sábado, 24 de maio de 2014

Super Robot Chogokin Grendizer

  Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão Super Robot Chogokin do Grendizer, feita pela Bandai.







UFOロボ グレンダイザー (UFO ROBO GRENDIZER) foi um desenho animado feito pela Toei Animation e exibido pela primeira vez no Japão em 1975, baseado nos conceitos do mestre desenhista Go Nagai. Daisuke Umon é um jovem misterioso que trabalha em uma fazenda de propriedade de seu pai, Genzo Umon, astrofísico e chefe do Laboratório de Ciências Espaciais. O herói Kouji Kabuto, piloto do Super Robô Mazinger Z estava em um voo de testes com uma nave projetada e construída por ele mesmo, o TFO, e de repente se deparou com discos voadores. Esses discos eram parte da frota de invasão da União Interestelar Vega, que passaram a visar o planeta Terra. A Lua aparece tingida de vermelho e esse é o sinal para o começo de sua invasão. Daisuke na verdade é Duke Fried, príncipe do planeta Fried, invadido e arruinado por Vega há muitos anos atrás. Ele fugiu para a Terra em um gigantesco robô acoplado a um disco voador e foi encontrado pelo Dr. Umon, que o adotou como seu filho. Daisuke encontrou uma nova vida cheia de paz, mas percebe que os invasores que destruiram seu planeta natal agora vêm para roubar sua felicidade mais uma vez. Amante da paz, no começo ele hesita, mas então decide lutar usando o robô-nave que o trouxe para a Terra: o Deus Guardião Grendizer.

Daisuke trata Kouji com frieza no começo, mas logo os dois se tornam grandes amigos. Diferente dos outros personagens principais de até então, Daisuke era mais calmo e contido e pensava muito antes de agir. Mas mais de uma vez a União Vega enviou como oponentes pessoas próximas a Daisuke, como sua própria irmã, Maria (que se junta ao time Dizer depois), Naida, uma antiga namorada e Rubina, filha do Rei Vega, que seria sua consorte. Com isso as histórias tinham bastante dramaticidade, forçando Daisuke a fazer escolhas desagradáveis para defender a Terra.


O desenho foi o terceiro da franquia Mazinger e segue a mesma cronologia dos anteriores, Mazinger Z e Great Mazinger. Os UFOs (Unidentified Flying Objects ou OVNIs, Objetos Voadores Não Identificados) eram uma febre na época e por isso foi feito o conceito de um robô que se combina com um disco voador, chamado de Spaser, para enfrentar inimigos que também se transformavam em OVNIs. Houve um filme-piloto intitulado 宇宙円盤大戦争 (Uchuu Enban Daisensou, algo como "A Grande Guerra Espacial dos Discos Voadores") que foi exibido nos cinemas, com quase a mesma história, conceitos e personagens, mas com visuais diferentes. A nave se chamaria Gattaiger, com o robô chamado Roboizer. Duke Fried foi interpretado por Isao Sasaki, que também ia dublar o personagem em Grendizer, mas devido a problemas de agenda isso não foi possível, dando lugar ao dublador Kei Tomiyama. A música-tema e o encerramento dos dois desenhos são cantadas por Sasaki.

O desenho dos personagens da versão em animação foi feito por Kazuo Komatsubara e Shingo Araki.

Grendizer foi exportado para outros países, entre eles a França, onde foi exibido como Goldorak e teve um sucesso estrondoso, sendo que ele figura no Livro Guiness de Recordes por ter chegado ao pico de 100% de audiência (a audiência média foi de 75%). Mesmo levando em conta que no cálculo só entraram os lares com crianças, pode-se dizer que esse número é impressionante. O desenho também foi exibido nos Estados Unidos, no quadro Force Five, mas não teve tanta repercussão.

Curiosamente, o desenho também foi exibido no Iraque nos anos 1980 e serviu de entretenimento para as crianças, que viviam sob constante ameaça de guerra. De fato, era dito jocosamente que no Iraque para as crianças só havia futebol e Grendizer como diversão.


O conteúdo da caixa. Estão incluídas mãos, armas e peças de efeitos, mas não a nave Spaser, que seria a origem do termo "UFO Robo".



Visão de corpo inteiro. É bem massivo, como um Super Robot tem que ser, mas sinto que a cabeça é um pouco pequena em relação ao corpo.



Close do rosto. A representação é perfeita. O interessante é que essa parte azul da "boca" seria o vidro da cabine do piloto.





A cabeça consegue se curvar bem para trás. Talvez um dia a Bandai lance o Spaser como um pacote de expansão.



O sistema de articulações é semelhante ao das versões Super Robot Chogokin do Mazinger Z e do Great Mazinger, com grande liberdade de movimentos.




A novidade é esta articulação extensível, que permite que o robô consiga unir os pulsos à frente do corpo, dando mais liberdade de movimentos ainda.



Duas das serras dos braços são móveis.



Com isso, elas não interferem no movimento dos cotovelos.




Os pulsos são presos por conexões esféricas e podem se flexionar levemente.



Existem moldes nas mãos que representam os disparadores dos Hand Beams.





O sistema de articulações extensíveis no torso está presente neste modelo.


As pernas não são extensíveis, mas têm uma boa abertura.


Os joelhos se dobram bem.



Os tornozelos são extensíveis, o que permite que os pés possam se posicionar como na foto.



Com todos esses sistemas de articulações, o robô consegue se movimentar bem.


Nas costas existe um conector, chamado de "Cross Over Joint". Talvez um dia lancem um pacote de expansões, como o Double Spaser, que se acoplaria às costas do Grendizer.



Assim como no Mazinger Z e no Great Mazinger, existe uma fenda para instalar um conector para bases com suporte.


- DIZER JUMP!!!



- SCRAMBLE TURN!!!
Daí ele se combinaria com o Double Spaser. O modelo é pesado e por isso é recomendado usar o Soul Stage for Mechanics, cujo suporte tem uma catraca na base que não se dobra facilmente.




Assim como nos outros Mazingers, os braços são intercambiáveis por outros com as lâminas voltadas para a frente.




- SCREW CRASHER PUNCH!!!
Os braços por sua vez podem ser conectados a peças de efeitos e com isso representar um dos golpes mais emblemáticos do Grendizer.



As peças são iguais às que vêm na Mazinger Weapon Set 1.


Obviamente é possível representar o Grandizer lançando apenas um dos braços.


Interessante que até a parte de dentro dos punhos é esculpida direitinho.


As lâminas dos ombros são cromadas...




- SHOULDER BOOMERANG!!!
... e são removíveis para representar outra arma do robô.



Os chifres são removíveis e com isso é possível instalar outros que têm uma peça de efeito instalada.


- SPACE THUNDER!!!
Esta é um dos ataques mais poderosos do Grendizer.



A peça é bem longa. Os conectores são mais curtos que os dos chifres normais e por isso a colocação é bem fácil.




- DOUBLE HAKEN!!!
E finalmente está incluída a arma que é o sinônimo do Grendizer.


Esta é uma arma de formato bastante único que me marcou muito quando eu vi o Grendizer pela primeira vez quando era criança em uma revista japonesa.




Graças às articulações extensíveis dos ombros, pode-se fazer várias poses com a arma.




As Double Haken podem ser seguradas por mão específicas que possuem sulcos na parte de dentro que se encaixam direitinho nos cabos.


E a arma pode ser dividida em duas.


Mais uma vez, é possível fazer várias poses com essas armas.


A Double Haken podia ser arremessada como um bumerangue, que cortava o inimigo ao meio.


- 反重力ストーム!!! (Han Juuryoku STORM, algo como "Tempestade Antigravitacional")
Outra arma que o Grendizer tinha era esse raio disparado do peito que anulava a gravidade do inimigo, erguendo-o para o ar.


Com isso, finalmente reúno o Triple Mazinger (o Grendizer não é exatamente um Mazinger, mas os três fazem parte da mesma série). De acordo com os conceitos, o Mazinger Z teria 18 m, o Great teria 25 m e o Grendizer 30 m. Mas em desenhos em que eles se encontram, todos tem mais ou menos o mesmo tamanho. Esse tipo de coisa era bem comum na época, vide o exemplo dos Irmãos Ultra.


- DOUBLE LIGHTNING BUSTER!!!


- TRIPLE MAZINGER BLADE!!!


- TRIPLE MAZINGER PUNCH!!!


- MAZINGER TORNADO!!!
Na série de jogos Super Robot Wars, o time Mazinger tinha a sua disposição vários tipos de golpes combinados.


Estas são para mim os robôs que não podem faltar em Super Robot Wars.

E com isso termino a apresentação da versão Super Robot Chogokin do Grendizer, feita pela Bandai. Assim como seus antecessores, este modelo não decepciona. Ele é altamente articulado e esculpido com maestria. O projeto é muito bom e com isso é possível fazer várias poses e representar várias situações do desenho. O fato dele vir com os efeitos de lançamento do punho incluídos desde o começo é outro ponto digno de nota. As partes em metal ficam nos lugares certos, dando estabilidade ao modelo e sem prejudicar os movimentos (com exceção talvez de chutes). Pena que não incluíram os Spasers, mas talvez um dia surja um pacote de expansão. Recomendo para os fãs que não podem comprar a versão Soul of Chogokin, que vem com todas as armas e os veículos do desenho. Mas a versão Super Robot Chogokin é muito mais articulada e vem com peças de efeito, além de ter um visual melhor, apesar do tamanho ser bem reduzido (aproximadamente 14 cm). Nesse caso é preciso escolher bem.

4 comentários:

  1. Fala, Usys.

    Nunca assisti ao Grendizer, mas me lembro de tê-lo visto, quando criança, estampando estojos infantis. Um colega tinha um e me lembro da inscrição UFO Robot, que estava em caracteres ocidentais. E isso muito antes de termos visto o Pirata do Espaço, o "parente" mais próximo.

    Falando nele, será que não existe uma versão do Groiser X em boneco com essa qualidade?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      Esse eu conheci junto com o Mazinger Z, o Great Mazinger, o Getter Robo G e o Com Battler V. Interessante que eu vi um brinquedo dele em um parque de diversões em um shopping, daqui mesmo.
      Existe um boneco articulado do Groiser X, sim. E ele até se transforma, tem todos os mini-veículos e tem até o Torpedo Voador. Mas isso foi há alguns anos e ele era bem caro. Estava disponível nas cores do desenho e nas cores dos quadrinhos. Infelizmente não consegui comprar e por isso não sei se a qualidade era a mesma dos Super Robot Chogokin, já que era outra fabricante, a Yamato. E o pior é que é difícil conseguir um desses agora.

      Excluir
    2. Eu tenho o Groizer X! É bem grande e pesado! Tem muitos movimentos, mas as articulações são com catracas internas o que complica. O meu não fica com a perna bem reta por causa da catraca, por isso preciso deixar ele levemente inclinado. Acho que o maior ponto negativo da figura é a desproporção! As pernas e bração são muito grandes com relação ao tórax e cabeça (cabeça aliás bem pequena com relação a todo o resto), os pés e mãos não são bem redondos como no desenho. Parece que esta desproporção é culpa do desenhista do molde que quis representar as imagens promocionais desproporcionais que o robô tinha nos anos 70 (como a que esta no encerramento da série numa vista de baixo pra cima).
      Ele fica melhor na forma de nave, mas as asas não ficam muito bem presas. A transformação aproveita a peça do tórax e cabeça sendo o restante peças separadas., onde novamente a parte traseira fica levemente desproporcional ao resto.
      Ele vem com alguns acessórios, com de destaque para o torpedo voador que pode ser montado de diversas formas, incluindo abrir a tampa do tórax e fazer ele lançando com chama e fumaça igual ao desenho. Eu tenho a versão anime que vem com os três veículos de tamanho bem pequeno, mas bem detalhados, na versão mangá esta incluso o avião biplano Dragão vermelho. A caixa pode virar uma versão (também desproporcional) da base Akane com peças de papel para deixar exposto.
      É uma figura muito legal, especialmente pelo saudosismo e por serem raras as figuras deste personagem.
      O acabamento é impecável e muitas peças são de metal, o ponto negativo ficou na desproporção de suas partes mesmo! Paguei caro por ele. Dei muita sorte da fiscalização da receita não ter pego ele :D. Foi a compra mais audaciosa que fiz até o momento, mas não me arrependo!
      Abraços!

      Vini

      Excluir
    3. Obrigado, Vini!

      Se a figura é pesada, as catracas acabam sendo necessárias, pois o peso pode fazer as articulações se afrouxarem.

      Mas deve ser bem legal a figura. Pena que eu não acabei perdendo a venda, pois não sabia da existência dele. Por isso, guarda com carinho, pois é um tesouro inestimável.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html