domingo, 22 de maio de 2016

Super Robot Chogokin Shin Getter 1 + Dynamic Option Parts Set

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Super Robot Chogokin do Shin Getter 1 e do conjunto de peças opcionais Dynamic Option Parts Set, feitos pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação
6. Dynamic Option Parts Set
7. Ação (2)


1. Informações



O Shin Getter Robo surgiu pela primeira vez na série em quadrinhos Getter Robo Go, de Go Nagai e Ken Ishikawa.

Há milhões de anos, a Terra era dominada pelo Império Dinossauro, composto por seres inteligentes que evoluíram dos répteis. Mas um dia, surgiu uma energia espacial, os Raios Getter, que destruiu os dinossauros e fez os símios do planeta Terra evoluírem, assumindo a forma humana. Remanescentes do Império Dinossauro, incluindo o Imperador Gol, fugiram para o subterrâneo e esperaram por um dia em que eles pudessem se reerguer.

Eles então ressurgiram nos dias atuais, mas foram detidos por um robô movido a energia Getter, o Getter Robo, composto por três naves que se combinavam em três formas diferentes, cada uma especializada em combate no ar, em terra e na água. Mais tarde surgiu um novo inimigo, o Império dos Demônios, mas eles também foram destruídos por uma versão mais poderosa do robô, o Getter Robo G.

Os anos se passaram e foi construída uma nova unidade, capaz de canalizar totalmente os Raios Getter e usá-los como energia. Esse seria o "Verdadeiro Getter Robo", o Shin Getter (daí o 真, Shin, "verdadeiro"). E mais tarde se descobre a verdade sobre os Raios Getter. Que se trata de uma energia divina com consciência e vontade próprias e que operou a própria Criação do Universo. E mexer com ela pode ser extremamente perigoso...


O Shin Getter foi trazido mais tarde para as séries Super Robot Wars, a partir do IV para o Super Famicom. Nessa hora, Ishikawa fez o desenho completo do Shin Getter 2, que havia aparecido apenas como a parte superior do corpo "brotando" do Shin Getter 1, e do Shin Getter 3, que não apareceu na história em quadrinhos. O Shin Getter causou bastante repercussão ao mostrar um robô clássico totalmente reforçado e remodelado e isso levou mais tarde à criação do Mazinkaiser.

Existem várias versões de sua criação em cada série de jogos. Na série clássica e em F, o robô teria se originado de um acidente durante uma pesquisa em que o primeiro Getter Robo é exposto a uma grande quantidade de radiação Getter. Nas séries Alpha, ele teria sido feito para ser uma unidade superior ao Getter Robo G. Em qualquer versão, o Shin Getter tem uma força de ataque extremamente alta, o que muitas vezes é a chave da vitória.

Trívia: É possível terminar a última fase do IV do Super Famicom usando-se apenas o Shin Getter e o Com Battler V, com um truque bem sujo (mas sem usar algum tipo de código de trapaça)... Esse truque não funciona na versão do Play Station.

Mais tarde foram feitas duas séries em vídeo, mas com histórias e cronologias totalmente diferentes. A primeira foi 真ゲッターロボ!!世界最後の日 (Shin GETTER ROBO!! Sekai Saigo no Hi, "O Último Dia da Terra"), trazido para o ocidente como Getter Robo Armageddon, em 1998, com 13 episódios. A outra foi 真ゲッターロボ対ネオゲッターロボ (Shin GETTER ROBO Tai NEO GETTER ROBO), em 2000, com apenas quatro episódios.

O conteúdo da caixa. Assim como o Mazinkaiser, vem com poucos acessórios, mas o volume compensa tudo.


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. A figura é volumosa, mostrando bem que se trata de uma versão evoluída do clássico Getter 1. A forma quase demoníaca é bem elegante. O visual é o do primeiro OVA.

Close da cabeça. Guarda certa semelhança com o Getter 1, mas com uma aparência mais agressiva e com pupilas nos olhos. A pintura e a modelagem são precisas.

No peito são usadas partes feitas de material transparente, muito bonito.

A protuberância das costas, de onde brotam as Getter Battle Wings.

Detalhe da peça do ombro, de onde sai o Getter Tomahawk, a arma mais emblemática do Getter Robo.

As ombreiras são enormes, com pintura metálica. À primeira vista, elas parece interferir nos movimentos, mas foram tomadas medidas para reduzir isso.

Os braços possuem detalhes em verde metálico. Chamam a atenção as Getter Razors, lâminas afiadíssimas que cortam qualquer inimigo. Mas no modelo elas são feitas de material rígido e frágil.


E por todo o corpo existem também detalhes em verde com pintura metálica.


As pernas são tubulares como o Getter 1, mas existem vários moldes para que o desenho não seja simples. Aqui também são usadas peças em material transparente.


3. Articulações


O pescoço se move bem.

Existe uma extensão que permite que o pescoço se curve bem para a frente.


Os ombros possuem articulações extensíveis, o que compensa o formato das enormes ombreiras.

E existe um outro mecanismo, semelhante ao do Mazinkaiser.

Com isso, é possível flexionar bem o ombro e até encostar o cotovelo no peito.

A parte mostrada na foto fica presa a uma conexão esférica, dando mais flexibilidade ainda ao braço.

O cotovelo tem duas articulações, sendo que uma é em catraca, o que segura bem as poses.

Assim como em outras linhas o pulso não se move muito. As peças do pulso podem ser giradas.

Existe uma articulação extensível na cintura.

Com isso, o tronco consegue se flexionar bem.

As coxas podem ser extendidas e têm uma boa abertura.

A conexão da articulação da virilha com a coxa é esférica e por isso pode ser movida em várias direções.

Os joelhos possuem articulação em catraca e podem ser bem fechados.


Os tornozelos são extensíveis, o que dá bastante estabilidade à figura, mantendo uma boa área de contato com o solo.

4. Acessórios

O modelo vem com um par de mãos abertas e outro para segurar objetos. Por alguma razão está incluída só uma mão direita aberta com os dedos extendidos.

Para completar o modelo é preciso instalar as Getter Razors. Existe uma ordem para colocar: primeiro a parte que tem um "gancho" e depois é encaixar o resto no braço. No meu exemplar a Getter Razor do braço esquerdo escapa com facilidade.

Esta peça representa o disparador do Getter Beam, um dos ataques do Shin Getter.

Ela é instalada como na foto, trocando a placa ventral.


Fica assim. É usada pintura metálica no emissor.


Uma coisa interessante é que deixaram as mensagens de Copyright e fabricação na parte de dentro da placa intercambiável. Essa foi bem pensada.

Com arma está incluída esta foice, a Getter Scyhte, usada na OVA Change Getter Robo.

Os adornos são bem feitos, com a ponta parecendo metal torcido.

A lâmina é enorme e a ponta é afiada.


A outra ponta também se parece com um parafuso.

Pode-se remover tanto a ponta do cabo quanto a parte de cima da foice.

Com isso ela pose ser colocada na mão de segurar objetos.


A peça com as Getter Battle Wings é instalada nas costas. O conector é igual ao do Kaiser Scrander do Mazinkaiser. E isso é intencional.

Com as asas instaladas, ficaria assim. Este seria o modo de vôo do robô.

As asas são presas por articulações esféricas, com grande liberdade de movimentos.

Elas podem ser desconectadas da unidade sem grandes problemas. No meu exemplar a asa esquerda não fica muito bem presa e escapa com facilidade.

As asas possuem uma curvatura na parte de dentro, sendo côncavas ou convexas de acordo com o lado.

O braço é removível, assim como o anel do antebraço, que tem um lado certo para ser colocado. Isso também é intencional.

Está incluída esta peça, que serve para conectar o modelo a uma base com suporte.

O jeito de instalar é igual ao de outros modelos da linha.

Com isso é possível representar o Shin Getter voando, mas mais uma vez é preciso uma Soul Stage for Mechanics, devido ao peso do modelo.

5. Ação


- GETTER 1!!!

As Getter Razors não são meros adornos. Elas são lâminas afiadíssimas, que rasgam os oponentes do Getter.

As Getter Battle Wings permitem que ele voe.

Elas também são lâminas afiadas e ao girar seu corpo, o Shin Getter se torna um furacão cortante.

- GETTEEER BEEEEAAAM!!!
O Getter Beam consegue abrir um buraco em uma montanha. Ele também pode ser disparado da joia da cabeça ou do peito. A cor muda de acordo com o local de onde é disparado (ou com o humor do colorista do desenho).

Usando-se o sistema de partes intercambiáveis, é possível representar o Shin Getter em uma situação de aperto.

- GETTEEEER SHIIIINE!!!

- SHIN! SHINE SPAAAAARK!!!
Assim como o Getter Dragon, o Shin Getter consegue se envolver em pura energia Getter e avançar no inimigo, atravessando-o. Nessa hora, o Shin Getter se move a velocidade sub-luz, mas em sua potência máxima, o robô alcança até mesmo a velocidade super-luz(!).

A Getter Scythe é bem ágil e elegante, mas para mim causa estranheza...


6. Dynamic Option Parts Set


É aqui que entra o conjunto Dynamic Option Parts Set, que vem com várias armas, acessórios e peças de efeito para o Shin Getter e o Mazinkaiser.

O conjunto esteve à venda exclusivamente na loja virtual da Bandai, por tempo limitado.

Um dos acessórios incluído é o Getter Tomahawk, um gigantesco machado que é um dos sinônimos do Getter Robo.

- GETTER TOMAHAWWWWWK!!!
Agora sim! A primeira arma que me vem à cabeça quando falam do Getter é o machado! A foice é bonita, mas para mim o Getter não pode ficar sem o Tomahawk.

O Tomahawk nem precisa de peças extras para ficar bonito em um ângulo de perspectiva.

- TOMAHAWK BOOMERANG!!!
Minhas armas favoritas são o machado e o bumerangue. O que dizer de uma arma que combina os dois?

A ponta pode ser trocada por outra para formar uma foice dupla, parecida com o Double Haken do Grendizer.

Bonita e parece ágil, mas para mim tem que ser o Tomahawk mesmo.

Estas peças servem para representar um dos golpes mais poderosos do Shin Getter, o Stoner Sunshine.

A peça que representa a bola de energia. De lado se parece com uma castanha...

Primeiro é preciso instalar esta peça nesta mão.

Depois é instalar o pino na peça de efeito.

- STONEEEER! SUUUUN! SHIIIIINE!!!
O golpe tem poder para destruir uma cidade inteira. Mas também possui propriedades purificativas e foi usado para salvar Toji Suzuhara, quando sua unidade EVA foi tomada por Bardiel em Super Robot Wars Alpha.

Para quem quer ter menos trabalho, basta instalar as peças com conectores em apenas uma das mãos. Depois é ajustar a mão de baixo para segurar a peça de efeito.


Estão incluídas mãos dessas para o Mazinkaiser também. Que eu saiba, o Kaiser Nova não é assim...

Estas são peças de efeito para o Turbo Smasher Punch.


Enquanto as peças de efeito do Rocket Punch eram mais lisas, estas têm o formato de furacões. E como elas são pesadas, existem conectores para bases com suporte na parte de baixo.

A conexão é a feita do mesmo jeito das peças do Rocket Punch.


Fica assim. Com isso a sensação de empuxe é muito maior que com as peças que vem com outros Mazingers.

Uma peça pode ser conectada a outra, para fazer uma maior.

Fica assim, enormemente longa.


Comparação com a peça de efeito do Rocket Punch.


Elas podem ser conectadas no Shin Getter também, embora ele não tenha uma arma dessas. Mas no antigo brinquedo Chogokin, o Getter 1 tinha um dispositivo de disparo do braço, que era moda na época.

As espadas menores, que o Kaiser tira dos ombros. O nome seria Kaiser Blades, como na espada maior, mas para diferenciar chamo de Shoulder Slicers mesmo.

Os cabos podem ser desmontados exatamente nos mesmos lugares da Kaiser Blade.





Elas foram usadas na luta contra o Grande General das Trevas, mas no fim o Kaiser mostrou que é melhor lutando só com as mãos mesmo.


Comparação com as Kaiser Blades. Aproveito e mostro a Mazinger Blade também.

Estas peças servem para brincar um pouco.

Como dá para ver, elas possuem os mesmos conectores das costas do Shin Getter e do Mazinkaiser.

É possível instalar as asas nos conectores delas e depois colocar nas costas do robô.

Com isso é possível fazer a brincadeira do ぼくのかんがえたさいきょうのスーパーロボット (Boku no kangaeta saikyou no SUPER ROBOT, algo como "O Super Robô mais forte que eu imaginei"), comum em revistas para crianças no Japão. Um exemplo é esse "Shin Getter Kaiser".


Outro exemplo é esse "Shin Gren Mazinkaiser". Os conectores dos braços também são do mesmo tamanho. Trata-se do sistema Cross Over Joint, na qual é possível combinar partes de figuras da mesma linha.

7. Ação (2)

- STONER SUN SHINE SPARK!!!
Em Super Robot Wars A, o Shin Getter 1 e o Getter Dragon podiam usar esse golpe combinado.

- FINAL DYNAMIC SPECIAL!!!
Golpe combinado com todos os robôs da Dynamic Pro.

Meus robôs favoritos. Pena que é difícil reunir todos no mesmo Super Robot Wars. Só tem Super Robots porque na verdade eu não curto muito Gundam. Até gosto, mas não tanto quanto Getter ou Mazinger.

E esta foi a apresentação da versão Super Robot Chogokin do Shin Getter 1 e do conjunto Dynamic Option Parts Set, feitas pela Bandai. O Shin Getter ficou muito bom, com sistemas de articulação que compensam as limitações que poderiam ocorrer devido ao design. Com isso, ele consegue se mover mais do que se pode imaginar. Só que no meu exemplar, tudo na metade esquerda do modelo (asa, Getter Razor, coxa...) ficou frouxo, o que é bem curioso. Mas o que me deixou bem chateado é não terem incluído o Getter Tomahawk desde o início, já que essa é a arma mais icônica do Getter Robo. Ao invés disso, incluíram a foice e colocaram o machado no conjunto de opcionais, de venda limitada, quando o certo deveria ser o contrário.

O conjunto por outro lado é bem interessante por incluir peças para brincar com o sistema Cross Over Joint, sendo possível criar várias configurações do Mazinger e do Getter. Eu mesmo não tenho muito uso, mas pelo menos a peça com conectores para asas pôde substituir a original do Shin Getter, cujo conector para a asa esquerda era frouxo. As armas do conjunto são boas, mas podiam ter incluído também o Getter Blast Cannon para ficar completo.

O modelo e o conjunto têm vários problemas, mas no total gostei muito. E finalmente pude reunir as versões mais poderosas e modernizadas de dois robôs que fizeram parte de minha infância.

8 comentários:

  1. Fala, Usys! Essas modernizações são interessantes, pois atualizam um tipo de robô de batalha anterior a Gundam. Também não me interesso muito por Gundam ou pelos robôs mais realistas em tramas rebuscadas e pretensamente politizadas de Yoshiyuki Tomino. Mesmo sendo em geral mais fantasiosos e simplistas, os robôs de Go Nagai me atraem mais.

    O Getter Robo eu li uma versão dos anos 90 (acho) traduzida para o inglês, intitulada Venger Robo. É bacana, tem aquela pegada retrô e é bem violento, mas só consegui os primeiros números.

    Um sonho de adolescência era ter um Pirata do Espaço. Mas como é considerado uma obra menor da Dynamic Pro, acho que não teve action figure. Ou teve?

    De qualquer forma, mais um post bem rico de informações. Muito bom!

    Abraço!

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    1. Obrigado, Nagado!

      Às vezes até me sinto desqualificado por não ser fã de Gundam e por isso é bom ver que não estou sozinho nesta. Tenho pouco conhecimento dessa franquia, sendo que muito foi adquirido em Super Robot Wars. Mas prefiro as máquinas de Go Nagai, Ken Ishikawa mesmo, embora as das séries de Tadao Nagahama também me fascinem.

      Ah, o Venger Robo! Essa era justamente a versão em inglês do Getter Robo Go, em que o Shin Getter aparece pela primeira vez, mas só lá no final. Pena que parece que durou pouco no ocidente (só uns sete números).

      Existe um modelo do Pirata do Espaço, sim! Saiu em 2008 pela linha GN-U da Yamato. Ele era articulado, se transformava e vinha com os mini-veículos direitinho. Tinha até o Torpedo Voador! Eu vi vendendo em uma loja de importados aqui no Brasil, mas era bem caro e usava as cores do mangá e por isso acabei não comprando...

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    2. Pois é, eu vi Gundam F91 (até tenho um livro de ilustrações do longa), alguns do 0083 e uns aleatórios aqui e ali, incluindo o original. Tem coisa finíssima, boa mesmo, mas não é do meu gosto. Yoshiyuki Tomino não é dos criadores que mais aprecio, mas reconheço seu valor e tenho uma entrevista bem legal com ele em um livro em inglês. Já na parte musical, aí tem muita coisa de Gundam que me agrada.

      O Venger Robo eu preciso encontrar no meio da minha (sempre crescente) bagunça e ler de novo. E depois procurar de onde parei, que deve ter pelo menos pra ler na web.

      O Pirata do Espaço eu só conheço mesmo pela série. Não cheguei a ver o mangá e não sabia que as cores eram diferentes, que estranho. Lembro que na época que passava, um amigo que conhecia Go Nagai pelo Mazinger dizia que alguns inimigos do Império Gailar eram o estilo do Go Nagai, mas eu não conhecia nada disso na época.

      A cultura pop japonesa é absurdamente abrangente e repleta de nichos. Eu pouco sei de Gundam e de um monte de coisas que a molecada conhece de cor e salteado, então não me preocupo. Vou atrás do que gosto mesmo. Por outro lado, conheço gente que respira cultura pop japonesa mas nada sabe de tokusatsu ou de kayoukyoku, o gênero que antecedeu o J-pop, ficando restrito a mangá, animê, anisongs, doramas e games. E mesmo cada item desses é absurdamente abrangente. Como diz um amigo, a vida é muito curta pra perder tempo com música, gibi e desenho que não interessam pra gente.

      Abraço!

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    3. Yoshiyuki Tomino contribuiu em muito para o anime. E admiro também sua vitalidade, sua vontade de estar sempre presente e de visar o alto. Mas de fato não faz muito o meu estilo, embora tenha gostado de Daitan 3.

      Puxa! Se conseguir encontrar o Venger Robo será que rola uma matéria? Sempre quis saber como tinha ficado a versão em mangá. Até via uns capítulos do anime de Getter Robo Go em VHSs da Liberdade e gostava bastante. Os vilões eram bem bizarros... Na minha opinião, o Império Gailar era o mais "normal" entre os vilões da Dynamic Productions.

      Realmente explorar toda a cultura pop japonesa requer tempo e energia. E o seu amigo está certo! O melhor é focar no que se gosta e deixar o resto para depois. Mesmo assim é gostoso explorar e descobrir coisas novas... ou antigas e que são boas, como o Kayoukyoku e o Folk, que são gêneros musicais muito bonitos, mas têm pouca projeção neste lado do mundo. Sinto que parte da "missão" (ou melhor, do "hobby") é essa: descobrir coisas boas, mas que são desconhecidas por aqui e divulgá-las.

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  2. Show de review!

    Esse é mais um robô de muita presença, e pela história dá pra perceber que é bem poderoso! O cara tem a ver com a energia da criação do universo, que nem o Sakamoto hehehe!

    A figura tá show demais, bem interessante ele ter pupilas nos olhos, dá um aspecto bem diferente. Outra coisa interessante é que os acessórios não são muitos, mas chamam tanta atenção que na foto com o conteúdo da caixa é como se tivesse muita coisa.

    Acho que as coisas mais legais de robôs vem do exagero mesmo hehehe. Foices gigantes, machados gigantes, espadas gigantes, bem nesse estilo "O Super Robô mais forte que eu imaginei" mesmo.
    E essa caixa de acessórios é praticamente uma caixa de doces! Maravilha! Muita coisa legal, muita mesmo! Só esse Rocket Punch aí já vale por várias figuras, é um dos efeitos mais legais que já vi!

    A foto com a energia circulando pelas partes transparentes ficou muito realista. Fiquei um tempão admirando.

    Rapaz, eu só consigo imaginar a quantas galáxias de distância o Kyubey seria jogado se levasse um Rocket Punch desses na fuça hahahaha!

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    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que eu sinto que o Sakamoto é uma manifestação dos Raios Getter. Afinal, ele está fazendo o Yoshinobu evoluir.

      Super Robot tem que ser brutal! Não tem outro jeito. O Getter Tomahawk é tudo de bom e fiquei um tempão brincando com ele! Essas armas gigantes e o volume do próprio robô são os grandes atrativos desse tipo de máquina. E esse conjunto é muito legal. Estou pensando em outras maneiras de usar o efeito do Turbo Smasher Punch.

      Os efeitos deram bastante trabalho, mas eu tinha que fazer porque o Shine Spark é um dos meus golpes favoritos. Pior que tem fotos promocionais do modelo feitas pela Bandai que mostram esses efeitos de luz. Ficou tão perfeito que parece que a figura tem LEDs implantados. Um monte de gente comprou achando que tinha light-up, mas não viu a letra miúda dizendo que era "Foto meramente ilustrativa"...

      Um Stoner Sunshine bem posicionado no planeta dos Incubators resolveria boa parte dos problemas do universo. Hi hi hi!

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  3. Figura muito bacana. E uma coisa é certa, como esse aí é daqueles que você disse ser o pioneiro de robôs gigantes tripulados, eu preciso ver! A história é bastante envolvente. Sakamoto realmente deve ter participado dessa criação aí!

    Gostei da preocupação em deixar os movimentos dos membros livres, coisa que não aconteceu com nossos queridos Jaspion, Robô Rider e Mirai Trunks da S.H. Figuarts.

    Como fico muito preso às notícias dos Cloth Myth e S.H. Figuarts de animes conhecidos por aqui, eu não fazia ideia que tinha efeitos exclusivos para essas figuras! Rapaz, esses redemoinhos para encaixar os punhos são maneiraços!

    E por fim, minha parte favorita dos reviews: Ação. Acho muito bacana a maneira de como a figura fica com outras da mesma escala ou série da qual faz parte. Até mais, nobre Usys!

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    1. Obrigado, Adelmo!

      Esse já foi o precursor dos heróis com várias formas. Além dessa, ele tem uma forma "velocidade" (Getter 2) e outra "força" (Getter 3). Existem dois desenhos do Shin Getter. Se o seu negócio for ação sem grandes complicações o melhor é aquele com o Neo Getter. O Armageddon é um pouco mais complexo e sombrio.

      Como se trata de um robô, eles podem colocar vários tipos de articulação que não fica estranha. Mas bem que podiam colocar as extensíveis nos ombros para todas essas figuras. Funciona bem nas figmas da Miku e da Card Captor Sakura...

      Essas fotos reunindo pessoal dão trabalho de fazer, mas é sempre gostoso de ver. Na verdade, eu via bastante em revistas de Hobby japonesas, algumas até com dicas de como fazer. E agora consegui montar a minha própria e com isso realizar uma antiga ambição!

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Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

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