sábado, 30 de dezembro de 2017

Ultraman Jr. - Redman: Os Primórdios de Ultra Seven

Design do herói, por Tohl Narita, e a capa do projeto Redman

Desta vez vou falar um pouco sobre os primórdios da série Ultra Seven, que este ano comemorou seu cinquentenário. Trata-se de uma tradução direta (e rudimentar) do artigo FIGHTER ULTRA SEVEN , do Ultra Seven - Ultraman Film Book, da editora Shogakukan.

O final é abrupto, sem conclusões, por ser um texto puramente explicativo. Essas informações foram confirmadas em uma série de matérias da Sports Hochi, publicada em comemoração aos 50 anos de Ultra Seven por tempo limitado (já está fora do ar).





Ultra Seven foi a terceira obra de ウルトラQ 空想特撮シリーズ (ULTRA Q Kuusou Tokusatsu SERIES), supervisionada por Eiji Tsuburaya. O seriado foi feito tendo em mente ser uma série de ação e ficção científica, com a presença de um herói, uma espécie de "Ultraman Jr.", mas indo um passo a frente dos chamados Filmes de Monstros. Foram colocadas as seguintes diretivas:

1) O tema seria seria "Invasão", ao invés de ataques de monstros.
2) Por isso, em cada episódio apareceria um alienígena ao invés de um monstro, diferente de Ultra Q e Ultraman.
3) Esses alienígenas teriam características definidas, com formas, poderes e personalidades inovadoras, sendo tão atraentes quanto o próprio herói.
4) O Ultraman Jr. "Redman" guardaria cápsulas com monstros da Terra miniaturizados, como Gomora e Red King e os usaria para lutar algumas vezes.
5) Haveria um Exército de Defesa da Terra,  e uma força fictícia, o Esquadrão Ultra, que enfrentaria os invasores não só com poderio militar, mas com inteligência, como em um seriado de suspense.
6) O personagem principal, um jovem chamado Dan (Redman), teria percepção extra-sensorial e poderes psíquicos, podendo enxergar no escuro como um gato e ver através dos objetos.
7) Haveria uma mocinha, e também uma história de amor com o protagonista, pois tanto meninos quanto meninas esperam por isso.

(excertos do projeto "Redman")

A história se passaria em 1987, em que a Terra estaria passando por constantes e violentas invasões extraterrestres. Para isso, os terráqueos passariam desenvolver vários tipos de armamentos e forças especiais para combater essa ameaça.

O título do seriado no princípio seria "Redman", que foi usado em vários roteiros, mas depois foi mudado para "Ultra Eye", para só então se tornar "Ultra Seven". O nome do bumerangue cortante do herói, "Eye Slugger" é resquício desse fato.

"Ultra Seven" na verdade era o título de outro projeto de seriado, que seria uma comédia familiar que se passaria na idade da pedra usando-se fantasias e foi usado pois na época estava em voga a expressão "Lucky Seven" e também pelo fato do herói ser o sétimo membro do Esquadrão Ultra.

E no projeto original, o herói teria um ponto fraco: ao chegar de M78, Ultra Seven seria atingido no braço direito por um fragmento de um foguete que teria sido pego em uma turbulência e batido no Monte Fuji. Por isso ele só poderia usar o braço esquerdo e o direito seria totalmente vulnerável a ataques. Mas no fim isso acabou não sendo usado.

2 comentários:

  1. Salve, Usys!!

    Mas que boa surpresa esta postagem. Algumas informações eu já tinha ouvido falar ou lido em algum lugar, mas a maioria do que li aqui enriqueceu muito meus conhecimentos.

    Obrigado por compartilhar mais informação com seus leitores.

    Abraço! E feliz 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Quis fazer pelo menos uma matéria normal sobre o Ultra Seven no Anexo antes de fechar o ano do cinquentenário. Daí fiz essa com material que resgatei para fazer a do S.H. Figuarts Dan Moroboshi e acabei não usando.

      Obrigado mais uma vez e que tenhamos uma boa passagem de ano!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html