sábado, 3 de novembro de 2012

S.H. Figuarts Cure Berry

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da heroína Cure Berry, que aparece no desenho Fresh Precure!, feita pela Bandai.



Fresh Precure! foi a quinta série da franquia de meninas mágicas lutadoras da Toei, exibida pela primeira vez no Japão em 2009. As três guerreiras Precure, Cure Peach, Cure Berry e Cure Pine lutam contra invasores de um mundo paralelo, a Nação Controlada Labyrinth, que veio em busca de algo chamado de "A Memória Infinita". Os invasores usam monstros para aterrorizar as pessoas e coletar a "Energia da Infelicidade", o que faria com que a Memória Infinita se manifestasse. Para impedi-los, o povo de outro mundo paralelo, chamado Reino dos Doces, envia os mascotes Tarte e Chiffon para encontrar as guerreiras lendárias que podem deter Labyrinth: as Precure.


Uma dessas Precure é Miki Aono, que foi a segunda a se transformar. Miki é uma garota de 14 anos que sonha em ser modelo. Sua frase de efeito é "Eu sou perfeita", mas ela mesma sabe que não é assim. Ela é boa com estudos e esportes, além de ser muito bonita, mas tudo isso é resultado de rigorosos treinamentos e muito esforço para que sua frase se torne verdade. Perfeccionista, ela não permite falhas e faz de tudo para obter os melhores resultados, além de não gostar de ouvir ou de dar desculpas para erros. E por ser tão rigorosa, às vezes acaba sendo incompreendida, mas quando a personagem principal, Love Momozono (Cure Peach) perde a calma, é Miki que a faz se recompor, mesmo tendo que dar um tapa na cara dela para isso. Ainda, não importa qual seja a dificuldade, ela nunca desiste e nunca perde a esperança. Por isso, ela foi escolhida para ser a Cure Berry, a Precure da Esperança. 

Miki tem várias outras características. Ela é filha de pais separados e vive com a mãe. Seu irmão mais novo, Kazuki, vive com o pai, mas continua se encontrando com a irmã, que às vezes faz com que ele finja ser seu namorado para afastar pretendentes indesejados. Miki também foi a única personagem da franquia que teve uma cena tomando banho e depois aparecendo de maiô em uma piscina, o que gerou protestos de pais no Japão. Protestos infundados, uma vez que na cena de banho só são mostrados os pés e a parte acima dos braços da Miki. Ainda, o maiô usado era um modelo de competição, que não mostra muita coisa.

O conteúdo da caixa. O número de mãos intercambiáveis é impressionante, incluindo algumas muito raras.

Visão de corpo inteiro. A figura é bem esguia, com corpo de modelo mesmo. As pernas são bem compridas e o rabo de cavalo chama bastante a atenção.

Close do rosto. É bonito, mas não se parece nada com a personagem original. Muito distante de ser perfeito, com os olhos muito separados.

Como se trata de um modelo antigo, a troca de expressões segue um sistema bem diferente dos atuais. É preciso trocar a cabeça inteira e o problema é que cada peça tem uma especie de "trava", o que dificulta em muito o processo.

Esta segunda expressão é mais séria. Só para variar, não se parece com a personagem original, mas os olhos lembram o de outra heroína do desenho.

Esta expressão com a boca aberta é boa para ser usada em lutas e é a mais bem feita das três. Mesmo assim é diferente da original.

O modelo tem uma articulação na base do pescoço, mas ela não se move para frente ou para trás, se limitando apenas a virar para os lados. Ainda, o modelo tem uma falha no projeto que impede que ele consiga inclinar a cabeça para frente ou para trás.

Na peça da franja está esculpida uma tiara com um coração azul. As bordas têm pintura metálica.

O rabo de cavalo é bem modelado, mas não tem pintura em degradê. Interessante que ele pode ser separado em duas peças, mas isso não tem nenhuma utilidade prática, a não ser tentar deixar a peça um pouco mais leve.

O distintivo das Fresh Precure, o trevo de quatro folhas, é esculpido e não simplesmente pintado. Uma característica das Fresh Precure é que elas são bem-dotadas, diferente das Cures de outras séries. 

As articulações dos ombros são bem limitadas. Felizmente, o antebraço pode ser girado, mas mesmo assim o cotovelo não dobra tanto.

Como dito antes, a quantidade de mãos intercambiáveis é bem grande, com algumas bem incomuns como um com dois dedos em riste. E existe uma para cada lado.

Mas as mais incomuns são essas para fazer o símbolo do "coração". É um pouco difícil de posicionar.

A roupa da Cure Berry é a que mais deixa pele a mostra de todas as Fresh Precure. Ela deixa o ventre exposto e é possível ver o umbigo. Também pode-se ver esculpido o cordão da pochete usada para guardar o item de transformação. 

Assim como os Ultras têm a luz de aviso e os Kamen Riders possuem um cinto, as Precure têm essa pochete.

A faixa da cintura é feita de material maleável e é muito bem esculpida.

A saia é curta, mas cheia de babados em material rígido, o que limita muito os movimentos. Pelo menos as coxas podem ser giradas.

Como dito antes, as pernas são bem compridas. Os joelhos só se dobram até 90°.

Apesar de ter boas articulações, os pés possuem salto alto, o que dificulta um pouco para deixar o modelo sem usar um suporte.

O modelo não é muito articulado e por isso é um pouco difícil fazer as poses.

- CHANGE PRECURE! BEAT UP!

O coração azul é o símbolo da Esperança!

CLAP!

Fresca e colhida na hora!

- Cure Berry!

Fazer a sequência de transformação é difícil, especialmente a parte final com o "andar de modelo".

CLAP!

- Que as coisas ruins vão embora daqui!

- Precure Espoir Shower!!!

Cure Berry usava esse golpe no início para purificar os monstros Nakewameke de Labyrinth.

Com o tempo, ela aprendeu a usar o golpe sem precisar fazer a sequência de movimentos e com uma mão só.

Mais tarde ela consegue um item para se fortificar (e teve que pagar um tremendo mico para isso), o Cure Stick Berry Sword. Uma pena que foi bem tarde e por isso esse bastão não foi muito usado.

O bastão é bem esculpido, mas a ponta não é feita de material transparente. Mesmo assim, cada botão tem uma cor do arco-iris direitinho.

- Que ressoe o ritmo da Esperança!

- Cure Stick! Berry Sword!

- Que as coisas ruins vão embora daqui!

- Precure Espoir Shower!

- Fresh!!!

Nessa versão mais poderosa, Berry lança uma bala de energia em forma do naipe de espadas que ao atingir o inimigo se torna um campo de energia em forma de coração de cor azul.


O modelo vem com duas mãos para segurar objetos e com isso é possível equipar outras armas. Essas espadas, em especial, combinam bem com ela.

Está incluída uma base com suporte em forma de coração, mas a haste não é articulada e se prende só à perna e por isso não é muito eficiente. 

Cure Berry foi interpretada por Eri Kitamura, que também fez as vozes das duas personagens dos lados. E o mais incrível: ela conseguiu dar vozes diferentes para cada uma.

O que eu queria fazer desde o começo.

- Double Espoir Shower!

- O coração azul é o símbolo da esperança! (tirado de um desenho que eu vi no Pixiv).

A última esperança.

Apesar de se dizer perfeita, Miki tem um ponto fraco: devido a um trauma de infância, ela tem medo de polvos.

E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Berry, feita pela Bandai. Como muitas Precure da linha, ela está longe de ser perfeita, uma vez que o rosto não se parece nada com a original e as articulações são bem limitadas, o que faz com que não seja possível fazer direito as poses do desenho. Mesmo assim, ela é o modelo mais estável, sendo que não tive nenhum problema de peças soltando. Pelo contrário, algumas estavam presas até demais, como as expressões. O fato do pescoço não poder se inclinar para frente e para trás também é um tremendo empecilho. Uma maneira de contornar isso é não colocar a cabeça até o fundo e "enganchar" a ponta do rabo de cavalo na saia. Já anunciaram um modelo das Smile Precure para essa linha e espero que nessa hora tenham sanado todos os problemas.



5-A - Magia e Milagres existem (contém "spoilers" de Puella Magi Madoka Magica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html