domingo, 3 de dezembro de 2017

S.H. Figuarts Body-kun Rihito Takarai Edition Pale orange Color Ver. & S.H. Figuarts Body-chan Kentaro Yabuki Edition Pale orange Color Ver.

Saudações.

Desta vez vou falar das protoformas Body-kun e Body-chan, da linha S.H. Figuarts feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações




S.H. Figuarts é a linha-padrão de figuras articuladas da Bandai, que deriva da antiga Souchaku Henshin, de figuras em que era possível equipar com armaduras para representar os personagens  e emular a transformação (装着 Souchaku, "equipar"; 変身 Henshin, "transformação"). No princípio o S.H. da denominação se referia mesmo a Souchaku Henshin, mas mais tarde ela passou a designar o conceito da linha: "Simple Style Heroic Action", algo como "Ações heroicas com estilo simples". Ou seja, uma figura de tamanho colecionável, de aproximadamente 14 cm, que poderia fazer poses elegantes.


Em 2016 foram lançadas as protoformas Body-kun e Body-chan, destinados a desenhistas para servirem como referência. E junto havia um livreto com dicas sobre como utilizá-las para isso. Foi um sucesso de vendas, o que motivou à fabricação de novos modelos, desta vez com a supervisão de dois desenhistas famosos.


A protoforma masculina, Body-kun, teve a supervisão de Rihito Takarai, quadrinista e ilustradora, famosa especialmente em obras de fantasia e no gênero BL (Boys Love), que fala sobre relacionamentos amorosos entre homens. Entre seus trabalhos figura 10 COUNT, que se tornou referência no gênero BL, traduzido para várias línguas, mas infelizmente ainda não foi lançado no Brasil. Em fantasia, seu trabalho atual é graineliers, publicado na G Fantasy, da Square Enix.


A protoforma feminina, Body-chan, teve supervisão de Kentaro Yabuki, cuja obra mais famosa é To Love-Ru, comédia romântica de ficção científica com tons de erotismo, com roteiro de Saki Hasemi, publicada na Shonen Jump. Outra obra representativa é BLACK CAT, de aventura e totalmente escrita e desenhada por Yabuki. To Love-Ru foi publicada no Brasil pela Editora JBC e o desenho animado de BLACK CAT foi exibido pela Animax.


O conteúdo das caixas. Nesta versão estão incluídas apenas mãos intercambiáveis. A versão Deluxe inclui acessórios para representar várias situações fantásticas ou cotidianas. Também está incluído um livreto com dicas de poses e de como utilizar os modelos para desenhar.

No canal oficial da Bandai do YouTube existem demonstrações dos próprios desenhistas de como utilizar os modelos:

Rihito Takarai usando a Body-kun.

Kentaro Yabuki usando a Body-chan.


No Blog Super AHAM! existem informações sobre as versões anteriores, sendo que uma delas é a versão DX. As poses e situações são muito bem feitas, dando uma sensação de envolvimento. Recomendo a visita:

Espaço Action Figures: Body Kun S.H. Figuarts (Grey)
Espaço Action Figure: Review Body Chan (Flesh) S.H. Figuarts


2. Modelagem


A protoforma Body-kun tem músculos definidos, mas nada muito exagerado. É só que a cor não é uniforme, parecendo que o peito e o baixo-ventre parecem cobertos por um tipo de armadura.

A Body-chan é um pouco rechonchuda, sem músculos, mas com bastante carne. A coloração também não é uniforme, mas a diferença de cores e texturas não chamam tanto a atenção quanto no  Body-kun.

Em ambos o rosto é plano, sem olhos. A Body-chan tem um sorriso esculpido.

Como dito anteriormente, o Body-kun tem hipertrofia moderada. Mesmo assim os músculos abdominais são visíveis, assim como os das costas e do peito.

Por outro lado a Body-chan tem acúmulos de gordura, mas nos pontos e na medida certa. Mas a silhueta é bem irregular, sendo possível ver as quebras de linha.

O braço do Body-kun é fino, porém robusto. O da Body-chan é mais delicado.


O mesmo pode ser dito das pernas. Em ambos elas são bem definidas, com as coxas e as panturrilhas.


3. Articulações


O movimento do pescoço é bom, como é esperado, uma vez que não há adereços ou cabelo para interferir.

Os braços do Body-kun têm boa liberdade de movimento. Os antebraços podem ser girados.

A Body-chan consegue erguer bem os ombros. O sistema de articulações é bem diferente do Body-kun.

A Body-chan tem articulações extensíveis nos ombros, o que dá mais mobilidade.

O Body-kun não tem nenhum mecanismo nesse sentido.

O pulso do Body-kun se movem bem pouco, mas a articulação fica bem escondida.

O da Body-chan é o contrário. A articulação é exposta, mas tem grande liberdade de movimentos.

O tronco do Body-kun se move incrivelmente bem.

O da Body-chan também, mas as quebras da silhueta incomodam e em alguns ângulos não fica muito natural.

A abertura das pernas é quase igual nos dois modelos.

Em ambos é possível girar a coxa. 

As articulações das pernas cumprem bem seus papéis. Os joelhos conseguem se fechar bem.


Ambos possuem uma articulação em dobradiça no tornozelo, o que dá mais estabilidade ao modelo.


4. Acessórios


Estão incluídos estes cinco pares de mãos intercambiáveis.

Também há estas, com os dedos entrelaçados em posições diferentes. A colocação é surpreendentemente fácil.

Existe esta outra peça para representar mãos dadas. Mas as mãos são iguais, ou seja, não dá para colocar o Body-kun de mãos dadas com a Body-chan. Só um Body-kun com outro Body-kun e uma Body-chan com outra Body-chan.

Não é exatamente um acessório, mas a parte de trás do tronco tem um conector para bases-suporte (não incluídas nesta versão).



5. Ação


Traduzindo um pouco o livreto, em ambas as figuras as costas devem formar um "S" ao fazer uma pose. A diferença é que a figura masculina projetaria o quadril para a frente.

E a feminina para trás.

Outro ponto é o lado para onde se voltam as articulações. Em figuras masculinas, as pontas dos cotovelos e joelhos geralmente ficam voltados para fora.

E nas femininas é para dentro.

Ficaria algo assim. O Body-kun inspira força e a Body-chan delicadeza.

Trocando as poses.

O Body-kun até consegue se manter em um pé só sem suportes, mas a Body-chan não consegue por ter pés pequenos.

Exemplos de poses possíveis.

Graças ao conector para bases com suporte é possível fazer cenas de saltos.

Poses de luta sem muito sentido.


Usando todas as articulações possíveis.


Estas poses têm que estar presentes.


Esta pose não fica muito perfeita, pois os joelhos não dobram de modo que a coxas encostem nas panturrilhas. No conjunto DX tem pernas intercambiáveis que permitem fazer melhor.

Pose usando os dedos entrelaçados.

Outra possibilidade é fazer flexões.


Meditação.


Alongamento.


O Pensador (Ver. Século XXI)?

Com as outras mãos com dedos entrelaçados é possível fazer algumas situações cômicas.

Esta outra peça seria para representar as figuras de mãos dadas. Mas é que só pode ser feito com figuras do mesmo gênero. Para pares de gêneros diferentes é preciso ignorar o tamanho da mão.





Com as mãos para segurar objetos é possível empunhar armas.




Também é possível fazer poses de dança.


Em tempo, a dança é algo que não pode ser subestimado e é tão difícil de se fazer quanto cenas de luta. Uma prova é que no desenho animado Ballroom e Youkoso (informações nesta matéria do Anime Brilliant Blog) há um diretor de animação de ação dedicado para essas cenas.


Ouvi dizer que um bom desenhista é aquele que consegue fazer poses cotidianas de forma natural. De fato é mais difícil do que parece.


E esta foi a apresentação das protoformas Body-kun e Body-chan, feitas pela Bandai sob a supervisão de Rihito Takarai e Kentaro Yabuki. Elas são bastante flexíveis e a modelagem tenta ser próxima do real. Mas senti que elas são um pouco mais difíceis de usar do que as figma Archetype, parte devido à ausência de partes maleáveis. O pescoço também não é removível, o que limita as possibilidades. Mesmo assim, a presença de mãos intercambiáveis unidas dá margem a muitas outras, embora limitadas apenas a figuras de mesmo gênero. Poderiam ter incluído peças com mãos de gêneros diferentes. O folheto tem só algumas dicas, mas que são fundamentais para se fazer poses. E elas cumprem bem seu papel de se ser modelos para poses. Um desenhista deve tirar 100% das possibilidades dessas figuras. Eu recomendaria a compra do conjunto DX, por ter muito mais acessórios, mas com as versões convencionais é possível fazer alguma coisa.

8 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Mas que figuras sensacionais!

    Queria ter tido material assim quando eu era estudante de desenho. Meu professor achava os bonecos de madeira tradicionais horrorosos e muito limitados em termos de articulação. Aí um aluno apareceu com uma action figure importada do Homem-Aranha e isso acabou sendo usado várias vezes. E sim, isso sobre cenas cotidianas é totalmente verdade. Depois de aprender o máximo sobre possibilidades de movimento, passei a perseguir a naturalidade da pose e pra isso estudei modelo vivo. Mas figuras assim teriam sido muito, mas muito úteis. Especialmente para ver por vários ângulos poses que ninguém consegue ficar parado por muito tempo. Aliás, só essas fotos já devem ajudar estudantes de desenho que verem este post.

    Que ótimo registro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Já manipulei uns desses bonecos de madeira e apesar de terem vários pontos de articulação, a anatomia era um tanto grosseira. Com estes modelos dá para fazer algo mais verossímil.

      Poses de cotidiano são as que eu mais peno para fazer. É preciso observar bem qual parte do corpo está relaxada e qual é tensionada. E não dá para enganar com alguma pose estilosa, como nas lutas e danças. Acho que até foi em uma matéria do Sushi POP que eu li essa de poses de cotidiano serem mais difíceis.

      Excluir
  2. Que Review maneiro!

    Muito bom ver que, mesmo sendo recente o lançamento de um modelo com essas intenções, a Bandai veio com esses modelos ainda melhores! Eu posso falar das primeiras versões, que são bem bacanas, mas essas aí estão muito mais bem feitas!

    A nova versão feminina possui rotação no bíceps, que não tinha na anterior, além de ter os dedos dos pés e um busto mais cheio. A parte das gordurinhas ficou legal, também, pois deu um realismo ainda maior à figura. Se colocar uma cabeça qualquer de alguma personagem de anime numa tonalidade próxima, dá certinho, acredito eu.

    A versão masculina está com mais músculos e aparenta ter uma flexibilidade maior, também. A cintura dele lembrou mais os modelos dos bonecos Cloth Myth Ex, meio surreais, mas que deve ser o meio facilitador das novas acrobacias, que por sinal ficaram excelentes! Fiquei bobo com essa pose da dança! As possibilidades de poses e uso são infinitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Como o projeto foi supervisionado por desenhistas especializados, estas versões possuem uma modelagem mais detalhada. Só achei que a Body-chan poderia ser melhor. A quebra de silhueta é muito aparente.

      Digo e repito que poses de dança são tão ou até mais complexas do que de luta. Essas dançando de mãos dadas foram as mais difíceis de se fazer. Tive que ver um monte de vezes os padrões de movimento de Ballroom e Youkoso para fazer o mais próximo possível. Mas a dos dois sentados no sofã também foi dureza, pois percebi que não sabia como fazer poses cotidianas. Como fazer as figuras ficarem "relaxadas".

      E acabei me esquecendo de colocar referências aos seus Reviews. Vou consertar isso agora mesmo! Dei uma olhadela de novo e vi que as se cenas de cotidiano são muito melhores, mais naturais.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela citação, meu nobre!

      Sobre as poses naturais, nada melhor que fotos de pessoas reais para nos dar aquela referência!

      Excluir
    3. Citei porque suas matérias cobrem pontos que não abordei e faz coisas que eu não consegui, explorando bem as possibilidades da figura. E realmente quem sabe desenhar consegue tirar bastante coisa dela.

      Excluir
  3. Show de review!

    Pô, não sabia dessa do Kentaro Yabuki participar do conceito da figura. Bem interessante chamarem artistas conhecidos.

    Essas figuras são ótimas para aprender sobre anatomia mesmo, e também são ótimas para a prender melhor a manipular articulações de figuras, pois como elas não possuem detalhes de pintura e nem esculturas com detalhes frágeis dá para testar alguns movimentos com mais tranquilidade. E como eu sempre digo, são ótimos também para fazer um custom hehehe.

    Cara, parabéns! As fotos estão sensacionais, com poses muito bem pensadas! É até difícil citar favoritas, mas acho que fico com as de corrida e dança, que parecem até fotos de propaganda dos produtos, acho que até melhores que as fotos de propaganda.
    Ah, e vejo que Ballroom e Youkoso está sendo bem útil hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Bom, o Kentaro Yabuki entende do assunto, então creio que ele era o mais indicado. O mesmo para Rihito Takarai, que sabe sobre a beleza masculina.

      As poses de dança foram as mais difíceis de se fazer. A da capa foi até tirada de uma das capturas da sua matéria sobre o desenho. Aquela com o Sengoku e a Tamaki. E na verdade eu ia incluir umas de Yuri!!! on Ice para representar esportes, mas minha força acabou...

      Pena que não dá para remover a cabeça, senão dava para fazer altas coisas. E como eu queria ter as manhas para fazer customs. Vejo uns que aperfeiçoam figuras de Kamen Rider, Precure e Sailor Moon que me deixam de cabeça virada!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html