sábado, 10 de maio de 2014

Ultra Act Mother of Ultra

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act da Mãe dos Ultras, feita pela Bandai.







A Mãe dos Ultras é a capitã da Cruz Prateada, uma tropa de M78 especializada em medicina e cura de feridos. Ou seja, ela não é uma guerreira e só luta quando é necessário. Assim como o Pai dos Ultras, ela não é a mãe de todos, mas é respeitada e amada como tal.

A personagem apareceu pela primeira vez em Ultraman Taro em sua forma humana, uma Midori no Obasan (literalmente "Tia de Verde", mulher que cuida da segurança dos alunos do primário no caminho à escola) que era muito parecida com a falecida mãe do personagem principal, Koutaro Higashi. É ela quem une Higashi ao seu filho, o Ultraman Taro, e vem à Terra para ajudá-lo quando necessário.

Outro personagem com quem a Mãe dos Ultras tem parentesco é o Ultra Seven. Ela é irmã da mãe do herói, ou seja sua tia.



A Mãe dos Ultras foi interpretada originalmente pela célebre cantora Peggy Hayama, veterana que já foi presidente da Associação de Cantores do Japão e atualmente faz parte de seu conselho diretor. Hayama foi casada com Jun Negami, que interpretou o Capitão Ryu Ibuki em O Regresso de Ultraman. Hayama e Negami eram conhecidos por serem o casal mais unido do mundo artístico japonês. E de fato foi assim quando Negami se afastou de sua carreira em 1998 devido um infarto cerebral causado por diabetes. Enquanto prosseguia com sua carreira de cantora, Hayama cuidou pessoalmente de Negami até a morte do ator em 2005.

No episódio 43 de O Regresso de Ultraman, quando o Capitão Ibuki sai de licença para ir à terra natal de sua mulher com sua família, ele ouve no rádio do carro uma canção de Peggy Hayama, 南国土佐を後にして (Nangoku Tosa wo atonishite), e faz uma expressão de alegria, bem rara ao personagem, fazendo gestos acompanhando o ritmo da música.

Outras canções famosas de Hayama são 学生時代 (Gakusei Jidai), 夜明けのメロディー (Yoake no MELODY) e as versões japonesas de Que sera sera e Do-Re-Mi, sendo esta traduzida por ela mesma.

Hayama também fez a voz da Mãe dos Ultras em todas as suas aparições em Ultraman Taro. Em Ultraman Mebius, a Mãe dos Ultras foi interpretada por Masako Ikeda, que foi Maetel em Galaxy Express 999 e Luhna em Lunar Eternal Blue.



A Mãe dos Ultras esteve disponível para venda exclusiva na loja virtual da Bandai por tempo limitado (já esgotado).


O conteúdo da caixa. Apesar do preço relativamente alto, a figura não vem com tantos acessórios.



Visão de corpo inteiro. As formas são bem femininas, cheias de curvas. Representa bem uma versão "ideal" ao invés de ser totalmente fiel à original, seguindo a reformulação da linha.



Close do rosto, baseado na aparência da Mãe dos Ultras em filmes e séries mais recentes. Pessoalmente não consigo gostar dela.



Felizmente está incluída uma cabeça extra representando a versão antiga, com a qual estou mais acostumado. A substituição é bem fácil.




As diferenças são gritantes. A versão atual tem olhos puxados para cima, enquanto a antiga tem um olhar mais bondoso, condizente com sua posição. Os Mother Red (as protuberâncias vermelhas) ficam em posições diferentes. O ângulo dos "cabelos" também é diferente. Nas pontas dos "cabelos" da versão atual existem protuberâncias, enquanto na antiga elas são cavidades. É como se a versão atual fosse mais jovem.


Por estas e outras razões, o resto da apresentação usa a cabeça da versão antiga.



Sendo assim, mais uma vez a visão do corpo inteiro. Agora sim estou vendo a Mãe dos Ultras que eu conheço desde criança.



O busto é bem delineado, mas sem exageros. Uma curiosidade é que Tooru Narita, designer do primeiro Ultraman demonstrou aversão a colocar seios em um Ultra, mesmo sendo feminino.


A Luz de Aviso não é intercambiável, já que ela nunca mudou para vermelho em nenhuma ocasião.


O quadril também é delineado, diferente do original.


Nesta foto dá para ver bem a diferença do formato do corpo. A Ultra Act tem muito mais curvas.


Esta peça das costas não pode ser removida. Talvez houvesse um plano para colocar um manto, como no Pai dos Ultras, mas por alguma razão isso foi cancelado.





A peça conectora para bases com suporte está presente.




As mãos são menores que as de outros modelos de Ultra Act. É possível ver detalhes que lembram as luvas usadas nas filmagens.



As mãos fechadas são um pouco diferentes de outros modelos, com uma forma mais delicada, que não é feita para socos.


No braço esquerdo podemos notar o Mother Blue, um bracelete azul. As botas têm um formato bem característico.





- RAIO MOTHER!


Está incluída uma peça para representar o Raio Mother.



A peça é longa, com pintura em degradê.


Ela é colocada no braço como se fosse uma mão intercambiável. A conexão é suave, mas por ser uma peça transparente, o conector fica muito visível.


O raio não é usado para combate, e sim para curar ferimentos.


Mas existe uma versão usada para destruir monstros, usada apenas uma vez.


A Mãe dos Ultras vem várias vezes à Terra para salvar aqueles que para ela são como filhos.



E ela dá a Taro o King Bracelet, que funciona mais ou menos como o Ultra Bracelete, assumindo várias formas.


Uma das mais inusitadas é este balde de água, incluído no conjunto.


A "água" é removível do balde, que é surpreendentemente detalhado.


Está incluída uma alça com uma mão que pode ser colocada em Taro.


O balde foi usado na luta com o monstro beberrão Beron, jogando água fria para que o monstro despertasse de seu delirium tremens.


Em sua juventude, a Mãe dos Ultras era chamada Ultrawoman Marie. Ela conheceu Ultraman Ken, que se tornaria o Pai dos Ultras após a luta contra o Alien Emperor.


Ken e Marie se apaixonaram um pelo outro e mais tarde se casaram.


Como fruto da união dos dois, nasceu Ultraman Taro.


E desde então ela fornece apoio à Guarda Espacial de M78 para proteger a paz no universo.


Aqui, cumprindo uma promessa, uma foto com todos os Ultras da linha Ultra Act que eu tenho atualmente. Só não incluí as alterações de formas e personagens como o Andromelos, Zamsher e os demais membros da Ultimate Force Zero.



E assim termino a apresentação da versão Ultra Act da Mãe dos Ultras, feita pela Bandai. Pode soar repetitivo, mas aqui temos uma representação perfeita, ou aperfeiçoada da personagem. As formas ficaram mais desenvolvidas como nos outros Ultras, mas em relação às formas femininas. E o melhor foi terem incluído uma cabeça extra no formato da versão antiga, com um olhar mais bondoso e suave, exatamente como deve ser a Mãe dos Ultras. A outra cabeça pode ser usada para representar a personagem quando ela era a Ultrawoman Marie. O alto preço e o número reduzido de acessórios são os maiores problemas neste modelo, assim como o fato da venda ser exclusiva, mas ainda assim não me arrependo de tê-la conseguido. Com isso tenho os personagens fundamentais para reunir a Família Ultra, que eu gostava desde pequeno. Há quem tenha objeções a esse conceito, mas eu não sou um deles. Voltando à figura, gostei muito e torço para que a Yurian tenha essa mesma qualidade, se ela for lançada. Recomendada para os fãs das séries Ultra, mas é preciso considerar que ela atualmente é bem difícil de conseguir.

4 comentários:

  1. É incrível o trabalho detalhista feito com essas action figures da linha Ultra Act. E muito boas as curiosidades que incluiu, como de costume. Queria aproveitar o "gancho" pra divulgar um comercial que encontrei sobre o Dia das Mães de uma loja de departamentos do Japão. Adivinhe quem é a garota-propaganda:
    http://t.co/FkIzGHFZSJ

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      Eu também fico surpreso quando pesquiso as coisas. Nunca soube que a Mãe dos Ultras foi interpretada por tamanha celebridade.
      Ha ha! Esse vídeo foi de fazer o Tooru Narita tremer na cova. E me deu vontade de fazer a mesma coisa. Pena que não tenho um casaco desses.

      Excluir
  2. Obrigado por colocar a foto dos ultra reunidos, ficou muito bacana e parabéns pelo trabalho, acompanho a um bom tempo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, TheNetWander!
      Eu prometi e finalmente consegui cumprir. E espere só que vai ter mais coisas!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html