domingo, 20 de dezembro de 2015

Mini Ika Musume Trading Figure

Saudações.

Desta vez vou falar do conjunto Mini Ika Musume Trading Figure, feito pela Phat!.


1. Informações
2. Visão Geral
3. Detalhes
4. Características Especiais
5. Ação




1. Informações

A Mini Garota Lula (Mini Ika Musume) apareceu pela primeira vez em uma seção suplementar do volume 2 da história em quadrinhos 侵略!イカ娘 (Shinryaku! Ika Musume, algo como "Invasão! A Garota Lula") de Masahiro Anbe e na terceira parte do episódio 5 da primeira temporada do desenho animado homônimo e baseado na mesma obra. Trata-se de uma versão reduzida da Garota Lula, medindo apenas 5 cm de altura e que não fala, se expressando apenas com murmurinhos e a palavra "geso". Assim como a Garota Lula, ela adora camarão, consegue cuspir tinta (ainda que não com tanta intensidade) e tem medo de tubarões. Apesar de ser uma lula, ela não sabe nadar. Seu tempo de vida é de aproximadamente 150 anos e por isso, caso alguém queira uma como mascote é necessário cuidar dela por três gerações.

Originalmente, a Mini Garota Lula era apenas uma brincadeira do autor, em uma mini-historia de apenas quatro páginas. Mas o diretor do desenho animado, Tsutomu Mizushima e a roteirista Michiko Yokote, conseguiram expandir essa ideia criando um episódio cheio de fofura, emoção, mas com um final um tanto triste e que teve boa aceitação.

O episódio do desenho em que ela aparece é bastante insólito, com a chegada da Mini Garota Lula dentro de uma garrafa. Ela é salva por Eiko Aizawa, que passa a criá-la. Daí é contada a história da convivência das duas em pantomima, com um teor de "fantasia no cotidiano" que lembra os desenhos do Studio Ghibli.

Curiosidade: O roteiro do episódio foi escrito totalmente sem falas para a dubladora da personagem principal, Hisako Kanemoto, apenas com um recado:  "improvise".


Movida pelo sucesso da personagem, a Phat! Company disponibilizou esse conjunto de Trading Figures representando-a em diversas situações.

A caixa vem com nove figuras, embaladas individualmente. Na teoria, essa caixa seria comprada por lojistas e os clientes comprariam cada caixinha com um modelo aleatório. Cada caixa contém todos os modelos mais um extra. Existes sete modelos disponíveis mais um secreto, perfazendo um total de oito possibilidades. E a caixa maior vem com nove embalagens, sendo que um modelo é repetido.

A modelagem foi feita por Hajime Kaiya, do grupo Aceton, que trabalhou mas séries Nendoroid da Good Smile Company, e por isso esses modelos possuem vários pontos em comum com as Nendoroid Petit.

Cada caixinha contém uma figura dentro de um invólucro, com uma base e um suporte quando necessário.

Uma coisa que me chamou a atenção é que cada invólucro tem um formato diferente, adequado para cada variante. E no pescoço tem um plástico protetor. Houve um tremendo cuidado para fazer o acondicionamento das figuras.

Cada invólucro também possui um número indicando qual modelo deve ser colocado dentro dele.

2. Visão Geral

O modelo nº 1 é com a Mini Garota Lula alegre, dançando.

O nº 2 mostra a personagem zangada.

O nº 3 mostra a Mini Garota Lula lutando com os tentáculos.

Nº 4: chorando.

Nº 5: cuspindo tinta

Nº 6: Na estação das chuvas, usando uma folha como guarda chuva.

Nº 7: com uma cara de satisfação após comer alguma coisa gostosa (camarão, por exemplo).

O modelo secreto é a Kuro Mini Ika Musume (Mini Garota Lula Negra), que aparece no episódio extra do volume 5 do DVD e do Blu-Ray do desenho.

3. Detalhes

As expressões faciais são bem simples, mas muito simpáticas. E todas elas aparecem de fato no desenho.

O visual da Garota Lula é bem simples e por isso fácil de ser transposto em figuras ou ser desenhado em um formato mais comprimido ou estilizado. Mesmo assim na figura estão representadas dobras na roupa com sombreamento em azul.

Também tem a estampa com o formato de ventosas.

Os tentáculos têm o formato de losangos como no original. Muita gente que desenha a Garota Lula se engana e faz as pontas no formato de triângulos.

No modelo nº 3, os tentáculos são representados com movimento, até com uma curvatura.

O vestido da Mini Garota Lula Negra também é bem feito, com as dobras.

A estampa de ventosas tem uma cor diferente... ou será a mesma, mas a impressão muda por estar em um fundo diferente?

A tinta "cuspida" pelo modelo nº 5 é uma peça separada. A modelagem é bem cartunesca.

A folha que serve como guarda chuva do modelo nº 6 tem a haste grudada na mão do modelo.

A pintura e a escultura da folha são caprichadas. Parece até de verdade.

O modelo nº 6 é o único que precisa de uma montagem mais elaborada, nesse caso a folha.

A haste tem um conector em forma de garra para segurar a folha. É preciso um pouco de jeito para instalar.

4. Características Especiais

Todas as figuras têm a cabeça presa por uma conexão esférica, relativamente fácil de remover, e que dá boa liberdade de movimentos ao pescoço.

A cabeça segue o mesmo esquema das Nendoroid Petit e por isso é possível trocar as expressões uma com a outra.

Alguns modelos podem mover os braços, que são presos por pinos.

Com isso é possível criar outras possibilidades, com esta com a Mini Garota Lula correndo (expressão nº 6 + corpo nº 1).

Os suportes são feitos para cada modelo, se adaptando às poses. Esse é mais um cuidado tomado pelo fabricante para garantir que a figura seja exposta corretamente. É só que se esse suporte quebrar será difícil achar um substituto.

Os modelos 4 e 5 não vem com suportes, sendo necessário colocá-los direto na base, que tem um lugar apropriado para encaixar a figura.

5. Ação



A Fúria do Mar?


Dizem que o famoso lutador Giant Baba treinava chutando ondas. Quem sabe o mesmo princípio não funcione para tentáculos?


Avante! Mini Garota Lula!


Acho que esta expressão ficou melhor neste modelo.


Outra possibilidade é a de ter várias Mini Garotas Lula, todas com personalidades diferentes, seguindo o princípio dos Sete Anões ou dos Smurfs.


Até teve uma cena assim no desenho.


Junto com as figuras da Mini Garota Lula que vieram nos pacotes especiais de primeira leva do DVD e do Blu-Ray. A Trading Figure é um pouco maior.


A Mini Garota Lula Negra também teve uma figura seguindo esse esquema.


A Mini Garota Lula integrada com a Natureza.


Todas as figuras da Mini Garota Lula que eu tenho. Parece que a minha casa foi completamente invadida. Tem gente misturada? Não ligue.


Com a mesma "pessoa de dentro" e com uma "sósia".

E esta foi a apresentação do conjunto Mini Ika Musume Trading Figure, da Phat!. A personagem era bastante simples e por isso representá-la em figuras foi tarefa fácil. Mesmo assim, houve uma preocupação de se fazer as figuras com capricho, sem negligências na modelagem e na pintura. Não só isso, como foi possível representá-la em várias situações do desenho, o que é muito bom. E ainda por cima com a possibilidade de se misturar as peças e (re)criar outras cenas. Fiquei surpreso também com a embalagem das figuras, cada uma com um invólucro diferente e as bases feitas exatamente para seus respectivos modelos de forma individualizada. É perceptível o cuidado com qual elas foram feitas.

Não importa por onde eu veja, sinto que essas figuras são Nendoroid Petits, mas por alguma razão não foram comercializadas por esta linha, apesar da Phat! ter ligação com a Good Smile Company e ter feito a Nendoroid da Garota Lula. Creio que foi porque já havia um conjunto de Nendoroid Petit que seriam dadas a quem comprasse um cupom de patrocínio da equipe LMP Motorsport de Super GT que corria com uma Ferrari decorada com a Garota Lula. Mas isso é somente suposição e por isso não sei se é verdade. Mesmo assim, trata-se de um trabalho competente. Recomendo para os fãs do desenho.


E recomendo também ver o desenho animado. A série completa (com exceção do terceiro episódio especial para Blu-Ray) está disponível no Crunchyroll com legendas em português. Fiz uma matéria há algum tempo. Caso haja interesse, deixo o link abaixo:

2 comentários:

  1. Show demais! Muito bonitinhas essas figuras, estou impressionado com o capricho da produção! Não sabia que a Phat fazia trading figures tão bem feitas, deixou as da MegaHouse no chinelo.
    São todas tão legais, é até difícil escolher uma favorita! Mas acho que fico com a dançante, pois me lembra um dos golpes mais legais dos ursos de Tekken hehehe.

    As fotos com os efeitos de água estão lindas! A figura que vem com a folha deve ser bem legal para fazer uma montagem com ela na chuva.

    Nossa, com essa dupla na direção e roteiro, esse anime deve ser muito bom, vou até colocar na lista!

    E quantas lulas! Vão ser muitos tentáculos estrangulando o Kyubey!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu mesmo fiquei surpreso. Comprei por causa da personagem e sem grandes expectativas, mas me impressionou o cuidado com que as figuras foram feitas e embaladas uma a uma. Se as Petit Chara tivessem sido feitas com esse zelo...

      Já considero Tsutomu Mizushima e Michiko Yokote como a Dupla de Ouro dos desenhos japoneses. Com esses dois juntos não tem pra ninguém. Mas acho que Ika Musume vai surpreender por mostrar a versatilidade desses dois. Mal vai dar para acreditar, de tão singelo que é o desenho. Se bem que as partes com a Sanae são muito legais! Essa personagem é muito "quebrada"! Chizuru também é uma tremenda mulher "dumal"!

      Pior que a Garota Lula é muito vulnerável a esse tipo de proposta, então ela pode cair fácil. Melhor aumentar o nível de segurança ao redor dela. Vou deixar a Homura como guarda costas.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html