domingo, 5 de fevereiro de 2017

S.H. Figuarts Cure Happy

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Happy, do desenho animado Smile Precure!, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: Esta apresentação usa os conceitos japoneses. Algumas partes, como os nomes de golpes e frases de efeito são traduções/adaptações que fiz desta versão. Por isso elas são diferentes do que aparece em Glitter FORCE.



1. Informações



Miyuki Hoshizora é uma estudante do 2º ano ginasial e se mudou recentemente para a cidade de Nanairogaoka. Alegre, desastrada e um pouco azarada, sempre trombando com alguma coisa ou tropeçando, Miyuki traz a Luz ao coração de suas amigas. Miyuki se mostra assim, mas na verdade ela é uma menina tímida e sensível, que tem seus momentos de fraqueza e desânimo, resquícios de como ela era na infância. E nessas horas, Miyuki pode contar com a ajuda de suas amigas também, que estarão junto com ela para o que der e vier. Mais detalhes sobre a personagem nesta matéria.

O compositor de série Shouji Yonemura conta em uma entrevista que o sobrenome "Hoshizora" ("céu estrelado" em japonês) foi ideia dele, embora sem muita certeza. Na etapa de planejamento, Miyuki era para ser uma menina alegre e positiva ao extremo, sem o lado frágil que ela demonstra às vezes. Mas Yonemura achava que isso soaria muito falso, que Miyuki deveria ter seus momentos de tristeza. Pois para ele, uma pessoa que nunca sentiu as partes escuras de seu coração não pode falar sobre a felicidade. Assim, o roteirista pensou em algo que trouxesse esperança em momentos de depressão e chegou à conclusão de que seria um "céu estrelado".

A dubladora Misato Fukuen na verdade fez teste para ser a Yayoi/Cure Peace, mas no meio da audição se sentiu atraída pela Miyuki. Pediram para que ela experimentasse fazer uma frase de Miyuki e esse acabou sendo seu papel. Fukuen conta que teve bastante dificuldade no começo, pois era um tipo de personagem que ela nunca tinha feito, sendo que até então ela só fez papéis mais adultos. E também não sabia como fazer os golpes especiais. Mesmo assim, ela conseguiu fazer seu papel com excelência, soltando um grito do fundo da alma nos momentos certos e fazendo os momentos cômicos de Miyuki com perfeição.


Smile Precure! foi o desenho que me levou a conhecer a franquia. Isso foi há exatamente cinco anos atrás, em 05/02/2012 e desde então tenho acompanhado todas as séries Precure que são exibidas e tento ver as anteriores. E todas eles me emocionaram de alguma forma.

Esta é uma daquelas obras em que é dada mais ênfase aos personagens do que à trama central. Daí o fato de Smile! ter uma estrutura mais episódica ao invés de contar uma grande história como em outras séries. E de fato a fórmula funciona, pois logo ao ver a sinopse do próximo episódio dá vontade de ver. Isso pode desagradar quem procura por algo mais complexo, mas vejo isso como o grande charme do desenho. Algo que me fez lembrar de algo que esqueci. 

Smile Precure! mais tarde foi adaptado para o ocidente como Glitter FORCE pela Saban Brands e exibido com exclusividade pelo serviço de vídeos online Netflix (falo um pouco da 1ª Temporada e da 2ª Temporada) . Nele, Miyuki se tornou "Emily" e Cure Happy foi rebatizada como "Glitter Lucky" ou "Glitter Rosa".

O conteúdo... Opa! Espera um pouquinho... Happuppu! (Expressão que Miyuki usa quando se dá mal)

O conteúdo da caixa. Vem com poucas mãos intercambiáveis, mas um número razoável de peças de expressão, além da mascote Candy e de uma base com suporte.


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. É a personagem tirada da tela da televisão. Nessa época, as técnicas de modelagem da Bandai já haviam avançado bastante e conseguiram reproduzir a graciosidade da personagem.
O visual é relativamente simples, sem tantos acessórios ou babados como em outros desenhos. De acordo com Toshie Kawamura, a desenhista de personagens, isso foi instrução do diretor Takashi Otsuka, a fim de que os personagens ficassem mais fáceis de ser animados.

Close do rosto. A expressão "A" é um sorriso aberto, o que é condizente com a série. A tampografia dos olhos é fiel ao estilo de Kawamura, com um desenho bastante complexo, compensando o resto do visual da personagem. Isso foi intencional, pois de acordo com a desenhista, esse é o ponto em que o público mais presta atenção em cenas de close.

A expressão "B" é outro sorriso, desta vez com a boca fechada. Ficou bem simpática. De acordo com as instruções de Kawamura, os olhos de Miyuki devem ser grandes, mas um tanto alongados na vertical.

A expressão "C" é usada em lutas. Essa não pode faltar na personagem, que ao lutar vai com tudo.

A expressão "D" é de Miyuki carregando sua força, que é bem característica da personagem. Também pode ser usada para representá-la levando um golpe.


Detalhe da tiara, com enfeites em forma de asinhas dos lados. A joia é representada com pintura metálica.

Os fios soltos dos lados são representados usando-se material maleável, menos propenso à quebra.


Os enormes rabos de cavalo dos lados, com formato característico. Os fios soltos daqui também são feitos de material maleável.


A divisão do cabelo é bem feita, até com alguns vãos.

Nas orelhas é possível notar os brincos, que no original teriam a forma de asinhas.


A roupa, como dito anteriormente, é relativamente simples. Mesmo assim ela tem detalhes, como as bordas em forma de uma flor na túnica, com botões nas reentrâncias.


Detalhe do broche. O centro usa pintura metálica e tem direitinho o símbolo das Smile Precure. O laço de fita e os babados são bem modelados.


As ombreiras com o formato de asinhas são feitas de material maleável. Uma das joias é feita de material transparente e a menor usa pintura metálica. Isso dá um efeito bem interessante dependendo da iluminação.


Os braços ficam quase totalmente expostos, apenas com uma pulseira. Sinto que as articulações ficaram muito evidentes.



A saia, também feita de material maleável, tem dobras e babados, mas sem exageros. Na parte de trás há uma espécie de "cauda de andorinha", porém curta.


A pochete na cintura, usada para carregar o item de transformação, o Smile Pact. Mas não vem um incluído. A modelagem e a pintura são precisas, considerando-se o tamanho.


A chamada "zona absoluta". As pernas não são puramente cilíndricas, com curvas e os joelhos são moldados.


As botas também são simples. Existem alguns detalhes, como as fitas. O bico e o salto alto são pintados. Nessas partes não é usada pintura especial como acetinado ou algo parecido.


3. Articulações



O pescoço se move bem. A articulação é firme, embora pareça frouxa no início. Para isso, basta remover a peça de expressão e apertar o pino que liga a articulação ao cabelo.

Os ombros possuem um sistema que permite movê-los em várias direções.

O braço só pode ser girado na ligação com o ombro. O fechamento do cotovelo é bom, mas peguei um exemplar "azarado", com uma rachadura na articulação.

A articulação do pulso é muito aparente. Em compensação, ela se move bem,

Os cabelos possuem articulações. Isso ajuda a controlar o centro de gravidade da figura, permitindo que ela fique de pé sem o uso de suportes.

O tronco gira na altura do peito e da cintura, embora haja uma quebra de linha. A movimentação para a frente e para trás é limitada.

As coxas são extensíveis, porém a abertura é um tanto limitada pelo fato da saia não ter um corte dos lados.

As coxas podem ser giradas na altura das leggings.

Os joelhos se dobram bem. A movimentação para a frente é prejudicada pela saia.

Os tornozelos possuem articulações multidirecionais. Em um de meus exemplares, o direito ficou colado devido a excesso de tinta.


4. Acessórios


Estão incluídos mais dois pares de mãos além das que vêm de fábrica. A outra mão aberta vem com os dedos em posições diferentes, para a pose de apresentação. A mão fechada é para socos mesmo.

Todas as mãos têm uma proteção no dorso.

Esta representa duas mãos fazendo um coração, usada em um dos quadros do golpe final. A colocação é um pouco dura e se não for feita corretamente pode quebrar a articulação. Por precaução, coloquei um dos lados sem apertar totalmente.

Está incluída uma figura da mascote Candy. A representação é incrível, mesmo considerando o tamanho.


O rosto tem vários detalhes tampografados. Os "cílios"(?) em forma de corações amarelos entraram um pouco nos olhos, mas só com uma lente macro é possível notar isso. Os microscópicos laços de fita são inesperadamente detalhados.


O pescoço é preso por uma conexão esférica e pode ser girado ou levemente inclinado.


O corpo é rechonchudo como no original. Tem direitinho os babados no pescoço e a cauda em forma de caracol.


O tamanho é consistente com a... Opa! Errei!


O tamanho é consistente com a Cure Happy. Com isso é possível representar cenas do desenho. Candy na verdade tem um monte de expressões, mas fazer isso na figura seria muito difícil.


A base com suporte é personalizada, com o nome da personagem e do desenho. Tem também uma estampa que lembra um arco-íris, que é um dos motivos de Smile Precure!.


Está incluída este pino fixo para o pescoço. Desta vez a articulação é firme e por isso ela não é necessária... ao menos por enquanto.


5. Ação


READY...
- PRECURE! SMILE CHARGE!!!
GO!!!


GO! GO! LET'S GO HAPPY!!!



















- A Luz do Futuro...



- ... que brilha como uma estrela!





- CURE HAPPY!!!
A cena de transformação pode ser feita sem grandes problemas. Faltaria uma mão com o pufe de pó compacto estelar.


Miyuki não é uma lutadora habilidosa e muito vai no embalo mesmo, uma vez que conseguiu seus poderes levada por circunstâncias e não por ser predestinada. E ela também não conta com "memórias de outra vida" para ajudar.
Na versão americana, Glitter FORCE, Emily é predestinada, uma vez que ela tem um sonho premonitório no primeiro capítulo.


Outro ponto que diferencia Miyuki de outras heroínas é que ela procura a Felicidade nas pequenas coisas. Sua busca é pelo "Ultra Happy", a maior felicidade de todas. Algo mais abstrato que não é uma profissão de sucesso ou um interesse romântico.


- Eu não vou chorar! Senão, a Felicidade foge! Sorriso, Sorriso!
Mesmo em momentos de aperto, diante de inimigos amedrontadores, Miyuki se faz de forte por acreditar nessa Felicidade.

Miyuki pode ser desastrada e parecer uma "boba alegre", mas na hora de lutar por suas amigas, ela vai com tudo.


Ela fará isso mesmo sendo atacada de forma impiedosa e sofrendo fortes dores pelo corpo. A interpretação de Misato Fukuen é magnífica nessas cenas.


Não importa o que aconteça, Miyuki nunca vai abandonar suas amigas. E no fim triunfa!


- FORÇA! FORÇA! FORÇA! FORÇAAAA!!!
Miyuki primeiro carrega sua força antes de disparar o golpe final.


A energia de Miyuki se concentra no Smile Pact. Quando está completamente carregada...


- PRECURE!



- HAPPY!






- SHOWER!!!
Cure Happy lança um poderoso ataque que purifica o inimigo usando seu elemento: a Luz.
Na versão americana, o nome do golpe é "Sparkle Storm". Eu mesmo gostei.


Miyuki mais tarde desperta para seu verdadeiro poder e consegue usar uma versão mais poderosa do golpe.



- PRECURE!



- HAPPY SHOWER!




- SHINING!!!
Misato Fukuen botou bastante força na voz nessa hora. Além desta, existe uma outra variação do golpe, usando a Princess Form, o Cinderella Happy Shower.


Mesmo depois de várias lutas com o Reino do Final Infeliz, as personagens de Smile! passaram a ser alívio cômico nos filmes Precure All Stars. Miyuki em especial sempre tropeça e dá uma cabeçada no inimigo. Se bem que isso é desde sua primeira participação em All Stars.


Miyuki faria parte do Clube de Torcida do Ginásio Nanairogaoka, mas esse conceito acabou não sendo utilizado no desenho. Mesmo assim ela aparece fazendo torcida em um episódio junto com as outras Smiles.


Hiroshi, o pai de Miyuki, foi interpretado pelo lendário Toshihiko Seki, que foi Momotaros em Kamen Rider Den-Oh. No episódio em que ele aparece, Miyuki conta que o amor de sua vida é o Momotaro, personagem de um conto infantil japonês em que o Momotaros de baseia. Não se sabe se isso foi intencional, mas foi uma boa piada de referência.

Obs.: esse episódio foi cortado de Glitter FORCE.


No mesmo ano de Smile Precure! estreou Saint Seiya Omega, em que os personagens também usavam elementos. Curiosamente os elementos eram exatamente os mesmos e em alguns casos até as cores batiam. Assim como a Cure Happy, Kouga de Pégaso usava a Luz.


A evolução das S.H. Figuarts de personagens femininas. As técnicas de modelagem e articulações avançaram bastante. Ah, estou vendo Yes! Precure 5 e posso dizer que a única coisa que essas três têm em comum é o QI.


A performance de Misato Fukuen me impressionou e cheguei a pensar que ela poderia ser a nova Sailor Moon se Kotono Mitsuishi não pudesse reprisar seu papel. Fukuen acabou se tornando a Chibi Usa em Sailor Moon Crystal.


Como dito acima, comecei a ver as séries Precure a partir de Smile!, em parte por influência de Puella Magi Madoka Magica. Foi algo bem estranho e na verdade até hoje eu mesmo não entendo como foi isso. Talvez estivesse procurando um alento e com isso vi que o "Cure" de "Precure" não é à toa.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Happy, feita pela Bandai. Eis aqui uma figura de boa qualidade, que representa bem a personagem. Ela foi lançada na mesma época em que fizeram as S.H. Figuarts de Sailor Moon e assim as técnicas de modelagem e projetos melhoraram muito em relação a modelos mais antigos como as de Yes! Precure 5 GoGo e Fresh Precure!, que acabaram dando à Bandai o estigma de não ser boa com figuras de personagens de desenho animado. Existem problemas de projeto, como o fato da saia não ser dividida, o que restringe um pouco a movimentação das pernas. Também tem uma falha de controle de qualidade, como irregularidades na pintura e uma rachadura na articulação do cotovelo esquerdo. Ela vem com poucos acessórios, mas é que a personagem não tinha tantos mesmo no desenho. Mesmo assim fazem falta um Smile Pact e uma mão com um pufe. Esta é uma boa figura que recomendo para os fãs do desenho. Eu, que sou fanático, gostei bastante.




Preparei uma matéria sobre a versão em romance literário que conta sobre o que aconteceu depois da série de TV.

4 comentários:

  1. Show de review!

    É uma linda figura! Os rostos são muito simpáticos, e as cores bem vivas e alegres. Dá pra ver que alegria é o ponto forte da personagem mesmo, até o rosto padrão de fábrica já é com um sorriso hehehe.

    Pelo visto ela tem uns golpes bem "fora da casinha" hehehe. Bom, cada um luta da forma que pode hehe. As fotos ficaram muito bonitas! Como sempre me impressiono com os efeitos.

    Pena que veio com essa rachadura na articulação. Eu ficaria muito paranoico com isso, baita medo de mexer e quebrar!

    Interessante o conceito da personagem, a ideia de incluir uma lado frágil, uma fraqueza, é 100% aceitável e acho uma necessidade. Protagonistas perfeitos não teriam graça, essa mesma questão é abordada na série da Supergirl, onde a heroína é positiva e um símbolo de otimismo, mas é necessário que a personagem tenha um lado frágil e sentimental. Como já dizia Kisuke Urahara "Uma pessoa perfeita jamais terá os sentimentos necessários para se tornar um herói."

    Misato Fukuen é das boas, mesmo interpretando personagens mais quietas como a Konjiki no Yami (acho que é um dos papéis mais populares dela) ela consegue ter personalidade. Tomara que ela volte a interpretar a Sakura em Street Fighter, pois ela mandou muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A Miyuki vai muito no embalo mesmo para lutar e não é muito habilidosa, se valendo mais de força bruta do que de técnica. Agora quem ganha de todas em golpes "fora da casinha" com certeza é a Cure Lovely. Essa é criativa!

      Miyuki tinha tudo para ser uma personagem bidimensional e de fato essa foi a primeira impressão que tive dela. Achava que ela era mesmo uma "boba alegre". Por um momento achei que tinham colocado esse lado frágil como um remendo no final, mas revendo o desenho percebi que ela transparece de vez em quando essa fraqueza. Isso faz com que ela não seja apenas um "tipo", mas uma personagem mesmo.

      As técnicas de modelagem e projetos melhoraram bastante e por isso ela ficou muito bonita. Mas a Bandai precisa rever o controle de qualidade urgentemente. Achei uma dessas rachaduras na articulação do cotovelo da Cure Melody e até na Sailor Saturn. No dia em que a Bandai ver isso aí vai ficar 100%.

      É verdade! A Misato Fukuen interpretou a Yami. É esse tipo de personagem que ela estava acostumada a fazer e por isso no começo teve dificuldades com a Miyuki. Mesmo assim ela mandou bem no primeiro capítulo. Não paro de dar risada na "luta"(?) dela com o Akanbey. Hum... Acho que vou ver de novo.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Mais uma apresentação fantástica, e eu, mais uma vez, ainda em débito por não ter assistido a nenhuma série Precure! Bom saber que tem alguma coisa na Netflix! Já já devo dar um jeito de assistir.

    A figura é bem cheia de acessórios, dando destaque às expressões faciais e mãos. A parte da saia, realmente, deixou a desejar, assim como o Whys de Dragon Ball Super, que tem um saiote enorme que impede o movimento das pernas. Poderia ter uma alternativa com um corte nos lados. Mas é a Bandai, né? Fazer o quê?!

    Mesmo sem ter assistido, com as fotos deu pra ver que muita coisa realmente lembra o Saint Seiya Omega, que demorei a assistir, mas quando comecei fui até o fim! Essa figura do Kouga é incrível, já tive ele!

    No mais, a gente se vê por aqui! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      As Sailors até têm cortes dos dois lados da saia. Podiam ter colocado isso nas Cures também, o que seria uma tremenda ajuda. Mas mesmo figma faz algumas dessas de fazer a saia em uma só peça limitando os movimentos, como a Sayaka de Madoka Magica. Um ponto que insisto é que a Bandai tem que rever o controle de qualidade.

      Smile Precure! foi a série com a qual eu comecei na franquia. É bem comédia, embora às vezes apareça um episódio que deveria estar em Saint Seiya Omega. Os dois foram exibidos no mesmo ano, o que dava margem a um monte de piadas.

      Quando anunciaram a S.H. Figuarts do Kouga até pensei em fazer colaborações entre os dois desenhos, mas no fim cancelaram as linhas de Omega. Uma pena, pois o Kouga até que ficou legal. E tenho que dar um jeito de apresentar esse também.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html