domingo, 5 de março de 2017

S.H. Figuarts Cure Beauty

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Beauty, do desenho animado Smile Precure!, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: Esta apresentação usa os conceitos japoneses. Algumas partes, como os nomes de golpes e frases de efeito são traduções/adaptações que fiz desta versão. Por isso elas são diferentes do que aparece em Glitter FORCE.



1. Informações



Reika Aoki é a vice-presidente do Conselho Estudantil do Ginásio Nanairogaoka (mais tarde, se torna presidente). Conhecida por sua beleza, tanto exterior quanto interior, ela faz jus ao seu nome Precure.

Reika é a mais inteligente das Smile e possui bastante habilidade na luta, sendo que ela logo conseguiu se adaptar ao se transformar pela primeira vez. Muitas vezes é ela quem salva o time de um aperto.

Apesar de parecer ser a mais madura de todas, Reika não é isenta de fraquezas. É contado que Reika faz o que faz sem decidir por si mesma, levada por influências externas. Tanto o estudo quanto o seu trabalho como membro do Conselho Estudantil e até mesmo suas atividades como Precure são porque ela é levada pelas circunstâncias e por seu senso de responsabilidade, colocando o bem comum acima do seu próprio. Ou seja, apesar de falar muito sobre o "caminho", ela mesma não tem um. Mais tarde, graças a suas amigas e a seu sábio avô Soutaro, Reika aprende a externar sua vontade e a tomar suas próprias decisões, mesmo que contrariando os que estão a seu redor. Felizmente todos são compreensivos e aceitam sua nova atitude em relação à vida e com isso, Reika descobre seu verdadeiro caminho.


Reika mostra a maior mensagem do desenho que o diretor Takashi Otsuka quis passar, conforme ele conta em uma entrevista: a de que cada um deve fazer as coisas movido por decisão própria e não por pressão popular ou porque "é o que os outros fazem". O diretor não entra muito em detalhes, mas conta que isso foi devido ao que aconteceu em sua época de estudante, quando ele teve que tomar uma decisão importante em relação a um colega, mas se deixou levar pela opinião dos outros e se arrependeu depois.

E a lição que Reika aprende é levada para a versão em romance literário, quando ela se torna professora e se depara com um aluno que teve o mesmo problema dela: o peso de ter de corresponder às esperanças de todos ao seu redor, sem saber o que fazer. Sem poder tomar suas próprias decisões. Reika vê nele o seu "espelho" e o ensina sobre a importância de fazer valer sua opinião. De saber dizer "não" para o que o desagrada.

Sua dubladora, Chinami Nishimura, tem bastante tempo de carreira e é a mais experiente do elenco principal, com exceção de Ikue Otani, que interpreta a mascote Candy. Ela trabalha desde o início dos anos 1990 e participou de várias obras famosas, mas em papéis menores. Nishimura também foi a(s) policial(is) Jenny de Pokémon e fez a voz de vários dos "monstrinhos de bolso". Seu primeiro papel na franquia Precure foi como a Dark Dream, cópia sombria da heróina Nozomi Yumehara/Cure Dream no especial para cinema de Yes! Precure 5. Em Smile Precure!, curiosamente ela também interpretou uma cópia malvada de sua personagem, a Bad End Beauty. Nishimura tem apreço por Reika/Beauty e possui uma boneca de pelúcia da personagem, além de uma camiseta que ela usa em eventos. E ainda, ela participa de encontros com a equipe de produção do desenho.

Em Glitter FORCE, Reika se tornou "Chloe" e Beauty teve o nome mudado para "Glitter Breeze". Não existem dados oficiais sobre as Glitters, mas aparentemente ela é a única do time que descende de japoneses.


Curiosidade: Na versão em inglês de Glitter FORCE, Chloe é interpretada por Kate Higgins, que foi Ami Mizuno/Sailor Mercury tanto na dublagem americana da série clássica Sailor Moon (versão da Viz Media) quanto em Crystal.

O modelo esteve disponível de forma exclusiva no site da Bandai por tempo limitado. A vendagem foi tão boa que tiveram que adiar o lançamento para atenderem a todos os pedidos, algo raro na Bandai.

O conteúdo da caixa. Mais ou menos o mesmo número das outras Smile, mas ela vem com uma arma.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual lembra o de uma valquíria nórdica. Curiosamente, antes de se transformar, Reika tem uma beleza oriental, com um longo cabelo comprido. Mas como Precure possui uma beleza ocidental.

A expressão que vem de fábrica é de um sorriso, como é de praxe, embora seja mais tranquilo que os das outras Cures. A boca não é tão aberta. Os olhos são um pouco caídos para os lados, conforme instruções de Toshie Kawamura. Com isso, cada Cure tem olhos com formatos diferentes uma da outra.

Esta expressão é com um sorriso um pouco mais calmo. O tamanho da boca é menor que o de Miyuki, por exemplo.

Esta expressão na verdade é de quando ela concentra força para usar o golpe especial. Mas ela tem outras utilidades.

A expressão de luta. Nos conceitos originais, Reika seria um terror quando fica brava, mas esse elemento foi removido no produto final, conforme conta Chinami Nishimura em uma entrevista. Um resquício ficou no episódio no qual ela repreende o vilão Wolflun.

Os enfeites em forma de asinhas ficam dos dois lados da cabeça, o que reforça ainda mais a semelhança com uma valquíria.


Dos lados da franja existem essas madeixas, feitas de material maleável de modo a reduzir a interferência nos movimentos da cabeça. Os adornos são representados com pintura metálica.


As enormes mechas de cabelos da parte de trás têm modelagem e pintura simples, mas existem pontos para representar as beiradas.

Debaixo das ombreiras existem essas mangas.

O broche com o emblema das Smile Precure.

A pochete para guardar o Smile Pact. Assim como Yayoi, Reika vem com um.


A parte de trás do vestido tem o formato de "cauda de andorinha" como na Happy e na Peace.


As botas se parecem com as da Happy, mas a boca tem uma decoração diferente.



3. Articulações


O sistema básico é igual ao das outras Smile, com exceção da Peace.

As mechas longas da parte de trás do cabelo possuem articulações multidirecionais na raiz, podendo ser abertas e giradas.

Como é de se esperar, a manga interfere nos movimentos do ombro.


4. Acessórios





Os pares de mãos incluídos. A mão fechada tem uma pose diferente das demais, mais delicada sem o polegar segurando os dedos.


Estão incluídas estas mãos unidas segurando o Smile Pact.



O Smile Pact é removível e é igual ao que vem com a Peace.


A espada de gelo que Beauty empunha na abertura e em algumas lutas, geralmente as decisivas.



A superfície é irregular, como se fosse gelo mesmo. A peça é transparente, com pintura por cima. Essa pintura pode ser removida com thinner, mas essa substância fragiliza o material e pode quebrar a espada. Eu resolvi não me arriscar...


Está incluído um par de mãos para segurar a espada.

É só que a abertura é um pouco apertada e só cabem objetos finos.


Como é de praxe, está incluída esta peça para que o pescoço fique em uma posição fixa. Mas no caso da Reika não é muito necessário.


A base com suporte personalizada é igual à das outras Smile.


5. Ação


READY...
- PRECURE SMILE CHARGE!
GO!!!

GO GO! LET'S GO BEAUTY!!!




















- Um coração puro, como a neve que cai.



- CURE BEAUTY!!!
A cena de transformação e e apresentação pode ser feita com alguns arranjos. A expressão de olhos fechados ajuda a fazer com que a foto fique próxima ao original.


Na minha opinião, a Cure Beauty faz jus ao seu nome e é uma das Cures mais bonitas da franquia, junto com Moonlight, Egret, Scarlet e Diamond.



Reika não é só bonita e inteligente. Ela sabe lutar.


Reika é perspicaz e consegue perceber o ponto fraco do inimigo para atacá-lo. Mesmo assim ela troca sopapos quando necessário.


Beauty abraça o Smile Pact para carregar energia para o golpe especial (ao menos no começo).


- PRECURE!


- BEAUTY...


- BLIZZARD!!!
Os elementos de Reika são a Água e o Gelo. Mas ela usou mais seus poderes congelantes no desenho, que se tornaram sua marca registrada. Só que ela não é imune ao próprio elemento e pode ser congelada por um ataque inimigo.


Escudo de gelo, usado uma vez para repelir um ataque.


Reika também consegue criar espadas de gelo.


A espada não é muito resistente e se quebra se for atacada por um golpe forte. Mas Reika consegue criar várias delas. E uma vez, ela se usou da fragilidade do gelo para vencer.


Uma curiosidade é que Chinami Nishimura pratica Kendo. A figura é articulada o suficiente para segurar a espada com as duas mãos, mas as poses são limitadas.


No episódio 43, Reika usa um estilo de duas espadas para enfrentar o vilão Joker. A cena de luta é uma das mais bonitas da franquia, feita por Yuta Tanaka, que considero o melhor diretor de ação da Toei Animation e que mais tarde dirigiu Go! Princess Precure.



Nessa luta é tocada a Character Song de Reika, あなたの鏡 (Anata no Kagami, algo como "O seu espelho"), que se tornou uma das minhas Dez Mais das músicas de desenhos animados japoneses, conforme comentei nesta matéria do Blog Sushi POP: Anison Best 100 - Público japonês elege seus temas de animê favoritos.


O modelo só vem com uma espada. Sendo assim, para representar esta cena é preciso comprar dois exemplares. Talvez seja isso que tenha causado o excesso de demanda. Mesmo assim eu já comprava dois exemplares de cada S.H. Figuarts de Smile Precure!, embora tivesse enfrentado alguns problemas para conseguir a Reika.


- Desvios! Vielas! Contornos! Mesmo assim todos são caminhos!


- O caminho que eu trilhar será aquele que eu mesma escolher.


- Mesmo que ele seja longo e tortuoso.


- Esse é o meu desejo! O meu capricho! Sem qualquer mentira ou falsidade! É o meu caminho!


- PRECURE! BEAUTY BLIZZARD ARROW!!!
Ao conseguir externar sua vontade a despeito da dos outros, Reika desperta para seu verdadeiro poder e aprende a usar esse golpe. Mais uma vez, uma pena que não vieram peças para representar o arco e a flecha de gelo.

Quando vi a Cure Beauty pela primeira vez, achei que ela era parecida com a Hilda de Polaris de Saint Seiya.

De fato, colocando as duas lado a lado dá para notar várias semelhanças, especialmente no cabelo. Algumas são bem inesperadas.

Usando alguns itens. Pena que ela não consegue empunhar a lança ou a espada Balmung. E para colocar o vestido e a armadura da Hilda, eu teria que desmontar a Reika.


Beautiful & Stylish
Três personagens que têm um estilo de luta elegante. O equilíbrio de cores também é perfeito (enquanto o Wizard se mantiver na Flame Style).


- As cinco luzes que guiam todos ao Futuro! Brilhem! SMILE PRECURE!!!
Com isso, finalmente consegui reunir o time completo!


- É desde criança que a Nao...
Reika sabe de várias coisas sobre Nao por serem amigas de infância e de vez em quando fala sobre isso. Os fãs chamam essa cena de "Momento 8:40", pois muitas vezes acontece bem nesse horário.


No trailer do especial de cinema de Smile Precure, existe uma cena com as duas lutando juntas, mas na versão final ela foi trocada por outra com Nao e Akane usando um ataque combinado.

Realizando um sonho: uma foto junto com as Puella Magi. Naquela época uma coisa ruim aconteceu comigo e achei que não ia conseguir.

Felizmente deu tudo certo e até pude ir além!

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Beauty, feita pela Bandai. A figura em si é muito boa, com uma modelagem bem feita e um sistema de articulações razoável. O grande problema é a falta de acessórios. Só vem uma espada de gelo, sendo que em sua cena mais marcante são usadas várias e até duas ao mesmo tempo. E ainda por cima não incluíram peças para representar o Beauty Blizzard Arrow, desse mesmo episódio. É certo que as outras Smiles não vinham com muitos acessórios e no caso delas não era necessário, mas Reika tinha que vir com alguns extras. Mesmo assim é uma boa representação da personagem e sabendo improvisar dá para compensar as deficiências. Por ser uma figura exclusiva ela é um pouco difícil de se conseguir. E por um tempo, ela era vendida a preços altíssimos no mercado de usados. Mas aparentemente isso já passou e de vez em quando é possível encontrá-la a um preço próximo ao original. Recomendo para os fãs do desenho.







- Você tem bastante potencial. Quer treinar comigo?
- ......

5 comentários:

  1. Show de review!

    Caramba, a primeira coisa que pensei quando vi ela foi exatamente a semelhança com a Hilda! As duas frequentam o mesmo salão de beleza hehehe!

    A figura é muito bonita, essas cores leves dão certa serenidade para ela. As expressões também são muito boas, essa de concentração serve até para uma cena de beijo, brabo é achar alguém digno de um beijo dela hehehe. Só uma pena ter apenas uma espada mesmo, seria interessante se após a última figura do conjunto a Bandai fizesse um kit de acessórios e efeitos para as personagens.

    O desenvolvimento da personagem parece bem interessante, me lembrou um certo personagem de Assassination Classroom. Esses personagens com muitas responsabilidades geralmente escondem uma certa frustração por terem que carregar tantos "fardos" e é sempre interessante ver como eles lidam com isso.

    Foi só ver uma menina bonita manipulando gelo que o Camus já abandonou o Hyoga...

    Nada melhor que superar os problemas e ainda por cima realizar um sonho! No final das contas, os desenhos que tanto gostamos têm muito em comum com a vida real, os heróis caem mas sempre se levantam mais fortes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ronin!

      Outros pontos que Reika e Hilda têm em comum são o gelo e os motivos nórdicos. Gostava bastante da Hilda e por isso a Reika me atraiu. Mal sabia eu que a Hilda de verdade voltaria anos depois. Mesmo assim a própria Reika me encantou. E ela não só conseguiu superar seu problema como também passou a mensagem para as novas gerações.


      Interessante essa utilidade para o rosto de olhos fechados. Deve funcionar com fotos dela com a Nao. Muitos fãs fazem artes com as duas como um casal. E tem aqueles que colocam com a Miyuki também.

      A Akane, a Nao e a Yayoi podem usar as Tamashii Effects (e de fato, comprei exatamente para elas). E antigamente a Bandai fez isso de colocar um kit de expansão na última figura de Yes! Precure 5 GoGo. No caso eram expressões extras. E duas delas vieram em um pacote duplo com bases com suportes para todo o grupo. Fico pensando se não vão fazer algo assim com a Cure Scarlet para representar as Go! Princess Precure no Mode Elegant.

      O que aconteceu comigo me fez ver o quanto a vida é frágil. E que é melhor investir tempo e energia nas coisas que gostamos ao invés das que não gostamos. Já acreditava nisso e agora tenho mais convicção. Felizmente deu tudo certo e estou vivo para realizar minhas ambições.

      Camus percebeu que Reika pode ter um potencial maior. Sabe como é. Um de seus discípulos tem um complexo de Édipo incurável e o outro é um traidor. Se for no desenho, o único que se salvou foi o Cristal. Ele queria um que fosse decente.

      Excluir
  2. bom dia,
    desculpa a pergunta, sabem onde conseguiria comprar a boneca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Comprei na pré-venda na Big Bad Toy Store. Mas agora só deve ter em lojas de usados.
      Deixei endereços de várias lojas na seção de links. Algumas comercializam usados.
      https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html

      E além delas tem a Mandarake, especializada em usados: https://www.mandarake.co.jp/

      A maioria fica no Japão, então é bom ter em mente que nos tempos atuais existem restrições aos envios. E dependendo, podem ser bem caros.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html