domingo, 31 de julho de 2016

Nendoroid Petit Hatsune Miku Selection

Saudações.

Desta vez vou falar do conjunto Hatsune Miku Selection, que reúne personagens de Vocaloids em versões Nendoroid Petit, feito pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Características
3. Miku Hatsune
4. Rin Kagamine & Len Kagamine
5. Luka Megurine
6. Meiko & Kaito
7. Possibilidades


1. Informações


Vocaloid foi um fenômeno que motivou a criação de vários trabalhos, tanto musicais quanto pictóricos por parte de artistas amadores. Graças a esta série de programas sintetizadores de voz, foram revelados vários novos talentos e canções que nunca veriam a luz do dia. E alguns desses trabalhos ganharam a atenção de grandes artistas como a Wagakki Band (matéria do Blog Sushi POP) e até mesmo Sachiko Kobayashi, Grande Diva da Música Japonesa, que inclusive criou um canal próprio no site de vídeos japonês Nico Nico Douga e forneceu seus dados vocais para a criação de sua própria Vocaloid. Coloquei vários links apresentando esses trabalhos no decorrer desta apresentação.

Obs.: em alguns deles é preciso ter um registro no site de vídeos Nico Nico Douga. É fácil e gratuito. Recomendo fortemente, pois é de lá que surgem vários trabalhos frequentemente republicados por terceiros no YouTube (muitas vezes sem permissão dos autores). E existem muitas outras coisas que só tem lá. Ainda são poucos os criadores que têm conta no YouTube. Tentei colocar links para os trabalhos e canais dos autores originais.



Um dos grandes atrativos de Vocaloid como CGM (Consumer Generated Media, ou "Mídia gerada pelos consumidores") é que qualquer pessoa pode colaborar usando seus talentos para fazer os videoclipes, com ilustrações e desenhos de roupas para os personagens. E ainda, foram criadas várias ferramentas como o Miku Miku Dance, no qual é possível fazer modelos tridimensionais dançarem. Os trabalhos com Vocaloids também deram origem a várias obras em outras mídias, como a literária e até mesmo o teatro.


Mesmo assim, existem aqueles que vêem Vocaloid com desdém e até escárnio. Segundo eles, "Vocaloids são apenas máquinas e nada substitui o ser humano". É preciso ter em mente que os Vocaloids não cantam por si sós e é preciso muito trabalho e dedicação para que eles façam isso decentemente, pois o programa é muito difícil de ser usado e ajustado. Também é necessária sensibilidade, técnica e arte para se compor letras e músicas para eles, assim como ilustrações, animações ou modelos para se fazer os vídeos. E isso é feito por pessoas, seres humanos, que põem sangue e espírito em seus trabalhos, derramando no caminho bastante suor e até mesmo lágrimas para alcançar o resultado desejado. Ou seja, usar Vocaloids é um trabalho humano.

Por outro lado, há aqueles mais exaltados com essa tecnologia, que vêem Vocaloid como "o futuro da música em que cantores não serão mais necessários e que apenas será preciso programar para se ter uma canção". Vale o mesmo que foi dito acima, e lembrar que a invenção da fotografia não substituiu e nem substituirá artes pictoriais como o desenho e a pintura. Trata-se apenas de outra forma de expressão artística. O projeto também necessita de melhorias, pois existem muitas limitações e os Vocaloids ainda estão longe de emular totalmente a voz humana.


2. Características


As Nendoroid Petit vêm em embalagens individuais. Estão disponíveis doze modelos, sendo que seis são os Vocaloids originais e os outros seis são variantes de Miku, Rin, Len e Luka. Não há um modelo secreto e nem um "sobressalente". No meu caso, a caixa veio com todos os doze modelos diferentes.

E desta vez elas vem quase totalmente montadas, sendo necessário apenas instalar a base com suporte. No caso da maioria dos modelos da Miku, é preciso colocar os rabos de cavalo. Eles têm lados definidos, sendo que na direita é colocado o marcado com um "R" e na esquerda o "L".

E elas ainda vêm com vários plásticos para proteger a pintura durante o transporte. Sendo assim é preciso desmontar algumas delas para tirar tudo.

O esquema básico de desmontagem é este. Mas no caso dos plásticos da saia o melhor mesmo é cortar com uma tesoura e arrancar. Tentar remover a cintura pode quebrar a perna e eu quase fiz isso.


Todos podem girar os braços (ou apenas um deles). Os rabos de cavalo da Miku são presos por conexões esféricas e podem ser girados e levemente inclinados em várias posições.


3. Miku Hatsune


Vamos começar pela Miku, em seus trajes usuais de Vocaloid. A pose com as mãos nas cinturas e o corpo levemente arqueado para a frente é graciosamente impositiva. Miku é adequada para ritmos pop, como na canção Freely Tomorrow, por Michie M, que lembra muito o chamado J-Pop dos anos 1990.

Close do rosto. A Good Smile Company continua aperfeiçoando as técnicas de modelagem e a Miku ficou muito bem.

Apesar de diminutos os auriculares são modelados e pintados com precisão.


Detalhe do braço, com o "01" tampografado. Os consoles das mangas são simplificados.



A roupa, com os detalhes em serrilhas. Na saia tem a cinta característica dos Vocaloid2.


As botas são simples e desta vez não colocaram as "luzinhas" nos joelhos.


Comparação com outras Nendoroid Petit. Todas elas têm proporções e até rostos diferentes.


Existe um vídeo com Miku cantando a Fushigi Song de Fuuma, de Space Sheriff Shaider. É de gelar a espinha...



A coletânea inclui variantes da Miku, como esta na versão 深海少女 (Shinkai Shoujo, algo como "A Garota do Fundo do Mar"). Essa canção, feita por Yuuyu, fala de uma menina que não tem autoconfiança para declarar seu amor. O "fundo do mar" seria uma metáfora à sua timidez e a música tem elementos do conto A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen. É só que desta vez o final é feliz.



Close do rosto. A cor dos olhos tende mais para o azul e as pupilas são mais escuras, menos "cibernéticas". No clipe feito pela Sega para o jogo Project Diva Arcade, é usado um filtro que faz com que eles pareçam ser azuis, mas na ilustração original de Haruyo eles são verdes mesmo.



Detalhe dos enfeites de cabelo, com curvatura. O lado convexo é voltado para fora.



O penteado é diferente do usual.



Os cabelos possuem pinturas em gradação e detalhes que lembram bolhas. Talvez material transparente nessa parte funcionasse melhor?



O vestido, aparentemente simples mas que na verdade é detalhado, cheio de babados e com detalhes assimétricos.


As pernas são esculpidas de modo a parecer que ela está nadando.


Inclinando a haste é possível representá-la nadando de fato.



Miku em seu traje みくりすたる☆ (MikuRYSTAL, Miku+Crystal?), disponível no jogo para Nintendo 3DS Project mirai, desenhado por mikoko. A imagem seria de "Harmonia" entre a música e os Vocaloids, "Integração", com a colaboração de criadores e "Fortalecimento", desejando o desenvolvimento das relações entre eles. Essas são as palavras associadas ao quartzo, que é o motivo principal da roupa.



Desta vez o sorriso é mais aberto. Os olhos não possuem nenhuma tampografia especial.



Os enfeites de cabelo têm o formato de quartzos. A modelagem é muito boa, mas poderiam ser de material transparente.


Os rabos de cavalo são sólidos e não cavados como em outras variantes. A gradação é muito bonita, sendo que a imagem seria de um quartzo rosa.



A roupa lembra muito a de grupos de idols tradicionais, mas com motivos de quartzo. A saia em especial, que nos conceitos seria translúcida.


As sandálias, com tiras que são moldadas na perna.


Mudando a posição dos braços é possível representá-la como se estivesse cantando.





Esta variante representa Miku na canção ロミオとシンデレラ  (ROMEO to CINDERELLA, sendo que o "to" seria o "e" ou "&"), feita por doriko, que fala de um amor transgressor e da passagem de "menina para mulher". Isso é bem mostrado com um tom de leve erotismo e palavras que remetem a contos de fada. Ela se encanta com um "Romeu", mas não quer terminar como uma "Julieta", que teve um final trágico, e sim como uma "Cinderela", que foi "feliz para sempre".



O rosto parece um pouco mais adulto que o costumeiro, o que é condizente com o tema da canção. O design é de nezuki.


A maçã, que muitas vezes representa o "Fruto Proibido que é muito mais gostoso". A modelagem é caprichada, com camada brilhante.



A alça da camisola levemente deslocada e a posição das pernas dão um ar sexy à figura (apesar da proporção).



A camisola com estampas de bolinhas, em uma cor estimulante. Pena que no meu exemplar haja um excesso de cola nas costas. Felizmente fica escondido pelo cabelo.



Devido à pose, a figura não usa uma base com suporte, mas sim esta almofada.



Ela tem cavidades em lugares estratégicos de modo a acomodar a figura.


Miku é a que tem mais variantes no conjunto. A impressão e até mesmo o rosto mudam de acordo com a versão.


4. Rin Kagamine & Len Kagamine


Rin é representada com uma pose ativa, mostrando bem sua personalidade. Ela seria mais adequada para ritmos dançantes, mas se dá bem com canções sentimentais como ココロ (Kokoro, "alma", "coração"), por Toraboruta, sobre um robô que foi criado para ter sentimentos. A transição de uma voz fria e mecânica para uma próxima do ser humano mostra bem isso.

Rin vem com uma expressão alegre e um sorriso mostrando os dentes.

O cabelo de Rin é cheio de acessórios, como a enorme fita e as presilhas.

Rin tem tampografado no braço o número 02. As mangas são detalhadas apesar do tamanho.

A roupa de Rin se assemelha a um uniforme escolar do tipo "marinheiro". No peito é possível notar o símbolo a clave de Sol.

Rin usa shorts ao invés de uma saia como a da Miku. Ela também tem a cinta com estampas de serrilhas.

Um pouco difícil de notar, mas as botas têm as estampas pretas que se parecem com caixas de som direitinho.

Len é representado com uma pose dançante. Assim como Rin, Len é adequado para esse tipo de ritmo. Um exemplo seria 右肩の蝶 (Migikata no Chou, "A Borboleta no Ombro Direito"), feito por Nori, que combina elementos de Rock e Techno.

Len tem uma expressão mais ativa e até travessa que o normal, em que ele geralmente é representado como um menino tímido e pacato, como em contraste com Rin.

O cabelo de Len é cheio de pontas e com um coque na parte de trás.

Detalhe do braço. O número 02 é escondido pela manga da camisa e por isso não é possível vê-lo.

A roupa lembra a de Rin, mas com uma gravata no lugar do lenço. No peito tem a clave de Fá.

Len usa bermuda e do lado é possível ver a cinta Vocaloid2.

Nas botas existem estampas que lembram caixas de som. O formato é diferente do de Rin.

Rin e Len juntos. Originalmente eles seriam o mesmo personagem, visto no espelho. Mas recentemente eles se tornaram irmãos gêmeos. Uma música muito bonita dos dos é Gemini. de Dixie Flatline, que fala sobre o amor fraternal dos dois.



Esta variante representa Rin na canção 悪ノ娘 (Aku no Musume, "A Filha do Mal") por mothy (master of the heavenly yard, também conhecido como Akuno), que faz parte de uma coletânea que coloca os Vocaloids como os Sete Pecados Capitais. Rin seria a Soberba e a canção conta a história de Lilianne Lucifen Daughtlish, que herda o reino de Lucifenia, mas impõe um governo de terror para satisfazer seus desejos egoístas, chegando até a provocar uma guerra para eliminar uma rival no amor, mas é derrubada por uma revolução e morta. Um dos motivos é a Rainha Maria Antonieta, morta na Revolução Francesa.

Rin tem uma expressão que deveria ser maligna, mas devido ao formato parece apenas travessa. Ficou bom mesmo assim.

As presilhas do cabelo têm  o formato de talheres. Há um pequeno rabo e cavalo preso por uma fita com bordas pretas.

O vestido é bem caprichado, com detalhes de rosas amarelas.

As mangas possuem babados nas partes brancas.

Os braços giram em um sentido peculiar, como se se abrissem.

Len, na versão 悪ノ召使 (Aku no Meshitsukai, "Serviçal do Mal"), que tem ligação com a canção de Rin. Ele seria Allen Avadonia, servo da rainha que guarda estranha semelhança com ela e que na verdade é seu irmão gêmeo, Alexil. Ambos foram separados devido a uma disputa pela sucessão do trono. Sem saber de sua origem, Allen é totalmente fiel à rainha a ponto de tomar seu lugar durante a revolução e morrendo para que ela fugisse.

Ren desta vez tem um semblante sério, oposto à versão normal, mas em um sentido diferente de Rin.

O cabelo é mais "arrumado" que a versão normal, com bastante pintura em gradação. Na parte de trás há um pequeno rabo de cavalo.

A roupa lembra a usada em equitação.

Não parece, mas ela é detalhada, com relevos que representam as costuras e os bolsos.

Os dois juntos. Mais tarde foi lançado um romance literário contando a história.

Comparação com as versões normais. A impressão é bem diferente, mostrando que os irmãos Kagamine são ótimos atores.


Na verdade não é possível colocar dois Vocaloids para cantar ao mesmo tempo, mas foi feito um bom trabalho de montagem com Miku, Rin e Len cantando ちいさい秋みつけた (Chiisai Aki Mitsuketa, "Encontrei um pequeno Outono"), clássico japonês de Hachiro Sato (Letra) e Yoshinao Nakada (Música). A harmonização pelos Vocaloids é avassaladora.


5. Luka Megurine


Luka é representada em uma pose mais estática. Mostra bem que se trata de uma personagem mais adulta. Luka é ideal para canções mais tranquilas, como por exemplo 愛に時間を (Ai ni Jikan wo, algo como "Tempo para o Amor"), uma gostosa canção em Bossa Nova, feita por kukekku.

Luka mostra um sorriso com a boca levemente aberta. Ficou bem simpática e mostra que ela não é uma personagem do tipo "inexpressivo, sem emoções".

A tiara com fones de ouvido tem uma escultura intrincada e pintura metálica precisa. Um grande feito considerando o tamanho.

Apesar do formato simples, o cabelo tem uma caprichada pintura em gradação.

Os braços são assimétricos, sendo que o número 03 fica no esquerdo.

A roupa de Luka tem um desenho bem complexo, mas que foi bem representado nesta versão compactada, inclusive o enfeite do peito. A mecha do cabelo não é articulada.

A saia tem uma abertura do lado, de onde se pode ver a perna levemente dobrada. Os detalhes em dourado chamam a atenção. Também é possível notar a cinta Vocaloid2.

Luka tem um conector para a base tanto nas costas quanto no cabelo. Pode-se usar qualquer um deles.

Esta variante de kimono, usado na canção 紅一葉 (Akahitoha, "Uma Folha Escarlate"), por Kuro Usa, que fala da triste história de amor de uma jovem cujo amado deve partir para lutar na Segunda Guerra Mundial. A música segue o estilo clássico japonês, com uma letra que evoca o outono. Ela foi feita originalmente para a Miku, mas a versão de Luka ganhou mais popularidade. Tão bonita é a música que ela foi regravada pela Diva Sachiko Kobayashi (link aqui).

Luka é representada com uma expressão de tristeza, condizente com a música.

No alto da cabeça está essa fita, que teria sido dada pela pessoa que foi para a guerra.

O cabelo é esculpido de modo a parecer tremular no vento.

O kimono, apesar de simples é bem esculpido, inclusive com a abertura na saia. A pose é delicada, com a mão no peito, como se sentisse a dor no coração.

A parte de trás é modelada com o laço da faixa. Desta vez o conector fica só no corpo.

Comparação com a versão regular. O tom da cor do cabelo é diferente, sendo que o da versão Akahitoha é mais avermelhada, remetendo às folhas secas de outono.


6. Meiko & Kaito


Meiko é representada como se estivesse dançando, com a aparência de uma garota esportiva. Assim como Kaito, Meiko seria adequada para todos os gêneros musicais, inclusive ritmos mais exóticos como em 鳥の歌 (Tori no Uta, "A Canção dos Pássaros"), de autoria de Gozen, com uma letra e uma melodia que remetem à natureza, falando de desbravar novas terras comparando a viagem ao vôo de um pássaro.



Meiko é representada com uma expressão cheia de confiança.


Assim como na Luka, a modelagem do cabelo é simples, mas a pintura em gradação é caprichada.


A roupa da Meiko não tem tantos adereços quanto a de outros Vocaloids. Mesmo assim é bem feita, em especial o zíper do colete. O cinto tem até os furos.


O formato do corpo da Meiko é bem representado, com várias curvas.


Os braços não possuem luvas, mas a pose das mãos é bem feita. Só que só tem quatro dedos?


Em compensação as botas são mais simples.


Existe uma personagem derivada de Meiko criada pelos fãs, Meiko Sakine, imaginando como seria se ela fosse uma das Vocaloid2, de número 00. Uma música muito simpática com ela é Honey, originalmente da cantora pop taiwanesa Cindy Wang, adaptada e traduzida para o japonês por Nanameue.

Kaito é representado como se estivesse cantando. Uma de suas canções mais icônicas é Cantarella, feita por Kuro Usa, do grupo WhiteFlame, que além de Akahitoha, citada acima, criou 千本桜 (Senbon Zakura, "Milhares de Cerejeiras"), que foi regravada pela Wagakki Band e por Sachiko Kobayashi, que participou com ela do tradicional programa musical japonês de fim de ano Kouhaku Utagassen. Cantarella por sua vez, foi regravada pelos grandes dubladores Hikaru Midorikawa e Kenji Nojima na série de CDs ACTORS, mais exatamente na Deluxe Duet Edition. Essa canção também deu origem a peças musicais de teatro.

Os olhos de Kaito são levemente puxados para os lados. Só achei  que as orelhas ficaram um pouco grandes.

Diferente de Meiko, Kaito tem auriculares com um microfone.

O casaco tem pintura perolada.

O característico cachecol de Kaito, que fica preso por um pino e pode ser movido para cima e para baixo.

Em várias partes do corpo estão esculpidas e pintadas estampas que lembram setas.


同じように (Onajiyouni, "Como naquela vez"). Letra por Ten, composição de hatiku. A execução por Vocaloids foi feita por IGASIO, com solos de guitarra por nightblow. Uma de minhas favoritas e um bom exemplo de trabalho em colaboração.


7. Possibilidades




Assim como as Nendoroids convencionais, todos os modelos possuem compatibilidade de expressões. E desta vez a troca é fácil, incluindo o pescoço.

Com isso é possível dar novas expressões para as personagens.

Ou fazer combinações com as roupas.

Mal sabia eu que isso aconteceu de fato na história.


O grupo OSTER project tem vários trabalhos com Vocaloids, como Alice in Musicland, um majestoso musical reunindo todos eles.


E como se isso não bastasse, foi feito outro, mais suntuoso ainda: Music Wizard of OZ, incluindo GUMI, uma Vocaloid feita com os dados vocais da dubladora e cantora Megumi Nakajima.

E esta foi a apresentação do conjunto Nendoroid Petit Hatsune Miku Selection, feito pela Good Smile Company. Eis aqui mais versões compactadas dos Vocaloids feitas com competência e ainda por cima com mais variantes para cada personagem. Mais do que isso, agora a troca das expressões entre cada modelo é ainda mais fácil devido à conexão suave do pescoço. Em outros modelos era tão duro que ameaçava quebrar. Graças a isso, as possibilidades aumentam em muito. Uma pena que não tem mais um personagem secreto como em outras coletâneas e desta vez poderiam ter incluído uma Mikudayo- e...


Não. Pensando bem, foi melhor não fazerem isso.


Recomendado para os fãs de Vocaloid. Trata-se de um conjunto antigo, mas pode ser encontrado em lojas de usados ou até mesmo modelos avulsos.






- ......

4 comentários:

  1. Muito bom! Mais que um review, é uma excelente matéria sobre Vocaloid. Eu nem sabia dessa da Sachiko Kobayashi. Ficou bem bonita a Vocaloid dela!

    Bobagem do pessoal que faz pouco caso do programa, é como dizer que os filmes da Pixar não são bons porque não são atores ali na tela. Uma coisa é não gostar das músicas, outra é não entender o significado do programa. Eu mesmo não costumo escutar músicas de Vocalois, mas acho a função do programa interessante, e pode até ser aproveitada por alguns artistas, como é o caso da maravilhosa Wagakki Band (por sinal, bela matéria do Sushi POP, ainda tenho que comentar lá). Sem contar que também saem vários designs interessantes das personagens.
    Com certeza requer um trabalho duro fazer música com Vocaloid. E é uma boa oportunidade pra quem tem boas ideias para músicas mas não consegue cantar.

    Essas Petit estão muito bonitinhas! Incrível como a qualidade delas está cada vez melhor, a GSC se empenha bastante nessas figuras tão pequenas. E legal terem aperfeiçoado as conexões para trocar as peças, isso é muito importante.

    Gostei da pose da Miku, ela parece até uma super heroína (e olha só, ela até canta uma música de um herói!), a Supergirl faz bastante essa pose hehehe. Na comparação com as outras duas Mikus anteriores dá pra ver que a modelagem do cabelo foi bem aperfeiçoada, com mais detalhes.
    A Miku aquática também é bacana, e fica ainda melhor com a pose inclinada. É um caso onde realmente o cabelo com partes transparentes seria melhor, até pra dar mais a impressão de água.
    A gradação do cabelo da Mikurystal é muito bonita! Esse motivo de quartzo é bem diferente, lembra um pouquinho o Alberich de CDZ hehehe.
    Essa ROMEO to CINDERELLA é uma das poucas que eu conheço, acho o tema interessante. É meio estranho uma figura SD mais sensual, mas tá valendo hehe. Que legal que fizeram ela com a almofada, não ficaria boa com uma base normal.

    As figuras da Rin e do Len sempre têm poses combinando, isso é bem legal. É mais um caso onde eles ficam ótimos juntos! Nem reconheci a Rin com o vestido! Não só por causa da roupa, mas o o rosto também diferencia bastante da personalidade que vi em outras figuras. E achei essa a mais legal do conjunto!

    Gostei da pose da Luka. De todas as Vocaloids, acho que ela é que tem o melhor visual. Os detalhes dourados na figura estão ótimos!

    A Meiko tem a pose mais legal na minha opinião. As roupas dela lembram as da Lucy de Fairy Tail.

    Ah, Cantarella eu conheço! Nem sabia que essa era do Kaito hehe. Ele está com uma pose muito boa. Pior que o traje dele também lembra um personagem de Fairy Tail!

    NÃO! MIKUDAYO NÃO!! Imagina, quanto menor ela for, mais difícil vai ser enxergar a ameaça!

    Nem mesmo no formato SD o Soundwave se safa! Um dia ele vai acabar cedendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Exatamente isso! Uma pessoa tem todo o direito de não gostar. Mas poderia ao menos tentar entender (ou simplesmente deixar de lado). E vou ser sincero. Ao fazer a matéria, no meio do caminho não sabia mais se estava falando das figuras ou de Vocaloid... Gastei mais tempo pesquisando sobre os clipes do que fotografando! XD

      Vi um clipe da Wagakki Band cantando músicas de Vocaloid e é incrível que conseguem cantar até aquelas músicas que exigem falar em supervelocidade, algo que achava que um ser humano não conseguiria sem morder a língua! E tem mais um monte de músicas que a gente não imaginava que vinham de trabalhos de produtores de Vocaloids. Músicas que ficariam na obscuridade sem esses programas...

      Essas Nendoroid Petits são mesmo pequenos prodígios. É incrível o capricho que a GSC coloca nelas. E cada ideia! Mais do que isso, sempre dão um jeito de não se repetirem, até quando é o mesmo personagem.

      E eu também gosto muito da Luka. Aquela baseada na ilustração do Tony é magnífica, assim como a figma (que cheguei a comprar duas). Ela é bem elegante e não é só o corpo. Gosto das músicas que fazem para ela.

      Até pensei se não havia alguma ligação entre os desenhos da Meiko e do Kaito com Fairy Tail, mas pelo que vi, Meiko foi lançada em 2004. Kaito até foi no mesmo ano de estréia de Fairy Tail (2006), mas foi muito pouco tempo de diferença entre eles. Talvez esses visuais fossem uma tendência na época.

      Pior que existe uma Nendoroid Petit da Mikudayo-, de venda exclusiva. Talvez seja por isso que não incluíram nesse pacote. Ainda bem!

      A Miku já não escolhe meios para alcançar seus objetivos. E nem Unicron segura!

      Excluir
  2. Salve, Mr. Usys!!

    Suas palavras são bastante sábias. Eu sou um daqueles que torce o nariz pra vocaloids. Minha birra tem a ver com o timbre das que eu ouvi. O tom muito agudo e a modulação característica das primeiras vocaloids me incomodou os tímpanos, mas aí é questão de gosto pessoal. Preciso ouvir mais coisas recentes.

    A verdade é que a entrada das vocaloids abriu um novo leque de possibilidades que interferiu na cultura pop como um todo. E desde a primeira vez que vi, adorei o design da Miku Hatsune. Tenho muitas ilustrações sobre ela em meus arquivos e acho que, se a voz dela fosse 2 ou 3 tons abaixo, eu conseguiria gostar.

    Realmente, vocaloid é outra ferramenta. O 3D não eliminou o 2D, a pintura digital não eliminou a aquarela e por aí vai. O que eu acredito é que haja um caminho ainda não trilhado para os vocaloids. Como exemplo cito os sintetizadores. Emular instrumentos é ok, mas dificilmente consegue emular a ressonância de um baixo acústico ou de um stand up double bass, por exemplo. Assim como não consegue imitar a sonoridade de um piano de cauda. Mas os sintetizadores podem ser usados de modo magistral com texturas eletrônicas muito próprias. O que estou dizendo é que, mais do que "apenas" emular voz humana, talvez os programadores ainda encontrem modos de usar únicos. Como descobrir modulações de voz impossíveis de serem feitas por humanos (não falo de ecos eou distorções) e que sejam belas. Talvez aí abra realmente um leque de possibilidades. Um sintetizador que apenas copia sons básicos de instrumentos existentes é algo limitado. Mas ouvindo trabalhos de Jean Michel Jarre, Vangelis, Kitaro, ou de arranjadores de J-pop como Tomoji Sogawa (de muitos hits de Chage and Aska), vemos que os sons eletrônicos oferecem possibilidades infinitas com uma beleza própria, sem querer apenas imitar o que existe.

    Ainda veremos muitas novidades sobre isso nos próximos anos.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Sábias são essas palavras! Não poderia colocar de modo melhor. De fato, é possível ir além de simplesmente emular a voz humana e criar algo diferente, próprio. E na verdade já existem músicas que exploram (ou ao menos tentam) essas possibilidades, como aquelas em que os Vocaloids cantam em supervelocidade. Um músico talentoso poderia tirar muito dessa tecnologia. Tanto que já existem criadores que vêem Vocaloids como mais um instrumento musical. Mesmo assim ainda me impressiona quando conseguem colocar aspectos da voz humana, como em Frrely Tomorrow, que tem até sons de inspiração de ar.

      Apesar de ser um entusiasta, de fato existem aspectos que me incomodam em Vocaloid, como a pronúncia meio anasalada das palavras. Vamos ver se surge algum Append que resolva esses problemas.

      Mais uma vez percebo sua capacidade de enxergar longe! Obrigado de novo!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html