apertado e por isso é preciso cuidado para colocar.

Por outro lado, as expressões do modelo novo até que entram fácil no antigo.

As mãos segurando um Sakura Mochi podem ser usadas sem grandes problemas.

As peças de expressão seguem o modelo atual, mas existem diferenças, usando menos material. Isso ajuda um pouco a fazer a cabeça ficar mais leve.

As peças de expressão de outros modelos que seguem o esquema novo podem ser usados sem problemas.

Madoka vestida como a Sakura Miku?

Curiosidade: No Japão existe a expressão 花より団子 (Hana yori Dango, algo como "Antes Dango do que Flor"), que significa preferir praticidade à beleza. Miku leva os dois.

E assim tivemos a apresentação da Nendoroid da Sakura Miku, feita pela Good Smile Company. A fofura e a graciosidade das Nendoroids se mantém firme. Apesar de ter poucas mudanças em relação ao anterior e ter menos acessórios, ainda assim é uma fofurinha, graças aos novos cabelos. Os novos acessórios também ajudam bastante. Agora, quanto aos méritos do modelo ter sido feito no Japão, ainda não senti nada de diferente. O modelo não é mais caprichado e nem os materiais são melhores que os feitos na China (embora esses elementos já sejam de altíssimo nível). As vantagens talvez sejam perceptíveis para o fabricante, mas como consumidor final não vi nada de especial. A mudança da fábrica para o Japão também pareceu não ter surtido efeitos nos prazos de manufatura, já que o lançamento do modelo teve os adiamentos costumeiros da empresa (deveria ter sido lançada em abril e só saiu em setembro; e ainda assim se trata da segunda leva). Mas talvez seja pela instalação ter sido recente e isso deva melhorar no futuro. Vou esperar para ver.
Voltando ao modelo, digo mais uma vez que é uma gracinha, mas talvez o modelo antigo seja preferível, já que vem com muito mais acessórios, dando um ar muito mais especial. Um problema que ambos compartilham é a dificuldade de se remover a franja depois de um tempo sem serem manipulados. Recomendo para os fãs da Miku, mas aviso que é difícil conseguir um modelo que é comercializado a altos preços no mercado de usados.

Outra opção é se contentar com a Mikudayo-, um "arremedo oficial" feito pela própria empresa. Vem com uns acessórios bem interessantes, mas não sei dizer se vale a pena.







- Ei, Miku! O que você está fazendo?
- É um novo golpe que eu aprendi, o 邪聖剣烈舞踏常闇雷神如駆特別極上奇跡的桜大戦第弐幕君死給事無監督斬 (Espada Sagrada do Mal Vamos Dançar a Noite Toda Fazendo Surgir um Ultramilagre Sakura Taisen II Kimi Shinitamoukoto Nakare Edição do Diretor).
- Hein?
- Ah, é uma versão aperfeiçoada do 邪聖剣烈舞踏常闇雷神如駆特別極上奇跡的超配管工兄弟弐號役立不弟逆襲監督斬 (Espada Sagrada do Mal Vamos Dançar a Noite Toda Fazendo Surgir um Ultramilagre Super Mario Brothers Second Edition Contra-ataque do Luigi Edição do Diretor), mais rápida e com efeitos de flor de cerejeira.
- ..... Entendo. Falando nisso, eu trouxe uns chocolates recheados com macadâmia. Vamos comer?

Informações sobre essa aqui.

2 comentários:

  1. Show de review!

    Me pergunto o que determina quais peças são feitas na fabrica de Kurayoshi, pois pelo visto a maioria continua saindo da China. Bem interessante esse lance do Furusato Tax, bem que podia ter esse tipo de coisa por aqui XD

    Essa Miku ficou uma gracinha mesmo! Acertaram em cheio nos rostos, puro charme.
    Legal ver que essa Miku não é uma simples repintura da anterior, elas têm diferenças bem claras. Gostei mais das presilhas de cabelo dessa nova, os olhos também achei mais bonitos. O acabamento perolado deu um belo destaque na figura.

    Amazake? Lembro disso de Ryu ga Gotoku, as garotas de lá adoram essa bebida hehehe.

    As fotos no meio das flores estão lindas! É uma harmonia de encher os olhos!

    Pô, a Miku também humilhou o pobre Shinpachi com o golpe final! Já fico imaginando que se ele estivesse ali, acabaria na tela de vitória da Miku com ela falando "Enquanto sua técnica não florescer, nunca vai me derrotar!" hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Taí uma boa pergunta. Agora que entregaram os dois projetos que estavam nas mãos deles, a Sakura Miku e aquela figma de cavalo, talvez haja uma expansão. Não sei dizer.

      Miku é a arma fatal da Good Smile Company. Nendoroid dela é garantia de venda e o bom é que eles capricham. A próxima de outono vai ficar lindíssima.

      Pior que eu não saia muito com as garotas em Ryu ga Gotoku. Curtia mais pisar na cara alheia. Esse é um que eu tenho vontade de voltar a jogar um dia.

      Achei essas flores por acaso nessa loja enquanto procurava por caixinhas para figuras que eles vendem (baratas, bonitas e extremamente difíceis de achar). Quando vi pensei na Sakura Miku e comprei especialmente para ela. Tanto que agora não sei se vou ter oportunidade de usar novamente. Mas pelo menos me senti realizado.

      Pattsan não tem vez mesmo. E só depois que eu notei que o golpe da Miku tem um nome mais curto que o original. Ou seja, até nisso é aperfeiçoado! E acho que a frase de vitória é bem essa mesmo. Vou ver se consigo achar um filtro legal para uma foto assim.
      Na verdade o Pattsan não precisa ficar com vergonha de perder para a Miku. Olha só o que ela faz com um exército de brutos. E alguns deles são bem familiares: https://www.youtube.com/watch?v=0Gpsr6av4lw

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html