domingo, 6 de dezembro de 2015

World Uniform Operation Tsubomi Hanasaki & Erika Kurumi

Saudações.

Desta vez vou falar das versões World Uniform Operation de Tsubomi Hanasaki e Erika Kurumi, do desenho Heartcatch Precure!, feitas pela Mega House.


1. Informações
2. Modelagem
3. Ação



1. Informações


A linha World Uniform Operation desta vez nos traz as duas personagens principais de uma das séries mais populares da franquia Precure: a tímida Tsubomi Hanasaki e a extrovertida Erika Kurumi. Um dos fatores do sucesso do desenho foi a química entre essas duas personagens. Uma completa a outra de forma magnífica sendo impossível dissociá-las.


Tsubomi e Erika estudam no Colégio Myoudou e fazem parte do Clube de Moda da escola (Tsubomi também é membro do Clube de Jardinagem). Um dos objetivos das duas amigas, além de impedir os Apóstolos da Desolação de dominar o mundo, é o de reerguer o Clube de Moda que está à beira da extinção. Para isso, elas enfrentam vários desafios como conseguir novos membros, convencer o Conselho de Classe da necessidade da existência do Clube de Moda e clubes rivais que querem uma fatia maior do orçamento destinado a atividades extracurriculares. Eventualmente ambas superam esses obstáculos, culminando com um enorme desfile de moda no Festival Cultural. Ou seja, Heartcatch Precure! não é só a história da luta das heroínas contra os Apóstolos da Desolação. É a história de sucesso de Tsubomi e Erika para realizar um sonho com muito esforço e dedicação ao mesmo tempo em que salvam o mundo. Essas duas garotas bonitas de apenas 14 anos de idade conseguiram fazer uma coisa incrível!

Trívia: até o momento, Tsubomi e Erika são as únicas personagens da franquia Precure que têm representações em computação gráfica trajando o uniforme escolar na dança de encerramento.

O conteúdo das caixas (com exceção dos suportes). Só vem as figuras e as bases, sem quaisquer outros acessórios para que as figuras tenham expressões ou poses diferentes.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Quando vi, fiquei estupefato, pois tinha as personagens do desenho animado na minha mesa. Toda vez que olho, fico surpreso.



Em oposição a Love e Setsuna, desta vez Tsubomi tem a pose mais tranquila e Erika é mais ativa. Isso mostra bem as personalidades das meninas e o contraste entre elas.



Mencionei uma vez que o traço de Yoshihiko Umakoshi é difícil de ser trazido para o mundo tridimensional, mas ainda assim os modeladores fizeram um bom trabalho. O rosto de Tsubomi ficou muito bem feitinho.



O mesmo pode ser dito da Erika. Uma pena que a junção do pescoço acabou ficando aparente. Mas a expressão mostra bem a personalidade alegre da Erika.


A divisão do cabelo ficou bem detalhada, inclusive com as partes que formam os dois rabos de cavalo esculpidas.



Os enfeites para prender os cabelos são bem simples, em forma de flores.



Os rabos de cavalo são esculpidos de forma bem definida, com todos os sulcos e ziguezagues.


A orelha é detalhada, diferente do desenho em que ela é mais simplificada.



Erika tem um cabelo modelado de forma intrincada.


Isso pode ser notado ainda nas pontas dos cabelos, em forma de ganchos e também com ziguezagues.


A parte de cima da cabeça, apesar de simples, tem pintura que simula reflexo.



Detalhe do lenço do pescoço embaixo da gola, amarrado como se fosse uma fita. Apesar de parecer simples, o uniforme tem alguns detalhes como esse.



A gola, feita como uma parte separada, ajuda a dar a impressão de que existe algo esculpido dentro da roupa. A junção do pescoço da Erika realmente estraga tudo...



Mais uma vez os dedos são bem voltados para fora. Isso me incomoda um pouco.



Na mão esquerda da Tsubomi, só o polegar é curvado para fora. É possível ver as unhas representadas com pintura esmaltada.



Já Erika não tem esses problemas nas pontas dos dedos.




O uniforme é feito com esmero, apesar do design simples, com as dobras de tecido representadas. Dá para ver o quanto de força foi despendida para se fazer isso.



Nada muito relevante, mas diferente de suas antecessoras, Tsubomi e Erika não são "bem-dotadas".


Mas ainda assim elas têm a linha de curvatura do quadril, muito importante para representar garotas bonitas, como o grande desenhista Kazuhiro Fujita (de Ushio to Tora) ensinou a seu discípulo Nobuyuki Anzai (de Rekka no Honoo). Em tempo, nenhum dos dois teve participação na produção de Heartcatch Precure!.



As junções dos braços são aparentes, mas colocados de forma a parecerem como em roupas de verdade e por isso ficam bem naturais.


Detalhe dos punhos. A listra do centro é modelada.




Os botões são esculpidos e parecem até com partes separadas.



A saia é integrada à camisa e por isso não pode ser removida.


A chamada "zona absoluta". No original, as pernas eram desenhadas como se fossem palitos...



... mas nas figuras, elas são mostradas com todos os detalhes, inclusive as dobras na parte de trás e da frente dos joelhos.

Curiosidade: Antigamente, Yoshihiko Umakoshi fazia seus desenhos seguindo a risca as noções de anatomia, mas com uma complexidade que acabava dificultando o trabalho dos animadores. Isso foi apontado pelo genial diretor Junichi Sato (da primeira versão de Sailor Moon) durante a produção de Ojamajo Doremi, que sugeriu que Umakoshi passasse a simplificar seus desenhos. Isso que fez com que ele descobrisse seu estilo característico que é usado até hoje.


E ainda, são representadas as partes apertadas pelo elástico dos meiões.


Falando isso, os meiões são bem esculpidos, com as dobras perto dos sapatos e com pintura em gradação.




A pintura e a escultura dos sapatos são formidáveis.

3. Ação





Fotos de vários ângulos.





Algumas fotos com as duas juntas. Enquanto Love e Setsuna pareciam duas irmãs, Tsubomi e Erika são bem "amiguinhas" mesmo.


Isso é bem mostrado no final do capítulo 3, com as duas andando de mãos dadas ao por-do-sol. Pena que não tem peças para representar isso.


As duas indo visitar o Grande Templo de Izumo, na província de Shimane, no Japão.








Vi em um outro site que as duas podem trocar a parte da cintura para baixo uma com a outra. Ficaria assim.



Erika até que fica bem, mas Tsubomi não parece muito natural.


Um ponto a se tomar cuidado ao fazer isso é que a ponta do cabelo da Tsubomi acaba encostando na perna e isso pode acabar manchando alguma dessas partes.


Junto com Love e Setsuna, de Fresh Precure!, da mesma coleção. Tsubomi e Erika não têm alturas definidas e ainda por cima a proporção é totalmente diferente e por isso colocando todas lado a lado fica um pouco estranho. Esse foi  um dos problemas encontrados pelo diretor de animação Mitsuru Aoyama para fazer os especiais de cinema Precure All Stars. O jeito foi usar as proporções de Fresh para todas.


Adicionando a versão Figuarts Zero da Yayoi, de Smile Precure!. A escala é diferente, já que Erika e Yayoi deveriam ser mais baixinhas. Estas são todas as versões de Precure que tenho representadas em uniforme escolar, sem contar a Miki, que ainda não desembalei.


Uma foto que fiquei devendo da apresentação da Love: duas personagens que de certa forma são irmãs. As mães delas (personagens diferentes) são interpretadas pela mesma dubladora, Kyouko Hikami.


Não tenho dúvidas de que estas são as personagens mais populares da franquia (e que são bastante usadas em piadas pelos fãs).


Junto com as versões chibi-arts, que de certa forma levam vantagem em ter uma peça para representar as duas de mãos dadas e outra para algo que considero muito importante: representar a Tsubomi de óculos!


Todas as figuras que tenho representando Tsubomi e Erika. E pensar que existem muitas mais, como as versões Excellent Model da Mega House e prêmios para máquinas. Tudo isso atesta a popularidade do desenho.

E esta foi a apresentação das versões World Uniform Operation de Tsubomi Hanasaki e Erika Kurumi, feitas pela Mega House. As personagens ficaram muito bem representadas e mais uma vez pude sentir a importância dada pela linha aos uniformes escolares. Os rostos ficaram bem feitos e a anatomia foi bem representada, mesmo com o original tendo um traço altamente estilizado (pode não parecer, mas na verdade Umakoshi segue noções de anatomia em seus trabalhos). Uma pena que tem pontos que incomodam, como a já característica curvatura dos dedos. Mas o que não dá para perdoar é a junção do pescoço da Erika, que fez parecer que ela está usando uma máscara. Dava para colocar o encaixe em um lugar mais discreto, como demonstrado em outras figuras e mesmo na Tsubomi isso não é tão aparente. Outra coisa que poderiam ter colocado são partes para representar as duas de mãos dadas e óculos para a Tsubomi. E assim como em Fresh Precure!, as outras Heartcatch Precure foram comercializadas de forma exclusiva por tempo limitado, o que dificulta as coisas para reunir o grupo. Esse também é um ponto negativo. Mesmo com todos esses problemas, ainda assim são boas representações das personagens. Talvez eu tenha exigido demais, pois se trata de um desenho do qual tenho bastante apreço.











- Hum... Essas duas são bem mais ingênuas que a Nagisa e a Honoka.

- Se eu convencê-las a se tornarem Puella Magi, reduzo o número de Precure. Com isso mato dois coelhos com uma cajadada só e...

- Aquelas duas são minhas "irmãzinhas". Algum assunto a tratar com elas?

- Pelo visto o plano deu certo, seu Nobuhiko. O Incubator caiu direitinho.
- Pois é, Tsubomi. Só não me agradou ter que usar você e a Erika como isca.
- E aí? A gente já dá o golpe final ou podemos dar uns cascudos nele primeiro?

4 comentários:

  1. Show de review!

    Realmente dá pra perceber o esmero na modelagem dos uniformes. Gostei muito das poses, com bastante personalidade!

    Então as garotas são fashionistas? Interessante, e as unhas pintadas mostram bem esse lado delas. Acho que a Tsubomi ficaria bem bonitinha de óculos.

    Essa junção no pescoço da Erika ficou feia mesmo, podiam ter feito de uma forma diferente, se fosse no mesmo estilo da Tsubomi já ficaria melhor.

    Uma pena que as proporções das duplas não combinam, fica parecendo que são de franquias diferentes.
    Mas é uma baita coleção de Precures, tem até coisa na caixa!

    Nossa, agora o Kyubey se ferrou! Três contra um, e ainda tem as outras mascotes. É, acho que agora o Kyubey não volta tão cedo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A fashionista mesmo é a Erika. A Tsubomi só foi pega no meio da confusão. Mas depois acabou pegando gosto pela coisa. E a Tsubomi de óculos é uma gracinha. Pena que ela passou a usar lentes de contato lá no começo do desenho.

      Botaram bastante força nos uniformes, mas acabaram cometendo desleixos com as personagens em si. A modelagem ficou boa, mas o que estragou foi a composição mesmo. Se tivessem pensado um pouco mais...

      As figuras nas caixas são as formas Super Silhouette e quero apresentar todas de uma vez. Pena que não lançaram a Infinite Silhouette, que é a forma combinada de todas as quatro e que, segundo rumores, inspirou a Ultimate Madoka.

      O Kyubey vai levar uns cascudos bem dados (decidiram por isso ao invés de acabar de uma vez). E o cascudo da Erika é meio forte. Aquele vilão que fala como o Tatsuma Sakamoto que o diga...

      Excluir
  2. Olá!

    A linha World Uniform Operation tem várias personagens de animes interessantes no catálogo, vide as de Sailor Moon e Precure. Infelizmente nem todas foram produzidas, seria maravilhoso ver as de Smile, por exemplo, em 3d e ainda por cima deixá-las todas juntas na prateleira.
    A Tsubomi carrega a atmosfera pacífica, isso ficou bem representado na peça principalmente pela pose. Embora a modelagem dos dedos tenham ficado diferente (anatômicamente impossível ficarem desta maneira), tá bonito, no geral. A Erika é a Erika! Esse pulo característico já indica como ela age... energicamente. A pintura ficou maravilhosa, inclusive a modelagem e a finalização da cor do cabelo, mas o mecanismo escolhido para conectar a cabeça-pescoço ficou esquisito. É claro, só dá para ver se for perceber pelo ângulo da lateral. Ainda bem rs.

    Reitero. Essa coleção é divina, todas são estupendas. Excelentes fotografias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Uma pena que a coleção não decolou. Ao menos os preços decaíram e quem sabe não dê para pegar as Sailors? Mas ia ser muito bom um dia ter as Precure All Stars nesse formato. Mirai, Liko e Ha-chan iam ter dois desses,

      Nem precisa ser desenhista para ver que a mão da Tsubomi ficou estranha. Deve ter sido uma falha no molde. E essa do pescoço da Erika foi uma pena. Não sei se não teve outro jeito pelo projeto...

      E mais uma vez obrigado. Fotos com figuras de pose fixa são bem mais difíceis do que articuladas, pois não dá para dar muita variedade. O negócio é usar angulações.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html