sábado, 31 de março de 2012

Action Works The Live Toei Hero 02 Space Sheriff Gavan




Policial do Espaço Gavan (宇宙刑事ギャバン Uchuu Keiji Gyaban) foi o primeiro seriado da franquia conhecida agora como Metal Heroes da Toei Company, exibido pela primeira vez em 1982, no Japão. Gavan é um agente da Polícia Espacial da Federação Galática que foi enviado à Terra para deter a ameaça da Organização Criminosa Espacial Makuu, liderada por Don Horror. Gavan na verdade é um mestiço, filho do Policial do Espaço Voicer com uma terráquea, Tamiko Ichijouji. Voicer foi capturado por Makuu há muitos anos atrás e sendo assim o outro objetivo de Gavan é o de resgatar seu pai.

Gavan fez um enorme sucesso no Japão com sua armadura brilhante, veículos de alta tecnologia e uma espada laser, dando as bases para os chamados Metal Heroes. Os efeitos especiais eram de alta categoria, pelo menos para os padrões da época, e as cenas de ação eram bem intensas. O seriado foi trazido para o Brasil e passou por um tempo na Globo sob o título de Space Cop, que ficou genérico demais, apesar da tradução ser mais ou menos essa mesmo. Mas ele passou despercebido, pois outro herói do gênero já fazia sucesso por aqui, oFantástico Jaspion. E ironicamente, quem o via aqui no Brasil achava que ele era uma cópia do Jaspion, apesar do Gavan ser o original. Os dubladores eram de primeira linha, mas infelizmente os tradutores não. Ainda, ele era considerado como peça sem importância pela Globo, o que contribuiu para que sua audiência caísse por aqui. O curioso é que no Japão, a fama do Gavan e do Jaspion são o contrário daqui do Brasil.


Gavan foi interpretado por Kenji Ohba, que se tornaria uma lenda viva dos seriados de super heróis japoneses, e era ele mesmo quem fazia as cenas de ação sem o uso de dublês. Ohba começou como dublê na compania Japan Action Club (atual Japan Action Enterprise) e foi discípulo de Shinichi "Sonny" Chiba, que interpretou Voicer em Gavan. Ohba continuou sua carreira como ator de ação e apareceu em um episódio de Jiraiya, o Incrível Ninja, como Yajiro Iyo, um ninja que derrota o herói e lhe toma a armadura e os equipamentos. Ohba também fez uma ponta no filme Kill Bill Vol. 1 como o discípulo de Hanzo Hattori, que por sua vez foi interpretado por "Sonny" Chiba.


O modelo foi lançado originalmente em 05/2010, mas foi relançado em 01/2012 em comemoração ao filme 海賊戦隊ゴーカイジャーVS宇宙刑事ギャバン (Kaizoku Sentai GOUKAIGER tai Uchuu Keiji GYABAN ou "Esquadrão Pirata Gokaiger contra o Policial do Espaço Gavan"). Kenji Ohba retoma seu papel como Gavan na tela e mesmo estando na casa dos cinquenta anos de idade, mostra que ainda está em forma, executando as cenas de luta com primor.

A caixa tem um painel que mostra fotos do seriado.

O conteúdo da caixa. Pouca coisa, considerando o valor. Mesmo assim vieram duas mãos intercambiáveis necessárias para as poses mais características. Também estão incluídas quatro espadas.

Visão de corpo inteiro. Difícil de acreditar, mas esse visual é de trinta anos atrás e ainda funciona nos dias de hoje. A modelagem é baseada no traje usado nas cenas de ação e o corpo segue o biótipo de um japonês típico, troncudo e com pernas curtas, assim como no Metalder da mesma série.



Detalhes da cabeça. Uma representação bem fiel e cheia de detalhes, como as luzinhas no capacete.

A cabeça é intercambiável e a substituição é simples.


Esta é a cabeça que representa o Laser Scope ativado. Nesta, os olhos são feitos de material transparente.


O sistema de articulações do braço é semelhante ao da série S.H. Figuarts.


A diferença é que as articulações dos ombros são extensíveis, o que ajuda em certas poses.

As mãos podem ser trocadas com facilidade. As articulações dos pulsos são esféricas, mas na prática, servem só para girar, não podendo ser dobradas.

A articulação da coxa é em forma de esfera, mais ou menos como na S.H. Figuarts do Kamen Rider Black. Ela gira, mas a abertura não é muito boa.

Os joelhos e cotovelos usam articulações duplas.


As pernas são moldadas de modo a parecerem musculosas.

Nas costas existe um conector para a base com suporte. A base é circular e o suporte tem articulações, mas é meio curto. Mesmo assim é melhor que as que vêm com Revoltechs.





Todas as "luzinhas" da roupa são pintadas e com precisão, sem quase nenhuma mancha.

No total, a figura é bem articulada, embora perca para alguns modelos mais novos.

- Jouchaku!





O Policial do Espaço Gavan leva apenas 0,005 segundo para completar a Transformação.
A figura consegue fazer todos os passos da pose de transformação. Ela consegue juntar os braços a frente do peito, mas no original, o ator se abaixa ainda mais, o que não é possível na figura.


- Policial do Espaço!


- GAVAN!

- JOAH!!!
Gavan fazia uma pose característica nos saltos.




- Laser! Z Beam!
O modelo vem com duas mãos especiais para representar os passos do Laser Z Beam. Gavan não usava pistolas, disparando os raios das mãos. Aqui no Brasil isso foi traduzido como "Convoco as Forças do Bem"(?). Eu achava que essa série era de ficção científica.

- Dimension Bomber!

-Spiral Kick!
Além de suas armas tecnológicas, Gavan contava com vários golpes usando seu próprio corpo.


Também estão incluídos dois jogos de espadas, uma com a lâmina com pintura metálica para representar o modo "normal" e outra transparente para o modo "laser". Os cabos das espadas são diferentes, sendo que a de cabo prateado é a versão usada no começo do seriado e a de cabo preto é usada no final.


No seriado, Gavan materializa a espada de um aparelho no pulso.





- Espada Laser!
Para dar o golpe final, Gavan faz com que a espada irradie uma poderosa energia na lâmina, que passa a cortar como se fosse um laser. A música que toca nessa hora é uma das melhores do gênero.



- GAVAN DYNAMIC!!!
Com esse golpe, Gavan literalmente corta o inimigo ao meio. Aqui traduziram com "Gavan vencerá".

Isso não ocorre no seriado, mas na figura é possível colocar o Gavan em um estilo duas espadas.

No começo do ano, Gavan enfrentou os Gokaiger em um encontro altamente improvável (o próprio narrador comenta isso).

Ele surge para prender os Gokaiger por atos de pirataria. Ahim tenta argumentar dizendo que os Dekaranger já provaram sua inocência.

Mas Gavan não quer papo e cai em cima.




A luta não é fácil. Gavan é forte, ágil e tem técnica.

Por um momento, os Gokaiger conseguem obter vantagem.

Mas não adianta.

-Spiral Kick!

- Laser! Z Beam!



Gavan fustiga os Gokaiger com todos os seus golpes e armas.

Os Gokaiger ativam a Final Wave e disparam o Gokai Slash.

Mas Gavan detem o golpe com sua barreira de energia.

-Espada Laser!

Gavan transforma sua espada em um chicote de energia que prende os Gokaiger.

Gavan consegue colocar os Gokaiger sob sua custódia em uma luta eu durou menos que dois minutos.

- Dê um alô à coragem!
Mas tudo era um plano para descobrir um espião infiltrado na Polícia Espacial. Gavan liberta os Gokaiger e parte para enfrentar os inimigos sozinho. Nisso, Gavan diz a frase acima, o que faz com que Marvelous se lembre de que já encontrou alguém que disse isso antes.


Gavan e os Gokaiger se unem contra um inimigo comum.


Coincidentemente, a diferença de tamanho das figuras é a mesma do filme. Gavan é um pouco mais baixo que Marvelous.

Junto com outros iniciadores de suas franquias.

- Oh, Grandes Heróis! As crianças de outrora ainda não os viram se transformando juntos!

- Pensando bem.
- Eu preferiria esperar pelo Akarenger, mas já que estamos aqui.
- Então vamos lá.

Sempre que estiver em perigo, use a Cápsula Beta. E você se tornará o ULTRAMAN!

- Rider... Henshin!

- Jouchaku!


- SHWATCH!!!
- JOAH!!!
- TÔH!!!



E assim tivemos a apresentação da versão Action Works The Live Toei Hero do Policial do Espaço Gavan, feita pela Mega House. É uma figura bem interessante. Infelizmente ela não é tão articulada quanto as figuras de agora mas ainda assim, como pudemos ver, ela consegue fazer poses boas sem muito esforço. O fato dela ter ombros extensíveis é outro ponto a favor. O chato é que o preço é quase duas vezes maior que outras figuras articuladas do mesmo tamanho. As articulações também parecem se gastar com facilidade. Mesmo assim, gostei muito dessa figura. Eu conheci o Gavan antes do Jaspion e por isso ele me faz relembrar de bons momentos da minha infância. E agora só preciso do Akarenger para ter os iniciadores das maiores franquias de Super Heróis do Japão.



- Oba! Eu quero um autógrafo!
- Primeiro eu! Primeiro eu!

2 comentários:

  1. Avaliador de Figuras28 de junho de 2022 às 04:13

    Imagina o tempo que levou pra tirar todas essas fotos e fazer historinhas... Meus sobrinhos de 7 e 9 anos fazem isso... Por que nessa idade se tem muito tempo livre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Avaliador de Figuras!
      Nessa época eu tinha bastante energia e recentemente tenho me cansado mais facilmente. Mesmo assim não foi fácil.

      Recomendo o Super AHAM!, que tem fotos legais que o dono do Blog tira com o filho. São bem criativas!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html