domingo, 30 de outubro de 2016

Ultra-Act Ultraman Zero [Ultimate Zero] (2ª Versão)

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Ultra-Act do Ultraman Zero em sua forma Ultimate Zero, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



A Ultimate Aegis é uma armadura que é dada ao Ultraman Zero pelo ser divino Ultraman Noa ao reconhecê-lo como um Herói da Luz, o Ultimate Zero. Com isso, ele ganha enormes poderes e consegue viajar para outros universos sem a necessidade de usar a força de outros Ultras para quebrar a barreira dimensional.

Esta configuração aparece em Ultraman Zero O Filme - A Vingança de Belial. Ela foi usada mais tarde em outras séries em vídeo e filmes pelo herói, muitas vezes como um meio de transporte, revertendo para a forma original logo depois, mas Zero já lutou usando a armadura algumas vezes. A Ultimate Aegis mais tarde é analisada e emulada pelo Ultraman X.

O fato de Ultras usarem armaduras não é algo novo. Isso já existia na série em quadrinhos ウルトラマン超闘士激伝 (ULTRAMAN Choutoushi Gekiden, algo como "A Intensa Lenda dos Lutadores Ultra" ), com argumento de Ryu Sagawa (pseudônimo do genial roteirista Riku Sanjou) e arte de Jin Kurihara, que é um plágio escancarado (e proposital) de Dragon Ball e Saint Seiya. Nas séries The Ultraman, de Mamoru Uchiyama também figurava um personagem que usava uma armadura, o Melos e mais tarde surgiu outro herói baseado nesse, o Andromelos, que a princípio seria Zoffy usando a armadura Cosmotector.


Yuji Kobayashi conta detalhes sobre a criação do Ultraman Zero em seu livro 特撮ヒーロー番組のつくりかた ("Como fazer um programa de Super Heróis de Tokusatsu"). Uma das intenções ao se criar o Herói foi o de se fazer um Ultraman totalmente novo a partir do Zero, daí o seu nome. E por isso, optou-se por montar a história de um Ultra que fosse imaturo e que se desenvolvesse. Em O Regresso de Ultraman, até havia um protagonista assim, mas nesse caso era o hospedeiro Hideki Go e não o Ultraman, que chegava a se recusar a se transformar quando via que Go agia de forma impensada. Desta vez era o próprio Ultraman Zero e não o hospedeiro quem tinha o que aprender. E ninguém melhor para ensiná-lo do que alguém que passou por algo parecido: o Ultraman Leo, que por sua vez foi treinado pelo pai de Zero, o Ultra Seven.

Outra diferença é que Zero fala bastante quando está na forma Ultra, enquanto os outros heróis apenas emitiam sons ou gritos, raramente conversando com o oponente. Isso foi feito porque em seu filme de estréia, Mega Batalha na Galaxia Ultra, a linha de história tinha foco maior nos Ultras e não nos humanos e por isso era necessário diálogos entre eles para que a história fosse compreensível. A fala foi a alternativa adotada pois os Ultras não poderiam usar expressões faciais e pantomima não teria o efeito dramático desejado.

Mais um diferencial é que Zero é rebelde, que tem nada ou pouca coisa do "bom-mocismo" dos Ultras de até então. E para que o público tivesse simpatia com esse Ultra rebelde, foi usado o princípio da série de livros Save the Cat! (literalmente "salve o gato"), de Blake Snyder, em que o personagem faz um ato de bondade, mostrando que não é de todo mau. No caso de Zero, isso aconteceu quando ele salvou um Pigmon de ser esmagado por uma rocha em Mega Batalha na Galáxia Ultra e foi decisivo para o Ultraman King perceber que Zero era digno de ser um Ultraman. E com isso foi mostrado que Zero era agressivo e até fanfarrão, mas não abusava dos fracos e odiava quem fazia isso.

Não é mencionado por Kobayashi, mas noto que apesar do Ultraman Zero seguir conceitos diversos, novos, houve um cuidado para se manter as tradições ao deixá-lo ligado ao universo clássico. Com isso, quem via as séries Ultra mais antigas também pode ter familiaridade com o personagem.

O modelo esteve disponível por tempo limitado exclusivamente na loja virtual da Bandai.

O conteúdo da caixa. Vem com menos mãos intercambiáveis, mas com acessórios para o Ultraman Zero (2ª Versão).


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. Apesar de cobrir só a parte de cima, a armadura chama a atenção. A pintura metálica é caprichada.

A cabeça é a mesma do Ultraman Zero normal. A diferença é que ela não é removível. Ao menos eu tentei, mas não consegui.

A placa do peito, com um cristal azul. Ele não é a Luz de Aviso e por isso não pode ser trocado.

A parte de trás tem uma modelagem intrincada lembrando asas.

Detalhe das ombreiras. A modelagem é relativamente simples. As pontas das asas possuem partes em material transparente.

No braço direito está instalada a Ultimate Zero Sword. A pintura metálica é vistosa, assim como as partes em material transparente.

De resto, é igual ao Ultraman Zero (2ª Versão).




Comparação com a versão normal. Só muda a parte de cima do tronco. As outras peças são iguais.


Uma diferença a se notar seria que as pernas da Ultimate não têm as pinturas que simulam sombreamento como na normal.


3. Articulações


O sistema de articulações da figura é igual ao do Ultraman Zero (2ª Versão). Sendo assim, esta parte apresenta apenas as partes móveis da armadura e no que elas influenciam na figura.

A placa peitoral é presa por um pino com uma conexão esférica e por isso pode ser girada e posicionada em vários ângulos.

Com isso, a movimentação do tronco não é prejudicada.

As ombreiras também se movem.

Na parte de dentro da ombreira existem articulações em dobradiça.

Mesmo com a ombreira, o ombro pode ser erguido até esta altura.

As articulações das ombreiras estão aí para reduzir a interferência nos movimentos verticais do braço. Ele só não consegue girar totalmente os ombros para cima, devido ao design.

A protuberância da ombreira pode ser movida. O certo é colocar inclinado e existe uma guia para indicar onde é a posição correta.


4. Acessórios


As mãos intercambiáveis são iguais às da versão normal, mas não incluem as de segurar objetos.

Só estão incluídas mãos direitas nestas posições. Não foram incluídas mãos na pose que Zero costuma fazer em filmes mais recentes, com os dedos do meio fechados e os outros esticados.

Está presente a peça intercambiável para conectar com bases com suporte. No meu exemplar a peça que serve como tampa é bem frouxa e cai a toda hora.

A Ultimate Bracelet é detalhada, embora não tenha pintura metálica, que ficou só na joia. Ela na verdade não é usada no Ultimate Zero...


... mas sim na versão normal. A armadura se transforma nesse bracelete quando não está em uso.

Esta peça representa a armadura formando um arco que é usado como ataque final.

Está incluída uma mão com efeitos para ser usada na versão normal.

Os efeitos da mão são encaixados em locais específicos da peça maior.

Ficaria assim. Esse é o Final Ultimate Zero, o golpe mais poderoso desta forma. O encaixe na mão é um pouco difícil e tirar dá bastante trabalho.


5. Ação


Zero recebe a Ultimate Aegis do ser divino Ultraman Noa. Ela era o Escudo de Barahdi que Zero e seus amigos tanto procuravam.

A Ultimate Zero Sword é poderosíssima. Só de mover um pouco já cria uma lâmina de energia capaz de cortar uma nave ao meio.

- Belial! Esta é a Luz de nossa União!

- FINAL ULTIMATE ZERO!!!
Zero dispara toda a armadura em cima do inimigo. Com esse golpe, ele pôde derrotar Belial.

Em Ultraman Saga, foi usada uma variante do golpe junto com Dyna e Cosmos, a Final Ultimate Zero Trinity.

São poucas as vezes que Zero lutou usando a armadura, como no especial de cinema de Ultraman Ginga S.

A armadura também pode ser usada como um escudo.

Ultimate Force Arrow
Golpe combinado com a Homura.


E esta foi a apresentação da versão Ultra-Act do Ultraman Zero equipado com a Ultimate Aegis, feita pela Bandai. Trata-se de uma remodelagem, mas criada tendo em mente a compra da versão original, visto que o golpe mais poderoso envolve disparar a armadura inteira no inimigo. Este é um item que tem uma razão para ser de venda limitada por ser totalmente opcional, com exceção talvez do Ultimate Bracelet, que completa o visual atual do herói. Mesmo assim o original já tem peças o suficiente para ser usado sozinho. O acabamento da armadura é luxuoso e mostra que um modelo pode ser bonito mesmo sem usar peças em metal, que neste caso só atrapalhariam devido ao peso extra. A armadura já interferia pouco nos movimentos, mas ela conta com vários mecanismos para minimizar ainda mais essa interferência. E como ela fica integrada ao corpo, as peças não se soltam à toa. Um excelente modelo que posso recomendar para os fãs que queiram o Zero nesta forma, mas com a ressalva de que se trata de um item de venda exclusiva, encontrável somente em lojas de usados atualmente. Os preços não são exorbitantes, mas ainda assim são elevados.

8 comentários:

  1. Olá, Usys!!

    Cara, achei incrível o efeito do arco! E o Zero merece todo esse tratamento, pois é um personagem fantástico.

    No filme de origem dele, fica muito claro o temperamento explosivo e o senso de justiça que adquire, mas foi no filme seguinte que ele ganhou minha simpatia. A luta dele contra outro fanfarrão, o Glen Fire, foi uma das coisas mais divertidas do filme. Que é um dos meus favoritos dentre as aventuras de cinema da franquia Ultra.

    Parece que o Zero vai participar de dois episódios (ou mais) de Ultraman Orb. Estou ansioso para ver a interação dele com Orb, pois a aparição de Zero em Ultraman X foi antológica.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      O Zero é um caso raríssimo em que um personagem que é filho de um herói ganha popularidade e consegue fazer seu nome com a própria força. O pessoal da Tsuburaya soube montar bem o personagem.

      Os diálogos do Zero com o Glen Fire também são ótimos. Tanto que os dois apresentaram o Ultraman Retsuden por um tempo. E não sabia que o Zero ia aparecer no Orb! Já desvendaram o grande mistério, acho que agora dá para brincar um pouco, como vão fazer no próximo capítulo... Ou não. Com o Orb não dá para prever o que vai acontecer. Tomara que com isso expliquem o que são aquelas cartas.

      Excluir
  2. Show de review!

    O Zero tem um dos visuais mais interessantes entre os Ultra, e pelo visto tem uma das histórias mais interessantes também. Legal que explicam o motivo do nome Zero hehe.

    Curti muito a figura! O visual é bem legal e diferente com essas ombreiras bem altas. Quando vi o Final Ultimate Zero pensei que ele atirasse a espada do meio como uma flecha. Mas agora vejo que a ideia é usar a "corda" para impulsionar a arma inteira, bem louco!

    Como a figura é basicamente a mesma, talvez fosse mais prático, e econômico, terem feito simplesmente um kit de peças para o Zero normal. Se bem que sendo uma figura separada é possível expor o personagem nas duas formas ao mesmo tempo, e não tem risco da armadura ficar caindo. Então tem suas vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Capricharam bastante no Zero. Tanto que ele é popular até hoje, mesmo depois de quase sete anos depois da estréia dele na telona. E como deu para ver, o Zero não tem inibições. Nada de disparar só a espada. Vai tudo mesmo!

      O negócio é que o peito inteiro é diferente, com articulações extras para a armadura dentro. E para ficar integrado tinha que ser desse jeito mesmo. Desta vez eu dou razão para a Bandai.

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Mais uma figura muito bem apresentada. Dessa vez não vim com teorias conspiratórias contra as formas "super" dos heróis da Bandai, porque já sei que eles tem até data prevista pra isso, não é? Tomara que eu tenha acertado! Hehehehee

    Mas tá aí uma coisa que não consigo entender. Por que uma figura que é uma forma avançada de outra vem com tão poucos itens novos? Porque deu pra ver que o corpo foi aproveitado e até as mãos são as mesmas.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Nesse caso foi para ser um atrativo para as pessoas verem o filme. Uma configuração especial para a ocasião. Ela tem pouco tempo de aparição e por isso nesse caso não era necessário ter muita coisa nova. Apenas a armadura no formato arco para servir de arma para o Zero normal representar o golpe final. Se bem que poderiam ter incluído uma mão com uma pose que o Zero faz bastante, com os dois dedos do meio dobrados e os outros esticados, parecida com aquela em que o Homem Aranha aperta os botões dos disparadores de teia.

      Excluir
  4. Muito legal o review, esse arco/armadura ficou bem bacana. Ultraman é uma franquia que não acompanho desde que Ultraman Tiga passou na tv aberta, só voltei a ler algo faz pouco tempo com mangá da JBC. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Tem visto o mangá da JBC? Então se tudo der certo, apresento a figura de um personagem bem popular.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html