domingo, 29 de maio de 2016

S.H. Figuarts Cure Melody & Cure Rhythm

Saudações.

Desta vez vou falar das versões S.H. Figuarts das Heroínas Cure Melody e da Cure Rhythm do desenho animado Suite Precure, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações


Em Majorland, um mundo localizado em outra dimensão, é realizada uma cerimônia em que será entoada a Melodia da Felicidade, que traz energias positivas para todos os mundos e para cantá-la foi escolhida a gata-mascote Hummy. Mas a cerimônia é interrompida por Mephisto, Rei de Minorland, que planeja roubar a Partitura Lendária com a Melodia da Felicidade e transformá-la na Melodia da Infelicidade e mergulhar todos os mundos na tristeza. Para isso ele conta com a ajuda de Seiren, uma gata-mascote negra que um dia já foi amiga de Hummy, mas a abandonou por não ter sido escolhida para cantar a Melodia da Felicidade.

Já prevendo isso, Aphrodite, Rainha da Majorland, tinha trocado as notas musicais da Partitura Lendária por imitações e enviado as verdadeiras para o mundo dos humanos. Ela então pede a Hummy que procure pelas únicas que podem reunir as notas musicais e deter Mephisto: as Guerreiras Lendárias Precure.

Hummy vai parar na cidade de Kanon, onde vivem duas estudantes do Ginásio: Hibiki Hojo, boa com esportes, impulsiva e comilona e Kanade Minamino, boa com estudos e culinária, mais contida. As duas possuem o Poder Harmônico, que funciona quando as duas estão sintonizadas, o que permite que elas se tornem as Suite Precure. Ambas são amigas de infância, mas estão brigadas por algum motivo...


Suite Precure foi exibido no Japão pela primeira vez em 06/02/2011 e a princípio retomou o princípio original de Precure, com uma dupla de Heroínas, em que uma precisa da outra até mesmo para se transformar, ao menos no começo. A série foi dirigida por Munehisa Sakai, que dirigiu o fabuloso episódio 19 de Smile Precure! e mais tarde trabalhou na primeira e na segunda temporadas de Sailor Moon Crystal, e teve em sua equipe muita gente que trabalhou nesse desenho, como os roteiristas Yuji Kobayashi e Mutsumi Ito. A composição da série ficou por conta de Toshiya Ono, que até então escrevia novelas e Suite foi seu primeiro trabalho com desenhos animados. O desenho dos personagens foi feito por Akira Takahashi, que mais tarde trabalhou em Doki Doki! Precure, no jogo Saint Seiya Omega Ultimate Cosmo e na terceira temporada de Sailor Moon Crystal.

Suite teve uma história bem pensada, com várias reviravoltas e surpresas, além de mostrar bem o desenvolvimento da relação de Hibiki e Kanade, cheia de contratempos e desencontros que fazem as duas brigarem por motivos fúteis, mas sempre reatando no final.


Hibiki Hojo, a Cure Melody é o lado ativo e muitas vezes o "homem" da dupla, tanto no bom quanto no mau sentido. Ela é boa com esportes, inclusive servindo de ajudante para vários clubes da escola, mas péssima com estudos. Comilona, está sempre roubando doces de Kanade e um estômago vazio tira toda sua disposição. Antigamente ela gostava de música, mas devido a um incidente quando era pequena, envolvendo um comentário insensível de seu pai, ela perdeu totalmente o interesse. Mas retoma graças a Kanade e depois de entender o que seu pai quis dizer. Ela não leva desaforo para casa e sua frase de efeito é "Se eu não conseguir agora, não mereço ser mulher".

Hibiki é interpretada por Ami Koshimizu, que foi Ryuko Matoi em Kill La Kill e sucedeu Emi Shinohara como Makoto Kino/Sailor Jupiter em Sailor Moon Crystal.


Kanade já é um pouco mais feminina, mas isso não quer dizer "frágil" ou "indefesa", pois disso ela não tem nada. Em alguns pontos ela é até mais forte e decidida que Hibiki. Kanade é boa em estudos e péssima em esportes. Faz parte do clube de culinária da escola e tem sempre seus doces roubados por Hibiki. Os pais de Kanade tem uma confeitaria especializada em cupcakes, a Lucky Spoon e ela ajuda na loja. Kanade também tem um irmão mais novo, Souta, com quem ela é rígida, mas pensando em seu bem-estar. Por isso talvez, ela acabe fazendo papel de irmã mais velha para Hibiki, que é filha única. Enquanto isso, ela tenta conquistar o amor de Masamune Ouji, o aluno mais popular da escola, mas nunca consegue seu intento...

Kanade é interpretada por Fumiko Orikasa, que já foi Ruki Makino em Digimon Tamers e Kyubei Yagyu em Gintama.

O conteúdo das caixas. O numero de acessórios é quase o mesmo para as duas a não ser que Hibiki vem com a Mascote Hummy.

Por alguma razão desconhecida, foi a partir de Melody e Rhythm que até mesmo os membros iniciais das séries Precure passaram a ser comercializadas de forma exclusiva pelo site da Bandai, por tempo limitado.

2. Modelagem

Visão de corpo inteiro da Cure Melody. O visual é cheio de babados na roupa e curvas nos cabelos. A roupa é rosa, com detalhes em branco.


Cure Rhythm também tem os babados na saia e várias curvas no cabelo. A roupa é branca em sua maior parte, com detalhes em rosa, criando um contraste com o de Melody.

A expressão que vem de fábrica nas duas é este, com um sorriso leve. A tampografia dos olhos é bem feita, sendo que Melody tem os olhos levemente puxados para cima, denotando uma garota esportiva. Rhythm já não tem curvas acentuadas nos olhos, que não são puxados e nem caídos.

Expressão com um sorriso aberto. Esta talvez seja a mais usada do conjunto.

A terceira expressão, usada para lutas.

Estas expressões são especiais, usadas no final dos golpes para purificar o inimigo. A curvatura dos olhos é diferente, como que para mostrar a diferença de temperamento das duas.



Detalhe dos laços de fita dos cabelos. A de Kanade tem pintura acetinada. Por outro lado, o enfeite de Hibiki é mais caprichado.


O esquema de cores do brinco também é invertido nas duas. O acabamento no cabelo de Hibiki ficou um pouco ruim...




Hibiki tem dois rabos de cavalo finos e Kanade só tem um, bem grosso. Eles são amarrados na base por tranças, o que é representado na figura.


O rabo de cavalo de Hibiki é modelado com esmero, com vários fios.



Kanade também tem uma modelagem esmerada no cabelo. O problema é que ele é pesado e por isso é quase impossível deixar a figura de pé sem suportes.


As pontas dos cabelos com ganchos, típicos de Akira Takahashi. Felizmente nas figuras eles são feitos de material maleável e por isso menos propensos à quebra.



A modelagem das pulseiras é parecida uma com a outra, mas mais uma vez o esquema de cores é invertido.


As Suite Precure são um dos poucos times que não carregam o item de transformação em uma pochete, mas no peito. O Cure Module é modelado e pintado com precisão. Diferente do desenho, ele não é removível para se tornar uma ocarina.


Ambas possuem um laço de fita na nuca. Mais uma vez, Kanade tem pintura acetinada.

Hibiki fica com o ventre de fora, quase mostrando o umbigo. Isso também é representado na figura.


As saias, cheias de babados, que se tornaram um pesadelo para os animadores. Essa foi a primeira vez que Takahashi trabalhou em um desenho para meninas e admite que acabou exagerando. Em Doki Doki! Precure isso foi mais suavizado.


Hibiki usa botas com meiões, enquanto Kanade usa botas de cano longo, com cadarços e enfeites. A "língua" também é representada.


Hibiki também tem os enfeites e é possível notar a "língua" do sapato nela também.



As botas de cano longo de Kanade. Ambas usam salto alto, mas Hibiki é um pouco mais estável.


3.Articulações

O pescoço se move bem, mas nada de especial.

Os rabos de cavalo de Melody são articulados na base, o que é bem útil para poses mais ativas. Também é bom para controlar o centro de gravidade e com isso a figura consegue ficar de pé sem o uso de suportes.

Rhythm também tem uma articulação na base do rabo de cavalo. Mas o peso impede que ele seja usado como o de Melody.

Os movimentos dos ombros de Melody são bem limitados. No meu exemplar, a articulação é bem dura e precisei usar um pouco de spray de silicone para mover com segurança.


Os babados dos ombros são feitos de material maleável, mas ainda assim eles interferem em muito no movimento e não é possível fazer Hibiki cruzar os braços, com ela faz frequentemente no desenho.

Por outro lado, Rhythm tem mais liberdade de movimentos. Mas no meu exemplar, a articulação giratória é um pouco dura.


Fechamento máximo do cotovelo. No meu exemplar da Melody, a articulação se abre constantemente.


Movimentação dos pulsos. Nada muito excepcional.


Movimento do torso, que não consegue se inclinar para os lados. Quase todos os movimentos dependem da cintura.


A abertura das pernas é bem prejudicada pela saia.


Os joelhos se dobram até o ângulo da foto. No meu exemplar da Melody eles são bem frouxos.


Existe uma articulação no tornozelo, mas ela não é muito funcional.

4. Acessórios


Está incluída esta peça para ser trocada pela articulação do pescoço. Com isso, a cabeça não ficaria pendendo, mas em ambos os modelos a articulação é bem forte.


As mãos intercambiáveis. No sentido do texto, as de Melody e as de Rhythm. São quase as mesmas mãos em ambas, mas existem algumas para representar a pose depois da transformação.


O Miracle Berthier (Melody) e o Phantastic Berthier (Rhythm), os bastões mágicos das Precure, que elas conseguem quando seu desejo de salvar as pessoas se mostra forte.

A modelagem é bem caprichada e detalhada. Nas pontas estão as Fairy Tones Dolly (rosa) e Milly (laranja). Não estão incluídas as versões "fadinha".



O Phantastic Berthier tem um formato bem característico. Nas pontas estão Relly (branco) e Fally (amarelo). Cada Fairy Tone tem seu nome baseado em notas musicais.

Os Berthiers podem ser desmontados como acima.

Estão incluídas estas peças sem conectores para representar o modo "Separation". O Miracle Berthier se torna um par de chocalhos e o Phantastic um par de sinos.


Também é possível trocar as peças e com isso representar o modo Cross Rod.


Estão incluídas bases com suporte com o símbolo das Suite Precure e os nomes das Cures em letras góticas.


Com Hibiki está incluída a gatinha mascote Hummy, que é a Cantora de Majorland. Como dá para imaginar, ela é bem "boba alegre" e nada consegue abalar seu humor. Ela também acredita firmemente na amizade e sonha em um dia fazer as pazes com Seiren, o que às vezes é aproveitado pela vilã. Mas mesmo assim, Hummy nunca esmorece e faz de tudo para trazer de volta aquela que ela considera como amiga. Por ser uma gata(?), costuma terminar suas frases com "-nya".

Apesar de tudo, ela não é totalmente boba e arma vários estratagemas para reforçar a amizade de Hibiki e Kanade.

A modelagem é muito bem feitinha e com todos os detalhes tampografados.

O broche da coleira tem pintura metálica.

Nas costas o símbolo de Majorland. A cauda não se move.

O pescoço é preso por uma conexão esférica e por isso pode se mover.


Hummy foi interpretada por Kotono Mitsuishi, que foi Usagi Tsukino, a Sailor Moon. Interessante que as duas têm personalidades bem parecidas. Na hora de cantar, Hummy é interpretada por Remi, cantora profissional que já participou de vários desenhos animados.


Quem diria que Kotono Mitsuishi se tornaria mascote e ainda por cima gato? O que será que a Luna pensaria disso?

5. Ação

- Let´s Play! Precure Modulation!
As duas precisam estar em perfeita harmonia para poderem se transformar.

A cena de transformação é um pouco difícil de se fazer.

- Eu dedilho a canção do Ímpeto!

- CURE MELODY!

- Eu dedilho a canção da Tranquilidade!

- CURE RHYTHM!
Curiosidade: No episódio 209 de Gintama, Kyubei Yagyu faz uma referência a essa frase de apresentação... e mais uma vez sem um motivo aparente.



- Que a Sinfonia de nós duas chegue a todos!


- SUITE PRECURE!!!


Melody e Rhythm usam várias combinações de ataque. Mas para isso, é preciso que o Poder Harmônico das duas esteja em perfeita sintonia.
(E é uma pena que as articulações sejam tão limitadas)


O problema é que Hibiki e Kanade acabam brigando pelos motivos mais banais.


Mesmo assim, as duas sempre reatam. A amizade delas é verdadeira (às vezes com um empurãozinho da Hummy).

- PRECURE! PASSIONATO HARMONY!!!

Esse é o golpe especial no começo para purificar os monstros Negatone. É preciso que as duas estejam juntas para que ele seja usado e ainda por cima, mais uma vez depende da sincronia do Poder Harmônico.


- Vamos tocar a Melodia do Milagre! MIRACLE BERTHIER!
O desejo de Hibiki de ajudar as pessoas faz com que ela consiga este bastão mágico.

- Venha, ,Milly!
A Fairy Tone se instala na ponta do bastão.


- Vamos tocar o Fantástico Ritmo! PHANTASTIC BERTHIER!!!
Kanade consegue seu bastão muito depois de Hibiki. Até lá, ela se sente inferiorizada, pois depende de Hibiki para lutar e derrotar os inimigos.

- Venha, Fally!


- Corra! Anel do Tom!

- PRECURE! MUSIC RONDO!!!


- No 3! 1! 2! 3!


- FINALE!!!
Na verdade, esse golpe pode ser usado pelas Cures mesmo quando elas estão afastadas uma da outra.

Curiosidade: o golpe acabou sendo mostrado pela primeira vez no especial de cinema Precure All Stars DX 3, antes da série de TV. É porque isso aconteceria no episódio 6, que acabou adiado devido ao Grande Terremoto de 2011 e só foi exibido depois da estréia do filme.


- MIRACLE BERTHIER!
- PHANTASTIC BERTHIER!
- SEPARATION!!!
Hibiki e Kanade mais tarde aprendem a usar esse outro modo de seus bastões.



- A Milagrosa Sessão de Melodia efervescente!



- PRECURE! MIRACLE HEART ARPEGGIO!!!



- A Fantástica Sessão do Ritmo empolgante!


- PRECURE! PHANTASTIC PIACERE!!!
Esses golpes também podem ser usados pelas Cures sozinhas e com isso elas não ficam mais em desvantagem por ter de depender uma da outra. Mas surgem inimigos mais poderosos...




- Unindo os dois tons em uma única força!





- Vamos tocar a Melodia do Milagre! MIRACLE BERTHIER! CROSS ROD!!!


- Vamos tocar o Fantástico Ritmo! PHANTASTIC BERTHIER! CROSS ROD!!!


- Corra! Anel do Tom!



- PRECURE! MUSIC RONDO!


- SUPER QUARTET!!!
Isso já é uma arma de destruição em massa!


- FINALE!
Elas aprendem essa técnica quando uma passa um dia na casa da outra e com isso reforçar o sentimento de amizade. Esse jeito de usar os itens para mostrar o desenvolvimento das duas foi algo bem pensado. E com isso eles se tornam um elemento indispensável na série.

- MOON PRINCESS MUSIC RONDO!!!
Golpe Combinado com a Sailor Moon (imaginário).


 - No 3! 1! 2! 3!


- FINALE!!!


Sailor Moon La Vendetta...?
- Então é isso aí, pessoal! Vou me juntar as Suite Precure! A mascote delas é muito mais animada e tem uma voz maravilhosa!
- (Xi! Será que a Hibiki e a Kanade seguram as pontas?)


Nana Mizuki e Ami Koshimizu. Agora só falta mais uma.

E esta foi a apresentação das versões S.H. Figuarts da Cure Melody e da Cure Rhythm, feitas pela Bandai. Apesar de serem itens de venda exclusiva, a qualidade não é algo muito digno de nota. De fato, existem várias falhas de projeto e de controle de qualidade. Hibiki/Melody em especial sofreu bastante com isso, o que é uma pena. Abandonaram as articulações extensíveis das coxas, o que resolveria o problema da limitação por causa da saia. A troca das mãos é um pouco dura e o conector do pulso é bem pequeno e consequentemente frágil, o que requer extremo cuidado. Por outro lado, se esforçaram na modelagem das roupas e do cabelo, sendo que as Heroínas estão bem representadas nesse quesito. Os Berthiers podem assumir as mesmas formas do desenho e com isso é possível recriar as cenas dos golpes especiais. Só o sistema de articulações precisava ser capaz de fazer tudo isso. No total só posso recomendar para quem for fã do desenho, mas por pura falta de opções. O fato de ser exclusivo também não ajuda.




Suite Precure foi exibido na mesma época de Puella Magi Madoka Magica. Por isso, foram feitos vários comentários sobre a semelhança física entre Hummy e o Kyubey. Chegou-se até a especular que Hummy seria um ser como ele, mas com o tempo ela provou sua inocência.

- Sinto muito, mas só tem lugar para um Kyubey aqui.
- Não dá para entender...

4 comentários:

  1. Belíssimo review!

    Então é daí que vem essa frase da Koshimizu! Lembro que você citou uma vez mas eu não sabia de onde era hehehe. Bom, interpretar garotas duronas é um dos pontos fortes dela, então já imagino que se encaixa perfeitamente (recentemente ela fez uma em Kyoukai no Rinne que foi muito engraçada)!

    Pelo visto a interação entre as personagens é o ponto forte dessa série. Interessante que até pelas transformações já dá pra ver a diferença de personalidade entre elas. Enquanto a Hibiki é mais ousada com barriguinha de fora e meias 7/8, a Kanade é mais recatada e ainda veste branco para mostrar mais sua pureza.
    O episódio 209 de Gintama é o do filme falso hehehe. Agora deu vontade de reassistir pra ver essa cena da Kyubei que não me lembro.

    As figuras são muito bonitas, gostei dos designs das personagens. É uma pena que elas têm essas limitações por causa das saias. Ainda bem que você consegue contornar isso com criatividade. As fotos com os efeitos devem ter dado um trabalhão, mas ficaram muito bem feitas.

    Coitada da Hummy, ser comparada logo com o Kyubey. Ainda bem que ela conseguiu se safar dessa hehehe.
    Então a Kanade resolveu assumir sua identidade como "um" samurai do clã Yagyu? Opa, mas então... ela... pode estar apaixonada pela Hibiki?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Hibiki é durona, mas teve uma vez que a Kanade mexeu com uma ferida profunda dela que a deixou bem magoada. Só que quando se trata de um inimigo, ela não deixa barato!

      Eu fui ver esse episódio quando fiz a matéria e morri de rir com o Madao cantando. E não consigo engolir que aquele filme era falso! A qualidade era tão boa que pensei que tivesse sido assim mesmo! E de fato tudo começou na casa do Shoyo...

      Fazer essas fotos com efeito deu bastante trabalho mesmo. Fiquei o fim de semana inteiro para fazer e por isso nem deu para visitar o seu Blog. Quando terminei era quase meia-noite de domingo para segunda. Quando é Precure, acabo exagerando.. Senti que queimei parte da minha vida nessa, tanto que achei que não ia ter forças para fazer uma matéria para a próxima semana. Mas já tive uma ideia.

      Já chegaram a dizer que se trocassem a Hummy pelo Kyubey e vice-versa ninguém ia notar. E ela foi mal vista por um bom tempo até provar que não tem nada a ver com os Incubators.

      Pior que a Hibiki e a Kanade são considerados pelos fãs como o casal lésbico mais quente da franquia (ignorando o rolo da Kanade com o Ouji). Se bem que é inegável que em muitas ocasiões elas se parecem mais com um casal do que com duas amigas. Hibiki é o marido meio largadão e Kanade é a esposa mais certinha. Ou seja, é exatamente como você notou nas roupas delas.

      Excluir
  2. Nobre Usys! Esta seria mais uma apresentação que eu me enganaria facilmente chamando de fofinha! Mas é bacana uma série com meninas ter uma história bem desenvolvida. Difícil é explicar para os amigos que nos virem assistindo! Hehehehe!

    As articulações lembram bastante as das figuras da Figma, dessas que parecem "rodinhas". Pelo que vi, as pernas já estão no novo padrão (recentemente adquiri o Body Chan da SHF). Estão muito legais.

    E a parte da ação, bem animada e colorida! Como eu gostaria de estar rico agora (hehehe) - porque eu sou um dos marmanjos que assistiu Sailor Moon! Essas eu ainda não conheço. Até mais, nobre Usys!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Precure é uma série que sabe ser fofinha, mas também sabe ser dura. Teve uma vez que eu estava internado e estava vendo um vídeo da série. O enfermeiro me perguntou o que era aquilo e contei que era um desenho voltado para meninas no Jardim da Infância no Japão. Ele viu e comentou que o pessoal do Japão pega pesado, porque parecia Dragon Ball Z.

      Ah, essas protoformas vão ser bem úteis para você, que gosta de desenhar. De fato, a intenção da Bandai era essa mesmo: a de criar material de apoio para desenhistas. Tenho certeza de que você vai fazer bom uso delas.

      Deu bastante trabalho fazer as fotos de ação. Criar os fundos foi dureza e alguns efeitos eu bolei na hora. Fiquei exausto quando terminei, mas me senti realizado. Senti que dei tudo de mim. Só lamentei não poder ter ido visitar seu Blog nesse período...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html