segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Feliz Ano Novo e Os Melhores do Ano de 2017



Este ano também temos uma retrospectiva com a categorização das figuras que foram apresentadas em 2017. Os critérios, mais uma vez, são puramente pessoais, sem qualquer embasamento técnico. Vão as que mais gostei em cada categoria mesmo.

Obs.: As figuras mostradas não foram necessariamente lançadas em 2017 e a checagem de datas é um tanto falha. Peço a compreensão de todos.



Melhor Figura

S.H. Figuarts Kamen Rider Blade Series
Uma escolha extremamente difícil. Tive a oportunidade de manipular várias figuras magníficas este ano e foi duro dizer qual foi a melhor. Acabei colocando estas, por representarem bem os personagens, com uma modelagem caprichada, um sistema de articulações excelente e por terem vários acessórios, alguns até microscópicos.


Melhor Figura de Herói


S.H. Figuarts Kamen Rider EX-AID Series
Uma escolha extremamente difícil (parte 2). Fiquei com esta série pois as figuras já contam com todos os acessórios necessários desde o começo, contrariando a tendência da Bandai atualmente de dispersar e colocar até mesmo peças fundamentais em outros produtos. A modelagem é outro grande ponto, com a representação da textura insectoide nos olhos, um detalhe que muitas vezes passa despercebido.


Melhor Figura de Garota



S.H. Figuarts Smile Precure!
S.H. Figuarts Doki Doki! Precure
Escolha extremamente difícil (parte 3). No fim fiquei com esses dois conjuntos, mais por ligação afetiva, especialmente por Smile!. Manipular a Cure Peace foi um tremendo choque ao ver a evolução das técnicas da Bandai de representar personagens de desenho animado. Existem problemas, mas no total são bons modelos.


Melhor Figura de Robô



Transformers Legends Mindwipe
Neste quesito eu avalio a engenharia envolvida. É uma boa atualização do brinquedo original e posso dizer isso pois tive a versão clássica em minhas mãos. O visual lembrando um feiticeiro, assim como sua outra forma, um morcego, que é bastante incomum, são os outros pontos a se notar.


Melhor Figura de Monstro


S.H. Figuarts Zetton
Foi o único monstro, mas não foi por falta de opções. A qualidade é altíssima, com bom uso de partes transparentes e com grande esforço para representar o traje como ele era. Um excelente trabalho!


Melhor Figura de Alienígena


S.H. Figuarts Alien Mefilas
Escolha extremamente difícil (parte 4). Ganhou o Mefilas por ter uma peça de efeito e também devido à ausência de problemas de controle de qualidade. O único fator desabonador seria a venda exclusiva.


Beauty Praise


Lucky Star A Prize Kagami Hiiragi High Grade Kimono Figure
Mais uma vez um prêmio conquista esta categoria, mostrando que esse tipo de figura não deve ser subestimado. A representação da personagem e o acabamento do kimono e dos adereços são de primeira linha.


Cutie Praise


Nendoroid Atsuko Kagari
Podia ser o Funny Praise, mas essa categoria já está prometida para outra figura. A modelagem ficou muito bem feitinha, parecendo mesmo que a personagem é desse jeito, com essas proporções. O "olhar de shitake" é o grande ponto.


Engineering Praise



S.H. Figuarts Tiger Mask
S.H. Figuarts Tiger The Dark
Dois modelos que usam a protoforma Fighting Body, com intrincados sistemas de articulações que permitem representar vários golpes da luta livre, apesar do corpo hipertrofiado, musculoso, que deveria interferir bastante na movimentação. A engenharia envolvida, casando mobilidade com modelagem é digna de elogios. Excelente!


Stylish Praise


S.H. Figuarts Shinkocchou Kamen Rider Kuuga Mighty Form
A técnica Shinkocchou é prodigiosa. Conseguiu representar o personagem de forma perfeita. Não só a modelagem, como o sistema de articulações é muito bom, permitindo fazer poses tão estilosas quanto o visual.


Modeling Praise


S.H. Figuarts Dan Moroboshi
A representação do rosto do ator Koji Moritsugu é impressionante. Toda vez que olho não consigo deixar de ficar espantado com a semelhança. As técnicas e tecnologias avançaram o suficiente para poder ter uma figura do meu grande herói em um tamanho e um preço que cabem no meu bolso. Os únicos impedimentos para colocar como Melhor Figura ou Melhor Figura de Herói seriam a falta de acessórios e de peças de expressão, embora entenda que isso seja difícil atualmente.


Nostalgia Praise


S.H. Figuarts Shampoo
S.H. Figuarts Akane Tendo
Duas das heroínas da obra que marcou minha juventude não poderiam ficar sem nada. As representações são muito boas, com vários acessórios. Com elas é possível representar várias situações que fizeram a minha cabeça por muitos anos.


Funny Praise


Nendoroid Hotaru Shidare
Sem dúvida é essa. As duas expressões extras dessa garota maluca são comédia pura! E ela vem com guloseimas o suficiente para manter o açúcar e o sódio no máximo para suas loucuras.


Menção Honrosa


S.H. Figuarts Body-kun Rihito Takarai Edition Pale orange Color Ver.
S.H. Figuarts Body-chan Kentaro Yabuki Edition Pale orange Color Ver.
As protoformas da linha S.H. Figuarts, com modelagem supervisionada por artistas de renome. O sistema de articulações é muito bom, embora ache a da Fighting Body muito mais flexível. Mesmo assim elas cumprem bem seu papel, ao servir como modelos para desenhistas.


A escolha dos melhores deste ano foi bem difícil, pois pude mexer com figuras de altíssima qualidade. Isso é bem positivo, pois mostra que as empresas estão avançando cada vez mais em suas técnicas e tecnologias.


Abaixo seguem algumas considerações sobre o ano que passou. Se houver paciência...


O ano de 2017 foi bem conturbado, sendo que passei por várias mudanças na vida pessoal e na profissional, com novas atribuições. E também comecei a sentir mais cansaço, ficando indolente e acabava fazendo as coisas na pressa, na última hora. Quase perdia prazos e muitos textos acabavam publicados ser revisar. Tudo isso acabou gerando uma queda na qualidade que era bem visível, com repetições de termos em uma mesma frase, vícios de linguagem e limitações no vocabulário. Tinha horas em que eu não conseguia encontrar a palavra certa para descrever alguma coisa.

Mas mesmo assim, consegui tocar vários projetos, como os Festivais, apresentando figuras do mesmo tema de forma sequenciada. Um deles foi o Ataque Alienígena. Posso dizer que esse foi bem, sem interrupções e ficou como eu queria. Deu até para fazer uma fotoestória com um confronto que por alguma razão nunca havia pensado, mesmo os dois sendo da mesma época.



Outro, mais pretensioso, foi o de apresentar figuras de Kamen Rider Blade e Doki Doki! Precure aos pares. Algo que queria fazer há bastante tempo e resolvi tentar, aproveitando o lançamento de Glitter FORCE Doki Doki no Netflix. Uma pena que esse desandou e não consegui colocar a Rosetta e o Leangle no mesmo dia.


O Festival Smile Precure! também não correu como eu planejava. A ideia era fazer uma fotoestória para cada personagem, recontando o primeiro episódio em que elas apareciam, mas isso também desandou, devido à queda na minha força e também por não ter conseguido construir as figuras dos inimigos a tempo. Queria fazer algo que estivesse à altura de um desenho que tanto amo, em comemoração aos seus cinco anos, e que seria o novo eixo das fotoestórias no lugar de Madoka, mas não consegui. Ao menos pude falar da belíssima versão em romance literário, que conta uma realidade alternativa e ao mesmo tempo pode-se dizer que é o final verdadeiro da série.



Por outro lado, as sequências com Kamen Rider EX-AID e Kamen Rider Black RX foram bem, sem grandes percalços. Só queria ter escrito um pouco melhor e podido ter descoberto mais coisas sobre a produção de RX. Mas consegui encontrar material sobre a participação de Shozo Uehara na criação da série original e um pouco dos motivos de sua saída de Kamen Rider BLACK.


No Anexo experimentei fazer uma sequência de matérias de comentários semanais sobre Ultraman Choutoushi Gekiden. Nessa eu vi o quanto isso era difícil e por isso admiro muito o Ronin, do Anime Brilliant Blog, por conseguir escrever não só sobre uma, mas duas ou até mesmo três séries simultâneas. E ainda por cima com qualidade, pegando os pontos principais, sem se perder. Também tentei imitar o Primeiras Impressões, com KiraKira☆Precure A La Mode, porém mais uma vez vi que não era fácil e tive que fazer várias atualizações por não ter todas as informações à mão. Vou tentar mais uma vez, mesmo assim, com HUGtto! Precure.

Seu trabalho tem prosseguido bem, mesmo enfrentando problemas de saúde no meio do caminho. E as informações sobre lançamentos de figuras no De Carteira Vazia são valiosas, embora toda vez que abra fique com bastante receio. Mesmo assim acredito em sua percepção, que me ajuda na hora de escolher o que comprar (ou evitar).

Adelmo Veloso tem falado de vários assuntos no Super AHAM!, e mostrado avanços em suas técnicas de desenho. Suas apresentações de figuras também tem sido muito boas e vão ficar ainda melhores agora que ele tem uma câmera profissional. É um pouco mais complexa de operar, mas creio que ele vai conseguir. Pois ele já tem o mais importante: a Criatividade.

Seus quadros de reflexão também são muito úteis, como o Outra Dimensão e o Nostalgia Draw. Seu parceiro, Thiago Paulini, também traz apresentações de obras clássicas no Espaço Nostalgia. E ambos fazem várias boas indicações de desenhos animados e livros.

Alexandre Nagado tem prosseguido com seu trabalho no Blog Sushi POP e agora decidiu lançar um novo Blog, o Reflexo Cultural, abordando temas que não tenham a ver com a Cultura Pop Japonesa, inclusive alguns polêmicos. O caminho que ele escolheu é bem tortuoso e espinhoso, exigindo bastante preparação espiritual para saber lidar com eventuais percalços. Posso não concordar com todas as suas ideias, mas conheço bem seu caráter e apoio sua decisão de lutar pelo que acredita. De não ficar calado diante do que ele considera indesejável e imperdoável.

Carlírio Neto comemorou recentemente os onze anos de seu Blog, o Netoin!, que é referência para os fãs de anime daqui do Brasil. Não posso firmar parceria devido a uma das regras de seu Blog, mas continuarei fazendo divulgação, ainda que não oficialmente.


No total, pude ver várias figuras, mas deixei de fazer um monte de coisas, como os Festivais de Cinema, comentando filmes que vi. Mesmo assim, publiquei um que já estava engatilhado faz algum tempo e só precisava de uma revisão. Também tem vários livros que li e pretendia escrever sobre eles, mas não consegui compilar os dados de modo que fosse publicável ou inteligível. Se houve atrasos ou queda na qualidade, assim como projetos que não pude realizar, tudo isso se deveu à minha indolência e falta de capacidade de administrar o tempo. Pretendo rever esses aspectos e tentar melhorar. As perspectivas não são boas, mas não vou desistir, isso nunca! Pode haver reformulações e mudanças, mas não vou parar de escrever. Vou continuar enquanto esta vida durar.

Para isso, conto com o apoio de todos, se acharem que ainda sou merecedor. Agradeço por toda a atenção dada até agora e desejo que todos tenham sucesso em seus projetos e resoluções. Para isso, podem contar com o meu apoio também.


Muito obrigado a todos!


Usys 222
Casa do Boneco Mecânico
01/01/2018






OK. Quem for perspicaz vai me perguntar: "Por que na foto no começo da matéria tem uma estátua de um gato quando embaixo do mochi está escrito "Ano do Cachorro"?


É que meu desejo para 2018, escrito no canto da foto, é de "Paz no Mundo". Por isso estão juntos esses dois animais, que geralmente são retratados como inimigos mortais (embora na realidade não seja assim). No ano de 2017 vi muitas brigas, muitas agressões mútuas pelos mais variados motivos, como diferenças de opiniões e de ideologias. Queria que este ano houvesse Paz e Tolerância, se não concordando ao menos respeitando essas diferenças. Por isso também a presença da Yayoi (Cure Peace). Isso sem falar que ela é uma gracinha💛

4 comentários:

  1. Grande Usys! Vencemos mais um ano - e que ano!

    Foi um ano difícil para todos nós, seja na área financeira, temporal e até mesmo em termos de organização. Aprendemos bastante com nossos erros e com os dos amigos, o que consequentemente nos fez crescer!

    A Casa do Boneco Mecânico mandou muito bem com os reviews, que os acho simplesmente sensacionais. Se o Super AHAM! melhorou em alguma área, A Casa do Boneco Mecânico tem participação nisso! Eu nunca tinha visto reviews com curiosidades (super detalhadas e precisas) das séries que não fosse aqui! Por conta disso pude expandir meus horizontes em relação aos Tokusatsu e até mesmo alguns animes. Obrigado pela citação - é uma honra imensa estar ali com os outros amigos!

    Que este ano de 2018 seja próspero, com muitos bonequinhos e que seus objetivos possam ser atingidos! Nem sempre pude participar comentando em todas as matérias, mas não quer dizer que não as li! A Casa é um grande inspirador e acredito que continuará sendo! Que Deus abençoe a sua vida com bênçãos incontáveis! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Adelmo! E obrigado pela visita!

      Acompanhei o crescimento do Super AHAM!, que foi ficando cada vez mais rico em conteúdo. E se eu pude ser útil para alguma coisa, fico contente.

      Felizmente tenho acesso a bastante material sobre curiosidades e bastidores e tento compartilhar isso. Não sei quanta gente se interessa, mas se chegar a alguém assim já é o bastante. Só tenho que tentar fazer as coisas com mais calma.

      Mais uma vez obrigado e continue com o seu bom trabalho!

      Excluir
  2. Aeee Feliz Ano Novo! Essa matéria dos melhores do ano é sempre ótima!

    Eu já estava pensando se a melhor figura seria de Kamen Rider Blade ou EX-AID, pois lembro que essas foram muito elogiadas. Vejo que deu um jeitinho de premiar as duas coleções hehehe.
    Esse detalhe de ter todos os acessórios necessários com certeza deve ser destacado, é algo muito importante!

    Precure não pode faltar na premiação! E dessa vez temos várias! Mas o troféu fica na casa de quem? Tô sentindo que vai ter briga hehehe.

    Que bom que estão acertando nos Figuarts dos monstros e alienígenas de Ultraman. Só uma pena a escala não fechar com Utra-Act.

    Figuras prêmio estão cada vez melhores, ainda mais com os preços camaradas que deixam elas bem tentadoras. Essa mereceu mesmo o troféu!

    Uia, a Akko levou um troféu! Pensei que esse troféu iria para a Miku! Acho que a Akko deve ter usado algum feitiço para conquistar esse hehehe.

    Torcia para que as figuras de Tiger Mask fossem mencionadas, pois esse Fighting Boy é espetacular! Tomara que a Bandai faça mais e mais figuras com essa protoforma, pois as possibilidades de poses são show demais!

    Esse Shinkocchou me lembra que o de Garo está em pré-venda e é super tentador hahahaha!

    Por um breve minuto eu pensei que o Dan Moroboshi levaria quase todos os prêmios hehehe.

    Haha Hotaru marcou presença! E a foto não poderia ser melhor hahahaha!

    Entendo como você se sente. Muitas vezes também planejo alguma matéria e a falta de energia me impede de realizá-la, ou o resultado da matéria acaba aquém do que eu gostaria.
    Negócio é seguir seu próprio ritmo, mesmo que precise de mais tempo para as matérias ficarem bem como você quer. Se tiver que ficar uma ou duas semanas sem matéria, tranquilo. O importante é escrever de uma forma que te deixe satisfeito e leve, sem sobrecargas. Eu adoro as matérias! Os reviews são sempre cheios de personalidade e muito informativos, tanto na parte da figura apresentada quanto na parte da série e o personagem referentes à figura de cada review.
    E é isso aí, nunca desista! Com certeza sempre vou apoiar a Casa e suas matérias maravilhosas! Inclusive estou devendo uma visita ao Anexo, vi que está cheio de matérias interessantes!
    Muito obrigado pela citação! Significa muito ser citado na Casa, que é uma grande inspiração!

    Partiu 2018!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Ronin! E muito obrigado!

      Este ano a escolha foi muito difícil. Escolhi os do Blade por ter mais acessórios, até mais do que precisava. Os do EX-AID só não empataram por terem aquele problema de ombros muito duros.

      Felizmente preparei dois conjuntos de prêmios, já que eram tíquetes para comer em um restaurante. O problema é que Precure come muito e por isso o dono vai ter um tremendo prejuízo...

      E quando fui procurar pelo Cutie Praise notei que não comprei nenhuma Nendoroid da Snow Miku este ano! A bem da verdade era para a Akko dividir o elogio com a Hotaru, mas não podia deixar o Cutie Praise sem ninguém, então ficou sendo ela, que puxa para o lado mais "fofinho" que a Hotaru (que é hours-concours)

      Realmente talvez eu tenha que diminuir o passo. Mas vou tentar manter quando for possível. Tem um monte de coisas que eu quero fazer e mostrar, e agora que consegui um tempo vou poder tirar uns projetos do atraso.

      Mais uma vez obrigado pelo apoio! Desde o tempo do Fórum Limited Edition achava que você tinha potencial. Vamos lá até onde der, mas sem exageros!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html