Saudações.
Desta vez vou falar da versão Transformers Legends do Weirdwolf, de Transformers The Headmasters, feita pela Takara Tomy.
1. Informações
Desta vez vou falar da versão Transformers Legends do Weirdwolf, de Transformers The Headmasters, feita pela Takara Tomy.
1. Informações
7. Ação
1. Informações
Weirdwolf tem conceitos totalmente diferentes em cada versão. Na americana, ele tem estranhas manias como falar sozinho e de forma embaralhada (ex: "Os Autobots eu destruirei" ao invés de "Eu destruirei os Autobots"). E ainda, ele faz poemas de gosto bastante duvidoso. Ou seja, ele seria bem estranho, esquisito, daí o "weird" do seu nome. Sua função é a de rastreador, mas seus sensores olfativos não tão precisos quanto os de um colega Headmaster, Fangry, sendo que uma vez ele foi preterido ao perder a trilha de Autobos que fugiam no planeta Klo.
Na versão japonesa, Weirdwolf tem um posto melhor, o de Comandante de Operações e é o líder dos Headmaster Decepticons (chamados de Crazytrons), tendo um papel muito mais proeminente ao invés de ser um personagem de cenário. Ele seria o melhor assassino da galáxia, que já exterminou vários Autobots e anuncia sua chegada com um assobio. Wolf, como é chamado algumas vezes, é visto como um irmão mais velho por seus subordinados e nunca deixa de lado seu orgulho como guerreiro.
Weirdwolf foi interpretado por Katsuji Mori, que foi vários heróis nos anos 1960 a 1970, como Go Mifune em Mach GoGoGo, que se tornaria o Speed Racer no ocidente, Joe Shimamura, na primeira versão de Cyborg 009, e Ken em Gatchaman, conhecido também como G Force. E ainda, ele fez o papel de Paul McCartney na dublagem japonesa da animação Yellow Submarine, de 1968.
1. Informações
Weirdwolf tem conceitos totalmente diferentes em cada versão. Na americana, ele tem estranhas manias como falar sozinho e de forma embaralhada (ex: "Os Autobots eu destruirei" ao invés de "Eu destruirei os Autobots"). E ainda, ele faz poemas de gosto bastante duvidoso. Ou seja, ele seria bem estranho, esquisito, daí o "weird" do seu nome. Sua função é a de rastreador, mas seus sensores olfativos não tão precisos quanto os de um colega Headmaster, Fangry, sendo que uma vez ele foi preterido ao perder a trilha de Autobos que fugiam no planeta Klo.
Na versão japonesa, Weirdwolf tem um posto melhor, o de Comandante de Operações e é o líder dos Headmaster Decepticons (chamados de Crazytrons), tendo um papel muito mais proeminente ao invés de ser um personagem de cenário. Ele seria o melhor assassino da galáxia, que já exterminou vários Autobots e anuncia sua chegada com um assobio. Wolf, como é chamado algumas vezes, é visto como um irmão mais velho por seus subordinados e nunca deixa de lado seu orgulho como guerreiro.
Weirdwolf foi interpretado por Katsuji Mori, que foi vários heróis nos anos 1960 a 1970, como Go Mifune em Mach GoGoGo, que se tornaria o Speed Racer no ocidente, Joe Shimamura, na primeira versão de Cyborg 009, e Ken em Gatchaman, conhecido também como G Force. E ainda, ele fez o papel de Paul McCartney na dublagem japonesa da animação Yellow Submarine, de 1968.
Os Autobots se transformariam em veículos e os Headmasters em seus pilotos. Os Decepticons se converteriam em animais, enquanto os Headmasters seriam seus "treinadores", conforme é contado no catálogo de brinquedos da época. Admito que nunca entendi bem o sistema de Ligação Binária da continuidade americana e por isso não sei se os Decepticons ainda mantém sua personalidade de forma separada dos Headmasters, visto que eles possuem cabeças próprias mesmo sem eles, ou se os corpos são animais de fato. Aparentemente os Nebulanos controlam totalmente o corpo dos robôs, enquanto os Cybertronianos apenas são vozes interiores, dando avisos e instruções. No caso dos Decepticons é feita uma lavagem cerebral, alterando a personalidade de seus parceiros Nebulanos.
... Por estas e outras razões, uso os conceitos japoneses, que são mais fáceis de entender: um pequeno robô que se conecta a um corpo maior.
... Por estas e outras razões, uso os conceitos japoneses, que são mais fáceis de entender: um pequeno robô que se conecta a um corpo maior.
O conteúdo da caixa. É quase igual ao do Skull. É preciso primeiro instalar as peças no lobo.
2. Modo Animal
Weirdwolf, como seu nome diz, se transforma em um lobo cibernético. A configuração, com um canhão nas costas, lembra o Command Wolf, da série Zoids da mesma empresa. Mas o Weirdwolf é mais volumoso.
A cabeça do lobo é intrincada, cheia de detalhes como telas dissipadoras de calor(?) dos lados. Os olhos são feitos de material transparente.
O pescoço não tem muita liberdade de movimentos, podendo olhar levemente para os lados e girar.
A boca se abre, revelando dentes com pintura metálica. Assim como no Skullcruncher, há uma língua em material transparente.
O pescoço não tem muita liberdade de movimentos, podendo olhar levemente para os lados e girar.
A boca se abre, revelando dentes com pintura metálica. Assim como no Skullcruncher, há uma língua em material transparente.
Nos ombros(?) existem esses detalhes que lembram lançadores de mísseis.
Logo abaixo tem essa portinhola, que não se abre, mas é uma peça distinta do resto do ombro.
Os ombros são presos por uma conexão esférica, com bastante espaço na parte de dentro e por isso se movem bem.
Os ombros são presos por uma conexão esférica, com bastante espaço na parte de dentro e por isso se movem bem.
Os pés são grandes, com garras em pintura metálica.
Os pés dianteiros são presos por um pino e podem ser girados.
Os tornozelos são presos por conexões esféricas.
As coxas(?) sofrem bastante interferência e não se movem muito bem.
A abertura para os lados não é muito boa, pois a peça em forma de roda se choca com a parte de cima do corpo.
São usadas dobradiças e conexões esféricas nas articulações das pernas traseiras, que conseguem se fechar até o ponto da foto.
Os pés dianteiros são presos por um pino e podem ser girados.
Os tornozelos são presos por conexões esféricas.
As coxas(?) sofrem bastante interferência e não se movem muito bem.
A abertura para os lados não é muito boa, pois a peça em forma de roda se choca com a parte de cima do corpo.
São usadas dobradiças e conexões esféricas nas articulações das pernas traseiras, que conseguem se fechar até o ponto da foto.
Detalhe do minúsculo símbolo Decepticon tampografado do lado.
Este é um conector para bases com suporte. Só que ele fica em um lugar bem estranho...
Este é um conector para bases com suporte. Só que ele fica em um lugar bem estranho...
Detalhe da cauda, que é uma das armas do robô.
A cauda não tem articulações, se limitando a girar no eixo do conector.
A cauda não tem articulações, se limitando a girar no eixo do conector.
O canhão das costas. A parte de dentro é moldada.
O canhão é conectado por duas abas e pode ser levemente erguido.
3. Headmaster
Visão de corpo inteiro do Headmaster, Monzo. Na continuidade japonesa, ele é o próprio Weirdwolf, mas na americana, ele seria um ex-lutador profissional que se tornou dono de um clube noturno em Nebulos. Ainda, ele seria um bruto que odeia poesia e por isso teria atritos com Weirdwolf. Talvez se ele se combinasse com Skullcruncher... Na versão Titan Masters, seu nome passou a ser "Monxo", devido a problemas de registro de marcas.
Apesar de microscópico, ele tem detalhes no rosto representando olhos, nariz e boca. As articulações são iguais para todos os Headmasters.
Monzo pode ser colocado em uma cabine no dorso do lobo.
Dentro da cabine existem dois pinos que são encaixados em conectores por trás das pernas do Headmaster.
Na parte de dentro do canhão existe um espaço para um Headmaster se sentar, como se fosse uma base de artilharia.
Dentro da cabine existem dois pinos que são encaixados em conectores por trás das pernas do Headmaster.
Na parte de dentro do canhão existe um espaço para um Headmaster se sentar, como se fosse uma base de artilharia.
4. Modo Robô
Diferente do Skullcruncher, a transformação é bem intrincada.
O mecanismo usa várias dobradiças, ora para que uma parte do corpo se dobre para dentro...
... ora movendo uma peça para cobrir a estrutura da perna.
A portinhola do compartimento da mão é um pouco dura e às vezes não se fecha direito.
Existe um espaço nas costas para acomodar as orelhas do lobo.
- HEAD ON!
Visão de corpo inteiro. A proporção ficou bem melhor que a do brinquedo original e bem parecido com o desenho animado.
Close da cabeça. O rosto é simples com um visor sobre os olhos. São usados dois tons de vermelho para o visor e para o rosto.
O pescoço do Headmaster é preso por uma conexão esférica e poderia se mover levemente para frente e para trás, mas na prática, a cabeça do robô só gira para os lados.
Detalhe da placa peitoral, que no original se abriria para revelar um medidor de especificações. Nesta versão essa característica não foi incluída.
O peito até se abre, mas isso é para ajudar na transformação para o modo animal.
O peito até se abre, mas isso é para ajudar na transformação para o modo animal.
As articulações dos ombros são as mesmas do modo animal. A parte de cima, com os lançadores, limita os movimentos.
O antebraço gira, mas com uma quebra de linha.
Os cotovelos só se fecham até 90°.
Assim como no Skullcruncher as mãos são moldadas entreabertas ao invés de um punho fechado. Os pulsos são totalmente estáticos e por isso não é possível tirar total proveito de uma de suas armas.
A cintura gira, o que ajuda bastante nas poses.
Porém os movimentos são limitados devido à interferência do saiote com as coxas.
As pernas vistas de frente não têm muitos problemas, mas de trás dá para ver a estrutura exposta e desprotegida.
As pernas se abrem bem.
Existe uma articulação giratória na coxa, bem mais discreta que a do antebraço.
O joelho só se dobra até 90°.
As articulações dos pés são as mesmas do modo animal. Devido ao tamanho, os pés sustentam bem a figura.
5. Acessórios
A cauda do lobo se torna uma espada, a Tail Sword. A modelagem é intrincada, ao contrário de seu nome, que é bem simplório.
Os pinos dos lados da espada permitem que eles sejam presos por conectores no ombro e na coxa do robô.
O canhão do dorso do lobo se torna a Wolf Gun, empunhada por Weirdwolf pelas mãos.
O canhão pode ser segurado pelos pinos dos lados para poder acomodar um Headmaster operando. Mas isso não faz muito sentido...
Está incluído um drone parceiro, o Llarigo (anagrama de "gorilla"). Trata-se de uma recoloração de um modelo baseado no Horrorcon Apeface.
Close da cabeça, igualzinha à do Apeface, mas com dentes à mostra.
A placa peitoral com o símbolo Decepticon.
Os braços são compridos, como os de um gorila de verdade.
Existem mãos modeladas na parte de dentro, até com os polegares.
Os ombros giram de forma seccionada, a cada 45°.
As pernas são totalmente estáticas.
Nas costas existe um espaço aberto com dois pinos conectores para o Headmaster.
Com isso, Monzo pode montar em Llarigo.
A transformação é simples.
Llarigo se transforma em um avião com o mesmo formato do Apeface, inclusive com as asas voltadas para a frente.
Detalhe dos propulsores, que são bem detalhados.
De acordo com as instruções, Monzo subiria no jato assim.
Mas desse jeito ele não fica fixado como em outros veículos para Headmasters.
Na versão americana, o Titan Master é instalado desse jeito, como se fosse agregado ao jato.
Existe até um espaço em que cabe direitinho o conector que existe na parte de trás das pernas do Headmaster.
Fica assim, com um aspecto muito mais uniforme.
Movendo os braços para a frente e um pino da parte de trás é possível fazer este modo arma.
6. Extra: Titan Master Terri-BullClose da cabeça, igualzinha à do Apeface, mas com dentes à mostra.
A placa peitoral com o símbolo Decepticon.
Os braços são compridos, como os de um gorila de verdade.
Existem mãos modeladas na parte de dentro, até com os polegares.
Os ombros giram de forma seccionada, a cada 45°.
As pernas são totalmente estáticas.
Nas costas existe um espaço aberto com dois pinos conectores para o Headmaster.
Com isso, Monzo pode montar em Llarigo.
A transformação é simples.
Llarigo se transforma em um avião com o mesmo formato do Apeface, inclusive com as asas voltadas para a frente.
Detalhe dos propulsores, que são bem detalhados.
De acordo com as instruções, Monzo subiria no jato assim.
Mas desse jeito ele não fica fixado como em outros veículos para Headmasters.
Na versão americana, o Titan Master é instalado desse jeito, como se fosse agregado ao jato.
Existe até um espaço em que cabe direitinho o conector que existe na parte de trás das pernas do Headmaster.
Fica assim, com um aspecto muito mais uniforme.
Movendo os braços para a frente e um pino da parte de trás é possível fazer este modo arma.
Aproveito e faço uma apresentação do Terri-Bull da linha Transformers Titans Return da Hasbro.
Terri-Bull é na verdade o Headmaster Horri-Bull, que teve seu nome alterado devido a questões de registros de marcas. No brinquedo original, ele se transformaria em uma espécie de touro cibernético (embora lembre algo reptiliano). Ele seria o tipo de Decepticon que ninguém quer ter por perto por ter péssimas maneiras, um temperamento ruim e um cheiro horrível.
O modelo na verdade é Kreb, o parceiro nebulano de Horri-Bull. Ele seria apresentador em um talk-show em Nebulos, igualmente vil e nojento. Por isso, os dois são uma boa combinação... para a infelicidade de seus colegas.
Na versão japonesa, ele é Bullhorn, um dos Headmaster Jr., humanos com armaduras que permitem que eles se transformem nas cabeças dos robôs. Ex-lutador de rua de 17 anos de idade e vindo do México, Bullhorn aparentemente é preguiçoso e rude, mas dá bastante valor a seus amigos.
... Para manter a coerência e por questões de higiene, tanto mental quanto física, a partir de agora me refiro a este modelo como "Bullhorn".
Apesar do nome, o mini-veículo que vem junto é um tanque.
Os canos do canhão quadruplo se movem em pares, de forma independente para cima e para baixo. A torre não gira.
As esteiras são moldadas, mas não tem rodinhas por baixo.
Na parte do fundo da torre existem dois pinos para serem conectados nos pés do Bullhorn.
Fica assim. A conexão é bem firme.
A transformação é simples. Lembra bastante a do Core Block do Gundam.
No final é instalar o Bullhorn como na foto, como se ele fosse parte do veículo.
O tanque se transforma em um avião.
Detalhe da cabine, com um símbolo Decepticon. Talvez esse seja o sensor ótico por onde o Bullhorn vê o que está à frente do jato.
Foi uma ideia bem interessante essa de transformarem a parte do tanque em uma asa. Pena que o número de série fique aparente.
Fechando as asas e movendo um pino para baixo faz com que o veículo assuma o modo "arma".
O bico também tem uma espécie de cano e talvez ele dispare raios daí.
Bullhorn no modo cabeça.
A cabeça pode ser conectada no corpo de outros robôs maiores da linha. E não existe diferença entre os modelos americanos e japoneses.
7. Ação
O lobo tem várias articulações, mas não se move tanto quanto deveria.
A cintura giratória ajuda bastante, mas se ao menos os pulsos se movessem, dava para aproveitar muito mais a espada.
Algumas fotos com peças de efeitos.
[Conceito original da Casa]: O golpe fatal do modo animal é o Circle Blade Slash, no qual o lobo gira o corpo golpeando com a Tail Sword. Vários lobos/lobisomens usam um golpe assim, como em Castlevania, Dark Stalkers e Sengoku, provavelmente por influência de 白い戦士ヤマト (Shiroi Senshi Yamato) e 銀牙 - 流れ星 銀 - (Ginga - Nagareboshi Gin -), séries em quadrinhos de Yoshihiro Takahashi.
Originalmente a arma era uma pistola de prótons. Aparentemente Wolf resolveu fazer um upgrade.
Fotos com o Bullhorn. Com isso dá para ter um pequeno exército.
Mais um e consigo completar os Crazytrons. Se o Mindwipe fosse um rinoceronte ia ficar perfeito...
Cross Head On!
Um pode usar o corpo do outro e com isso aumentar as possibilidades e variações de ataques. Em teoria isso não seria possível no conceito americano.
E esta foi a apresentação do Weirdwolf, da linha Transformers Legends, feito pela Takara Tomy. Este é um modelo que poderia ter sido melhor. Não por causa da falta de movimento nos pulsos, mas pelas pernas no modo animal. Elas poderiam ser um pouco mais flexíveis ou melhor projetadas, especialmente as que se tornam as pernas do robô, pois elas têm muitos pontos que interferem no movimento. O robô tem os movimentos da cintura prejudicados e por isso não consegue fazer poses muito mais ousadas, embora ainda assim seja o suficiente. Mas a transformação intrincada e a modelagem conseguem compensar esses defeitos.
Fico hesitante em dizer que o Apeface foi uma boa escolha para ser o drone parceiro do Weirdwolf. Skullcruncher e Butler foram uma combinação bem pensada, mas nesse caso não sei que associação foi feita. Talvez seja por eu estar acostumado com o esquema de cores do Apeface e não ter me acostumando com essa coloração.
Já o Terri-Bull é uma pequena maravilha. A transformação é simples, mas bem pensada do tanque se tornando um avião. A integração e a interação do Titan Master com o veículo é digna de nota. O modo "cabeça" é bem elegante e combina com qualquer corpo. Só queria que ele tivesse o seu próprio, para validar seu nome.
O Weirdwolf está disponível no ocidente sob o nome de "Wolfwire", devido a questões de registros de marcas (de novo). O Terri-Bull já está disponível no Brasil e foi aqui que comprei. É um pouco caro, mas para mim foi uma boa compra.
Show de review!
ResponderExcluirNossa, é bem louco isso das versões americanas e japonesas! Parecem personagens completamente diferentes! Pelo visto na americana ele fala como o Mestre Yoda hehehe.
Esse Headmaster "bruto" deve ser bem engraçado! Baixinho invocado hehe.
Bem legal essa figura! Incrível como até os extras se transformam, dá para aproveitar tudo! Curti bastante a forma de lobo, por algum motivo me lembrou Voltron.
E não canso de dizer que sempre fico bobo com a engenharia dessas figuras que se transformam hehehe.
Nossa, não sabia que Transformers podiam cheirar mal! O que será que faz o carinha ter esse odor, ele não troca o óleo?
Obrigado, Ronin!
ExcluirEsse realmente tem um mecanismo de transformação bem surpreendente. O Skullcruncher era simples, mas esse eu tive que ler o manual para saber como é. Gozado que eu também achava que Voltron era formado por lobos. E que o Ravage era um Doberman. Parece que é difícil fazer felinos-robôs.
Foi em Headmasters que os conceitos japoneses se afastaram dos americanos. Cada um assumiu os gostos de sua região. E é isso mesmo! Transformers cheiram mal se não trocarem o óleo. Isso sem falar em sujeiras que ficam encrustadas no chassi.
Mais um ótimo review, as fotos de ação ficaram muito legais! Muito bacana o Weirdwolf, tanto no modo lobo, quanto no modo robô. Particularmente gostei mais da versão japonesa da história, do que da americana. Abraço!!!
ResponderExcluirObrigado, Yanker!
ExcluirA bem da verdade, acho as personalidades das versões americanas interessantes, já que os Decepticons são mais "doentes" nelas. E alguns pontos fracos são até engraçados, como um que tem que se banhar em óleo constantemente, caso contrário sua pele metálica se racha.
Nobre Usys!
ResponderExcluirQue Review fantástico, meu nobre!
Confesso que nem precisava admitir, mas a inspiração que tenho para fazer minhas apresentações de figuras vem daqui, mas não chego nem perto desse detalhismo! Meus parabéns.
Transformers eu conheço há um bom tempo, desde os Beast Wars até aqueles antigos que passavam na TV aberta, e olha que nem mencionei os filmes que até cansam de tanta ação!
O que acho incrível nessas figuras é que, apesar de parecerem brinquedos, foram feitas por uma engenharia arretada! As peças foram pensadas cuidadosamente de maneira que se encaixam perfeitamente para dar as duas formas do personagem. E não lembro de ter visto Transformers da Takara Tomy por aqui, só os da Hasbro - e até os mais antigos.
Até a próxima!
Obrigado, Adelmo!
ExcluirAlgumas vezes penso se não estou sendo muito chato colocando tanto detalhe. Mas acho melhor o leitor ver o que está levando caso considere adquirir um dos modelos. E tem aqueles que querem ler a parte de informações para saber sobre o personagem. Por isso coloquei as seções na matéria, para que seja possível pular para a parte que interessa para cada um.
Pior que os Transformers são mesmo brinquedos, para crianças. É certo que eu não consigo imaginar uma transformando o Weirdwolf sem quebrar alguma coisa, mas a princípio é isso. A versão anterior do personagem, de 1987, tinha uma transformação bem mais simples e essa era uma tendência na época. Se bem que tinham alguns com uma transformação extremamente complexa, como o Megatron.
Modelos da Takara Tomy só podem ser encontrados em importadoras, mas na verdade eles são exatamente os mesmos da Hasbro, com uma ou outra diferença na pintura e no caso dos Headmasters, da modelagem do rosto de alguns. Em matéria de qualidade também é a mesma coisa. E os da Hasbro são bem mais baratos. Existem algumas exceções, como o Devastador, no qual a versão japonesa é mais articulada e vem com mais acessórios. Mas é bem mais cara.