domingo, 24 de julho de 2016

S.H. Figuarts Kamen Rider Blade & S.H. Figuarts Blue Spader

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider Blade e de sua moto, a Blue Spader, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Blue Spader
6. Ação



1. Informações



Há dez mil anos atrás, ocorreu a Grande Luta, um confronto entre os seres conhecidos como Undeads, criaturas imortais que teriam originado todas as formas de vida da Terra, para decidir qual raça dominaria o planeta. A Grande Luta foi vencida pelo Human Undead e os outros foram selados em cartas conhecidas como Rouse Cards, visto que eles não podiam ser mortos. O tempo passa até os dias atuais, quando os Undeads são libertados por alguém...

Kazuma Kenzaki trabalha para a BOARD, órgão que investiga a origem da humanidade e que desenvolveu o sistema Kamen Rider para combater os Undeads. A BOARD é destruída logo no começo do seriado e Kenzaki, ainda um novato, tem de lutar sozinho, sem experiência e por isso sofre bastante. Mas mais tarde ele poderá contar com amigos inestimáveis que o ajudarão em sua luta, mesmo que depois de várias traições e mal-entendidos.

Kenzaki perdeu os pais em um incêndio quando tinha apenas onze anos de idade e desde então luta para que outras pessoas não passem por essa mesma experiência, sendo capaz de sacrificar sua própria vida para impedir que outros sofram. E isso é levado até as últimas consequências em sua luta final.


Kamen Rider Blade estreou no Japão em 25/01/2004. O seriado sofreu bastante no começo com um roteiro arrastado e atores que não eram muito bons, o que fez com que a audiência baixasse. Mas no meio do seriado, foi feita a troca do roteirista principal, Shouji Imai para Shou Aikawa, que deu um novo ritmo à história. Os atores também aprimoraram suas técnicas e com isso o seriado conseguiu se recuperar e atualmente é bem lembrado pelos fãs da franquia, com seu desfecho surpreendente.

Kazuma Kenzaki foi interpretado por Takayuki Tsubaki, que no começo tinha problemas de dicção, o que rendeu muitas piadas maldosas pela internet. Uma delas é a "Lingua Onduru", baseado em uma frase que o ator pronunciou de forma atropelada no primeiro episódio, que seria 本当に裏切ったんですか!(Hontou ni uragittandesuka, "Você nos traiu mesmo?!"), que se acabou ficando オンドゥルルラギッタンディスカー! (Ondurururagittandeisuka!). O ator levou na brincadeira e também faz piada com isso.

Tsubaki tem bastante apreço por seu papel e até hoje se encontra com pessoal do elenco do seriado. E ainda, sempre que possível, ele participa de jogos e filmes em que o Herói aparece, interpretando sua voz.

O elenco também contou com grandes nomes como Junichi Haruta (Mad Galant/Mac Garen em O Fantástico Jaspion) e até mesmo Kouji Moritsugu (Dan Moroboshi, o Ultra Seven), desta vez fazendo um vilão. Foi doloroso para mim ver isso, mas tenho que dizer que ele fez bem seu papel como um manipulador ardiloso e vilão de primeira linha.

O conteúdo da caixa. O número de acessórios é considerável, incluindo até mesmo peças de efeito.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. As representações de Kamen Rider da Bandai costumam ser bem caprichadas e Blade não é exceção. É usada uma nova protoforma para este modelo.




Close da cabeça. Blade tem como motivo o escaravelho e por isso ele tem uma protuberância que lembra um chifre. Um aspecto interessante é que a máscara é coberta por uma placa de material transparente.



O traje Kamen Rider em Blade é designado como uma armadura. Isso pode ser notado na enorme placa peitoral com pintura metálica. Na parte de baixo do peito e nas ombreiras existem símbolos do naipe de Espadas, o outro motivo do personagem.




E em todo o traje existem pequenos adornos do naipe de Espadas.




Por todo o corpo existem adereços que lembram faixas e grilhões. A escultura é intrincada.



O cinto de transformação, o BlaBuckle (Blade+Buckle), é bem modelado. A fivela é detalhada, com escultura complexa. O cinto é feito de forma a parecer feito de cartas.


A sola dos pés têm os símbolos do Kamen Rider Blade, o naipe de Espadas.


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos.

A ombreira é móvel, de modo a não interferir no movimento. Existe uma articulação giratória no antebraço.

Detalhe do sistema de articulações da ombreira, altamente intrincado.

Fechamento máximo do cotovelo.

As braçadeiras são móveis e na verdade são independentes dos pulsos.

O tronco consegue se mover bem, apesar da modelagem.

As coxas usam articulações esféricas, que não chamam muito a atenção e têm uma boa abertura.

Sistema de articulações das pernas e dos pés, que dão boa estabilidade ao modelo, mantendo a sola com bastante contato com o chão.


O sistema de articulações do modelo é muito bom. E controlando o centro de gravidade, ele consegue se manter nesta pose sem precisar de suportes.


4. Acessórios




A arma do Herói, a BlaRouser (Blade+Arousal?), que também serve para usar os poderes dos Undeads selados.

A espada possui vários relevos esculpidos. A pintura é precisa, sem falhas.

É possível notar um medidor que indica o número AP (Attack Points) disponíveis, necessários para se ativar os golpes especiais. No modelo é marcado sempre 5000 pontos e não existem adesivos ou algo parecido para mudar isso.

Uma parte da espada pode ser trocada por outra para representar o "leque" de cartas aberto. Mas ele não vem com nada de fábrica.

É preciso aplicar adesivos em cada uma das casas do "leque". Estão incluídos os que representam as cartas "brancas" e as que têm Undeads selados.

A colocação dos adesivos deve ser feita com leitura atenta das instruções. Mesmo assim é mais fácil do que parece (e é até divertida). Para isso é recomendável usar uma pinça.

Com isso é possível representar o "leque" aberto, representando as cenas em que Blade pega uma carta.

Estão incluídas as Rouse Cards, feitas de placas de plástico finíssimas e que podem ser seguradas por uma mão direita específica. Na foto, a Change Beetle, usada para a transformação. Existem outras, que apresento na seção de Ação.

Na espada existe um slot por onde são passadas as cartas.

O pulso não tem muita mobilidade, então com a mão normal para segurar a espada é difícil segurá-la como se estivesse em riste.

Por isso estão incluída outra mão de segurar, com um vão em diagonal, que permite segurar a espada como na foto.

Está incluída esta peça que lembra o solo perfurado, para espetar a espada.


Fica assim e é bem estável.


E está incluída esta peça de efeito para o chute. Primeiro é preciso encaixar as peças de raios nos lugares indicados.


A peça é bem detalhada, feita toda de material transparente. No fundo existe uma "janela" no formato do naipe de Espadas.

A peça de efeito por sua vez, se encaixa no pé da figura como na foto, alinhando o símbolo do naipe do efeito com o da sola.


Outras mãos incluídas são essas, tendo em mente a pose de transformação.


5. Blue Spader





A Blue Spader foi desenvolvida pela BOARD para servir de veículo para o Blade. A máquina possui altíssima potência e um cérebro eletrônico que serve de piloto automático, sincronizado com as ondas mentais do Herói. Mas ela não usa nenhum tipo especial de energia, sendo movida a gasolina e Kenzaki já teve que empurrar a moto para um posto para reabastecimento...




O modelo foi vendido de forma aberta. Pelo menos as motos dos Riders principais costumam ser comercializadas assim e não de forma exclusiva.


O conteúdo da caixa. Pouca coisa, mas o suficiente.





Visão de corpo inteiro. A representação é perfeita.



A parte da frente tem uma enorme janela em material transparente com o símbolo do naipe de Espadas.


Nos painéis dos lados também existem marcas com esse naipe.


O painel em LCD é representado com um adesivo já colado.


Existe um slot leitor de cartas, o Mobile Rouser. Com isso a moto também adquire propriedades especiais.



Detalhe dos guidões. As alavancas de freio são feitas de material rígido. Os botões de cada guidão são diferentes.



Todas as rodas possuem detalhes em material transparente. Seriam luzes?




Detalhe do motor, esculpido de forma intrincada. Na parte de baixo existe um protetor.


A parte de trás, com os escapamentos e os faróis.


Existem alças na parte de trás, talvez para levar um passageiro.


O pé da motocicleta é móvel.


Os acessórios incluídos são esses guidões extras...


E este suporte transparente para ser colocado na roda traseira.




A figura se encaixa direitinho na motocicleta.



6. Ação




Para se transformar, primeiro Kenzaki coloca a Change Beetle no cinto.




- HESHIN!


TURN UP!

Kenzaki então tem que passar por um campo chamado Orichalcum Element para completar a transformação. Somente quem tem um determinado índice de sincronia com os Undeads pode usar o sistema para se transformar. Essa sincronia decresce com sentimentos negativos como o medo, dando ao usuário a impressão de que vai morrer em breve. Por outro lado, sentimentos positivos aumentam o índice, dando mais força. Mas se o sistema for usado por muito tempo com a sincronia elevada...


O sistema Kamen Rider permite usar os poderes dos Undeads selados nas Rouse Cards. Abaixo segue a lista dos cartões incluídos, assim como demonstrações de poses.

Slash Lizard. Aumenta a capacidade de corte da lâmina.

Beat Lion, que aumenta a força do soco.

Tackle Boar, que aumenta a aceleração e permite usar uma ombrada.

Kick Locust. Aumenta a força do chute.

Thunder Deer. Permite usar ataques elétricos.

Metal Trilobite. Reforça a defesa.

Mach Jaguar. Dá a capacidade de se mover em supervelocidade.


THUNDER! SLASH!
LIGHTNING SLASH!
- HAAAAA!!!



- WEI!!!
Combinando duas ou mais cartas é possível acionar golpes especiais.


THUNDER! KICK!
LIGHTNING BLAST!





- HAAAAAAA!!!




- WEEEEEEI!!!



Uma variante mais poderosa do golpe usa três cartas: a mesma combinação mas a Mach. Depois de fincar a espada, Blade corria para ganhar mais impulso para então desferir o golpe, chamado então de Lightning Sonic.


As cartas também podem ser usadas na motocicleta.


MACH!


THUNDER!


Um dos grandes atrativos de Blade eram as lutas usando motocicletas.


É só que o modelo não vem com aquelas peças para conectar com uma base-suporte. Sendo assim é necessário ter senso de equilíbrio para fazer cenas como esta.


- O que me move não é dever ou obrigação. É o desejo de proteger as pessoas que estão aí... Eu luto porque amo as pessoas!
Estas frases são o resumo do personagem.


Takayuki Tsubaki tem muito apreço ao seu papel como Blade. Tanto que assim como Tetsuo Kurata, ele foi um dos únicos atores originais a reprisarem seus papéis em Kamen Rider Decade (ao menos em teoria). Eles também tiveram que enfrentar um amigo. É só que em Blade o final foi mais feliz (ou "menos triste").


- O que que é isso?! Vocês pegaram os caras errados!
Outro ponto em comum entre as duas séries...

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Blade, feita pela Bandai. Eis aqui uma figura excelente. A modelagem é fenomenal e o sistema de articulações é impressionante, permitindo fazer várias poses, que só são limitadas devido ao visual do personagem. Os acessórios incluídos permitem representar várias situações, incluindo as cartas. As articulações são flexíveis, porém firmes, sem nenhum problema de controle de qualidade e a troca das mãos é suave. A motocicleta também é muito bem modelada e cheia de detalhes em material transparente, até com o slot do Mobile Rouser. Quem for fã de Kamen Rider Blade tem que ter esse modelo. Não tem como ficar melhor do que isso.



4 comentários:

  1. Show de review!

    Quando os atores cometem alguma gafe o povo nunca esquece hehehe! Ainda bem que o cara leva isso numa boa e segue a carreira normalmente.

    Bem legal o visual desse Rider, parece um cavaleiro. A moto seria o cavalo dele hehe. Só os nomes dos equipamentos dele é que são bem complicados! Eu sempre acabo lendo o Bla como Black...

    Fiquei impressionado como ele pode ficar em uma pose complexa sem suporte, a maioria das figuras que eu conheço já tombaria direto!

    O leque de cartas lembra um pouco o dispositivo que os personagens de Yu-Gi-Oh usam no braço. Pior que eu consigo me imaginar colando os adesivos tudo torto hahahaha!

    A sequência de demonstrações das cartas ficou ótima! Dá pra ter uma boa noção de como ele luta. Realmente é uma figura muito legal, e combinada com a moto fica ainda mais impressionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Também achei que ia me dar mal com os adesivos, mas eles eram grossos e por isso deu para colar fácil, encostando nas bordas do leque. E claro que a pinça ajuda um bocado!

      Na época esses jogos de cartas eram moda (ainda são, eu acho). O que muito pouca gente sabe é que esse tipo de carta colecionável ficou popular com o primeiro Kamen Rider.

      A figura tem peso o suficiente e por isso consegue se sustentar, mesmo sem ter nenhuma parte em metal (ou talvez por não ter). Com essa forma de cavaleiro medieval ele não parece se mover muito, devido ao volume das armaduras, mas na verdade ele consegue fazer altas poses. E eu acabo lendo Bla como Blade mesmo.

      O Tsubaki é uma figura. Ele levava bastante bordoada do diretor, mas nunca esmoreceu e se esforçou para melhorar. E é uma coisa boa de se ver quando o ator tem gosto pelo personagem.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Tô ficando com vergonha cada vez que aparece um Kamen Rider por aqui! Figura maneiraça e cheia de detalhes. A motoca não fica atrás nem um pouquinho! O que acho interessante é que nessas séries pós fase Black, geral utiliza algum objeto para se transformar, tudo baseado na temática adotada pela temporada.

    Vi também que o próximo Kamen Rider será baseado no tema Videgame e já prevejo os bonecos que virão em breve! Até o próximo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Não é preciso se envergonhar, pois tem muitos Rider que eu mesmo ainda não vi. E tem alguns que eu confundo.

      Acho que o Kuuga e o Agito, os primeiros dos Riders da Nova Geração (Heisei Riders) ainda usavam só o cinto para se transformarem. Com o tempo, só o cinto não foi o suficiente para contentar as crianças. Foi necessário criar novos itens que interagissem com ele. E assim, também foi possível desenvolver linhas de itens colecionáveis, que poderiam ser algo bem rentável. E foram.

      O novo Rider já veio criando bastante polêmica com o visual (coisa que acontece todos os anos). E pelo que li sobre ele, vai dar para criar uns efeitos bem divertidos quando sair a figura, já que mesmo dentro do seriado eles serão baseados em jogos. Tomara que seja algo em 8 ou 16 bits. Algo como os jogos de agora não vai ter graça, já que são muito reais.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html