segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

S.H. Figuarts Cure March

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure March, do desenho Smile Precure!, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: Esta apresentação usa os conceitos japoneses. Algumas partes, como os nomes de golpes e frases de efeito são traduções/adaptações que fiz desta versão. Por isso elas são diferentes do que aparece em Glitter FORCE.





1. Informações



Nao Midorikawa é uma garota de fibra. Detesta coisas erradas e é capaz de desafiar até mesmo colegas de uma classe superior se notar que o que elas fazem não é certo. Ainda, Nao faz parte do time de futebol da escola e devido a suas habilidades, é popular entre as meninas. Ela também é comilona, sendo capaz de devorar enormes quantidades de comida, gerando a energia que ela gasta ao praticar esportes.

Nao a princípio se mostra como uma pessoa corajosa, como aparece em sua frase de apresentação quando se torna a Cure March. Mas na verdade, ela tem várias fobias, como insetos, fantasmas e lugares altos. 

E na versão em romance literário, é mostrado mais um de seus receios. Nao dá muito valor à família, sendo que ela tem seis irmãos e ajuda em casa, cuidando deles, fazendo a comida e lavando a roupa. Porém isso tudo é retratado como o reflexo de um apego excessivo que ela tem por seus entes queridos devido ao seu senso de responsabilidade por ser a irmã mais velha, o que a impede de buscar seus próprios sonhos. Todos ao seu redor sabem disso e fazem de tudo para que Nao aprenda a se libertar para ir em frente a fim de conquistar sua verdadeira felicidade.


Um dos maiores problemas de séries com muitos personagens é que alguns deles acabam "sobrando" ou ficam muito "apagados" devido a outros mais marcantes. É o que aconteceria com Nao, devido à sua retidão excessiva. Mas ao colocar várias características na personagem, Nao ganhou um brilho extra, aumentando sua popularidade. E isso funcionou, pois existem fãs que desenham artes sobre Nao até hoje, inclusive imaginando situações com ela visitando outras séries subsequentes.

A dubladora Marina Inoue conta que ao fazer a audição, escolheu o papel de Nao/Cure March logo de cara, pois a personagem era parecida com sua ídola de infância, Makoto Kino, a Sailor Jupiter. Por isso ela deu tudo de si, mas não foi avisada de sua aprovação até receber o roteiro com "Precure" no título. Ela comenta que gostaria de ver uma série derivada contando o dia a dia das meninas sem se transformarem. O nome seria "SmaPre!" e passaria de madrugada. Só que até hoje esse pedido não foi atendido, talvez por seguir uma linha diferente da habitual da Toei Animation.

Em Glitter FORCE, Nao se tornou "April" e Cure March teve seu nome mudado para "Glitter Spring", talvez devido à cor-símbolo.

Cure March esteve disponível para venda exclusiva no site da Bandai por tempo limitado. Ela foi a primeira do grupo a ser comercializada dessa maneira.

Uma coisa que eu notei faz muito tempo : os pacotes de S.H. Figuarts de personagens femininas seguem o mesmo esquema de decoração. 

O conteúdo da caixa (com exceção do cubo de acrílico). O número de acessórios é quase o mesmo das outras. 


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma excelente representação. O enorme rabo de cavalo chama a atenção. 

Close do rosto. Mostra bem a personalidade ativa de Nao, embora em um sentido diferente da Akane. Os olhos demonstram força de vontade, conforme especificado por Toshie Kawamura.

Esta outra expressão denota autoconfiança, adequado à sua frase de apresentação.

A expressão usada na luta, demonstrando determinação e coragem. 

Esta expressão foi usada quando March teve uma luta de morte com a vilã Majolina. Mas ela tem um efeito colateral bem interessante...

March só tem um enfeite em forma de asinha, preso a um ornamento em forma de coroa. 

Na testa existe esta tiara. A joia não usa pintura metálica. 

Todos os rostos vêm com brincos nas orelhas.


O enorme rabo de cavalo. Apesar de simples, tem detalhes representando fios na ponta. O material é mais leve que o da Peace, mas devido ao tamanho é impossível deixar a figura de pé sem suportes. E ainda assim conseguiu desgastar a articulação do pescoço.


O penteado de March é descrito como um "triple tail", com três rabos de cavalo. Os dos lados são bem volumosos, o que surpreendeu Nao quando ela se transformou pela primeira vez. Ela ficou tão atônita que apalpou os dois para ter certeza de que não estava sonhando, inclusive na segunda vez.


Debaixo dos rabos de cavalo dos lados existem detalhes representando enfeites, que normalmente nem são notados.

O broche com o emblema das Smile Precure. O formato é parecido com o da Sunny. 

A pochete para guardar o Smile Pact.


A parte de trás da saia também é parecida com a da Sunny, com um pano por cima.

Nao tem sombreamento nos cotovelos e nos joelhos, um aspecto ausente nas outras Smiles. 

As botas são bem caprichadas, me lembrando algo élfico. 


3. Articulações


O enorme rabo de cavalo tem uma articulação na secção, mas não na base. O movimento é um tanto limitado, mas pode girar para os lados.

Os rabos de cavalo dos lados são presos por conexões esféricas, com boa liberdade de movimentos. Fora isso, o sistema de articulações é o mesmo da Happy e da Sunny.


É só que o movimento dos tornozelos é totalmente limitado devido ao design da bota. Irônico, considerando que a personagem usa mais as pernas na luta.


4. Acessórios


Está incluída esta mão direita com o dedo em riste, usada na cena de apresentação. 

Esta mão direita eu não sei dizer para que serve e não consigo me lembrar de quando ela foi usada no desenho,

Estão incluídas mãos abertas com os dedos em posições diferentes. Mas só as esquerdas.

O conector intercambiável para o pescoço sem as movimentações verticais. No caso de Nao, isso é necessário.


A base com suporte é igual ao das outras Smile Precure.


5. Ação



READY...
- PRECURE SMILE CHARGE!!!
GO!!!


GO GO! LET' S GO MARCH!!!


















- CORAGEM E ELEGÂNCIA!


- CONFRONTO DIRETO!


- CURE MARCH!!!
Cuidado, mundo! Pois Cure March é uma Força tão poderosa quanto a própria Vida!
A cena de transformação e apresentação em si é simples, mas difícil de fazer devido ao peso do rabo de cavalo.


O estilo de luta de Cure March tem como ataque principal os chutes, aproveitando a experiência de Nao com futebol.


March é a mais rápida das Smile Precure e pode correr em altas velocidades, às vezes até deixando rastros de imagem.


Ela é tão rápida que consegue até correr pelas paredes.


O Elemento de March é o Vento, que ela usa com excelência, ora para repelir ataques com polem ou gás venenoso...


... ou para atacar o inimigo.


Em Smile Precure!, não é uma questão de "qual elemento é mais forte que o outro", como em um jogo, mas sim de "como usá-lo de modo prático para resolver uma situação", como em uma luta mesmo. E é nesse ponto que o desenho tem sucesso.



- PRECURE!



- MARCH!




- SHOOT!!!
Assim como Akane no vôlei, Nao faz uso de suas habilidades no futebol para disparar seu golpe especial.


Em uma variante do golpe, Nao dá uma cabeçada ao invés de chutar a bola de vento.


Em uma luta mortal com a vilã Majolina, Nao cria inúmeras bolas para enfrentá-la. Os golpes especiais consomem muita energias das Cures e daqui dá para ver que Nao estava preparada para morrer se fosse preciso! A quarta expressão foi feita para representar essa cena.


Um efeito colateral é que essa expressão pode ser usada para cenas em que Nao é atingida por um ataque.


- PRECURE! MARCH SHOOT!


- IMPACT!!!
Ao ter seus irmãos ameaçados por Majolina, Nao desperta para seu verdadeiro poder e aprende a usar este chute mais forte.
Em Glitter FORCE, o golpe se tornou o "Sparkle Shot Maximum Impact". Uma só palavra melhorou bastante o nome.


Nao é uma garota valente, capaz de dar uma voadora no estômago do chefe inimigo, interrompendo seu discurso de vitória.

É só que ela tem medo de insetos e fantasmas. Sendo assim, provavelmente ela não se daria bem com Kamen Riders (Yayoi não tem esse problema)...


É comum nas séries Precure as personagens que tem "Coragem" nas frases de apresentação ou de efeito terem algum trauma ou fobia ou na realidade serem medrosas.


Isso é porque só quem conhece o medo pode falar de Coragem. Verdadeiro herói é aquele que supera seus receios e não aquele que nunca os teve. E isso é o que as Cures fazem.


É certo que Nao não superou seu medo de insetos, mas aprendeu a vê-los como vidas, tão valiosas quanto as dos seres humanos.


O episódio favorito das dubladoras é o 18 (16 em Glitter FORCE), em que as meninas participam de uma corrida de revezamento. Yayoi não parece muito animada e até ouve colegas duvidando dela mas é amparada por Nao, que a estimula a prosseguir. Infelizmente as coisas não acabam como o esperado. Mesmo assim, as meninas se unem ainda mais.


Em Saint Seiya Omega, existe uma personagem bem parecida com Nao, a Yuna de Águia, que tem em comum a cor-símbolo, o elemento e até o estilo de luta usando chutes. O temperamento também é parecido.


"Sunny" e "March" são marcas de carros japoneses. Por isso, Akane e Nao eram chamados pelos fãs de "A Dupla Nissan". E de fato, elas lutaram juntas várias vezes.



Estas fotos já foram publicadas na apresentação da Sailor Jupiter, mas este é o único uso que consegui imaginar para aquela mão de propósito desconhecido.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure March, feita pela Bandai. O modelo apresenta vários problemas, alguns devidos ao visual da personagem e outras de falha de projeto mesmo. O enorme rabo de cavalo limita bastante as poses e o peso acabou desgastando a articulação do pescoço. Este é o problema causado pelo visual e que não pode ser contornado. Por outro lado, os outros dois rabos de cavalo laterais podem ser colocados em várias posições, o que ajuda a dar sensação de movimento em determinadas ocasiões. Mas o mais duro é que o sistema de articulações não permite fazer uso completo da maior característica da personagem: os chutes. A protoforma é a mesma da Happy e da Sunny e por isso os movimentos das pernas são um tanto limitados e os tornozelos estáticos pioram a situação. Se usassem o sistema da Peace e mais articulações extensíveis nos tornozelos isso poderia ter sido resolvido. Ou então se ao menos a saia fosse dividida em duas peças.

O modelo teve disponibilidade limitada e aparece de vez em quando em lojas de usados a preços não tão absurdos. Recomendo a compra ainda assim, pois a modelagem dos rostos e da roupa são muito bons. As expressões foram bem escolhidas, sendo possível representar várias cenas do desenho. E recomendo comprar junto o Tamashii Effect Wind, de cor verde para aumentar o leque de possibilidades.

4 comentários:

  1. Show de Review!

    Pelo visto Smile Precure! tem as personagens mais legais, pois essa também é maneiraça! Algo no design desse cabelo é inexplicavelmente muito bonito.

    Esse é o tipo de figura que causa sentimentos conflitantes. Visualmente ela é linda de encher os olhos! Bela modelagem, belas cores, ótimas expressões. Mas aí a Bandai caga justamente no movimento das pernas que é importante para a personagem, não tem como não sentir uma pontinha de indignação.

    Acho que eu já tinha comentado em outro review que tinha a Nao, mas seria muito legal ver ela em um crossover lutando ao lado do Roberto de Rival Schools! E se não me engano, o Roberto não gosta de lugares escuros/sombrios. Imagina os dois presos em um lugar mal assombrado? Já daria um bom enredo para o crossover ehehe!
    Por falar em crossover, acho que a Nao se inspirou no Homem-Aranha com essa mão direita aí! É só botar uma teia que está pronta a homenagem hehehe!

    O pessoal adora zoar essas personagens que têm medo de alguma coisa. Garanto que deve ter um monte de ilustrações da Nao sendo atacada por insetos. Se duvidar, deve ter até ilustrações dela lutando contra os Terra Formars hehehe! Vou procurar!

    Marina Inoue tem talento natural para interpretar essas garotas duronas. Não é por acaso que chamaram ela para interpretar a Yozora em Haganai e a Asaemon em Gintama. Se bem que agora ela está mandando muito bem em seu papel dramático em 3-gatsu no Lion!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O cabelo dela foi feito para tremular ao vento e com isso ficar mais elegante. Pena que não funcionou direito na figura. E com a limitação das pernas nem deu para fazer a disputa de chutes da luta dela com a Majolina. Só dá para dar chutes médios e giratórias. Voadoras é preciso um pouco de truque de angulação.

      Pode crer que ela é uma das personagens mais zoadas pelos fãs, depois da Yayoi. A grande maioria das piadas é com Kamen Rider mesmo. A agora com o Ghost passaram a atormentar ainda mais a coitada. E Terra Formars nem pensar! Talvez os baratões, mas o negócio é não contar para ela o que os bichos são na verdade.

      Eu vi a série inteira umas três vezes e não consigo mesmo encontrar a cena em que ela faz essa pose com a mão. Se ao menos viessem duas dava para fazer uma pose engraçada quando ela encontra um inseto ou fantasma.

      Eu até ia comentar a performance da Marina Inoue no arco da Asaemon. Ela bota bastante força na voz e para fazer a March ela precisou um monte de vezes. A interpretação dela chorando também é muito boa. E como eu queria que ela fosse a Sailor Jupiter em Crystal... Mas a Ami Koshimizu faz um bom trabalho.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Demorei, mas apareci por aqui! Aos poucos estou me estabelecendo na nova casa.

    Gostei bastante da personagem, mas como vi muito pouco da série, ainda, não conheci essas características dela até onde assisti. É muito nobre viver em prol da família, e às vezes até esquecemos de nós mesmos. A comparação com a Yuna trouxe aquela nostalgiazinha - apesar de todas as críticas, eu curti o Omega e gostava bastante da Yuna - meu favorito era o Souma.
    As caixas das personagens femininas estão acompanhando também outras linhas, como os de Dragon Ball.

    A cena dela com o Kamen Rider insetão ficou hilária! Eu não curto muito certos tipos de inseto e sou muito zoado por isso! Hehehehe!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo! E não se preocupe! Mantenha suas prioridades, pois sua família e sua moradia são importantes!

      Nao é uma personagem bem legal. No começo ela parece ser durona, mas aos poucos vai mostrando seu lado engraçado. Mas quando se trata de família e amigos, não há quem a segure!
      Na minha opinião foi o arco de história do Souma com a Sonia que salvou o Saint Seiya Omega, escrito pela Michiko Yokote, que trabalhou em Prison School e Ika Musume, além de muitos outros.

      Acho que todo mundo já fez essa da Nao com o Shin Kamen Rider. Esse é um material de piadas muito bom. No meu caso depende do inseto. Se for um exótico, como um Bicho-folha ou um escaravelho ou mesmo um Louva-a-Deus eu até gosto. Mas barata, aí nem pensar...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html