segunda-feira, 28 de agosto de 2017

S.H. Figuarts Cure Diamond

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Diamond, do desenho animado Doki Doki! Precure, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Rikka Hishikawa é a melhor amiga de Mana (Cure Heart) desde a infância, quando se mudou para Oogai e desde então elas se tornaram inseparáveis. Rikka é muito boa com estudos, mais até do que Mana e a auxilia como secretária do Conselho Estudantil. Por outro lado, suas habilidades físicas são bem abaixo da média e ela é um tanto tímida, sem jeito de falar na frente das pessoas. Mesmo assim é Rikka quem segura as pontas quando Mana tem seus surtos de impulsividade. E isso a preocupa muito, pois ela tem medo que Mana termine como o Príncipe Feliz. Nisso Rikka se propõe a ser sua andorinha.

Rikka é uma das personagens mais humanas do desenho. Tirando sua grande inteligência, ela tem suas fraquezas e às vezes se deixa levar por elas. Em várias ocasiões Rikka deixa transparecer que sente por Mana algo mais do que só amizade. E por isso sente ciúmes quando Makoto Kenzaki (Cure Sword) se junta ao grupo e Mana dá mais atenção a ela.

Em Glitter FORCE Doki Doki, Rikka se tornou Rachel, mas manteve parte de seu nome Precure, como Glitter Diamond (Glitter Diamante, na versão em português). Já seu Mascote, que se chamava Rachel se tornou Rory. Seria engraçado se fosse "Shouta".


Rikka tem vários episódios marcantes, mas um em especial é bastante lembrado, em que ela encontra o menino-vilão Ira desmemoriado e ferido. Rikka cuida dele, mesmo sendo um inimigo e por um tempo os dois se aproximam. E nisso, ela decide continuar a buscar seu sonho que é o de ser médica como sua mãe, Ryoko. O episódio foi escrito por Shoji Yonemura de Smile Precure! e dirigido por Yuuta Tanaka, que mais tarde faria Go! Princess Precure.

Rikka faz aniversário em 17 de setembro, a mesma data de sua dubladora, Minako Kotobuki, que foi Tsumugi Kotobuki em K-ON! e mais tarde a secretária-vilã Naria em Zyuohger.

O modelo foi vendido de forma exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado. Atualmente ela sai por preços bem altos no mercado de usados e por alguma razão já foi cotada a mais de dez mil ienes(!).


O conteúdo da caixa. É quase a mesma coisa da Cure Heart e da Cure Sword. Ou seja, um número razoável de acessórios.


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. Pessoalmente acho a Rikka uma das Cures mais bonitas de todas. E isso foi bem representado na figura.



Close do rosto. Mais uma vez, muito bem representada, com os olhos levemente puxados para cima. A expressão 1 é com um sorriso tranquilo, típico da personagem.



A expressão 2 é com uma piscadela, usada em um dos golpes especiais. Mas tem outras utilidades.



A expressão 3 é usada pra lutas. Mostra que Rikka, apesar de um tanto tímida, diz o que tem que ser quando necessário.



A expressão 4 é com o sorriso aberto.


A franja desta vez é feita de material maleável e por isso é menos propensa a quebra.


Mas essas mechas de cabelo da parte de trás são feitas de material rígido, fino e por isso extremamente frágeis. Esse é o ponto que demanda bastante atenção na hora de se manipular a figura.


O enorme rabo de cavalo é feito de material leve como na Heart. É só que parece oco e é feito de material rígido. Dá a impressão de que se cair no chão ele se esfacela. A ponta não é feita de material maleável e por isso ela é propensa a quebra.


O adorno do cabelo, com o naipe de Ouros em azul.


Os brincos também têm o formato do naipe de Ouros.


Rikka tem uma gargantilha amarela. Dos lados das ombreiras é possível notar detalhes que representam as alça s em serrilha da roupa, integradas ao corpo na figura.


O broche tem o formato de um coração azul, com pintura metálica, e a fita é diferente do da Mana. Existem mais detalhes de serrilhas no peito, de forma assimétrica.


As costas por outro lado são mais simples.



Um dos conceitos do desenho de Doki Doki! Precure é a assimetria e isso aparece bastante nas ombreiras, que são diferentes uma da outra. A esquerda é maior, lembrando uma asa e a direita tem o formato de um pufe, apertado por uma argola amarela.


Os braços são simples, sem os manguitos da Heart e por isso um pouco mais fáceis de mover. As pulseiras não são peças separadas, o que dá menos trabalho na hora de se trocar as mãos.


Outro ponto de assimetria é a fita ao lado da cintura. O formato é diferente do da Mana, com pontas encurtadas.


Na parte de trás está o mascote Rachel no formato do Lovely Commune, o item de transformação.



A saia, feita de material maleável, lembra uma flor, mas também uma andorinha, o que remete à dedicação de Rikka a Mana.


A composição da saia, que tem moldes que representam babados por dentro. A parte da frente é uma peça separada. Rikka usa leggings por baixo, como todas as Precure


As pernas também são simples, sem muitos adereços. Mesmo assim são bem esculpidas.



As botas, por outro lado, são detalhadas. Uma parte da boca, em branco, tem o formato do naipe de Ouros.


3. Articulações



O pescoço se move bem, embora não consiga se inclinar para os lados.

O rabo de cavalo pode ser um pouco levantado e girado. Ao contrário do que se possa parecer, a ponta não pode ser girada.

As ombreiras interferem no movimento. Sendo assim os braços não se abrem tanto. O antebraço pode ser girado, mas é um pouco duro. Fazer a figura erguer o braço direto para cima exige cuidado.

A ombreira direita limita ainda mais a abertura.

Esquema de articulações do ombro. É só uma conexão esférica simples, sem nada de especial. Esse é um ponto em que podiam melhorar, já que é duro de mover.

O tronco não se move muito.

A abertura das pernas é limitada pela saia.

As coxas giram na altura das leggings.

Os joelhos se fecham bem


Existem articulações multidirecionais nos tornozelos, mas são difíceis de se usar.


4. Acessórios


As mãos intercambiáveis incluídas, junto com um segurador seccionável. São quase as mesmas da Mana, mas a mão de apontar é só com um dedo e usada nos golpes especiais.

Estão incluídas essas mãos unidas formando o naipe de Ouros. Mais uma vez, a colocação é difícil.

A Love Heart Arrow no formato de arco para um dos golpes combinados.

O formato é parecido com o da Mana e da Makoto, mas a ponta é azul.

A Love Heart Arrow, no formato de um tamborim. Essa também seria a forma básica, retraída da arma. Rikka usa assim mesmo.

O tamborim pode ser segurado por uma mão específica.

O Magical Lovely Pad é igual ao da Heart e da Sword.

Está incluída uma mini-figura do mascote Rachel, que é macho apesar do nome e lembra um cachorro. Termina suas frases com "-keru". Ele tem bastante destaque no desenho e até um episódio próprio em que se apaixona por uma colega de Mana e Rikka ao assumir uma forma humana. Na versão em quadrinhos, tem uma simpática história em que ele assume essa forma para sair com Rikka e até consegue se tornar adulto por um tempo.

O nome do mascote vem da Dama de Ouros, que é Raquel, a esposa de Jacó, do Antigo Testamento, e mãe do José do Egito. Detalhes nesta matéria, por Adelmo Veloso, que sabe mais do que eu.

Close do rosto. Bem feitinho, com todos os detalhes, como as sobrancelhas(?) azuis e as bochechas rosadas. Nas orelhas é possível ver o naipe de Ouros. Rikka às vezes passa o tempo mexendo nessas orelhas pressionando nos naipes e Rachel parece gostar disso.

O pescoço pode ser girado para os lados.

Assim como Charle e Daby, Rachel é rechonchudo, mas o rabo é felpudo com uma ponta.

Está incluída esta peça para deixar o pescoço fixo. O cabelo é leve e por isso não tem muita utilidade.


Mas como efeito colateral, a cabeça é fácil de ser removida e com isso é possível fazer ajustes no pescoço, que é um pouco curto no começo. Não parece, mas isso melhora bastante o visual da personagem.


A base com suporte incluída, com o naipe de Ouros estilizado. De resto é igual à que vem com a Heart e a Sword.


5. Ação


- PRECURE! LOVE LINK!
L! O! V! E!











- A Luz da Sabedoria!


- CURE DIAMOND!
A pose de transformação pode ser feita com alguns arranjos. Só que ela não consegue erguer muito os braços.


- Eu, a Cure Diamond vou esfriar a sua cabeça!
Frase de efeito, que ela usa poucas vezes.


Apesar de não ser boa com esportes, Rikka luta bem como Cure Diamond. Ela até chega a usar um arremesso bonito com as pernas.


- Um diamante não pode ser arranhado.
Frase que ela usou no confronto final com Ira. Ela conseguiu autoconfiança depois de várias lutas.



- Resplandeça!



- TWINKLE DIAMOND!!!
O elemento de Diamond é o gelo e no começo ela usa esta rajada congelante.


- PRECURE!


- DIAMOND SHOWER!!!
Rikka usa o Love Heart Arrow como um tamborim e taca Pó de Diamante no inimigo (não tenho outro jeito de descrever este ataque).
Curiosidade: "Rikka" (六花) é como os japoneses chamam os flocos de neve que compõem o Pó de Diamante.




- DIAMOND SWIRCLE!!!


Rikka cria uma tromba d'água em redemoinho que esfria os ânimos do inimigo.


- Sua "Príncipe Feliz"! Por que você tem que se sacrificar assim pelos outros?!
Rikka tem sempre de segurar Mana para que ela não se prejudique ao tentar ajudar as pessoas. Quando ganhou os poderes Precure, aí é que Mana passou a fazer isso com mais intensidade.


- Mana! Será que eu não posso ser sua andorinha?
Rikka se declara propõe a Mana ajudá-la. Ao mesmo tempo, isso significa que Rikka estará com ela até a morte se for preciso.
Esta cena acabou sendo tirada de Glitter FORCE Doki Doki por falta de espaço, pois fundiram o episódio 2 com o 3 do original. Isso deu mais agilidade à narrativa, mas sacrificou caracterização.


- Ah, Rikka! Eu te amo!
Mana tem a mania ruim de falar de "Amor" sem muito critério. Mas o "Amor" de Mana é algo mais abrangente, que abraça o mundo e não algo que é só para determinada pessoa.


Rikka é uma boa amiga, mas sente ciúmes de Mana quando ela dá atenção a Makoto. E ela fica lá só olhando. Até se pensou que ela iria trair todo mundo.


Felizmente todos os mal-entendidos são solucionados (com uma ajudazinha da Alice/Cure Rosetta) e com isso, Makoto e Rikka se tornam amigas.
Este episódio não foi cortado de Glitter FORCE Doki Doki.


Rachel tem bastante destaque no desenho. Suas interações com Rikka são as melhores.


- Rikka, parece até que você é a esposa da Mana-keru.
Rachel é quase como um irmão mais novo para Rikka, embora tivesse demonstrado ciúmes quando ela cuidou de Ira, que havia perdido a memória. Na versão em quadrinhos a ligação de Rikka e Rachel tem um avanço maior.


Só que uma vez, Rachel se apaixonou por uma menina humana. E quando ela foi pega por um monstro Jikochu, Rachel pulou em cima dele, na forma do Lovely Comune mesmo e acabou levando Rikka, que acertou o monstro com um "soco de bunda".


Rikka de vez em quando coloca óculos para enxergar melhor quando não está transformada.
Na fase de planejamento, era para Rikka usar o tempo todo, mas essa ideia foi parcialmente cortada após a equipe constatar que as crianças não gostam muito de personagens de óculos.


Tentei usar os óculos da Homura. Até entra, mas não existe espaço suficiente e por isso a peça de expressão e a franja não encaixam direito. Os óculos também são frágeis e por isso não recomendo fazer isso.


Pena que o modelo é diferente...
Em um episódio, as Cures sobrevivem depois de um pouso forçado, mas Rikka perde os óculos. Perguntada sobre o que era mais importante, a vida ou os óculos, Rikka respondeu instantaneamente: "os óculos".


Em outra ocasião, o desempenho escolar de Rikka caiu. É porque ela acabou descobrindo a coletânea de poemas clássicos japoneses 百人一首 (Hyakunin Isshu, algo como "Cem Pessoas Um Poema"). E junto havia um jogo de cartas, o "Karuta", que ela também aprendeu e foi participar de um torneio.


- Ei, seu Tachibana! Posso ficar com essa carta?
- A Upper Frog? Mas por que?
Rikka adora sapos e coleciona itens relacionados. O quarto dela é recheado de itens com sapos, incluindo almofadas, bichos de pelúcia, pantufas, aventais e até um lençol.


Troca de equipamentos.
Curiosidade: Um dos jeitos de se escrever a palavra "Rikka" é  com os ideogramas "立花", que por sua vez podem ser lidos como "Tachibana". É só que o nome de Rikka se escreve "六花" e o sobrenome de Tachibana usa o ideograma "橘".





Rikka consegue empunhar a Garren Rouser com a mão de segurar o arco. Curiosamente, o dedo chega no gatilho. Mas a arma não fica muito firme e pode cair com o peso.


- Puxa. E eu fiquei com um tamborim. Mas para que serve esse botão?
- Espere, Sr. Tachibana! Isso é...


- ......
- Eu tentei avisar. Esse é o Diamond Blizzard. E se não souber usar, ele congela quem o usa.


- É só que os nossos elementos são totalmente opostos. Não dá para fazer um golpe combinado.
- Ah, dá sim, seu Tachibana.


- Primeiro eu congelo o inimigo com o Twinkle Diamond.
- Ah, já entendi!


FIRE
BULLET


- Depois só preciso usar essa bala para criar um efeito de expansão térmica, certo?
- É isso mesmo!


Reika e Rikka, as Princesas de Gelo. E duas das Cures que considero as mais bonitas.


- PRECURE! ROYAL FROST!!!
Dizem que quando elas juntam forças, conseguem gerar um frio abaixo do Zero Absoluto.
Obs.: esse ataque é inventado e não tem no original ou em Precure All Stars, embora em New Stage 2 elas usem um ataque combinado.


Troca de roupas. O diâmetro do conector do pescoço é o mesmo e foi possível fazer isso sem problemas. Rikka fica mais esportiva, enquanto Reika se torna mais... angelical.


Aurora Exclamation
Dizem que esse golpe tem o poder de gerar uma nova Era Glacial.


- Mas não tem problema usar isso? Digo, vocês não perdem o posto de Precure e são chamadas de vermes por toda a vida?
- Não se preocupe, Lorde Camus.
- Pois é. Com a gente não tem esse tipo de frescura!
- Frescura?


- Sim, porque ao enfrentar um oponente, temos que usar toda a nossa força, senão será um desrespeito!
- É! A gente só quer viver nossas vidas! E a gente arrebenta quem atrapalhar!
- !


- Fazemos tudo isso pelo Amor e pela Paz na Terra!
- ......


- (É... Senti firmeza.)


Dando uma voltinha. Só que a saia não deixa sentar direito.


Três pares reunidos!


E se tudo der certo, na próxima vez este espaço ao lado será ocupado.
(Essa semana quase não deu!)

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Diamond, feita pela Bandai. Assim como todas as figuras de Precure, ela tem certa fragilidade e por isso é um tanto difícil de se manipular. Melhoraram em relação à Cure Heart ao fazer uma franja de material maleável, mas ainda existem muitas outras partes frágeis no cabelo. Os ombros precisavam ser revistos para serem mais fáceis de se usar. Por outro lado, a modelagem é muito boa. É a própria Rikka que está na minha frente, ainda que em tamanho reduzido. Recomendo para os fãs do desenho, com as ressalvas acima e também é preciso ter em mente que o modelo está bem caro no mercado de usados.

2 comentários:

  1. Show de review!

    Olha só, uma garota que sonha com uma amizade colorida com a garota mais próxima dela! Só faltava ela ser vice-presidente de algo, pois parece que esse cargo desperta esse sentimento nas garotas atualmente hehehe.

    Engraçado como na versão americana ela ficou com o nome do mascote. O que será que levou a produção a ter essa ideia? Talvez fosse mais fácil mudar só o nome dela, já que o mascote já tinha um nome ocidental. Ok, depois de ler até o final entendi o motivo da mudança, o Rachel é macho, esse nome não cai muito bem hehehe.

    Ah, Minako Kotobuki! Essa estava destinada a ser a Mugi, com o mesmo sobrenome. E vejo que ela estava destinada a ser a Rikka também, com a mesma data de aniversário. Mas pra mim ela será a eterna Auka Tanaka XD

    Nossa, mechas assim em uma figura articulada deve ser coisa aterrorizante! Já fico preocupado em figuras estáticas, se tivesse que manusear então... Estranho terem arrumado o material nas franjas mas deixarem o resto do cabelo em material rígido com risco de quebrar.
    Mas o que importa é que a figura está linda, gostei do visual. Esse cabelo é super chamativo, e os rostos bem simpáticos. Ainda bem que as pulseiras não são peças separadas, assim não incomoda na hora de trocar e nem de mover. A Harley Quinn Mafex tem pulseira solta e dá bastante trabalho...

    Eu jurava que a ponta do cabelo girava, pois tem muita cara de peça separada, que estranho. Fica legal ela com o cabelo pra cima, mas deve ser dureza manter o equilíbrio.

    Ah, esse lance de poder ajustar o pescoço foi o que faltou na Figuarts da Sailor Mars!

    Show esse arremesso com as pernas! Lembra o especial do Gato de Garou Mark of the Wolves!

    Que susto, quando vi a foto dela escondida pensei que a Rikka fosse do estilo stalker...

    Haha pior que criança não gosta muito de óculos mesmo, até nas escolas a molecada zoa os coleguinhas que usam. Vai entender essa infância...

    Nossa, todas as garotas que eu conheço tem é medo de sapos, isso sim. Vai ver a Rikka se acostumou com aqueles sapinhos fofinhos de ilustrações.

    Pelo visto o Camus não está preparado para os ideais da nova geração hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que eu até achava que ela era a vice-presidente, mas fiquei surpreso em ver que não era. E não tanto quanto a Mana, mas a Rikka é bem visada. Tem pelo menos dois no pé dela.

      A figura tem avanços e retrocessos. Não sei se foi alguma falha de projeto ou se material maleável é mais caro, mas pelo menos revisaram isso em modelos posteriores, como as de Suite Precure, em que as pontas são maleáveis. E nem dá para ver a quebra! Essa de poder ajustar o pescoço provavelmente não foi planejado, mas ajudou bastante.

      O Camus até gostou das duas. Finalmente gente que tem convicção de sua missão. E elas têm um grande potencial. Mas por enquanto elas vão fazer time com os Kamen Riders de Blade.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html