domingo, 6 de novembro de 2016

figma Ultimate Madoka

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma da Ultimate Madoka, forma assumida pela personagem principal em Puella Magi Madoka Magica, feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações



Madoka finalmente faz o contrato com Kyubey e assume essa forma para livrar o mundo da ameaça das Bruxas e salvar todas as Puella Magi. Nessa hora ela mesma se torna a Esperança de todos.



... Eu não menti.


Com esta forma, Madoka consegue derrotar toda e qualquer Bruxa que exista, não importa sua origem ou características. E assim ela consegue proteger o mundo dessa ameaça sem precisar se desesperar ou ter medo.



... Eu não menti.

O conteúdo da caixa. Só vem uma peça de expressão, mas considerando o volume da figura e o número de acessórios isso não chega a ser um problema.

Para completar a figura é preciso instalar os cabelos, que tem tampas nas pontas para impedir a contração com o tempo.

Daí é instalá-las nesta peça das costas depois das asas.


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. O visual é bem majestoso, com uso extensivo de pintura esmaltada. O volume do cabelo e da saia chamam a atenção, para compensar as asas que são um pouco mais simples.

Close do rosto. Assim como no original, os olhos não têm mais as sombras em forma de riscos, características de Ume Aoki. O sorriso é tranquilo, com delineamento na bica.

A segunda expressão é de "decisão", na hora de disparar a flecha. O delineamento da boca é interrompido no meio como no original.

As "maria-chiquinhas" características de Madoka são modeladas com capricho e desta vez não são articuladas.

O laço tem pintura acetinada.

O cabelo integrado à cabeça é feito de material maleável, de modo a não interferir nos movimentos e com menor risco de quebra. A modelagem é assimétrica.

As mechas maiores são assimétricas. Existe um lado certo para se colocar e por isso é necessária atenta leitura das instruções.
Curiosidade: nas notas de produção, por algum motivo é dito para representar Madoka nessa forma de modo que as pontas desses cabelos fiquem fora do enquadramento.

A parte de trás do cabelo tem uma excelente modelagem, com vários sulcos e pontas bem definidas.

As asas, feitas de material transparente e pintura em gradação, indo do incolor para o branco e com tons de rosa nas pontas.

A modelagem do corpo do vestido é surpreendentemente simples. Mas tem detalhes, como a sobreposição das rendas da parte superior. As joias não usam pintura especial. É possível notar o umbigo moldado.

A parte das costas também tem detalhes, como os moldes de rendas e as dobras da roupa.

As ombreiras são duplas, com pintura acetinada. A parte inferior, rosada em especial tem um efeito furta-cor muito bonito. A parte de dentro é pintada de roxo.

Detalhes das luvas, que lembram as da forma normal. Na parte de dentro também tem uma pintura.

A complexidade do modelo se concentra na saia em três camadas. As dobras e as pregas são insanamente bem feitas. A parte rosa da saia tem a pintura furta-cor da manga.

A parte de dentro da saia tem um "cosmo" pintado em roxo e com pintas brancas para representar as estrelas. Lá também existe um conector para a base com suporte.

A chamada "Zona Absoluta". Os meiões são simples, mas com os detalhes em renda na boca.

Os sapatos com salto alto também são simples. As asas são feitas de material rígido, o que requer cuidado para manusear.


Várias versões da Madoka. Interessante como a impressão muda completamente.



Os dois modelos têm compatibilidade de expressões. A Ultimate fica bem com o rosto normal, mas o contrário fica um pouco estranho.


3. Articulações


O cabelo maleável minimiza a interferência na movimentação do pescoço.

A mecha grande do cabelo pode ser girada. No meu exemplar eu não consegui colocar muito fundo no começo e tive que usar um secador de cabelo para amolecer.

A parte de trás do cabelo pode ser movida para cima e para baixo.

As asas só podem ser giradas em movimentos verticais.

Os ombros sofrem bastante interferência de movimentos devido ao desenho da figura. A enorme saia não permite que eles sejam fechados. Em compensação, eles podem ser girados e o cotovelo tem bom fechamento.

A articulação dos pulsos é em dobradiça com um pino e por isso é um pouco limitada.

O tronco só se move na altura do peito, que não se inclina muito para a frente e para trás. Existe uma quebra de linha ao girar.

A saia é dividida em três partes com articulações na base com movimentação independente.



A saia com todas as partes móveis abertas.

A abertura das coxas é boa.

As pernas se movem bem para a frente, embora não seja nada de excepcional. Os joelhos se dobram até o ângulo da foto.

Os tornozelos são bem articulados e dariam boa estabilidade ao modelo se ele não fosse tão pesado.


4. Acessórios


As mãos intercambiáveis ficam guardadas no segurador. Quatro pares são comuns a todos os modelos e duas mãos são específicas para este.

Está incluído o arco que ela usa na luta final.

O arco é uma versão mais poderosa do que vem com a normal, lembrando uma rosa com espinhos. A flor é bem moldada, assim como as folhas na outra ponta.

As jóias do meio são representadas por pintura metálica.


Comparação com o arco que vem na versão normal, que é menor.

Estão incluídos dois pares de flechas, com uma modelagem diferente em uma das pontas.

Está incluída uma mão para segurar as flechas. A colocação exige um pouco de paciência, pois se feito errado faz com que a flecha caia facilmente.

E outra para o arco.

Assim como na versão normal, está incluído um par de mãos para segurar objetos, mas eles são abertos demais para o arco.

A base com suporte padrão.

Neste modelo é preciso posicionar o suporte como na foto.

Ficaria assim como se Madoka estivesse flutuando. Mas o modelo é pesado e o suporte pode não aguentar por muito tempo.

E está incluído o saco plástico com fecho para guardar os acessórios que não estão em uso.



5. Ação



Pose que ela faz ao assumir esta forma. Na verdade, ela tem pouquíssimo tempo de aparição na série de TV.

Empunhando o arco. Codinome: "Hyper Madoka Beam" (dado por Gen Urobuchi). No jogo Puella Magi Madoka Magica Portable, Madoka assume essa forma por um instante no golpe Shooting Star, que é mais ou menos o mesmo ataque.


Incrementando o ataque com algumas peças de efeito (não incluídas).


Com as versões Nendoroid e Nendoroid Petit. Cada uma delas usa sistemas diferentes, especialmente na conexão das asas.


Divine Glitter
As Meninas Mágicas de rosa em suas super formas. Cada uma é diferente da outra, mas dá para notar que o raciocínio é o mesmo.


Madoka aparece mais uma vez com esta forma no especial de cinema The Rebellion Story, quando tudo parece caminhar para o final feliz...


... mas em se tratando de Gen Urobuchi, é de se esperar que aconteça algo de errado. Se bem que o final até foi feliz, mas...

E esta foi a apresentação da versão figma da Ultimate Madoka, feita pela Max Factory. Eis aqui uma figura bem luxuosa, bem volumosa, adequada para representar a personagem. Tem poucas peças de expressão, mas a figura compensa tudo. A modelagem da saia é caprichada, com uma qualidade próxima de modelos estáticos. A instalação e manuseio das asas e dos cabelos é um tanto complicada, sendo que as asas em especial se soltam com facilidade. Mas ainda é melhor que na versão Nendoroid, em que elas nem se conectam direito devido à rigidez do cabelo. Senti também que a estrutura exerce muito peso na articulação do peito, que pode acabar quebrando se algo der errado. Essa forma teve pouquíssimo tempo de aparição, mas o impacto visual foi grande e por isso ela é bem conhecida. Recomendo para os fãs do desenho que queiram ter a personagem em uma pose diferente dos modelos estáticos existentes.

8 comentários:

  1. Show de review!

    Essa com certeza é uma figura bem chamativa, a modelagem do vestido é simplesmente demais! A pintura esmaltada ficou bem elegante, mas a parte que mais gosto é o "cosmo" no interior do vestido, é muito bonito e dá uma sensação de a personagem ser grandiosa.
    E incrível como um visual que apareceu tão pouco gerou tantas figuras, a GSC e afiliadas foram com tudo!

    Já esperava que ela não tivesse muito movimento mesmo, mas acho que não é uma personagem que precisa de poses complexas. Podendo fazer algumas poses bacanas já está ótimo. Essa articulação com dobradiça nas mãos é que eu não esperava, estou tão acostumado a ver aquela esferinha hehehe.

    Meu medo dessas articuladas com visuais complexos é mexer nelas e cair tudo hahahaha! Pelo visto essa não tem esse problema, já que as peças parecem ficar bem encaixadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que se a gente for ver bem, o design da roupa é bem simples. Mas ainda assim conseguiram fazer ficar bem marcante. Pensando bem tinha uma desse tamanho que vinha com uma revista ou um livro.

      Essa ainda é dos modelos antigos de figma em que a articulação do pulso era assim. Por isso não dá para colocar a mão em determinados ângulos, o que pode atrapalhar as vezes. Mas agora mudaram o sistema e usam a multidirecional. Se bem que essa figura nem consegue (ou precisa) se mover tanto então não tem problema.

      No começo ela deixava soltar muitas peças, como as mechas de cabelo e as asas. Resolvi isso usando um secador de cabelo (que acabou queimando meu estabilizador). Mas por incrível que pareça a saia fica bem firme. Achava que ia soltar alguma coisa por causa do peso. Ainda bem que não foi assim.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Que bonequinha mais linda e incrível! Review super detalhado e mostra muito bem a peça. Incrível como a Figma tem tanta figura que eu nem fazia ideia que existia! Mais incrível ainda é ver um review delas por aqui!

    Mais uma vez, preciso assistir ao anime dessas Madoka! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Essa ficou bem caprichada. As variedades de figma são inúmeras. Só conheço uma pessoa que tem todas elas... E tenho uma tremenda inveja dele...

      Pretende ver Madoka Magica? OK. Tenha em mente que não é como Sailor Moon ou Rayearth ou CC Sakura. Está mais para... Steins;Gate. Vá com o espírito preparado.

      Excluir
  3. Adorei o review, usys! (Afinal como sempre u.u)
    Essa figura é totalmente Linda e muito bem feita, mas onde eu a procurei pra comprar ela é bem cara, onde vc comprou ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Midori!

      Essa eu comprei na época das pré-vendas, na Hobby Search, e só abri agora.
      Atualmente conseguir um exemplar ao mesmo preço do lançamento é jogo duro. Tem de vez em quando na AmiAmi. Mesmo as figuras com classificação "B" de conservação costumam estar em boas condições (quase perfeitas eu diria) e a preços relativamente baixos.

      Excluir
  4. Linda figura, essa pegada no arco está perfeita, queria conseguir uma pose assim com arqueiros como o Hawkeye, da série Marvel Legends. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Notei que as figuras americanas dão mais ênfase à modelagem que à articulabilidade. Em um ponto isso é bom, mas dá um pouco de trabalho para representar personagens em algumas poses características.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html