domingo, 9 de abril de 2017

figma Hikaru Shidou

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma de Hikaru Shidou, a protagonista de Magic Knight Rayearth, feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: Os nomes seguem o padrão japonês. A tradução pode não ser muito precisa em algumas magias.




1. Informações



Hikaru Shidou, Umi Ryuzaki e Fuu Hououji, estudantes do ginásio, estavam em uma excursão promovida por suas respectivas escolas na Torre de Tóquio. Subitamente, Hikari, o cachorro de Hikaru entra na Torre e a menina tem que correr atrás dele para pegá-lo de volta. Umi e Fuu a ajudam, mas de repente as três são envolvidas por uma estranha luz que as manda para um mundo de fantasia chamado Cefiro, com ilhas flutuantes e um vulcão distante.

Lá, elas se encontram com o Mestre Clef, mago ancião que foi revertido à forma de um menino. Ele explica que Cefiro está à beira da ruína, pois a Princesa Emeraude, o sustentáculo deste mundo, foi raptada pelo Sacerdote Zagato e presa em um castelo invisível no céu. Para isso, elas devem conseguir as Armas Lendárias da artesã Presea e com elas ressuscitar os Mashin, seres semelhantes a robôs gigantes capazes de combater Zagato. E somente as Guerreiras Mágicas escolhidas podem fazer isso. Elas são as próprias Hikaru, Umi e Fuu, que só poderão voltar para casa após cumprir esta missão. Mesmo sendo a primeira vez em que elas se encontram, as meninas passam por várias provações e desenvolvem uma grande amizade. Mas o que as aguarda no final é algo totalmente inesperado...


魔法騎士レイアース (MAGIC KNIGHT RAYEARTH) é uma história em quadrinhos escrita pelo grupo CLAMP, publicado entre 1993 a 1996 na revista feminina Nakayoshi. Ela foi adaptada para desenho animado em 1994 e a canção-tema ゆずれない願い (Yuzurenai Negai, algo como "Um desejo do qual não posso abrir mão"), cantado por Naomi Tamura, fez um enorme sucesso, chegando a figurar no tradicional show musical NHK Kouhaku Utagassen de 1995. O desenho animado foi trazido para o Brasil em 1996 pelo SBT, sob o título de Guerreiras Mágicas de Rayearth, baseada na versão italiana (incluindo os nomes de personagens e outros elementos). Hikaru se tornou "Lucy", o que faz sentido, já que seu nome em japonês significa "reluzir" ou "iluminar". E em 2001 a versão em quadrinhos também foi publicada aqui pela Editora JBC. Mas tudo isso já é de conhecimento geral.

Meu primeiro contato com Rayearth foi quando fui para o Japão em 1995. Mas não foi no desenho animado ou nos quadrinhos, e sim no jogo para Sega Saturn, que era uma das grandes novidades da época. Me maravilhei com o essa versão, que passou a ser a minha referência para a obra. Gostei muito mais da história do jogo, no qual era possível ter um contato mais aprofundado com o mundo de Cefiro, conhecendo melhor seu povo, sua civilização e seus costumes. Assim, as razões pelas quais Hikaru, Umi e Fuu passam a gostar desse mundo se tornam mais palpáveis e assim fica mais claro por que seu objetivo não é mais apenas voltar para casa, mas também salvar Cefiro e seu povo da destruição.

O jogo foi feito pela Sega, com gente da equipe que participou de Phantasy Star, como Rieko Kodama (também conhecida como Phoenix Rie) e talvez por isso tenha vários elementos semelhantes, como o Castelo no céu, que só aparece ao reunir os Mashin em uma Baía Lendária. Por ser um dos primeiros do Sega Saturn, o jogo tinha alguns problemas, como lentidão em algumas cenas e travamentos, embora raros. Mas mesmo assim é um dos meus jogos favoritos e que joguei repetidas vezes. Tanto que me lembro bem da história do jogo, mas não muito do desenho animado, especialmente a segunda fase, da qual eu me esqueci completamente.

Mais tarde, a empresa Working Designs traduziu o jogo para o inglês, mas usando os nomes em japonês.

O conteúdo da caixa. Surpreendentemente pouca coisa. Entendo não terem incluído peças de efeito, mas não vem com o mascote(?) Mokona, o que seria de praxe nesse tipo de figura.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A modelagem ficou muito bonita e graciosa. Mais uma vez o desenho tirado da tela.

Close do rosto. Ficou muito bonita. Os olhos levemente puxados para cima foram bem representados, demonstrando a energia e a força de vontade da personagem.

A expressão "2", por alguma razão é esta, de alegria. Talvez devido a um acessório que foi incluído. O delineamento da boca é preciso.

A expressão "3" é a de luta, que é a que eu mais me lembro da personagem. Muito bem feita e fiel, até com os dentes de fora.

A escultura do cabelo é caprichada, com os vãos na franja e partes saltadas que lembram os fios.

O mesmo pode ser dito da enorme trança, feita com esmero e até com a fita na ponta.


A armadura seria feita de um mineral chamado Escudo e mudaria de forma de acordo com o desenvolvimento da personagem. Na figura foi representada a armadura de nível 2, a mais usada e conhecida. Os ornamentos são representados por pintura metálica, sem materiais transparentes.

Existe até uma tampografia representando o emblema da escola de Hikaru no laço do pescoço.

O protetor da mão esquerda, de onde ela lança uma de suas magias, a Flecha de Fogo.

A mão esquerda é protegida por um bracelete de formato diferente.

A saia tem uma modelagem bem esmerada, representando as pregas e dobras. Ela é representada como se estivesse tremulando ao vento.

A saia é feita de material maleável e composta de duas partes. Os cortes são escondidos pela modelagem de forma estratégica.

Curiosamente, Hikaru usa leggings como as Precure ao invés de uma calcinha. Adaptação aos novos tempos?

Detalhe das coxas.


As botas são bem modeladas, lembrando tecido ou couro, com os adornos característicos.


3. Articulações


O pescoço se move bem.

Mas a figura não consegue inclinar o pescoço para os lados devido à posição da articulação. Se fizessem como em outros modelos, as possibilidades aumentariam.

A trança é presa por uma minúscula articulação multidirecional, que permite que ela seja movida em várias direções e até girada.

A ponta da trança também pode ser girada.


A articulação do ombro direito é igual ao de outras figmas, conseguindo se erguer bem. Para girar o antebraço é preciso fazer isso na ligação com a articulação do ombro e/ou na da articulação do cotovelo com o antebraço.

A ombreira interfere um pouco nos movimentos do ombro esquerdo, mas nada muito significativo.

A ombreira é presa por uma peça em forma de aro que envolve a articulação do ombro. E ela pode ser levemente erguida.

Fechamento máximo do cotovelo. Esse é igual nos dois lados.

O pulso direito tem boa liberdade de movimentos.

O esquerdo já é limitado pelo protetor da mão.

Só existe uma articulação no peito. Mesmo assim ela é suficiente.

A abertura das pernas é muito boa, graças ao material maleável da saia.

Sistema de articulações das pernas. O fechamento dos joelhos é bom.


É só que a figura não consegue ficar ajoelhada direito. O tronco não tem mobilidade o suficiente.


O tornozelo só se move para cima e para baixo e não gira para os lados. Por causa disso, o pé não tem muito contato com o chão em algumas poses. Felizmente a figura é leve e consegue se sustentar.


4. Acessórios



O número de mãos intercambiáveis é surpreendentemente pouco. É o suficiente, mas...


A troca da mão direita não tem muito segredo. Mas a da esquerda tem um jeito especial.


Primeiro é tirar toda a mão, inclusive com o protetor e a articulação.



Daí é desmontar e separar a mão da articulação.

A espada, feita do Mineral Lendário Escudo. A família de Hikaru tem um dojo de Kendo e ela mesma pratica essa arte marcial.

O cabo é extremamente detalhado, com uso extensivo de pintura metálica. Mas mais uma vez não foi usado material transparente para os cristais.

A ponta, característica. Mas sinto que ela era dourada no original...

O cabo pode ser demovido para poder colocar a espada em uma mão específica. O conector do cabo com a espada não é totalmente redondo e tem uma posição certa para ser colocado.

Está incluída esta franja extra com orelhas de gato.

Ficaria algo assim. Esse acessório foi feito para ser usado em conjunto com a expressão "2". Mas pode ser colocada com as outras também.


E está incluída a base com suporte, até com a extensão.



Um dos usos para esta extensão é para poses como esta.


5. Ação




Em Rayearth não havia uma "cena de transformação". A não ser esta, quando elas conseguem as Armaduras ou quando se fortalecem. Essa cena aparecia na abertura original, mas foi cortada na versão brasileira por razões óbvias (embora eu nunca tenha concordado).


Hikaru é baixinha e foi confundida com uma estudante do primário em seu primeiro encontro com suas futuras amigas, Umi e Fuu. Ela é alegre, impulsiva e positiva e aceitou a missão dada por Clef logo de cara, sem pensar nas consequências.







- FLECHA DE FOGO!!!
A primeira mágica que Hikaru aprende, usada para deter a perseguição de Alcione, subordinada de Zagato.




- TROVÃO ESCARLATE!!!
A segunda magia obtida. Hikaru não controla só o fogo, como também o raio. Só me lembro do jogo para Sega Saturn e não sei se ela fazia essa sequência de movimentos para usar essa magia.

- HIKARI!!!
No jogo, se descobre que Hikari também foi pego na luz e acabou indo para Cefiro. Ao se reencontrar com Hikaru, o cão se torna sua magia mais poderosa que incinera todos os inimigos da tela.




Hikaru faz uso de uma espada, feita do Mineral Lendário Escudo, que ela consegue após passar por uma prova na Fonte de Eterna. Assim como a armadura, a espada evolui de acordo com o desenvolvimento de sua possuidora.



O modelo até consegue segurar a espada com as duas mãos, mas é preciso bastante cuidado para se fazer isso. Infelizmente ela não consegue dar um golpe com os dois braços esticados como se cortasse o inimigo ao meio, como ela fazia no desenho. Nessa fazem falta articulações extensíveis como as usadas em outros modelos.





As articulações dos pulsos dão boa mobilidade e as poses segurando a espada com uma são mão ficam melhores.


No jogo, Hikaru pode carregar o golpe para aumentar um pouco o alcance de seu ataque. Ela é útil para enfrentar vários inimigos de uma vez que estejam alinhados na frente da personagem.

Hikaru dá valor à amizade e faz sacrifícios se for necessário. Diante de um inimigo que é atraído por sangue humano e para afastá-lo de suas amigas inconscientes, ela só tem uma solução...


A figura não consegue se ajoelhar direito. Mas dá para improvisar esta cena, como se Hikaru estivesse em um aperto.


Juushou Funsai Dan. Técnica especial do jogo ensinada por Rafaga, que quebra paredes com rachaduras e com isso é possível descobrir passagens escondidas.
Curiosidade: a cena em que Hikaru se encontra com Rafaga é a favorita da dubladora da personagem, Hekiru Shiina. Ela até comentou que "alguma coisa boa poderia ter saído dali". Shiina também fez a voz do Rockman em vários jogos da Capcom.


Já que tem, algumas fotos com as orelhas de gato. Pessoalmente acho que ficaria melhor em uma Nendoroid, já que eu só a vi desse jeito em situações cômicas em que ela vira uma personagem em SD.


Colocando uma cartola fica um pouco melhor. Ficaria perfeito se essas orelhas fossem de cachorro e se eu tivesse uma miniatura de um chocolate.


Ao invés disso, eu colocaria o Mokona. Como não veio, improviso com esse que veio com outra figura da Hikaru que comprei na época.


Junto com a Sakura Kinomoto, também da CLAMP.


Com outras Meninas Mágicas da Nakayoshi.

Em que anos estamos mesmo? Bom, quem era criança ou adolescente na época agora tem o poder aquisitivo. Sendo assim não é estranho ter produtos assim agora.


Passionate Red
Hikaru é uma das poucas Meninas Mágicas de vermelho que ocupam a posição central. Outro ponto em comum é o fato de todas elas darem importância às amigas (inclusive a Kyouko).


Mais uma vez deixo dito que para mim, Rayearth é o melhor jogo baseado em outra obra que já foi feito. E um dos meus favoritos de todos os tempos, não importa o gênero, a época ou o aparelho.


Os personagens originais são muito atraentes, até com uns caras bonitos. E todos eles têm uma história e importância na trama.


E esta foi a apresentação da versão figma de Hikaru Shidou, feita pela Max Factory. Esta é uma figura que digo que é quase perfeita. A modelagem da personagem é excelente, bonita mesmo. Eu adorava a personagem (e continuo adorando) e fiquei feliz por terem feito o modelo mostrando tanto o lado meigo quanto o guerreiro de Hikaru. Mas sinto que faltaram acessórios e outros poderiam ser substituídos. As mãos intercambiáveis são poucas, embora sejam o mínimo necessário. A franja com orelhas de gato poderia ser colocada em uma versão Nendoroid e no lugar poderiam ter colocado o Mokona. Em matéria de articulações, deveriam ter colocado ombros extensíveis como na Sakura Kinomoto. Com isso seria possível representar o golpe de espada cortando o inimigo na vertical, usado várias vezes no desenho. Nada muito significativo, mas a posição da articulação do pescoço não permite que ele se incline para os lados, o que faria a Hikaru com as orelhas de gato ficar mais charmosa. Mesmo assim, no total é uma boa figura daquela que por muito tempo considerei como a Menina Mágica mais forte de todas (ao menos até surgir a Cure Moonlight). Recomendo para os fãs de Rayearth e torço para que soltem a Umi e a Fuu também. E com um passo mais acelerado!

4 comentários:

  1. Show de review!

    Foram longos anos até finalmente aparecer uma figura articulada de Rayearth!
    Visualmente ela está maravilhosa! Capricharam na modelagem, e a pintura está muito boa também. As articulações pelo visto têm suas limitações mas fazem um bom trabalho.
    Só não peguei ela por ficar meio incomodado com o custo em relação ao pacote, achei pouca coisa pelo preço cobrado, dá até certa tristeza ver todo esse espaço sobrando no blister. Acho que o Mokona é o que mais faz falta mesmo, e acho que seria interessante ter mais algumas peças de armadura ou um rosto neutro. Mas não tirei ela da minha lista! Pretendo pegar se encontrar por um preço bem camarada (ainda mais agora que vejo que a modelagem está excelente), gosto bastante da personagem XD

    O efeito de fogo da Bandai caiu como uma luva para ela! Taí algo que vale o investimento extra!

    Rayearth é um caso raro de anime melhor que o mangá. Achei a história do anime muito mais desenvolvida! O mangá é muito apressado, a grande vantagem dele é a arte. Esse game do Sega Saturn é um que eu queria muito jogar! Pena que não tenho um Saturn, então só procurando um emulador. Bem que a Sony podia fazer um contrato legal com a Sony como fez com a SNK, e disponibilizar jogos antigos na PSN!
    Tem um game de Rayearth para Snes também, é bem bacana, com jogabilidade mais estilo Final Fantasy.

    Tomara que soltem a Umi e a Fuu logo! A Umi já tem até protótipo sem cor, é só a MF dar uma agilizada. Pena que com certeza vão ficar só nas três. Eu gosto tanto da Alcione e do Lantis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Um rosto neutro seria uma boa pedida. Outro poderia ser de tristeza. Na minha opinião, esse tipo de figura tinha que vir com pelo menos quatro peças de expressão. Quanto a trocar as peças da armadura, talvez encarecesse ainda mais o produto, embora seja possível fazer pelo menos as de nível 1 e 2.

      Essas peças de fogo são muito boas e recomendo fortemente. Se pretende pegar o Kyo Kusanagi, elas serão indispensáveis para fazer o Oni Yaki ou o Mushiki. Duro vai ser o Orochi Nagi.

      Vi primeiro o jogo do Saturn e por isso acabei estranhando um pouco o desenho animado e o mangá. Mas teve histórias boas no desenho sim, como aquela com o Vigor. Nessa me deu uma vontade de dar um cascudo no Ascot. Mas nessa deu para ver o quanto a Hikaru era forte.

      O jogo para Saturn é um Action RPG, provavelmente o meu gênero favorito, com bastante possibilidade de exploração. Os gráficos e as músicas são muito bonitos. Tanto que comprei o CD com a trilha sonora do jogo. O chato é que parece que é difícil adaptar jogos do Saturn para outros aparelhos. Mesmo assim ia ser bom se a Sega disponibilizasse esse. Outro porém é negociar os direitos com a CLAMP, mas sinto que elas deixariam de bom grado.

      Tendo a Hikaru, a Umi e a Fuu já fico satisfeito. Talvez os Mashin, mas aí seria outra linha.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Rapaz, muito bom ver a querida "Lucy" por aqui! Guerreiras Mágicas de Rayarth está no mesmo time de Card Captors Sakura, Sailor Moon e Patrine - programas para meninas que a rapaziada se amarrou! Não adianta negar!

    Esse eu tive o prazer de ler toda a coleção de mangás, assim como Chobits. As diferenças com o anime são várias, começando pela simplicidade do mangá quando o assunto são os cenários e detalhes em coisas do tipo. Já o anime, assisti a poucos episódios, porque a emissora (SBT) sempre mudava o horário e dias de exibição, então nunca assisti todo.

    A figura ficou muito bem esculpida e lembra bastante a personagem - e essa armadura com os robôs gigantes eram o maior atrativo pra mim, pelo menos. Lembro quando ela falava algo fofo ou se sentia a pequenininha com essas orelhas de gato! Vacilo não terem incluído a Mokona! Mas até que deu certinho com a figura!As cenas de transformação ficaram muito bem representadas. Os efeitos de fogo caíram ainda melhor com ela! Que lancem logo as outras duas!

    Até a próxima, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Rayearth era muito legal, sim! E vendo bem a coitada da Hikaru sangrava e sofria bastante. Mas nunca perdia. Esse heroísmo era um dos atrativos da personagem. E a combinação com situações engraçadas/fofas também fazem esses desenhos de Meninas Mágicas serem bons. Essa tradição continua até os dias de hoje.

      Tinha me esquecido completamente de colocar os nomes ocidentais! Vou atualizar lá! Me lembro na época que me perguntava por que não chamaram a Fuu de "Wendy" para ter mais sentido.

      Eu até vi o desenho animado, mas só uma vez cada capítulo. Por isso poucos ficaram na memória. O mangá eu nem cheguei a ver. Mas para mim o jogo já é o bastante e fecha bem a história logo na primeira temporada.

      Foi bom eu ter guardado aquela figma archetype. E ainda bem que dava para tirar a cabeça da Hikaru e coube direitinho. Os efeitos de fogo são extremamente úteis. O Ronin também fez um bom uso deles. E agora é esperar pela Umi e pela Fuu. Preciso delas para engrossar as minhas hostes de Meninas Mágicas! Sailors, Puella Magi, Precure e agora as Guerreiras Mágicas! Mal posso esperar! E pensando bem, quando será que vão lançar uma da Patrine?

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html