segunda-feira, 13 de março de 2017

S.H. Figuarts Tuxedo Mask

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Tuxedo Mask, de Sailor Moon, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Tuxedo Mask é um misterioso homem mascarado que vem para ajudar Sailor Moon nos momentos de perigo. Ele joga uma rosa, que ora serve para ferir o inimigo, detendo seus movimentos, ora para libertar a heroína de algum tipo de prisão. Tendo ao fundo uma música característica, o homem de máscara diz alguma frase de efeito e então parte. Suas motivações são desconhecidas e ele parece estar atrás dos Cristais Arco-Iris.

Mamoru Chiba é um jovem estudante universitário que aparece na frente de Usagi (Sailor Moon) e faz piadas sobre alguma de suas trapalhadas, chamando-a de "bombom", em alusão ao penteado da menina. Usagi o vê apenas como um cara chato e antipático, cuja única qualidade é ser bonito. Mas essa impressão muda mais adiante.


Usagi descobre que Mamoru e o Tuxedo Mask são a mesma pessoa. Mais do que isso, assim como ela é a reencarnação da princesa Selenity, Mamoru é o Príncipe Endymion, seu amor na vida anterior. Os dois passam a namorar, sendo que Mamoru chama Usagi de "Usako" e ela o chama de "Mamo-chan" (aqui ficaria algo como "Mamô", que cairia bem). Mas o caminho dos dois será bastante árduo até alcançar a felicidade.

Assim como em outras personagens de Sailor Moon, existem diferenças entre a versão original em quadrinhos e o desenho animado. Na primeira, Mamoru estuda no colegial e vai para a escola de ônibus, enquanto no desenho ele vai para a faculdade com seu próprio carro e é amigo de Motoki Furuhata, interesse romântico (ou melhor, "um dos") de Usagi no começo da série.

No desenho animado dos anos 1990, Mamoru foi interpretado pelo lendário Tohru Furuya, que foi Amuro nas séries Gundam e Seiya de Pégaso em Saint Seiya. Em Crystal, o personagem foi interpretado por Kenji Nojima e em uma das versões para teatro por Kousei Amano, que foi o Kamen Rider Garren em Kamen Rider Blade e o Libra Zodiarts em Kamen Rider Fourze.

O conteúdo da caixa. Vem com bastante coisa, mesmo sem contar com o manto. O número de pares de mãos intercambiáveis é impressionante.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Mais uma vez o desenho tirado da tela, com o visual que encantou muitas meninas nos anos 1990.

Close do rosto. A máscara é representada como em quadrinhos americanos, cobrindo os olhos com uma película branca. Esse visual só existe no desenho animado.

Está incluída uma peça facial representando a máscara mostrando os olhos, usada nos quadrinhos e algumas vezes no desenho.


Este é o rosto sem máscara. Uma representação perfeita da versão em desenho animado. 


Este rosto com os olhos fechados pode servir para representar a cena em que ele é capturado pelo Reino das Trevas. Teria sido bom um com a boca aberta ou um sorriso. 


A cartola é bem simples, mas bem feita. Ela não tem nenhuma camada especial.



A cartola é presa por este enorme pino em cima da cabeça e por isso não cai de jeito nenhum.




Estão incluídas essas intercambiáveis para representar o personagem sem a cartola. Primeiro é preciso remover a que já bem instalada, o que é fácil por estar presa por uma conexão esférica.




O resultado é este. Fica bem elegante.


A roupa é um fraque comum. A capa tem moldes para representar as dobras. No meu exemplar a peça que representa o colete é torto e não consigo endireitar.

Sem a capa. Os botões são representados com pintura metálica. Existem alguns detalhes em roxo e uma linha que simula costura nas costas.


Detalhe da gravata borboleta, que é branca mesmo dentro do desenho.





As dobras da roupa são bem modeladas, especialmente na calça. 

As pernas são compridas, terminando em bocas de sino. Mas isso cria um problema que veremos mais abaixo. Os sapatos são bem esculpidos, até com os saltos. As solas são lisas. 


3. Articulações


Por incrível que pareça, a movimentação do pescoço é um pouco limitada. 

Os ombros contam com sistemas que permitem erguê-los bem. Mas o braço só gira na ligação com o ombro e por isso as poses ficam limitadas.

Por exemplo, ele não consegue fechar os braços à frente do corpo.

Fechamento máximo do cotovelo, que não é muito.

A conexão da mão não é muito funca, mas isso compensa a falta de mobilidade do pulso. Existe uma articulação multidirecional na parte de dentro, mas no meu exemplar ela é difícil de girar.

O tronco não se move muito, sendo que a articulação fica só na cintura e não tem nenhuma no peito.

As coxas são extensíveis e com isso a abertura das pernas é excelente.

As pernas são as partes que mais se movem no modelo.

É só que os tornozelos não se movem muito e sofrem interferência da boca da calça. As articulações não são extensíveis e por isso são bem limitadas.

O manto é articulado, seguindo um esquema semelhante ao de Saint Cloth Myth e dos Brothers' Mantle de Ultra-Act.

A parte do meio é presa por uma dobradiça e pode se mover para fora.

A parte de cima do manto é feita de material maleável, mas acaba escapando ao levantar a parte do meio do manto.


4. Acessórios


O número de mãos intercambiáveis é impressionante. Duas, ou melhor três delas são para segurar objetos.

A rosa, um dos sinônimos do Tuxedo Mask. A escultura é bem feita, inclusive com os espinhos no caule.

A rosa pode ser segurada por esta mão.


Está incluído o bastão que o Tuxedo Mask usa para lutar. A modelagem é bem simples.

O bastão tem um cabo e vai se afinando até chegar na ponta.

A mão para segurar o bastão é diferente da rosa.

A caixinha de música que teria sido um presente da Princesa Selenity para Endymion. A representação é muito boa, mas a tampa não se move ( que seria pedir demais).

Ela pode ser colocada em cima desta mão.

Também está incluída esta peça.

Ela serve para tapar o buraco do conector do manto.

Com isso é possível representar Mamoru sem a cartola e o manto.


Outra opção é deixar com o manto fazendo de conta que é o Príncipe Endymion.

Apertando um pequeno painel das costas, coberto por material maleável, faz com que a peça se projete para fora, facilitando sua remoção na hora de colocar o manto de volta.

A base personalizada, com plástico fumê e um logo tampografado.

Ela vem com um suporte articulado e uma garra.

O suporte é mais curto que o de uma Soul Stage regular e a garra é menor.

Existe um conector no manto para o suporte.


Ficaria assim. É preciso posicionar bem o suporte.


Para expor sem o manto é melhor usar a garra. É só que ela não é grande o suficiente para segurar o corpo e serve apenas de apoio.

Uma opção é usar a garra maior de uma Soul Stage. Ou trocar com a da Sailor Mercury que vem com uma grande demais para ela. Aí fica perfeito.


Caso não tenha outra Soul Stage ou a Mercury, existe a opção de colocar a garra para segurar uma das pernas.


5. Ação


Cena de transformação, usada só uma vez. Na versão em tokusatsu era apenas uma troca de roupa, com direito a uma cena do ator Jouji Shibue só de cueca e máscara. Essa transformação pode ser vista no episódio especial para vídeo Act.ZERO.


Toda vez que Sailor Moon se vê em uma situação de aperto...


-!!!


- Aquilo é...


- Tuxedo Mask!
Tendo ao fundo uma música característica, ele solta alguma frase de efeito.


- Adeus.
Muitas vezes ele vai embora e deixa o resto nas mãos da Sailor Moon.



Mas algumas vezes ele fica e luta por um tempo.



Para isso ele usa o bastão e as rosas como armas.


O bastão tem várias utilidades. Uma vez foi usado como taco de bilhar para salvar a Sailor Moon que estava presa dentro de uma bola.


- TUXEDO LA SMOKING BOMBER!!!
Nos quadrinhos e em Sailor Moon Crystal, Tuxedo Mask conta com esse golpe especial. Além disso, ele tem vários outros poderes psíquicos, como cura de ferimentos ou o de ler as memórias contidas em um objeto.


No começo, Mamoru era só um cara chato que atazanava a pobre Usagi.


A coisa ficou pior quando ele e Rei começaram a namorar (embora um pouco a contragosto de Mamoru). Daí foram dois para atormentar.

Mas no fim os dois ficam juntos ao saber de suas vidas passadas.




Por isso, Tuxedo Mask sempre estará lá para proteger aquela que ele amou em outra vida.


- Sinto muito, mas esta dama é muito importante para mim.


- Ei, Mamo! Eu estou aqui ainda!


- Hein?! Mas então quem é que está nos meus braços agora?


- Er... OK. A gente até foi um casal em outra vida, mas...
-!!!
Luna foi interpretada por Keiko Han, que foi Saori Kido/Athena em Saint Seiya.


Um amor que transcende a morte.


Agora tenho todas as personagens de Sailor Moon que eu queria (até com mais uma extra). Com isso, a princípio minha coleção foi fechada.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Tuxedo Mask, feita pela Bandai. A figura tem uma modelagem incrível, trazendo o personagem de dentro da tela da TV com excelência. Os acessórios foram bem escolhidos e adequados, bons para representar várias situações do desenho animado. A cabeça extra com o conector para a cartola foi uma ótima ideia. Uma pena que as expressões faciais não tenham tanta variedade. Ia ser realmente bom se colocassem uma expressão com um sorriso e outra de luta, com a boca aberta. E as possibilidades aumentariam se fizessem três tipos de franja, sendo duas com a máscara e outra sem. O sistema de articulações também deixa um pouco a desejar, com vários pontos que não se movem tanto apesar do visual simples do personagem. O tornozelo sofre bastante, comprometendo a estabilidade da figura, que tem que se apoiar no manto para algumas poses. Mas no total, é uma figura que recomendo para todo colecionador das figuras da série, tendo em vista que se trata de um personagem importante.





- Mamo! Você não vai me trocar pela Cure Moonlight, né?
- Claro que não coelhinha.

- (Eu dou valor à minha vida...)

12 comentários:

  1. Show de review!

    Esse cara é estiloso! Lembro que quando eu assistia uns trechos de Sailor Moon na Manchete sempre pensava isso hehehe. Uma amiga diz que ele é o maior stalker dos animes, pois sempre sabe onde está a garota hehehe.

    A figura tá bem legal, essa capa chama bastante atenção, ainda mais com esse interior vermelho bem vivo. É o tipo de figura que com certeza deixa o colecionador com um belo sorriso ao abrir a caixa cheia de peças! Bem que podia ser sempre assim.

    Quando vi a boca da calça logo imaginei que os pés seriam prejudicados, podiam ter feito um planejamento melhor para essa peça. Outra coisa que eu acho que seria melhor é algum detalhe na boca, ou mesmo mais expressões como você mencionou. Achei a boca dele meio "invisível", mesmo de perto é meio difícil dizer se ele está com uma expressão séria ou um leve sorriso.
    Mas no geral eu curti bastante, e vejo várias utilidades para a figura, inclusive pare ser o galã em várias histórias hehehe.

    Mas como assim casal em outra vida?! A garota do Seiya não era a Shaina?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Mesmo agora muita gente diz que ele era inútil ou era um anormal, até chamado de "Hentai Mask". Mas a bem da verdade, a Sailor Moon teria sido derrotada várias vezes se ele não tivesse intervisto.

      A caixa também é grossa, volumosa. Me espantei com o número de mãos intercambiáveis. Mas eu trocaria um par por mais um rosto com uma expressão diferente. E bem observado. Tinha que ter um delineamento para mostrar como é a posição da boca. E mais uma vez não entendo por que não colocaram articulações extensíveis nos ombros e nos tornozelos.

      Pior que se a gente pensar que a Keiko Han também foi Lalah Sune em Gundam, dá para ver que a ligação entre esses dois é bem mais antiga. Se bem que em ambos os casos o sentimento era unidirecional. De Amuro para Lalah e de Saori para Seiya.

      Cá entre nós eu torcia para a Miho levar o Seiya. Sinto que combinava melhor. A Saori era muito fina e a Shaina era muito agressiva.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Olha só, o Tuxedo Mask! Pura Nostalgia ver esse boneco! Sailor Moon é o tipo de anime "de meninas" que a rapaziada órfã da extinta Rede Manchete assistiu e se amarrou! Quando assistíamos aos Super Sentai, já dizíamos logo qual das cores a gente era, mas com as Sailors não tinha essa - só tinha o Tuxedo Mask, mesmo!

    Bacana o Review e legal saber que tecnicamente o boneco possui duas cabeças, que dá pra usar uma delas pra os Tokusatsu como Fire de Winspector ou algum Ranger que queiramos transformá-lo em mangá!
    Legal o fato de movimentar bem as pernas. Há Figuarts que nos deixam tristes, como o Robô Rider, Jaspion e outras com movimentos bem limitados nessa área. Sem articulação no peito também deixa a figura meio rígida para algumas poses. A capa dele também lembra a do Batman Injustice, da mesma linha.
    Eu não fazia ideia que o Tuxedo era o Seiya! Nem que a Luna era a Saori! As cenas de ação ficaram ótimas! Curti, mesmo esse boneco. Cogitei em pegá-lo algumas vezes, mas este ano está meio complicado! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      É interessante que em Sailor Moon acontecia o contrário das séries Super Sentai e Kamen Rider. Nessas séries, os meninos tinham liberdade para escolher entre vários personagens e as opções das meninas eram limitadas.

      Taí uma boa ideia que eu nem cheguei a pensar: usar a cabeça do Mamoru em outras S.H. Figuarts de heróis. É que acabei fazendo a matéria às pressas depois de saber que a semana passada se comemoravam os 25 anos do desenho. Ia ser outra figura e por isso também que acabou atrasando. Nem deu tempo de pensar em muita coisa.

      O Tuxedo Mask se move bem da cintura para baixo, só que o resto é um pouco limitado. Eu ia fazer ele usar uns golpes do Seiya, mas não tive tempo e nem energia para isso. Ah, outro personagem que o Tohru Furuya interpretou foi o Yamcha. Pois é! Esse esteve em todas! Por isso eu digo que ele é lendário.

      Mesmo assim vale a pena comprar. É uma boa transposição do desenho para uma figura. Além disso, é bom para quem tem as outras Sailors para completar o conjunto.

      Excluir
  3. Belo review!!! Realmente o Tuxedo Mask é uma figura elegante, as cenas de ação ficaram ótimas. Ah, parabéns por ter fechado a coleção, é muito gratificante poder ver os personagens que gostamos todos juntos.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Tive que lutar contra o calor e a indisposição para fazer as cenas da ação, mas ainda bem que agradou. E a princípio fechei a minha coleção de Sailor Moon... se não lançarem o Zoisite.

      Excluir
    2. Hoi Usys! O Tuxedo Mask ficou um gato! Mas já era de se esperar desde q estamos falando da Bandai!
      Eu não gosto muito do Tuxedo Mask no anime original, pq ele meio só sabe tacar rosas, ser lindo, e ser facilmente sequestrado, hehe, brincadeira, mas ele realmente n é mto útil na hora das lutas.
      Eu adoro o personagem do Mamoru, ele é bem cômico por ser tão sério ao ponto de n entender algumas coisas bobinhas da Usagi e sempre tentar ser o namorado perfeito por mais difícil q seja.
      No mangá já é o contrário, gosto do Tuxedo Mask mas n gosto muito do personagem do Mamoru, acho q ele é pouco sério e calado além da conta, fazendo a gente nem conhecer ele, mas o Tuxedo Mask é bem mais útil e não essa coisa de rosas, frases de efeito, e blá blá blá.
      Em nenhuma das versões de SM eu realmente acho q a Usagi e o Mamoru são aquele casal excepcional q tentam tanto mostrar, eles parecem mais um casal meio forçado pelo passado dos dois do q um casal de vdd, até me levando a "shippar" o Mamoru com o Fiore, do filme de Sailor Moon R, pois ele parece sentir​ algo mto mais forte por ele do que pela Usagi em si.
      E tenho boas notícias, comprei duas figuras de SM! Comprei a Super Sailor Moon, e Sailor Vênus, vão ser minhas segunda e terceira figuras pois já tenho a primeira versão da Sailor Moon, elas ainda n chegaram, mas como comprei por expresso elas chegaram logo
      Adorei o Review, ficou ótimo como todos os outros!
      Bjs!

      Excluir
    3. Obrigado, Midori!

      A bem da verdade, eu também não aceitava muito bem essa dos dois ficarem juntos por terem sido amantes em outra vida e não por algum outro motivo que mostrasse que eles foram feitos um para o outro. No jogo para Super Famicom até tem uma situação em que a Rei é pega por um feitiço e tem a ilusão de que Mamoru deixou a Usagi para ficar com ela. Nessa hora, ele diz algo como "Quero ficar com você, não por ter te conhecido em outra vida, mas nesta, como Mamoru Chiba e não como Endymion". Essa me convenceu muito mais.

      Esse filme do R foi muito emocionante! É um dos meus favoritos, e uma das cenas que mais gosto é daquela com o Fiore falando da solidão e das meninas se lembrando que também eram solitárias até conhecerem a Usagi. Nessa elas se levantam para defendê-la. A transformação do Mamoru em Endymion também foi muito bonita. E vendo bem, o Fiore tinha motivos bem fortes para levar o Mamoru.

      Bom ver que sua coleção de Sailors está avançando! Te desejo coragem e torço para que consiga todas as que deseja! A Venus é muito boa e bem estável. Não peguei a Super Sailor Moon, mas acabei encomendando a Super Mars. A Super Mercury também ficou bonita. Sendo assim acho que vou ter que fazer mais uma volta... Ou seja, vai ter mais coisas de Sailor Moon aqui.

      Excluir
    4. Hey Usys! Minhas Sailors chegaram hj!
      Eu havia pedido por expresso, mas achei q elas não chegariam esta semana, mas elas chegaram em ótimas condições!
      E as duas são maravilhosas, os detalhes da pintura e modelagem tanto na Super Sailor Moon quanto na Sailor Vênus são insanos!
      As únicas coisas q não gostei mto na Super Sailor Moon foram:
      1-A cor amarela do cabelo dela é mto forte é mto puxada pro laranja, no anime o cabelo dela realmente é um amarelo forte, mas na figura ficou meio exagerado, ficou o cabelo dela parecer queijo cheddar
      2- O laço de trás dela não tem articulação alguma, e isso dificulta um pouco na hora de fazer algumas poses com ela, como sentar
      2- A mão de segurar o cetro dela veio com um buraco muito apertado para o pino da mão, eu consegui encaixar a mão lá, mas me levou um bom tempo.
      Mas fora isso, a figura é maravilhosa, a caixa, a figura em si e os acessórios, tudo ficou insanamente lindo!
      E a Sailor Vênus não fica pra trás! Eu adorei ela, a roupa mais simples da muita liberdade de movimento e suas articulações são ótimas, a única coisa q me incomodou é o cabelo em relação ao suporte, o cabelo fica no caminho do suporte e só da pra colocar ela em pé se a colocar olhando pra baixo, vc q já tem a Vênus a mais tempo pode me achar uma solução? Obrigada! Bjs!

      Excluir
    5. Ola, Midori!

      Bom ver que chegaram os itens! Uma dica para colocar o cetro seria usar um secador de cabelo na mão da Super Moon para amolecer um pouco. Com isso deve ficar mais fácil de colocar. Outro mais extremo seria usar uma broca fina para alargar a entrada, mas um erro pode fazer ficar frouxo, o que é pior. O negócio é deixar na mão dela mesmo.

      Um jeito que achei para contornar o problema da Vênus foi o de colocar a haste do suporte em um dos cantos arredondados da base em forma de coração, ao invés da ponta. Daí é colocar a garra para segurar a figura de lado. Outro jeito é fazer a garra segurar a perna dela. Nos dois a haste fica aparecendo, mas funciona.

      Excluir
    6. De nada, Midori!
      No que eu puder ajudar, estou à disposição.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html