domingo, 1 de janeiro de 2017

Feliz Ano Novo e Os Melhores do Ano de 2016


Feliz Ano Novo para todos os Visitantes da Casa do Boneco Mecânico!
Como o ideograma para representar o ano no Japão foi "金" (kin, "ouro"), então vão as garotas de amarelo. O Kadomatsu foi obtido no site PictCan.

E este ano também temos mais uma vez uma categorização com as melhores figuras entre as que apresentei em 2016 e algumas considerações sobre o ano que passou.

Obs.: Escolhi as figuras entre as que eu mexi em 2016 e não as que necessariamente foram vendidas nesse ano. A checagem de data também é um tanto falha e por isso peço a compreensão de todos.


Melhor Figura

Uma figura de construção sólida, esculpida de forma intrincada e altamente articulada. E além de tudo vem com vários acessórios e até peças de efeito. Essa sem dúvida foi a melhor figura que manipulei este ano.


Melhor Figura de Herói

Uma boa atualização do Herói clássico em uma forma robusta. A figura tem escultura detalhada, pintura precisa e se move mais do que aparenta, além de ser fácil de usar. A ausência de problemas de controle de qualidade foi outro fator decisivo.


Melhor Figura de Garota

Esta escolha foi bem difícil, com tantas figuras de garotas muito boas que vi este ano. A Ultimate Madoka ganha pelo capricho na pintura e na escultura e ainda por cima ser articulada, mantendo a beleza.


Melhor Figura de Robô

Fiquei na dúvida entre ele o Mazinkaiser, mas ao ver novamente, percebi que o Shin Getter 1 tinha um projeto melhor, apesar dos problemas de controle de qualidade. O sistema de articulações permite que ele se mova mais do que aparenta e até me faz pensar se o projeto é assim mesmo dentro do desenho.


Melhor Figura de Vilão

Por alguma razão, Vilões costumam ser bem representados em figuras. Mais uma vez fiquei na dúvida, mas escolhi esta tendo em vista a qualidade total. A peça para interagir com o Ultraman Noa é digna de nota, além de ter várias possibilidades. A figura em si tem uma cobertura fosca ao redor do corpo que o diferencia de seu antagonista. A precisão da pintura e da escultura também foram os pontos a serem considerados.


Beauty Praise
Obs: É "praise" (elogio) mesmo e não "prize" (prêmio), visto que não posso dar um prêmio.

Esta não tem muito o que pensar. Ou melhor, já estava decidido desde que a vi ao vivo. Minha Musa foi belamente representada em uma figura de alta qualidade como ela merece!


Cutie Praise

Não tem jeito. A Miku sempre ganha nesta categoria. Mas é compreensível. Essa figura representando uma Tennyo é muito bonita e detalhada, apesar da proporção "comprimida". Esta é a essência de Nendoroid.


Idea Praise

Essas figuras de papel são um baratinho, muito bem feitinhas, bem projetadas e que conseguem agradar com um preço reduzido. E por serem kits de papel (impressos) e encartes de revistas, elas não sofrem incidência de impostos de importação. Mesmo assim é difícil de conseguir, já que as revistas podem não estar mais em circulação. A montagem também é muito divertida e dá gosto ver a personagem tomando forma no processo.


Stylish Praise

Esse ficou muito estiloso, como deve ser um cara bonito. Dança, luta, ele topa tudo. Além do rosto e das proporções do corpo, o cachecol longo dá um ar muito mais elegante às poses.


Design Praise

Esta não tem muito o que pensar - Parte 2. A "modernização" do Ultra Seven foi um sucesso, com um design que mostra bem o personagem que o veste: matador!
Curiosamente, a primeira figura de Herói que apresentei este ano foi a versão estátua do personagem e a última foi a articulada. Coincidência estranha...


Play Value Praise

Neste caso vale só com o kit de expansão. Com ele é possível criar várias configurações para o Herói. Todas as peças juntas podem formar uma armadura de combate e ainda por cima, podem se combinar em um drone de ataque.


Funny Praise


O personagem a princípio é um lutador, mas a obra em si é comédia e a figura representa bem isso. As mãos e expressões permitem fazer poses cômicas e conhecendo o estilo "rumicano" é possível criar várias outras situações engraçadas.

Menção Honrosa

Esta não pode deixar de ser mencionada, pois foi com ela que tive contato com uma modalidade de arte japonesa que é a ancestral das figuras articuladas desse país. Foi uma experiência enriquecedora em vários sentidos, pois a figura é do tipo que nunca havia manipulado antes e por isso tive que aprender a fazer poses com ela.


E estes foram os meus "Melhores de 2016", que mais uma vez foi um ano cheio de eventos e transformações. Abaixo algumas considerações (se houver paciência).


Este ano pude realizar vários projetos para o blog, como por exemplo o Marvel vs. Toei, no qual coloquei personagens dessas duas empresas se enfrentando, sendo que o da Marvel é representado por um exemplar de uma linha de figuras americana e o da Toei por uma japonesa, para dar sentido ao projeto. Foi uma boa experiência, pois pude ver como são as Marvel Legends e as Marvel Select, que têm uma escultura intrincada, embora as articulações sejam um tanto limitadas. Com isso pude sentir a diferença entre as culturas dos dois países. Não vou poder continuar por falta de ideias e de fundos, mas o que eu queria, já fiz.


E finalmente pude terminar outro projeto que estava planejando faz cinco anos, de uma grande guerra envolvendo personagens de várias séries. Nessa eu gastei minhas férias e toda a minha energia. Isso foi por paixão ao Tokusatsu e para saber como é montar algo do tipo "All Star" usando todos os meus conhecimentos sobre efeitos especiais, tanto analógicos quanto digitais. Quase um resumo de tudo o que aprendi. Foi uma experiência interessante, pois pude sentir na carne tudo o que estava escrito no livro de Yuji Kobayashi sobre Como fazer um programa de Super Heróis de Tokusatsu. Se o resultado foi bom, aí não compete a mim decidir ou opinar...


Este foi um ano comemorativo, dos 50 anos de Ultraman, dos 45 anos de Kamen Rider e 40 de Super Sentai. Os dois primeiros tiveram filmes especiais para essas datas e consegui vê-los para escrever matérias. E ainda consegui as figuras feitas para celebrá-las. Outro grande acontecimento foi a estréia no Brasil de Ultraman Orb, pelo Crunchyroll, série de Tokusatsu de altíssimo nível e disponível quase simultaneamente ao Japão, com uma diferença de poucas horas, como fizeram no ano anterior com Ultraman X, igualmente magnífico.


Uma coisa engraçada que aconteceu comigo este ano foi ter contato pelo Twitter com uma pessoa que admiro muito, o diretor de animação Hisashi Kagawa. E foi de uma forma bem inusitada. Me maravilhei com uma de suas ilustrações do Magne Robo Ga Keen, pois até então só conhecia seus trabalhos com garotas, como Sailor Moon e Fresh Precure!. O desenho estava tão caprichado que retuitei a mensagem, para mostrar a todos a abrangência de seu estilo. Por ter escrito em português, achei que iria ser ignorado, como é o usual, e fui dormir. No dia seguinte, para minha surpresa ele mencionou a minha mensagem, confuso por não saber o que eu estava dizendo. Fiquei desesperado e fui lá explicar, mas felizmente um outro fã japonês já havia traduzido para ele e confirmei. Também pedi desculpas por quase ter causado um incidente internacional e tudo ficou bem. Foi uma situação bem interessante, na qual pude ter contato com um de meus Ídolos, ainda que por um momento e dessa forma. Não ficamos íntimos nem nada, mas eventualmente retuíto alguns de seus desenhos e comento. Algumas vezes ele responde, o que me deixa (muito) contente.

Infelizmente, nem tudo são alegrias. Em 2016, faleceu uma pessoa que também admirava, Ken Maeda, coreógrafo, ator, imitador e dublador multitalento que também trabalhou em Fresh Precure!, fazendo a dança de encerramento e o papel do personagem Kaoru Tachibana. Essa dança em computação gráfica foi a primeira da franquia, estabelecendo uma nova tradição, e ele continuou trabalhando nisso até Smile Precure! sendo que sua coreografia favorita era Heartcatch Paradise. Como dublador, Maeda soube dar vida ao simpático Kaoru, com uma interpretação natural e condizente com o personagem, sendo impossível dissociar os dois. Maeda, ou "MaeKen" como o chamavam, morreu jovem, aos 44 anos de idade, mas deixou sua marca e seu legado.


Os Blogs parceiros da Casa têm prosperado, o que me deixa muito contente. O Blog Sushi POP, de Alexandre Nagado está a todo vapor, com várias indicações musicais, resenhas sobre mangás lançados no Brasil e a divulgação de um concurso internacional de mangá, o Silent Manga Audition, em que qualquer pessoa de qualquer nacionalidade pode participar. Ele também relançou o Almanaque da Cultura Pop Japonesa, com notas de atualização.

O Anime Brilliant Blog do Ronin também continua trazendo várias novidades sobre o mundo das figuras na seção "De Carteira Vazia", que às vezes tenho medo de abrir por acabar me deparando com um lançamento inesperado. E mais uma vez graças a ele, pude ver vários desenhos que não veria normalmente. Destaque especial para o Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, que apesar dos problemas, conseguiu mostrar uma trama com bastante tensão, mas com um evento extremamente catártico no final. Hatsukoi Monster também garantiu muitas risadas, mostrando que as aparências realmente enganam. E é claro, o excelente Sakamoto desu ga?, que dispensa apresentações.

O Super AHAM! de Adelmo Veloso está crescendo, com novos redatores e colaboradores como Thiago Paulini, Jônatas Santos, Raphael Nery e muitos outros. Pude ver parte do trabalho de Adelmo no Espaço Sunday e também vi várias coleções impressionantes, além de ter acesso aos trabalhos de artistas que fazem miniaturas e figuras incríveis. O próprio Adelmo se mostra um artista, não só no desenho, ao dar dicas de como fazer trabalhos usando materiais do dia-a-dia.

Foi graças ao Adelmo também que pude conhecer a Estante do Yanker, do Yanker, com apresentações de figuras e matérias sobre a Cultura Pop ocidental, sobretudo as obras de J.R.R. Tolkien, o Pai da Fantasia moderna. Também graças a ele, pude saber dos bastidores do mercado de jogos de tabuleiro, algo que me fascinava quando era mais jovem.

Gusta retomou seu Blog, tomando um novo caminho, desta vez falando sobre a música progressiva (dessa só me vem a cabeça agora o Renaissance). E o NETOIN! de Carlírio Neto atingiu a invejável marca de Dez Anos de atividade, com matérias de alto nível.


E mais uma vez agradeço a todos os Visitantes deste blog e dos sub-blogs. É graças a vocês e o seu apoio que tenho conseguido forças para continuar a escrever, mesmo em momentos que achei que não conseguiria mais. O ano de 2017 vai ter muitas dificuldades e o cenário é bem desanimador, mas também tem muita coisa boa vindo por aí, como várias S.H. Figuarts das séries Precure. O blog fará 7 anos, justo em um ano que termina com "7", em que se comemora os 50 anos do Ultra Seven, meu Herói Eterno. E torço para que isso seja um sinal de boa sorte.

Agradeço e novamente desejo um Feliz Ano Novo a Todos!



- Oi, pessoal! Sou eu, Madoka Kaname, a Strawberry Magica!
BGM: Connect

- Muito obrigada a todos por terem nos apoiado todo esse tempo.

- Graças a isso, nós conseguimos...

- Cuidado aí embaixo!
- Hein?!

- AUGH!!!
- !!!

- Ai... Essa doeu...
- Está tudo bem?

- Deixa eu apresentar. Ela é Miyuki Hoshizora, a Cure Happy.

- Oi, gente! Todo mundo com um sorriso e se sentindo Ultra Happy?

- Chefa Madoka! Graças a vocês o futuro foi salvo! Agora nós, as Smile Precure vamos fazer com que ele seja brilhante!
- E nós, as Precure Magica estaremos lá para ajudar, Miyuki!

- Para isso, podem contar conosco!
- He he! É isso aí! 
- Tio Daigo!
- Pai!

- Então vamos todos juntos, em direção ao Futuro que brilha como uma Estrela!

8 comentários:

  1. Fala, Usys! Feliz Ano-Novo, com muita saúde e alegrias em 2017!

    Bela retrospectiva da Casa. Achei bacana ter incluído o cavalo na "Menção Honrosa", pois achei uma verdadeira aula de história.

    Legal esse caso do Hisashi Kagawa, ah ah. Seu post de Ano-Novo foi incrível, e obrigado por ter incluído o Sushi POP.

    Seu interesse nos bastidores da indústria cultural é similar ao meu, pois também gosto de saber motivações, circunstâncias e inspirações por trás de uma produção. Isso revela muito sobre nossa própria natureza e o anseio de criar e se comunicar. Que a Casa do Boneco Mecânico continue sendo uma referência de informação cada vez mais reconhecida. No que eu puder ajudar, continuarei tentando divulgar.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Nagado!

      O cavalo não podia deixar de ser mencionado. Esse foi uma tremenda caixinha de surpresas. Mais um na série "pensei que era moleza, mas foi pura ilusão".

      Gosto muito de informações dos bastidores e toda vez que encontro alguma coisa, fico extasiado. Acho que isso também é algo que compartilhamos. Isso de querer saber como são feitas as coisas e os porquês, o prazer da descoberta. Ainda estou muito atrás do Blog Sushi POP, tanto em tempo quanto em qualidade. E também vou continuar apoiando seu trabalho! Pode contar comigo!

      Excluir
  2. Feliz Ano Novo!! XD

    O Kamen Rider 1 leva com grandes méritos o prêmio de melhor figura de herói! Mesmo eu que não conheço ele achei que a figura esbanja heroísmo e fiquei bem interessado.
    E o Moroboshi mereceu prêmio também, figura incrível!

    Que bom que lembrou de Ranma! Essas figuras são muito divertidas mesmo. Pior que eu continuo marcando bobeira e ainda não adquiri a Ran-chan...

    Pode ficar tranquilo, tanto Marvel vs Toei quanto o All Star ficaram ótimos! As próprias fotos nessa matéria já comprovam a qualidade dos projetos.

    Bem louca essa confusão com o Hisashi Kagawa hehehe. Que bom que no final das contas ele entendeu, e bacana ele responder as mensagens.

    Obrigado pela menção! Que bom que as indicações estão sendo certeiras hehehe. E nesse novo ano já tem alguns animes bem promissores, se a correria permitir vamos assistir muita coisa!

    Opa, prevejo uma super matéria de Ultra Seven para esse ano XD

    Bem legal o encerramento com a Madoka! Quando a Cure Happy chegou me lembrou aquelas duplas de humoristas japoneses hehehe.

    E vamos para mais um ano de muitas figuras e matérias de qualidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Ronin!

      As escolhas foram bem difíceis, mas o controle de qualidade falou mais alto no caso do Rider 1. Falando nisso, a Ran-chan tem alguns problemas, mas são contornáveis. Compre que não vai se arrepender.

      De vez em quando tenho umas ideias malucas e quando posso, boto em prática. A Grande Guerra foi algo bem arriscado e desafiador, mas ao menos consegui terminar. Em Marvel vs. Toei o grande obstáculo foi fazer com que a luta ficasse no empate.


      Tem mais uma coisa que não contei do mestre Kagawa. Comentei com ele na ocasião que seria bom se saísse um artbook da série Toei Animation Works dele. Poucos meses depois saiu mesmo, com entrevistas e depoimentos nos quais vi que conheço o trabalho dele há mais tempo do que imaginava.

      Infelizmente de Ultra Seven pretendo pegar só o Alien Metron mesmo. Se houvesse um conjunto comemorativo, poderia considerar algo nesse sentido. Mas prefiro deixar a matéria sobre o Ultra Seven nas mãos de alguém mais capacitado. Alguém que me fez perceber que Ultra Seven não era apenas um seriado de Super Heróis, mas um Romance de Ficção Científica.

      Por outro lado, agora a coisa vai ser mais centrada em Smile Precure!. Essa cena final foi para mostrar isso, já que até agora tudo rodava ao redor de Madoka Magica. Na verdade eu me baseei nas "passagens de bastão" que passaram a implementar nas séries Precure desde Happiness Charge. E de certa forma, foi assim mesmo comigo em 2012...

      Graças às suas indicações, consegui alargar os horizontes e descobrir novas coisas. Sem elas, provavelmente dispensaria Hatsukoi Monster por achar que era mais uma comédia romântica de harém reverso e nunca imaginaria que era algo tão insólito, surreal. Também dispensaria MahoIku por achar que é cópia de Madoka Magica, mas não foi assim. Sakamoto desu ga?... Ah, é um novo mundo! Por isso eu divulgo seu Blog de todas as formas possíveis, inclusive indicando matérias pelo Twitter. E pretendo continuar apoiando! Fico no aguardo das matérias sobre Gintama!

      Excluir
  3. Nobre Usys! Ufa! Quanta coisa passou por aqui! Foram muitas e muitas figuras, praticamente todo domingo tinha uma ou duas matérias novas com os bonequinhos que tanto amamos. Curti bastante os Crossovers, os reviews dos Ultraman, que sempre tinham a história de fundo e também os das figuras que eu nem sabia que existiam, como esse cavalo Revoltech.

    Gostaria de agradecer pelas citações! Sinto-me coomo se tivesse atingido alguns dos objetivos do Blog, que é mostrar as coisas boas nessa Internet!

    Foi admirando os trabalhos do Yanker, Nakano, Ronin e da Casa do Boneco Mecânico que pude chegar a esse tanto de matérias, com a ajuda dos amigos citados que tem colaborado bastante.

    Eu acredito que 2017 tem muita coisa boa pra oferecer, apesar da crise política e econômica do país e minha mudança de região. Espero que possamos crescer juntos nesse ano! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Adelmo!

      Me esforcei bastante, algumas vezes perdi o prazo e outras fiquei o dia inteiro até quase chegar meia-noite se segunda-feira, mas deu para fazer bastante coisa.

      O Super AHAM! também alargou meus horizontes. Descobri várias obras em quadrinhos ocidentais, soube mais dos Doramas Coreanos e também relembrei de muita coisa nos espaços Nostalgia. E sua matéria mais recente também foi muito boa, mostrando obras que podem agradar a todas as idades.

      Este ano vai ser de muitas dificuldades. Mas vou até onde der. Vendo seu exemplo, que mesmo bastante ocupado na mudança ainda assim conseguiu apresentar uma boa matéria, vejo que também tenho que me esforçar. Mais uma vez, obrigado e vou continuar apoiando o Super AHAM!

      Excluir
  4. Ótimos destaques Usys! Os meus preferidos foram a Madoka e o Seven, mas é impossível não ficar maravilhado com figuras como aquela do cavalo ou com projetos como "Marvel vs Toei" ou a "Grande Guerra". Fico honrado em fazer parte dessa galeria, como você mesmo disse é por causa desse tipo de apoio e reconhecimento que continuamos escrevendo e nos empenhando pra trazer cada vez mais matérias bacanas pros leitores. Que 2017 seja um ano mais produtivo ainda do que o que se passou. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Yanker!

      Encontrar o seu Blog foi um dos grandes eventos deste ano e que alargou ainda mais a minha visão.
      E vamos continuar a escrever. Quando precisarmos, quando quisermos e quando nos "der na telha". E vou continuar a dar apoio à Estante do Yanker!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html