domingo, 8 de janeiro de 2017

Lucky Star A Prize Kagami Hiiragi High Grade Kimono Figure

Saudações.

Desta vez vou falar da figura de Kagami Hiiragi, de Lucky Star, representada vestindo um kimono, feita pela Sega.


1. Informações
2. Modelagem
3. Galeria


1. Informações


Lucky Star foi um grande marco na Cultura Pop japonesa por trazer a tona o turismo otaku às cidades que serviram de palco a obras de quadrinhos ou desenhos animados, algo que seria apelidado de 聖地巡礼 (Seichi Junrei, literalmente "Peregrinação à Terra Sagrada"). De olho nesse público, as associações comerciais locais passaram a colaborar com os autores/produtores para comercializar produtos relacionados, junto com outros típicos da região. No caso de Lucky Star, isso foi na província de Saitama, nas cidades de Satte, Washinomiya (atualmente incorporada à cidade de Kuki) e a capital, Kasukabe. E isso continua até os dias de hoje, como na cidade de Daisen, na província de Ibaraki, palco de Girls und Panzer.

Eu mesmo fiz essa "Peregrinação" em 2009 em Saitama, como conto neste relato: Relato de viagem a Saitama


Uma das empresas que colaboraram com o turismo otaku de Lucky Star foi a Sega, com vários tipos de produtos, incluindo figuras e outros souvenires. Um deles foi o Sega Lucky Kuji, no qual se compra um bilhete da sorte que sempre vale um prêmio, sendo que alguns deles são figuras, como esta da Kagami vestida em um kimono para o Ano Novo. O templo xintoísta Washimiya se tornou base para a casa de Kagami, o templo Takamiya, e devido a isso, por vários anos vinham otaku de todo o país (e de fora dele) para fazer a prece de Ano Novo em Washinomiya. É por essa razão que Lucky Star é frequentemente associado ao Ano Novo e existem vários produtos nesse sentido.

Esta coleção em especial teve disponibilidade limitada apenas à região de Kantou (províncias de Saitama, Tóquio, Kanagawa, Chiba, Gunma, Ibaraki, Tochigi) para estimular o turismo local. Essa prática é bem comum no Japão, sendo que um exemplo são itens exclusivos referentes ao Shinsengumi (ou "Patrulha Shinsen"), que só são vendidos em Kyoto.

O conteúdo da caixa. Vem só a figura e a base (o suporte de acrílico não está incluído).


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. A pose é simples, mas graciosa, baseada em uma ilustração do autor, Kagami Yoshimizu.

Close do rosto, que fica bem em qualquer ângulo. Aparentemente se basearam na versão em desenho animado ao invés do estilo em quadrinhos retratado na caixa.

Dos dois lado da cabeça, existem estes enfeites em forma de flor de cerejeira. As pétalas usam pintura esmaltada enquanto o miolo e os adornos têm pintura metálica. A modelagem e o acabamento são muito bons, dando um toque luxuoso para a figura.

As mechas dos cabelos são bem moldadas, embora haja uma ponta tenha uma junção muito aparente. A pintura tem gradação.

As pontas de trás do cabelo também são bem modeladas, com pintura em gradação.

O kimono é modelado de forma a parecer ter um robe por baixo. O pescoço tem modelagem simples, mas bem feita.

A modelagem das mãos é caprichada, com a direita segurando a manga e a esquerda uma bolsinha. A posição dos dedos é natural, embora seja possível notar algumas rebarbas.

A bolsinha tem um desenho (foto?) de uma das amigas de kagami, Miyuki Takara.

Detalhe da faixa da cintura, altamente detalhada com a cordinha no meio e o enorme laço nas costas.


O kimono é extremamente bem feito, com uma textura que emula o tecido brilhante usado para fazer estas vestes.

As dobras do tecido são bem colocadas, assim como as divisões do kimono. As tampografias das estampas de flores com bordas douradas são feitas em alta resolução, com quase nenhuma granulação.

O kimono é modelado de forma a parecer ter o robe dentro.

As pernas são esculpidas apesar de cobertas pelo kimono, com as meias "tabi".

Os pés não são negligenciados. O polegar do "tabi" é bem definido, com uma linha divisória no meio como em um de verdade. Existe direitinho um espaço entre o pé e a sandália.

A base é feita de plástico, mas parecendo laqueamento japonês, com inscrições em dourado. No canto superior, está o ideograma 寿 (kotobuki, "felicitações", "longa vida"). No inferior está o logo de Lucky Star.

A base tem conectores para os pinos dos pés da figura, que têm diâmetros diferentes para que não haja dúvidas de como colocar.


3. Galeria



Algumas fotos aleatórias.

Em frente ao Templo Washimiya.


E esta foi a apresentação da figura de Kagami Hiragi vestida em um kimono, feita pela Sega. O "High Grade Figure" não é à toa, pois a figura é realmente de alta qualidade. A Sega mostra novamente que sabe fazer figuras que em teoria seriam prêmios, mas com capricho, digno de se ser um item de localização limitada. O kimono tem uma escultura e pintura fenomenais, altamente detalhados sem qualquer negligência. A base contribui para a imagem nipônica, usando elementos da arte desse país. Existem alguns pontos, como as rebarbas nos dedos, mas tendo em vista o conjunto total da obra isso é insignificante. Digo e repito que os prêmios da Sega são tão bons quanto os seus jogos e aqui está a prova. Recomendado para fãs de Lucky Star e para quem gosta de cultura japonesa. A figura teve disponibilidade limitada, mas pode ser encontrada de vez em quando em lojas de usados a preços bem razoáveis.

8 comentários:

  1. Linda figura, a modelagem e o acabamento do kimono impressionam, parece realmente feito de tecido. Aproveitei pra dar uma olhada no relato da viagem a Saitama, imagino como deve ser legal a sensação de estar em locais que inspiraram uma obra que gente curte. Só não deu pra ver os souvenirs, as fotos estavam off. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Puxa! Não vi que as fotos ainda estavam hospedadas no site antigo! Já coloquei tudo de volta e até pus mais algumas. Esta tudo lá: http://usys222.blogspot.com/2010/10/souvenirs-lucky-star.html

      Mais uma vez, obrigado por avisar!

      Excluir
    2. Que bom que deu pra recuperar a postagem, as lembrancinhas são todas muito bacanas, achei muito interessantes aquelas do crossover com Macross. Abraços!!!

      Excluir
    3. Foi uma boa oportunidade de ver o que estava faltando. E até deu para dar uma revitalizada, fazendo ela ficar mais ou menos como tinha planejado inicialmente.

      Obrigado mesmo!

      Excluir
  2. Show de review!

    Muito charmosa a figura! Como sempre as figuras prêmio da Sega valem muito pelo preço camarada.
    Gostei muito da pose. Os detalhes são bem caprichados, e as cores combinam bem, ainda mais com as belas estampas do kimono

    Bem interessante essa história dos fãs frequentarem o templo por causa da série. Realmente algumas séries e personagens têm um poder de fascínio incrível! Bem legal isso XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esses prêmios às vezes valem mais a pena que figuras de preços elevados, mas que não são lá essas coisas.

      Esse "turismo otaku" por um tempo deu uma tremenda acelerada na economia local. Como dizem por aí, é o "moe" salvando o mundo. Se bem que não sei dizer se Lucky Star é "moe" mesmo, considerando a Konata...

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Finalmente apareci por aqui! A mudança já foi despachada, definitivamente estou de férias na casa de meus pais e agora tive uma folga para me atualizar.

    Excelente review! Acho incrível a quantidade de detalhes e fotos, mesmo quando se trata de uma figura estática. Confesso que na primeira olhada, achei que a figura estivesse com vestido de tecido de verdade! Fui enganado pelos meus olhos! Bacana mesmo, como disse o Yanker, quando a gente presencia um local que foi palco de uma obra que curtimos!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Às vezes as figuras estáticas dão mais trabalho pois é preciso encontrar variações para as fotos, algo que as articuladas não tem tantos problemas já que no caso delas é só mudar a pose. É necessário variar os ângulos e as iluminações para fazer algo que fique bonito. E isso é bem difícil.

      Mudança é algo bem trabalhoso e tem aquela preocupação se tudo está correndo bem. Mas acho que agora é mais tranquilo. Vai dar trabalho colocar tudo no lugar, mas depois fica bom. Felicidades em sua nova morada!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html