domingo, 13 de agosto de 2017

Puella Magi Madoka Magica DX Figure 5 Sayaka Miki

Saudações.

Desta vez vou falar da figura de Sayaka Miki, do desenho animado Puella Magi Madoka Magica na coleção DX Figure, feita pela Banpresto.


1. Informações
2. Modelagem
3. Galeria



1. Informações



Sayaka Miki foi interpretada por Eri Kitamura, dubladora de longa carreira e que começou como atriz mirim, sob o nome artístico de Eri Okamura. Um de seus trabalhos dessa época foi no episódio 46 de Ultraman Dyna, como a heroína Ryo Yumimura em sua época de infância. Mas Kitamura sempre quis ser dubladora, por influência de sua mãe, que era gostava de desenhos animados e dublagem, algo que passou para ela própria. Kitamura fez um teste para o desenho animado LAST EXILE e conseguiu o papel de Tatiana Wisla. Desde então, Kitamura ingressou na carreira de dubladora e passou a usar seu nome verdadeiro, ganhando mais tarde o apelido de "KitaEri" de seus fãs, que ela, por sua vez, chama de "Kitaeristas".

KitaEri fez vários papéis incluindo Miki Aono/Cure Berry em Fresh Precure!. Kanae Oki (Love Momozono/Cure Peach) comenta que Kitamura é bem parecida com sua personagem, perfeccionista e às vezes se faz de má. Mas também é altamente companheira e ajuda suas amigas para que elas deem o melhor de si. 

Outro papel de KitaEri foi como a protagonista Leopard/Doronjo em Yoru no Yatterman, uma menina que assume a identidade da famosa líder do trio de anti-vilões Doronbo, que originalmente era interpretada pela grande Noriko Ohara que por sua vez fez papeis semelhante em todas as séries Time Bokan. Curiosamente, Kitamura sucederia Nohara ao se tornar Bimajo em Time Bokan 24. E outro fato interessante é que Kitamura fez o papel do herói Yatterman Nº 1 no jogo Tatsunoko vs CAPCOM. Falando nisso, ela também é Han Juri, personagem que estreou em Super Street Fighter IV, da famosa franquia de jogos da empresa.

Seu papel mais recente foi como a vilã Murdakko, em Kyuranger, que ao ser derrotada, assumia uma personalidade diferente a cada vez que revivia. Uma prova de suas habilidades de interpretação. Outro é como Lúcifer em Sin: Nanatsu no Taizai.

Eri Kitamura também é cantora e é possível ver amostras de seus trabalhos no canal oficial da TMS MUSIC no YouTube.


A figura é um prêmio de máquina, que se pega no fliperama no Japão. Foram disponibilizadas as cinco personagens principais, tanto na forma de Puella Magi quanto na de uniforme escolar. Ela faria parte da 5ª onda, com a Homura, daí o "5" do título. A figura é bem embalada em um invólucro de papelão para suportar as quedas a que ela se sujeita. Isso é devido à natureza dessas máquinas, em que a garra leva a caixa e a larga em um buraco para que ela possa ser pega pelo jogador habilidoso que conseguir capturá-la.

O conteúdo da caixa. Só vem a figura e a base. A figura consegue ficar de pé sozinha, mas é melhor colocar para garantir a estabilidade.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa representação da Sayaka em seu uniforme escolar, apesar de um pouco simplificada.

Close da cabeça. O rosto é bem parecido com a personagem original, inclusive na tampografia dos olhos. Só que eu sinto que o rosto ficou muito plano e em alguns ângulos ele mal aparece.

O cabelo não tem uma modelagem tão precisa, com pontas grossas e a pintura não tem gradação. Os grampos são representados por pinturas.

O uniforme é bem simples e foi representado com todos os detalhes.

A enorme gravata em forma de fita tem uma boa modelagem. Nada de excepcional. A camisa com gola, na parte de dentro, é esculpida direitinho. O busto é avantajado, embora não tanto quanto a Mami.

Na parte de trás da túnica existe direitinho o laço de fita. Também existem moldes que representam as dobras do tecido.

Falando nisso, esse é um aspecto muito bem representado nas mangas, que não perde para outras linhas como a World Uniform Operation. Existem algumas partes com sombreamento e luzes.

As mangas com serrilhas são bem representadas, embora não sejam tão agudas.

As mãos também são bem esculpidas. Existem algumas rebarbas, mas é dentro do esperado.


Na boca da túnica também existem serrilhas. Esse aspecto foi representado sem negligência.

A saia, com estampas em tartã é feita com todos os detalhes que lembram dobras. Nada mal para um prêmio.

As pernas por outro lado são bem simples. Não há detalhes esculpidos representando a parte de trás ou da frente dos joelhos, embora haja sombreamento.

As pernas são esguias, mas com panturrilhas. Os meiões são representados sem os elásticos apertando.

Os sapatos, por outro lado, tem uma escultura caprichada, com a língua e o fecho. A pintura deixa um pouco a desejar, com  a ausência de uma camada que lembre couro.

A base é simples, com estampas que lembram a gravata e as serrilhas do uniforme, assim como o nome da personagem.


3. Galeria






Infelizmente a figura não tem muitas possibilidades de fotografia. Em alguns ângulos o rosto não aparece direito, mesmo de perfil. Por outro lado, a modelagem do uniforme é soberba. As dobras aparecem bem em fotos de baixa luminosidade.


Sayaka é uma menina alegre e cheia de energia. Por isso, seu definhamento e seu mergulho nas trevas são algo doloroso de se ver.



A razão pela qual eu comprei esta figura: para colocar do lado da World Uniform Operation Miki Aono.


É só que a escala não bate. A Sayaka é bem maior.


- Pensaram que as Fresh Precure eram quatro? Que pena! Somos cinco!


- Vocês não contavam com a nossa irmã mais nova, a Sayaka!


E esta foi a apresentação da figura da Sayaka Miki, da coleção Puella Magi Madoka Magica DX Figure, feita pela Banpresto. Por ser um prêmio de máquina não dá para exigir muita coisa, então creio que ela tem uma qualidade compatível com o preço que é cobrado no mercado de usados, altamente baixo. A modelagem é muito boa no uniforme, com moldes que representam bem as dobras do tecido. Nesse ponto o modelo não fica atrás de outras linhas. Só sinto que podia ser melhor no rosto, que está bonito e bem feito, mas faltou algo. A pintura não é ruim, porém não tem nada de excepcional. Esta é uma figura que comprei para um propósito específico, mas que teve sucesso apenas parcial devido à diferença de tamanho. Existem muitas outras figuras que representam a Sayaka de uniforme, como as versões Nendoroid, figma, Real Action Heroes e Kyun Chara. Porém quem quiser alguma de pose fixa e que dê mais ênfase à modelagem, sem articulações, esta é um das únicas opções que conheço. A outra seria com a Sayaka deitada e que também é um prêmio.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Eri Kitamura é das poderosas! Ela tem tantos trabalhos legais na bagagem que dá pra fazer uma matéria só falando disso. Ela estava muito bem como Lúcifer, e dou risada com as loucuras dela como Shizuku Hazuki, personagem mais legal de New Game!! Mas a interpretação da Juri de Street Fighter merece destaque, ela é tão surtada que acho que o pessoal do estúdio deve ter que segurar ela de vez em quando hahahaha!

    É uma bela figura, como sempre as figuras prêmio têm ótimo custo-benefício. O acabamento da saia é o ponto forte na minha opinião, não deve em nada para as figuras de escala. Olhando rápido parecia que as mangas tinham tonalidade diferente do corpo, mas olhando melhor dá pra ver que é impressão causada pela iluminação.
    Talvez se as laterais do cabelo fossem um pouco menos volumosas daria pra ver melhor o rosto. Mas tá bonita assim, só é uma pena que limita os ângulos de exposição.

    A Sayaka é aquela irmã mais nova que cresceu mais que as mais velhas hehehe.

    Não conhecia essa coleção da Banpresto, pelo visto a Mami tá uma gracinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Já tinha destrinchado a Sayaka em outras apresentações (e falar mais do que isso não é muito bom), então acabou se tornando mais uma matéria sobre a Eri Kitamura. A outra razão por ter comprado a Sayaka foi o fato dela ser interpretada pela KitaEri. Vendo bem essa também dorme nos estúdios. Ela voltou no episódio de Kyuranger desta semana, interpretando todas as personalidades da Murdakko. KitaEri é das melhores!

      Infelizmente prêmios apresentam muitas irregularidades na pintura, então nem comentei muito sobre isso. Pena que só cumpriu parcialmente o meu intento. Mesmo assim é uma boa figura. A modelagem do uniforme é soberba, mesmo considerando que é um prêmio! E de fato, só era preciso moderar no volume do cabelo. Daí ficava perfeito.

      Pelo preço até é tentador pegar as outras figuras. Mas por enquanto vou ficar só com a Sayaka. Da Mami estou de olho naquela em trajes de banho.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Que bonequinha mais graciosa essa aí! Não sabia que tinha prêmios de máquinas nesse tamanho! Eu sou fissurado nas daqui que são com moedas, geralmente com Pokémon ou miniaturas de bichinhos. Nunca tentei a sorte com o "Garra" (vide Toy Story), mas deve ser maneiro.

    Muito bom ver alguém de talento interpretando uma personagem que tanto amamos! Existe a polêmica por aqui de dublagem nacional Vs dublagem japonesa. De coração, curto bastante a japonesa, deixando a nacional apenas para os animes clássicos, mas a de One Punch Man também ficou muito boa.

    Pena não ter casado com a escala das outras garotas, mas ainda é possível uni-las por meio dos ângulos, deixando ela mais afastada e aproximando as outras da câmera. Já utilizei essas técnicas com o Naruto (Planeta D'Agostini), Superman dos Novos 52 e outras figuras. Tenho certeza que vai sair algo fantástico dessa figurinha aí! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Eu mesmo já tentei pegar uma dessas no Japão, mas nunca consegui. Até pegava bonecos de pelúcia, mas figuras assim não dava. Ainda mais desse tamanho. Tinha que ter muita habilidade de encaixar as pinças nos buracos da caixa.

      Eu já acho que a dublagem daqui é pau a pau com a japonesa. Um exemplo é o Gilberto Baroli. Nunca ouvi ninguém fazer uma gargalhada diabólica igual à dele. Guilherme Briggs é outro fera da dublagem. Não só eles como Miriam Ficher, Fernanda Bulara (adoro quando ela faz garotas ativas), Márcia Regina, Garcia Júnior... Todos eles são muito bons! Ah, e é claro, o grande Orlando Drummond. Esse é divino e para ele eu dou "o maiorr apoio"!

      Pior que dá para fazer isso, sim. De usar truques de angulação. Com isso dá para fazer uns bons truques de ilusão. A primeira com a Miki até é assim. Mas podia ter explorado isso melhor, como na foto com todas juntas.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html