sábado, 3 de outubro de 2015

Ultra-Act Imit-Ultraman

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do Imit-Ultraman, feita pela Bandai.





Imit-Ultraman (também conhecido como "Fake Ultraman" ou "Nise Ultraman", falando rápido o "Falso Ultraman") apareceu no episódio 18 da série clássica Ultraman, intitulado "Irmãos do Espaço", e se tratava de um disfarce do malvado Alien Zarab para desacreditar o herói. Zarab a princípio se apresenta como um alienígena amigável, mas logo mostra suas verdadeiras e malignas intenções.

O nome do Alien Zarab vem da palavra "Brother" ("irmão" em inglês), que em japonês se escreveria ブラザー (burazaa), mas de forma invertida, ザラブ (zarabu). Por isso, algumas vezes o nome do vilão é grafado "Alien Therob". Em vários materiais são usadas as duas grafias, "Zarab" e "Therob".

O Alien Zarab foi interpretado por Takeshi Aono, que também vestiu a fantasia do vilão na época. E ele fez a voz de todas as versões do personagem, desde a série clássica de 1966 até o filme Mega Batalha na Galáxia Ultra de 2009. Aono faleceu em 2012 e também interpretou Shiro Sanada em Space Cruiser Yamato e o primeiro Rei Demônio Piccolo/Deus (Kami-sama) e o Sargento Murasaki em Dragon Ball. Ele ainda dublou várias vezes o ator Christopher Lloyd.


Na verdade eu não me lembrava desse episódio. Só pude ver a série na versão da Cinecastro, dos anos 1970 e me recordo de todos os episódios menos desse. Eu conhecia o "Falso Ultraman" de revistas japonesas antigas e sempre me perguntava quando ele apareceu. Vi o episódio recentemente e fiquei abismado ao ver que eu não me lembrava de absolutamente nada dele. Um personagem tão marcante como esse é difícil de ser esquecido, então creio que o episódio 18 não foi exibido por aqui, ao menos na segunda exibição, nos anos 1980, que foi a que eu vi.

O Imit-Ultraman esteve disponível para venda exclusiva na loja virtual da Bandai por tempo limitado. Esta na verdade é a segunda versão.

O conteúdo da caixa. Na primeira versão vinham peças de efeito que eram recolorações do raio Spacium e do Anel Cortante, mas desta vez não foram incluídas, já que ele nunca usou esses golpes. Em compensação, está incluída uma peça de efeito para o primeiro Ultraman.



Visão de corpo inteiro. Trata-se de uma remodelagem do primeiro Ultraman (2ª Versão).

Close da cabeça. Se isso for o Ultraman eu sou a Madre Teresa... perdão, uma boa representação de uma versão maligna do Ultraman, com vários detalhes pontudos, como os olhos, as orelhas, o queixo e a ponta da "crista".

Os olhos, puxados para cima, têm uma escultura incrível e tem uma textura na parte de dentro com gradação.

Também estão representadas as linhas pretas no corpo, que são moldadas e não simplesmente pintadas. Os pés são pontiagudos como no original (no caso, o impostor). A Luz de Aviso não tem a borda prateada.

Por alguma razão está incluída uma peça intercambiável para representar a Luz de Aviso no vermelho piscante, embora isso nunca tenha acontecido.

E por alguma razão também a tampa para o conector do Brothers' Mantle está ativa. E o conector é até melhor.

Também está incluída a peça intercambiável para o conector para a base com suporte nas costas.

Estão incluídas estas mãos para representar a pose característica que ele faz em Ultra Galaxy NEO (Never Ending Odyssey).

Esta mão intercambiável serve para representar a situação em que o Falso Ultraman pega a corda em que o menino Hoshino estava pendurado quando ele a usou para escalar um prédio e salvar Hayata.

Curiosidade: o ator Akihide Tsuzawa interpretou Isamu Hoshino até o episódio 25, mas teve que abandonar o seriado quando sofreu um acidente enquanto estava esquiando. Mais tarde, ele abandonaria a carreira artística, mas devido ao seu ingresso no Ginásio e não ao acidente. No episódio 18, ele estava na fase de mudança de voz e conta que por causa disso teve um pouco de trabalho.



O detalhamento é fascinante, apesar do tamanho milimétrico da figura. É igualzinho ao boneco usado nas filmagens.

Dá para fazer umas cenas bem interessantes com essa peça.

O sistema de articulações é o mesmo do primeiro Ultraman (2ª Versão). Tem até as articulações extras das costas que permitem que ele se curve bem, embora no original ele sempre ficasse ereto.

Comparação com o primeiro Ultraman. As diferenças são gritantes, sendo impossível confundir um com o outro. Zarab precisa tomar aulas com o Alien Babalou, já que todas as suas transformações saem com essas diferenças.

Esta é a peça extra para ser usada no primeiro Ultraman, representando a Ultra Corrente de Água.

A peça é longa, com material transparente e gradação. Ela não é uma simples placa, sendo que a ponta tem partes arredondadas.

A posição da mão é fiel à original. A colocação é um pouco difícil, já que se trata de uma peça única com as duas mãos juntas.

Junto com o raio Spacium e o Anel Cortante, esse é um dos poderes mais lembrados do Ultraman. Ele foi usado uma vez para combater um incêndio em uma refinaria de petróleo depois de derrotar o monstro Pestar. Outra ocasião foi bem inglória, para matar Jamila.

O Falso Ultraman ataca a cidade.

Hoshino salva Hayata, que tinha sido capturado por Zarab, mas o menino é pego pelo Falso Ultraman ao tentar escapar do prédio usando uma corda.

Hayata se transforma no Ultraman e aparece na frente do impostor.

Ultraman arranca Hoshino das mãos de Zarab e o deixa no chão em segurança. Isso depois do menino ser balançado um monte de vezes e é incrível como ele conseguiu ficar dependurado por tanto tempo sem passar mal...

Os dois se encaram e partem para a luta.

A cena em que o herói dá um Ultra Chop, mas o golpe acaba pegando na máscara, muito dura e o ator, Satoshi "Bin" Furuya, até balançou a mão de dor. Por alguma razão essa cena não foi editada e é motivo de piada até hoje.

Vendo que não tem chance contra o verdadeiro, o impostor tenta fugir, mas é derrubado pelo raio Spacium. Nessa hora ele mostra sua verdadeira identidade e é derrotado pelo herói.

O Falso Ultraman volta a aparecer em Ultra Galaxy NEO para enfrentar Gomora.

O Falso Ultraman até dá um chute bonito, mas Gomora é muito resistente e ele segura seu pé em dor.

Ultra Chop! Mas dá no mesmo. Uma cena bem parecida com o episódio da série clássica.

- Raio Spacium!
Zarab resolve apelar.

Gomora assume posição de defesa.

- Hein?! Ué?! Por que não sai nada?!
Zarab não consegue imitar o raio do Ultraman.

Gomora ataca com a cauda e o Falso Ultraman até faz um desvio bonito.

Mas na segunda vez ele não tem tanta sorte.

Na terceira vez ele até tenta usar a técnica de parar um golpe com as palmas das mãos, mas não consegue acertar o tempo.

Ele também é fustigado pela artilharia da ZAP Spacy.
Obs.: a nave não é a mesma do seriado, mas a pose e a situação sim.

Depois de tanta tortura, Gomora finalmente o derrota com a Super Onda Vibratória.

- Ai, ui, meu quadril...
Zarab sobrevive e foge. O episódio tem forte teor cômico.

No filme Mega Batalha na Galáxia Ultra, é Zarab quem entrega o Giga Battlenizer a Belial.

Mas é destruído pelo vilão.

Mais um oponente para o primeiro Ultraman na linha Ultra-Act.

Outros Ultras do Mal ou impostores. Existem mais ainda na linha Ultra-Act, mas não consegui todos.

Ultraman vs. Kamen Rider?
Cuidado com falsificações.

O Verdadeiro Kamen Rider e o Falso Ultraman. E os dois acabaram vindo na mesma remessa para mim. Isso é que é piada pronta.

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra-Act do Falso Ultraman, feita pela Bandai. Trata-se de uma remodelagem do primeiro Ultraman e com menos acessórios. Mas ele conta com mãos em posições que não estão presentes no modelo original, além de uma peça de efeito de bônus. Existe uma versão baseada na primeira versão do primeiro Ultraman, mas esta é mais rara e por um tempo foi cotada a preços exorbitantes. Esta versão é um pouco mais avançada e pode ser encontrada a preços bem mais reduzidos. Posso dizer que este sim é um modelo adequado para venda exclusiva, já que ele tem maior apelo a quem é mais entusiasta, tanto da franquia quanto da linha de produtos. E é por isso que recomendo apenas para quem se encaixa nesta descrição.

17 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Cara, eu não sabia desse lance do nome. E entender como "brother" ao contrário virou "zarabu" é daquelas coisas de "inglês nipônico" que são difíceis de explicar pra quem não conhece a cultura.

    Esse episódio eu gostava muito, mas achava a luta muito curta. Não lembro também se passou na TVS/SBT, pois eu vi mais na época da TV Tupi.

    Fiquei com vontade de ver esse episódio de Ultra Galaxy depois dessa.

    E ficarei aguardando o review do Shin Kamen Rider, tenho algumas coisas a dizer sobre esse persoangem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      Pior que essa do nome eu encontrei por acaso. Achei em um blog uma foto de uma revista antiga em que o nome do alienígena era grafada "Therob" e isso me intrigou, pois até então para mim ele era o "Alien Zarab". Pesquisei mais e descobri a razão. Achei bem engraçado, já que ele se dizia um "irmão dos humanos" mas nisso ele também era um farsante.

      Então esse episódio passou no Brasil. Será que perderam a fita quando foi a minha vez? E pensando bem, no Ultra Seven e no Regresso de Ultraman também tiveram episódios que eu nunca vi por aqui. Será que aconteceu a mesma coisa?

      Quanto ao Shin, ainda esta em fase de planejamento. E já deixo dito que não consegui entender qual rumo queriam dar para esse filme. Mas a atuação da Kiyomi Tsukada compensou um pouco.

      Excluir
  2. Confesso que também não lembrava dele.
    Na época eu acho que o combate entre os dois eram com ultramans idênticos, tirando o fato do impostor destruir a cidade.
    Como to parado na saga ultra não vi as versões posteriores dos filmes.
    Muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pierrot!

      O Therob foi bem inteligente. Ele prendeu o Hayata para então atacar como o Falso Ultraman. Pena que a técnica de disfarce dele era bem ruim.

      Pelo menos a Mega Batalha na Galáxia Ultra é bom ver. Filmaço, esse aí.

      Excluir
  3. Como sempre, mandando ver nos Reviews. Sou muito leigo em Ultraman, porque só vi um ou outro episódio na extinta Rede Manchete. Gosto dos detalhes nas fotos e mais ainda quando a série é reproduzida com os actions!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!
      Para mim uma figura dessas tem que ser capaz de reproduzir as cenas para ser boa. E essa conseguiu! Incrível que foi até fácil, já que ela é bem articulada.
      Queria ter visto a versão que passou na Rede Manchete. Acabei não vendo, pois estava fora nessa época.

      Excluir
  4. Show de review!

    Achei bem legal esse Falso Ultraman! Esses inimigos farsantes são engraçados, me lembra o Kintoki Sakata em Gintama hehe.
    A cabeça está muito bem feita, principalmente os olhos. Uma coisa que achei engraçada é que ele tem meio que um sorrisinho malandro. A Bandai sabe ser criativa nos acessórios, essa miniatura na corda está incrível!

    As últimas fotos ficaram bem engraçadas! Pelo visto esse cara é pura comédia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Na primeira aparição ele era bem ameaçador, mas depois virou comédia e/ou joguete nas mãos de outros vilões. E tenho que ver essa do Kintoki Sakata. Quase que o título do desenho vira uma palavra considerada "feia" no Japão. Se bem que Kintoki Sakata existiu de verdade...

      Bem observada essa do sorrisinho. No filme do Ultraman Mebius, ele se disfarça no herói e até torce um pouco mais a boca para fazer um sorriso maligno mesmo.

      Este modelo não tem raios, mas em compensação vem com uma peça que tem a ver com o personagem. Eu prefiro assim. Quando a Bandai quer, ela manda bem.

      Excluir
  5. Olá Usys 222 ! tudo bem cara !! excelente review !!! sobre esse episódio do Falso Ultraman acreito que ele passou sim na época da TVS tenho uma vaga lembrança!Porém tenho alguns amigos bem mais velhinhos digamos assim Rrsrssr !! que afirmam que acontecia ás vezes da TVS exibir episódios fora de ordem tipo passar o mesmo episódio na mesma semana ! e teve um caso que uma amigo estava assistindo a TVS a noite se não me engano quando a emissora saiu do ar por problemas técnicos e do nada ( talvez para ganhar tempo ) começou a passar um episódio do Ultraman !! especificamente o episódio 5 " O monstro verde " mas isso foi em 85 por ai ! o SBT sempre foi bagunçado ! Lembra daquele episódio do Spectroman que ele ganha uma arma ? e outro que é uma única parte ? são os episódios de número 25 ao 27 esses eu nunca assisti na TVS só passavam o preview do epi 25 ! mas tem pessoas que lembram desses episódios na época da TV Record ! inclusive um amigo até lembrou como o Herói derrotava o monstro no ep 27 ! e ele nem tinha revisto esse episódio pois faz muito tempo que ele me comentou isso ! Então acredito que muita coisa realmente tenha se perdido mas, esse do falso Ultraman eu lembro da TVS sim ! a não ser que esteja sonhando !! afinal faz tempo ! mas acredito que passou sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ultra Ace Jack!
      Pois é. Eu não perdia um episódio e via as reprises até a exaustão. Mas eu realmente não me lembro desse episódio.
      Tinha um capítulo do Spectreman, na época em que passava na Record, que era continuação de um anterior, em que o herói tinha sofrido sérios danos e levado de volta. Justo nesse capítulo houve um problema na exibição e tiveram que colocar o desenho do Hércules no lugar. Nunca soube o que aconteceu.

      Excluir
    2. Eu que agradeço sua atenção Usys 222 ! Acredito ao que me lembro e baseando no que vc comentou sobre esse episódio do Spectreman ele seja os episódios 36 e 37 " A volta de Spectreman " onde nosso herói e levado para a nave dos dominantes e é dito a ele que um substituto vai assumir seu lugar ! Esses episódios na TVS (SBT) passou ! Agora sobre o falso Ultraman .. fica o mistério pois eu não sou do tempo da TV Tupi mas confesso que esse falso Ultraman eu tenho uma vaga lembrança dele a não ser que possa ter visto em alguma revista antiga ainda na época que a série passava na TVS pois isso faz muuuuito tempo já ...srsrsrs. Mas tudo isso daria uma mesa redonda interessante ! gosto de saber a história das séries aqui no Brasil !

      Excluir
  6. Do Regresso de Ultraman o que dizem é que os episódios 06 ,08 e 36 nunca foram exibidos no Brasil ! mas tenho um amigo que lembra do episódio 06 direitinho ! que é a conclusão do ep 05 que formam um episódio duplo ! e na minha opinião um dos melhores !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse episódio é o do Gudon e do Twintail, não é? Nunca soube como terminava. Senti tanta raiva na época...

      Excluir
    2. Sim ! são os episódios que aparecem os monstros Gudon e Twintail um dos melhores episódios do Regresso ! como escrevi tem um amigo que diz que lembra ! a não ser que ele possa estar confundindo com outro episódio duplo que o Ultraman ( jack ) também enfrenta dois monstros o Seamons e Seagoras ! Eu li em um dos seus comentários que tem outros episódios do Seven e do Regresso que vc também não lembra de ter visto por aqui ! será que muita coisa foi se perdendo nas reprises ?

      Excluir
    3. Não sei dizer. Depois de tanto tempo deve ter havido alguma degradação. E também ouvi falar de um incêndio que teve em uma emissora, no qual foram perdidos vários materiais, mas nunca soube dos detalhes. De qualquer jeito, o bom é que dá para ver agora de alguma forma.

      Excluir
  7. Olá, Usys!

    Muito legal essa questão do nome: brother --> burazaa --> zarabu --> zarab. Essas pequenas curiosidades que você sempre apresenta enriquecem muito seu já excelente texto.

    Eu tinha alguma lembrança desse Zarab picareta, "irmão dos humanos", rs O trabalho da Bandai nessa linha Ultra-Act é fantástico. O nível de detalhes nas figuras é impressionante, fiel demais ao seriado. Até o pobre do Hoshino pendurado na corda é idêntico! Não sabia dessa questão do ator ter sofrido um acidente e por isso ter sumido. Lembro que na época eu ficava imaginando, "o garoto ganhou uniforme e capacete e some assim?"

    Arrebentou nesse review, Zarab é certamente o próximo na minha lista de compras rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, UltraGT!

      Tem um monte de histórias interessantes nos bastidores das filmagens. A gente acaba descobrindo cada coisa pesquisando sobre elas...

      Essa versão é mais fácil de achar e mais em conta, além de vir com acessórios que têm mais a ver com o personagem. A anterior era só uma remodelagem, com recolorações dos raios, que ele nem sequer usava. Esta que apresentei também é mais articulada e por isso acho que é a mais recomendável.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html