domingo, 20 de agosto de 2017

S.H. Figuarts Cure Heart

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Heart, do desenho animado Doki Doki! Precure, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Mana Aida é presidente do Conselho Estudantil do Ginásio Oogai. Boa com esportes e estudos, ela sempre está disposta a ajudar quem está em dificuldades, sem se importar muito com as consequências. E essa impulsividade é um de seus grandes problemas, o que lhe rende o apelido de "Príncipe Feliz", em referência ao conto de Oscar Wilde, pois algumas vezes esse altruísmo custa o seu próprio bem-estar. Mana também tem um espírito inquebrantável e não se desanima com qualquer coisa, a não ser quando acontece com um ente querido. Ela também não sabe mentir e tem a mania de mexer no cabelo ao fazer isso, o que pode ser um empecilho para o seu sonho no futuro, que é o de ser a Primeira Ministra do Japão.

Seu condicionamento físico em especial é excelente, sendo que ela foi capaz de subir uma torre de 999 metros de altura usando as escadas, pular do chão até o teto do andar (mais ou menos uns dez metros de altura) e ainda por cima sobreviver ao ser arremessada por um monstro Jikochu e estatelar no chão várias vezes até bater em uma grade de segurança... mesmo antes de conseguir os poderes Precure(!!!). Ainda, ela é destemida, ao encarar o monstro nessas mesmas condições e não se abalar ao se encontrar com a mascote Charle. Ao se tornar a Cure Heart, Mana conseguiu se adaptar rapidamente e até salvou a Cure Sword, que em teoria era mais experiente.

Mana vive com seus pais no restaurante em estilo ocidental "Rabo de Porco". Ela faz aniversário em 04/08, a mesma data de sua dubladora, Hitomi Nabatame, que interpretou Kan U Uncho nas séries Ikki Tousen e Cindy Campbell em Shinryaku! Ika Musume.

Em Glitter FORCE Doki Doki, seu nome foi mudado para Maya, mas manteve o sobrenome "Aida", assim como parte de seu nome Precure, se tornando a "Glitter Heart", ou "Glitter Coração", na versão em português. A dublagem foi melhorada, feita no Brasil mesmo.


De acordo com o roteirista Ryota Yamaguchi, ao ser perguntado no Twitter, o nome de Mana se escreveria 愛 (ai, "amor"). Ou seja, uma leitura possível o nome completo ficaria "Aida Ai", que poderia ser escrito 愛だ、愛!(algo como "È o Amor! O Amor!"). Oficialmente, o nome de Mana é escrito em katakana, para que as crianças não tivessem problemas para ler, mas no especial de cinema de Doki Doki! Precure, é possível ver o nome de Mana em seu ideograma. Para dar esse nome, Yamaguchi usou o mesmo raciocínio usado ao batizar o protagonista Masaru Daimon de Digimon Savers, em que ele também trabalhou como compositor de série. O nome de Masaru se escreveria 大門大, cuja leitura possível seria "Daimon Dai". Só que no caso de Masaru, foneticamente poderia significar "Grande Problema".

Cure Heart foi a última figura de Precure da linha S.H. Figuarts a ser comercializada de forma aberta, sendo que todas as outras lançadas depois foram relegadas à venda exclusiva pela Premium Bandai. Mas pelo menos, os lançamentos foram constantes, especialmente a partir deste ano, com vários modelos.

O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de acessórios, incluindo mãos intercambiáveis, peças de expressão, armas e até mesmo a Mascote e uma base com suporte.


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. Uma representação bem fiel e quase o desenho tirado da tela. Os conceitos do design, de acordo com o desenhista Akira Takahashi, são "Curvas" e "Assimetria".



Close do rosto. Ficou bem parecido com o desenho animado, especialmente na tampografia dos olhos, fiel ao estilo de Takahashi.



A expressão "2" é com um sorriso aberto. Acho que seria melhor se fosse com o olhar de autoconfiança que ela faz na pose de apresentação e em várias ocasiões.



A expressão "3" é com uma piscadela, usado em alguns ataques especiais, mas sem o sorrisinho característico.



A expressão "4" é a de luta, demonstrando bastante determinação, como é próprio da personagem.


A franja possui várias pontas e detalhes no formato de anzóis nas mechas. O grande problema é que ela é feita de material rígido, extremamente frágil. Por isso, a troca de expressões com muito cuidado.


Detalhe do enfeite do  cabelo, no formato do naipe de Copas, o coração, com pintura metálica e de uma fita.


Nas orelhas existem brincos com o formato de corações, também com pintura metálica.


As pontas dos cabelos possuem caracóis, elemento comum a todas as Doki Doki. Grande parte das "Curvas" ficou concentrada no cabelo.


O enorme rabo de cavalo. Desta vez foi usado material leve e por isso a figura consegue se manter de pé mesmo sem suportes.



Na parte de cima da cabeça, estão partes do cabelo arranjadas na forma de um coração. Isso é resquício de um dos desenhos originais de Takahashi, que gostava que suas protagonistas tivessem dois rabos de cavalo, mas redesenhou para ficar assim. Na base há sulcos para representar o cabelo preso.





As ombreiras em forma de asas, assimétricas conforme os desígnios de Takahashi. Elas são feitas de material maleável a fim de reduzir a interferência nos movimentos. Mesmo assim não é o suficiente.


O pescoço tem uma gargantilha e é possível ver a clavícula esculpida.


O broche em forma de coração, mais uma vez em pintura metálica, mas desta vez rosa.


Os braços são cobertos por manguitos com protetores para o dorso da mão, mais uma vez com um coração em pintura metálica.



A saia é rodada e cheia de detalhes, mas com bem menos babados que em Suite Precure, um dos pontos revistos por Takahashi, que simplificou os desenhos para facilitar a animação.


De um dos lados existe um gigantesco laço de fita, outro elemento da "Assimetria".


Na parte de trás está o Lovely Comune, o item de transformação em que a mascote Charle se converte.


A chamada "zona absoluta". As coxas e joelhos são bem modelados.


As botas têm desenhos simples e mais uma vez possuem detalhes de corações em pintura metálica.



3. Articulações


Os movimentos do pescoço são bem limitados. Virar para os lados é tarefa duríssima com a franja em material rígido. O melhor é tirar a cabeça ou a franja e reposicionar.

O rabo de cavalo possui certa mobilidade.

Esta parte de trás do cabelo se mexe e deveria dar mais mobilidade ao pescoço, mas...

... esta parte, que é fixa, bate com o ombro. Mesmo assim essa articulação é útil quando a figura olha para os lados.

Os ombros se movem bem, embora não consigam ser muito girados para cima devido às ombreiras. O antebraço gira na ligação com a articulação do ombro. O cotovelo se fecha bem.

Os movimentos do pulso são bem limitados devido ao protetor do dorso da mão.

O tronco se flexiona bem.

Devido ao formato da saia, a abertura das pernas é boa, para todos os lados.

As coxas podem ser giradas na altura das leggings.

Os joelhos se dobram bem.


Os tornozelos possuem articulações multidirecionais, mas são um pouco difíceis de se posicionar por serem duros nas conexões. No meu exemplar, uma das articulações é frouxa e isso dificulta colocar a figura de pé algumas vezes.



4. Acessórios


O número de mãos intercambiáveis é muito bom. E a partir da Cure Heart, passaram e incluir este segurador para as mãos, totalmente seccionável.

Outro par de mãos incluído é este, formando um coração. Como é de se imaginar, é um pouco difícil de colocar. Mais uma vez, só conecto em um dos pulsos e o outro eu não encaixo muito fundo.

Esquema de substituição das mãos. A conexão é dura, o que aumenta o risco de quebra. Por isso, deve ser feito com extremo cuidado.

O Love Heart Arrow, no modo para o golpe combinado, o Lovely Force Arrow.

O arco é igual ao da Cure Sword, mas a ponta é cor de rosa.

Está incluída esta outra peça para representar o ataque especial da Cure Heart, o Precure Heart Shoot.

O arco é maior que o da Lovely Force Arrow. Nessa época ainda não incluíam as hastes de vários tamanhos como na Cure Sword.

Outro acessório incluído é o Magical Lovely Pad, igual ao da Cure Sword. Até a foto ficou igual, embora seja outra.

A mascote Charle, semelhante a um coelho cor de rosa, que termina suas frases com "-sharu". Ela seria a mais velha dos três Mascotes que vêm ao mundo dos humanos e assim como Mana, acredita firmemente no Amor. Seu nome vem do Rei de Copas, Carlos Magno. Apesar do nome, ela é fêmea, mas em Glitter FORCE Doki Doki, seu nome é Kippie e aparentemente é macho.

Close do rosto. A tampografia é muito bem feita apesar do tamanho microscópico.

O formato do corpo é igual ao dos outros Mascotes, rechonchudo, com uma gola com babados.

A cauda é em formato de pompom, igual ao de um coelho. Sabendo equilibrar, a figura se sustenta com ela.

A base com suporte tem tampografado o símbolo das Doki Doki Precure, assim como o naipe de Copas e o nome da personagem em letras góticas.


Está incluída esta peça intercambiável com a articulação do pescoço para que ele não tombe com o peso do cabelo. Mas como ele é leve, essa peça não tem muita utilidade.


5. Ação


- PRECURE! LOVE LINK!
L! O! V! E!

- Um Amor transbordante!

- CURE HEART!!!

- Oh, pobre soldado Shocker que perdeu o Amor!
Nessa parte ela sempre diz alguma coisa referente à aparência do inimigo.

- Eu, a Cure Heart, vou fazer com que seu coração volte a bater de novo!
Todas as Doki Doki Precure têm uma frase de efeito como esta, mas toda vez que o grupo está reunido é a Heart quem diz, mesmo quando ela não é a personagem principal do episódio.


- HEN... SHIN!
No primeiro episódio, Mana segura o Lovely Comune (Charle) e tenta se transformar ao fazer essa pose, dizendo essa palavra.


- ......
É só que obviamente não funciona.


- Ué! Como é que é isso? Fiz exatamente como o seu Kenzaki e o seu Hajime!
- Eu não sei-sharu!


Mas quando consegue, luta com desenvoltura, embora não consiga controlar completamente os seus poderes.





- Que chegue até você!


- MY SWEET HEART!!!
Golpe final usado no começo (e no fim) para purificar os monstros Jikochu.



- PRECURE HEART SHOOT!
O outro ataque que Mana aprende ao conseguir um item de reforço no meio do seriado.




Mana dispara uma flecha de energia que purifica o inimigo. Ela também consegue reverter maldições como a petrificação.


- Por que você...?
- Precisa de motivo para se salvar alguém?
No primeiro episódio, Mana salva Makoto, que estava caindo de uma altura de 999 metros e diz essas palavras.


Mana é fã da cantora Makoto Kenzaki ("Mackenzie Mack" em Glitter FORCE Doki Doki), que na verdade é a Cure Sword (idem, se tornando "Glitter Spade" ou "Glitter Espada", na versão em português).


No começo, Makoto via Mana com desconfiança e evitava contato com ela.


Mas ao ver as verdadeiras intenções de Mana, passa a lutar ao lado dela. Algo que traz certas consequências...


- A verdadeira força é o Amor!
Essa é a força de Mana e o que a faz ajudar as pessoas.


Mana tem um espírito inquebrantável. Diante de uma situação em que o mundo estava prestes a ser destruído e todas as esperanças foram perdidas, ela derrama lágrimas, mas...


Ela dá um tapão na cara que chega a gerar uma onda de choque...

- Ufa! Depois de chorar estou mais aliviada. Vamos lá! Temos que salvar todo mundo!
... e logo se reergue com um sorriso, como se nada tivesse acontecido. Pelo visto ela é fã de quadrinhos para meninos...


Com isso ela consegue outro item de reforço e um novo ataque, o Heart Dynamite.


Um ponto fraco da Mana? Tirando sua impulsividade, talvez o fato dela cantar tão mal, que ao fazer isso cria uma calamidade pública.
Obs.: Hitomi Nabatame na verdade até canta bem, como pode ser comprovado nas Character Songs de Mana, que estão disponíveis no Spotify. Basta procurar por "ドキドキ!プリキュア".


- Então, seu Hajime. A gente pega e desenha um coração na palma da mão com o dedo assim. Daí as coisas melhoram.
- Ah, entendi!
Uma simpatia que Mana ensina a uma menina perdida no primeiro capítulo. No especial para cinema é revelado que isso foi ensinado por sua avó, já falecida. Em Glitter FORCE Doki Doki, essa simpatia seria chamada de "Doki Doki", que é a filosofia de vida de Maya. Um bom jeito de justificar o título.


Em Doki Doki! Precure as Cures voltaram a ter uma data de aniversário definida, algo que tinha sido removido a partir de Yes! Precure 5. Em Maho Girls Precure! esse conceito foi removido mais uma vez, mas voltou em Kira Kira Precure A La Mode.


Double Heart Shoot!
Curiosamente, o Kamen Rider Chalice, também usa um arco. E até o naipe é o mesmo, o que foi motivo de conversa entre os fãs das duas franquias.


Trocando o equipamento. O arco da Heart é maior!


- PRECURE SPINNING DANCE!!!


Com MUITA paciência é possível fazer algo assim, o Spinning Heart Breaker.


Falando nisso, qual era mesmo o nome daquela menina que o Chalice protegia? Bom, aqui fica sendo "Mana". Elas até moravam em um lugar parecido...


Dando uma voltinha.


Outro ponto fraco da Mana é que às vezes ela enjoa dentro de veículos.


Junto com a Cure Melody, também desenhada por Akira Takahashi. Dá para notar o quanto ele simplificou o design, fazendo algo mais limpo e sem exageros. Esse foi um dos pontos que ele tomou cuidado na hora de fazer a Cure Heart.



Junto com a Cure Happy. Agora elas estão aqui no Brasil pela Netflix, na adaptação Glitter FORCE. Será que vão adaptar o All Stars em que as duas aparecem?


E no jogo para smartphone Precure Tsunagaru Puzzlun, liberaram recentemente o uso das personagens de Doki Doki! Precure.
Obs.: o jogo só está disponível no Japão.


Dois pares, de Espadas e Copas. E aí vem mais!


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Heart, feita pela Bandai. A modelagem é muito boa, representando bem a personagem, tanto no rosto quanto nas proporções. E houve melhoras no projeto, uma vez que o enorme rabo-de-cavalo agora é feito de material leve e com isso a figura consegue se manter de pé. Outra melhoria foi terem colocado um segurador para as mãos, o que ajuda muito na hora de guardar. Mesmo assim existem algumas falhas. Uma muito grave é a franja de material rígido e com vários detalhes pontiagudos. Um erro pode fazer com que uma dessas pontas quebre. Deveriam ter usado material maleável nessa parte, como fazem em outros modelos. A troca das mãos é dura e o pino do conetor é pequeno e frágil. É preciso muito cuidado ao fazer isso. E também tem o fato da articulação do tornozelo ser frouxa, o que faz com que a figura não fique muito estável. Por outro lado, ela vem com vários acessórios, assim como peças de expressão. Considerando os prós e os contras, recomendo o modelo aos fãs, mas com as ressalvas de que a figura é frágil.

Sendo assim, ela não deve ser dada a crianças. Esse é um recado para os pais que tenham filhos que vejam Glitter FORCE Doki Doki e tenham se interessado pelo modelo. Nesse caso recomendo as da série Cure Doll, que são menos caras e mais resistentes.

Se tudo der certo, na semana que vem será o par de Ouros:
S.H. Figuarts Kamen Rider Garren & Red Rhombus e S.H. Figuarts Cure Diamond!

2 comentários:

  1. Show de review!

    Nossa, inteligente e atlética, é praticamente a garota perfeita! Ainda bem que ela tem alguns probleminhas que a deixam mais pé no chão, apesar dela ter grandes planos para o futuro hehehe.
    Agora só consigo imaginar ela falando como o Rokumon de Kyoukai no Rinne por causa da Hitomi Nabatame hahahaha!

    Que linda essa figura! O cabelo é bem chamativo, e os rostos são bem bonitinhos, gostei dos olhos bem grandes e com uma cor bem chamativa. Esse laço na lateral da cintura me lembrou a Capitã Marvel hehehe.
    Eu jurava que esse item de transformação era um celular!

    Essa tem bastante acessórios, coisa boa! Essas mãos formando um coração deixam ela bem fofa, e ainda tem uma mascote fofinha junto hehe. Pensei que os arcos fossem articulados nas partes redondas com os corações

    Engraçada essa história da mascote, quando tem nome masculino ela é fêmea e quando tem nome feminino ela é macho hehehe. Pior que sendo macho fica estranho, pois o visual é bem mais puxado para uma fêmea.

    Maneira essa mesinha cheia de bolos! Tem bolo pra todo mundo hehe.

    Deve ser uma super trabalheira fazer esse Spinning Heart Breaker. Já me mato para fazer uma figura dar uma simples voadora, imagina algo complexo assim com duas figuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A Mana se dá bem com estudos e é boa com esportes, mas às vezes tem uns surtos de Ahoguice. Felizmente ela tem uma amiga que a segure e também discernimento para ver que fez besteira. Eu só consigo imaginar a Mana louca por alienígenas, como a Cindy. Faltou só essa foto.

      Uma coisa que não dá para reclamar dessa figura é o número de acessórios. Vem um monte! E também tem um bom número de mãos intercambiáveis e expressões. Se fossem mais fáceis de trocar...

      Encontrei essa mesa, feita de madeira, em uma lojinha e até barato. Já os doces foi dureza, de um conjunto da Sylvanian Families. Caro, mas ainda assim vale a pena para ter uns adereços, como os pratos e copos.

      Tive trabalho em dobro no golpe combinado. Posicionar para encontrar um ângulo bom foi um tremendo suplício. Às vezes caia uma peça, outras vezes a figura saia da posição... Acho que fiquei uma hora inteira para fazer. O outro negócio foi imaginar um nome de golpe. Não tinha mais tempo e foi esse aí mesmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html