domingo, 30 de abril de 2017

S.H. Figuarts Zetton

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do monstro Zetton, de Ultraman, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: Uma das grafias do nome do monstro seria "Z-ton". Uso a que está na caixa, que também é oficial. Para mais detalhes sobre inconsistências de nomes, recomendo fortemente a leitura deste artigo no Blog Sushi POP: Sobre dificuldades e incoerências em nomes de heróis japoneses



1. Informações


Uma raça alienígena desconhecida vem invadir o planeta Terra depois de 40 anos de preparações e missões de reconhecimento. Um desses seres se disfarça no Prof. Iwamoto e se infiltra na base da Patrulha Científica para sabotá-la. Ao ser descoberto, o invasor é morto deixando a palavra enigmática "Zetton". Uma das naves pousa e infla uma estranha esfera azul que lembra um balão, que explode revelando seu conteúdo: um gigantesco monstro que seria a arma secreta dos invasores, o Zetton.

Ultraman parte para enfrentá-lo, mas a luta é difícil. Além de ser capaz de lançar bolas de fogo de um trilhão de graus Celsius, o monstro possui uma barreira de energia (Zetton Shutter), tem poderes de teleporte e ainda por cima consegue absorver o Raio Spacium, o golpe fatal do Ultraman, que no fim acaba derrotado. Felizmente, Zetton é destruído por uma nova arma experimental da Patrulha Científica.

Zoffy, da Guarda Espacial de M78 vem para levar o Ultraman de volta para seu planeta. É a hora de dizer adeus a Ultraman. Agora a Paz na Terra tem de ser defendida por seus próprios habitantes. E é o que eles farão.


Zetton é uma arma viva criada pelos Alien Zetton (a referida raça alienígena). Sua alcunha é "Dinossauro Espacial", mas pouco se sabe sobre o que ele é exatamente. Sua aparência, que parece algo saído de um pesadelo, tem elementos tanto orgânicos quanto inorgânicos, o que aumenta ainda mais o mistério sobre sua natureza. Ele não tem expressões e não ruge, se limitando a emitir um som eletrônico com um ruído no fundo e às vezes grunhir algo que soa como seu nome.

O Zetton também é usado por outra raça alienígena, os Alien Bat, que surgiram em O Regresso de Ultraman. Eles também desenvolveram uma versão mais poderosa, o Hyper Zetton no filme Ultraman Saga.

O nome Zetton vem das letras "Z" e do "ん" (pronuncia-se como um "n" no final de uma palavra), que seriam as últimas letras do alfabeto latino e do silabário japonês, respectivamente. Isso significaria que o Zetton seria o último oponente.

Por ter derrotado o Ultraman, ele se tornou altamente conhecido e conseguiu ser o inimigo mais popular do seriado, superando por um tempo até mesmo o icônico Alien Baltan. Zetton passou a aparecer em outras séries, assim como suas variantes como um inimigo poderoso, capaz de causar até mesmo medo nos heróis. Mas tem outras vezes em que ele é um mero figurante.

Curiosidade: Na série de jogos Wild Arms para os consoles da linha PlayStation figura um monstro-chefe secreto chamado Ragu O Ragula, que foi feito baseado no Zetton, inclusive imitando sua aparência. Um de seus ataques é o "1000000000000°C", que é a temperatura das bolas de fogo que Zetton solta da boca(?). O monstro que aparece no primeiro jogo tem elementos do Eleking, como a pele branca, mas do segundo em diante ele ficou mais parecido com o Zetton.

Curiosidade 2: Em um especial para vídeo de Mobile Police Patlabor, foi feita uma paródia às séries Ultra com a personagem principal, Noa Izumi se transformando em um herói gigante chamado Ingraman, uma mistura da unidade AV-98 Ingram com o Ultraman. O oponente foi uma mistura do Labor rival Griffon com o Zetton, que têm a mesma cor (o mesmo pode ser dito do Ingram e do Ultraman).

O conteúdo da caixa. Pouquíssima coisa, mas ainda assim o suficiente.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A aparência sinistra do Zetton, que é impossível de dizer se é um ser vivo ou um robô, é representada de forma perfeita. O design do monstro, feito por Tohl Narita é algo único, peculiar, difícil de imaginar como foi concebido.

Close da cabeça. Zetton não tem olhos, nariz ou boca e por isso não tem expressões, o que aumenta ainda mais o ar sinistro do monstro. Segundo Narita, o design se baseou em um capacete de cavaleiro medieval que não tinha face. A modelagem não é totalmente simétrica, fiel ao original até mesmo nas imperfeições.

Detalhe dos chifres, com pintura metálica e ranhuras na parte da frente. Há quem diga que Zetton não tem visão nem olfato e que esses chifres serviriam como uma espécie de radar.

O pescoço tem uma parte que provavelmente é a boca da máscara, disfarçada de modo bastante inteligente, como se fosse uma camada da carapaça.

É usado material transparente na boca(?) e nas placas peitorais.

Detalhe dos braços, com o formato de sanfonas com algo que parece ser uma carapaça insectoide por cima.

As mãos não têm dedos, a não ser um polegar opositor. No dorso existe uma protuberância.

As costas também lembram uma carapaça que lembra a de seu outro motivo: um besouro asiático. E existem várias protuberâncias com pintura metálica. A cauda dá um toque de graciosidade.

As pernas seguem o mesmo esquema dos braços, sanfonadas nas partes que seriam flexíveis e com cascas insectoides.

Comparação de tamanho com o S.H. Figuarts Ultraman. Dá a impressão de que o Zetton é maior, mas é só a cabeça. O ombro tem quase a mesma altura.


Comparação com as versões Ultra-Act. Agora parece que tem o mesmo tamanho, mas vendo os ombros dá para ver a diferença de altura.

Para usar com Ultra-Act é preciso que o Ultraman se curve. Não tem problema, pois essa é sua pose básica de luta. Interessante que isso acontecia nas filmagens também, pois o dublê Satoshi "Bin" Furuya era alto e ficava nessa posição para compensar a diferença.

Assim o S.H. Figuarts parece bem pequeno...

Com o Ultra-Act Alien Baltan. Nesse caso a diferença de tamanho é muito pouca.

Com outros inimigos de Ultraman. Até que dá para se misturar bem.


3. Articulações


Os chifres podem ser girados e/ou inclinados. Até houve a ideia deles girarem no seriado, mas esse recurso acabou sem ser implementado no traje original. Mesmo assim eles se movem algumas vezes.

O pescoço só se move para baixo e não gira.

O ombro se move mais do que aparenta, embora seja limitado para a frente do corpo.

A articulação do ombro é surpreendentemente simples, em forma de halteres, com boa liberdade de movimentos.

Os cotovelos vêm com surpreendentes articulações duplas, com um bom fechamento. As conexões das articulações podem ser giradas.

Os pulsos só giram, por estarem presos a uma conexão esférica simples, sem articulações.

O corpo só se torce para os lados e não inclina para nenhum.

As coxas são extensíveis. a abertura é limitada pelo design, mas é boa mesmo assim.

Diferente dos cotovelos, os joelhos não se dobram muito. A figura não consegue ficar de joelhos, embora eu não me lembre do Zetton ter ficado nessa posição alguma vez.

Por outro lado, as articulações dos tornozelos são muito boas.


4. Acessórios


Estão incluídas estas mãos com um efeito de raios. A colocação exige um pouco de jeito.

O efeito é simples, mas fiel ao original.

E estão incluídas estas mãos com o efeito de absorção do Raio Spacium. Nessa hora as articulações duplas dos cotovelos ajudam em muito. Ou melhor, sem elas a colocação seria impossível.

A ponta se conecta à peça de efeito do Raio Spacium do S.H. Figuarts Ultraman. O encaixe é um pouco duro, mas entra direitinho.

Ficaria algo assim.

Por razões óbvias, as peças das versões Ultra-Act não entram.


5. Ação


Os Alien Zetton lançam sua maior arma: o Dinossauro Espacial Zetton.

Hayata se transforma no Ultraman e vai enfrentar o monstro.

Do ar ele gira seu corpo e dispara o Catch Ring para prender Zetton.

Ultraman pousa enquanto gira, mas é atacado pelas bolas de fogo de Zetton...

... que consegue se libertar.

Zetton desaparece, deixando Ultraman atônito.

O monstro reaparece atrás do Ultraman.



Zetton dispara balas, mas Ultraman desvia.


Ultraman lança o Anel Cortante...


... que é impedido pela barreira de Zetton e se quebra como um prato.

Ultraman parte para um ataque desesperado, mas é rechaçado por Zetton, que o subjuga no solo.

A tremenda energia que Ultraman recebe do sol diminui rapidamente na atmosfera terrestre. A Luz de Aviso começa a piscar. Se parar completamente significará que Ultraman nunca mais se levantará!

Ultraman se liberta dando um 'balão" em Zetton.

Ultraman dispara o Raio Spacium...

... que é absorvido por Zetton...

... que por sua vez contra ataca.

Zetton dispara mais uma vez.

Ultraman é derrotado. Diferente de outros monstros, Zetton não se regozija e nem faz qualquer tipo de som ou movimento nesse sentido. Ele apenas olha seu oponente caído em silêncio...

- Ultraman! Você não pode morrer! Levanta! Ultraman! Se você cair, o que vai ser da Terra?! ULTRAMAN!!!
- Coragem!
- Levante-se!


Zetton retoma o ataque à base da Patrulha Científica.



A Patrulha Científica então dispara uma arma experimental: a bala antigravitacional.


Ela faz com que Zetton flutue e...


- A vitória é nossa!!!
O que acontece depois (escolha um):
Adeus Ultraman
Ultraman Volta ao seu Planeta


As séries Ultra se passam em um multiverso e daí surgiram várias ramificações na história sobre o que aconteceu depois da série (embora esse não fosse o intento original). Uma delas são as séries subsequentes que passaram na televisão e no cinema.


Outra é ULTRAMAN, história em quadrinhos que segue uma linha totalmente diversa, com o filho de Hayata, Shinjiro, em que figura um Alien Zetton de nome Edo.


Outra ainda é Ultraman F, romance que tenta contar o que houve entre Ultraman e Ultra Seven tendo Akiko Fuji e Mitsuhiro Ide como protagonistas. Apesar de ser uma versão oficial, o teor é bem de algo feito por fãs, até usando situações de Ultraman Saga.

No especial de cinema 甦れ!ウルトラマン (Yomigaere ULTRAMAN, ou "Resssucite! Ultraman") de 1994, que pode ser considerada uma versão alternativa do último capítulo, o Herói é derrotado, mas revive graças a uma bala especial desenvolvida por Ide.


A bala recarrega sua energia e faz com que o Ultraman fique mais forte.

Daí ele derrota Zetton com o Raio Marine Spacium.
Obs.: Fotos meramente ilustrativas, usando a 2ª versão Ultra-Act. Não foi exatamente assim que aconteceu.



Zetton também apareceu em Ultraman Max e repeliu os ataques do herói com o Zetton Shutter.
Curiosidade: nesse episódio, Comandante Tomioka faz uma cara de apreensão ao saber que o monstro é o Zetton. Isso é porque o personagem é interpretado por Susumu Kurobe, que foi Hayata, o primeiro Ultraman.



Max estava quase conseguindo quebrar a barreira com o Maxium Cannon, mas suas energias se exauriram no meio do caminho.



Nessa hora, ele pôde contar com uma nova arma, o Max Galaxy, disparando um raio que conseguiu atravessar o Zetton Shutter.
O episódio foi escrito pelo lendário Shozo Uehara e teve a participação da Musa do Tokusatsu Nao Nagasawa, que foi a Hurricane Blue em Hurricaneger, que até aparece usando uma roupa ninja, como se fosse uma referência a esse papel.


Em Ultraman Mebius, Zetton apareceu como um candidato para ser um novo Monstro Maquete dentro de uma simulação no computador da GUYS. Mas algo deu errado e ele se descontrolou, pondo em risco o banco de dados central.


Foi mandada uma réplica digital do Ultraman Mebius, mas devido a uma instrução errada (culpa do Toripy!), ele acabou disparando o Mebium Shoot no Zetton...




... e deu no que deu.



Mirai se transforma no Ultraman Mebius e se digitaliza, entrando no computador para enfrentar o Zetton, que também usa o teleporte.



Com a ajuda de Windom e Miclas, Mebius derrota o Zetton com o Lightning Counter Zero.
Curiosidade: Nesse episódio foram usadas várias cenas com angulações e falas referenciando o último capítulo de Ultraman, que foi quando Zetton apareceu pela primeira vez.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Zetton, feita pela Bandai. A modelagem é magnífica, com todos os detalhes e até as imperfeições do original. O uso de material transparente e pintura metálica também é digno de nota. As articulações são limitadas em sua maioria, mas o monstro não se mexia tanto mesmo. Ao invés, noto que tentaram focar nas que fossem necessárias para fazer as poses mais características, como a de absorver o Raio Spacium, em que é preciso fechar totalmente os cotovelos. Os acessórios são poucos, se limitando aos usados para derrotar o Ultraman. Compreensível, considerando que seria difícil fazer algo para representar as bolas de fogo e as balas de energia disparadas da cabeça. No total uma excelente figura do monstro. Apesar de ter sido comercializado por venda aberta, atualmente é difícil conseguir um exemplar. Mas ainda assim vale a pena. Se eu fosse apontar um defeito seria o fato de não ser um Ultra-Act, se é que isso conta.

6 comentários:

  1. Excelente, Usys!

    Zetton é um dos meus monstros favoritos de todos os tempos. Inclusive, tenho um boneco dele, quase sem pontos de articulação, mas que reproduz bem sua imponência.

    Quando criança, não reparava que o traje usado em O Regresso de Ultraman era tão acabado. Parecia um Zetton "zumbi", mas era outro mesmo, do mesmo tipo/raça. O ruído dele é icônico e o fato de não ter expressões realmente acrescentou um ar malignamente frio. A luta foi uma das mais legais da série, mesmo tendo acabado em derrota para o herói.

    A criatividade dos autores realmente merece ser destacada. A direção do Hajime Tsuburaya era muito boa. Lembro que chamou a atenção o clima de mistério e perigo crescente. A base da Patrulha também foi mostrada de forma diferente. O mapa da sala de comando, por exemplo, era algo que só havia aparecido nesse episódio. A tomada de cena dramática da transformação, com a Cápsula Beta na cara do telespectador, tudo funcionou para criar uma atmosfera dramática. Um baita final, que deve ter deixado o povo angustiado na época.

    As fotos ficaram muito boas também, parabéns! Um incrível trabalho de reconstrução das cenas, realmente valeu o esforço que deve ter colocado em cada tomada de cena.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Zetton é altamente icônico, com um visual que funciona até mesmo nos dias de hoje. E o incrível é que mesmo estático ele tem uma presença bem forte. Talvez porque ele não tinha uma pose de luta e ficava sempre ereto, o que aumentava a sensação de um inimigo poderoso.

      O Zetton do Regresso é motivo de piada até hoje entre os fãs, que dizem que o Alien Bat é um péssimo criador de Zettons. Mas ele compensou em Ultraman Saga. Parece que o segundo Zetton ficou daquele jeito porque a maior parte da verba foi alocada nas preparações do Ace e não sobrou muito para fazer um traje decente. E pelo visto nem efeitos, já que o Zetton não tinha a barreira.

      Quando é Ultraman eu acabo me empolgando e exagero. Tentei fazer o mais fiel possível e tive bastante dificuldade para mostrar o Ultraman (e o Mebius) surpreso ou atônito. Por isso acabei gastando muito tempo e os efeitos foram na bamba, de última hora. Se bem que mesmo tendo tempo não ia dar para fazer algo melhor. E ouvi dizer que o último capítulo teve um tremendo impacto na época, sim. Ultraman foi derrotado, mas as crianças também se maravilharam com o Zetton, que é favorito até hoje. A derrota do Ultraman era para ser bem mais violenta, com o Zetton pisando e rachando a Luz de Aviso, mas o Hajime Tsuburaya achou que isso iria ser muito cruel, arruinando os sonhos das crianças e fez daquele jeito. Seria por isso que o Ultraman cai de bruços, mas no instante seguinte aparece deitado de barriga para cima.

      Excluir
  2. Show de review!

    Nossa, não fazia ideia de que esse cara era tão poderoso para até derrotar o Ultraman sem muitas dificuldades! O visual dele é bem monstruoso mesmo, realmente não tem uma definição para a aparência dele além de monstro.

    A figura é bem legal, essas peças transparentes chamam bastante atenção. Achei interessante como as articulações são bem camufladas, e ainda bem que elas funcionam bem para o propósito do personagem.

    Bem que esse sujeito me parecia familiar, é por causa de Wild Arms! Esse inimigo era dureza! É incrível como existem referências de Ultraman por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O Zetton tinha um monte de superpoderes altamente apelativos e com isso nem o Ultraman podia. Tanto que ele é sinônimo de "inimigo poderoso" até hoje na franquia.

      A figura é super bem feita. A escultura é muito boa e de fato conseguiram esconder bem as articulações. E ajudou bastante o fato do monstro não se mover muito no original.

      A bem da verdade eu nunca joguei Wild Arms, mas vi um vídeo do bicho e fiquei impressionado com o quanto ele é parecido. E também no quanto ele é difícil. Um ataque dele já leva um terço da vida!

      Excluir
  3. Olá adorei sua matéria sobre este ícone monstruoso da saga "Ultra". Quando criança sempre achei o z-ton um tipo de bode monstruoso (rs não sei explicar). Mas acho que ele é uma mistura de bode com uma cigarra atualmente! Fiz um desenho em homenagem a este monstro: http://estranhomundorenactus.blogspot.com.br/2016/08/z-ton-monstro-da-serie-ultraseven.html

    Parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Renactus Zoo!

      Deve parecer um bode por causa dos chifres dele. Mas pelo visto é um besouro asiático mesmo, já que as antenas têm um formato parecido. De qualquer jeito é bem medonho!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html