domingo, 19 de agosto de 2018

Nendoroid Kyoko Sakura Maiko Ver.


Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Kyouko Sakura, de Puella Magi Madoka Magica, vestida como Maiko, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Galeria



1. Informações



Cinco anos se passaram desde o lançamento da Nendoroid Madoka Kaname Maiko Ver., feita para distribuição exclusiva em eventos de Anime em várias partes do mundo em 2013, baseada em uma ilustração da personagem feita para promoção. A partir daí, a ideia foi se expandindo com modelos em escala das outras Puella Magi com essas vestes, inclusive com colaboração com uma tradicional doceria japonesa. E agora, finalmente o grupo está completo com a chegada da Kyouko.




Muita coisa mudou desde então. A caixa agora é menor, como que para cortar custos. Os braços e outras peças intercambiáveis vêm em um plástico selado e não mais na  bandeja. Mesmo assim a figura é bem protegida, inclusive com outro saco plástico enrolado, no espaço entre o cabelo e as costas.


O conteúdo da caixa. Assim como nas outras Maiko (tirando a Madoka), só vem com duas peças de expressão. Em compensação vem com um bom número de braços intercambiáveis.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O esquema de cores é interessante. Com o  kimono verde e o cabelo vermelho lembra uma maçã, que tem uma associação forte com a personagem. A cor do kimono também lembra uma maçã verde.

Close do rosto. É um sorriso aberto, com o dentinho característico. Ficou bem simpática. É só que na figura original seria com uma piscadela. Colocar uma expressão assim daria mais opções para quem tem as outras Nendoroids da Kyouko.

A expressão 2 é com os olhos fechados. Ia ser melhor se tivessem deixado o dentinho de fora para mostrar melhor que é a Kyouko.

Detalhe dos enfeites de cabelo, Por incrível que possa parecer, todos os modelos são diferentes uns dos outros, sem recolorações.

O rabo de cavalo não é amarrado por uma fita, mas por outro tipo de enfeite.

A escultura do rabo de cavalo é caprichada, com sombreamentos. A modelagem é simples, comparada com outros modelos de Nendoroid da personagem. Mas nem por isso é menos esmerada.

O kimono desta vez tem estampas de Glória da Manhã púrpuras e de balões de água.

Assim como nas outras Puella Magi de kimono, o nó do cordão nas costas é modelado, mesmo que escondido pela faixa da cintura.

As mangas, longas, com estampas de Glória da Manhã. São seccionadas, como em alguns modelos de kimono. Mas a parte de dentro é lisa.

A parte de dentro do kimono é representada com pintura rosa.


Os tamancos são parecidos com os das outras Puella Magi, com o cordão vermelho.


Com outros modelos de Nendoroid da Kyouko.

O primeiro modelo vem com uma expressão parecida. Vendo bem, a da versão de kimono é mais suave, enquanto a primeira tem um tom cartunesco.


3. Articulações


O pescoço é preso por uma Nendoro Joint. De fato, é a única no modelo inteiro.

O rabo de cavalo é preso apenas por um pino e não uma Nendoro Joint e por isso se limita a apenas girar para os lados.


Os braços giram nos pinos de conexão.

Para girar a cintura é preciso desconectar um pouco. É melhor pensar que não é móvel.

As pernas não usam mais mini-Nendoro Joints e sim conexões esféricas. Com isso dá para ver que estão mesmo cortando custos. Mas são mais fáceis de se usar, sem a necessidade de reposicioná-las para abrir em várias direções. Uma boa decisão.

No meu exemplar um excesso de pintura no conector da perna direita, que por causa disso não se movia. Mas consegui soltar.


4. Acessórios


Um dos braços intercambiáveis carrega um pacote. No original a mão levantaria uma parte da saia, mas isso foi omitido na versão Nendoroid.

O pacote é bem escupido na medida do possível. É certo que não tem  as estampas da figura original, mas os moldes representando dobras convergentes foram feitas.

O outro braço para ser usado nesta outra pose, com uma parte descoberta.

Mas em todas as mangas intercambiáveis, a parte de trás não tem as estampas, ao contrário das mangas que vêm de fábrica. E no meu exemplar, os conectores de todos os braços intercambiáveis eram apertados no começo e a substituição era um pouco dura.

Estão incluídos mais estes braços para outra pose, com Kyouko segurando uma das mangas.

A pose é original da Nendoroid. Aqui dá para ver melhor como elas são compostas.

A parte de dentro é moldada de modo a encaixar no corpo da figura.

E estão incluídos estes braços, abertos, como se estivessem exibindo as estampas das mangas. Mas mais uma vez, só o lado que fica à mostra as tem, sendo que a parte de trás é lisa.

Ainda há esses antebraços, mais longos e anguladas para fecharem para a frente.

Peça intercambiável para representar a figura sentada. É igual à da Homura, da Mami e da Sayaka. Pode não parecer, mas Kyouko se senta de modo "comportado" desta vez.

A faixa é modelada de modo a não interferir. Com isso não é preciso incluir outra extra só para fazer essa pose.

A base com suporte incluída.

O suporte foi desenhado de modo a não sofrer muita interferência do cabelo.


E está incluída uma Nendoro Joint de reserva, caso algo aconteça com a que vem de fábrica.



5. Galeria



Algumas das poses sugeridas na caixa.

Com uma expressão de outro modelo, que é mais a cara da Kyouko.

A pose ajoelhada. Até que fica bonitinha, mas sinto que a Kyouko se sentaria cruzando as pernas. A almofada não está incluída.

- (Puxa. É tão esquisito ver a Kyouko com essas roupas aqui no Festival Cultural do Ginásio Mitakihara. E aqui na classe da Madoka estão fazendo uma casa de chá estilo japonês...)

- E aí, Mestrê? Vai soltar o chá e os doces ou tá difícil?
- Eu é que tenho que servir?!


Com isso finalmente reúno as Puella Magi de kimono. Interessante que todos são totalmente diferentes um do outro, tanto na modelagem quanto na estampa, até dos enfeites. As únicas peças recoloridas são os guarda-sóis da Madoka e da Sayaka.



Outra coisa que eu queria fazer desde o começo: todas fazendo a mesura. Fica bem bonitinho.






Comparação das expressões para essa situação. A primeira vista todas parecem iguais, mas existem algumas diferenças, como a cor das sobrancelhas e o posicionamento dos olhos e da boca.




Algumas da Kyouko com a Sayaka. Aquelas expressões que vêm no pacote exclusivo vêm bem a calhar. E até dá para representar uma situação parecida, mas com as duas de kimono.



Uma pena que não incluíram peças para representar as duas encostando as palmas das mãos uma da outra como nas figuras originais.


E há quem coloque a Kyouko com a Homura.


Sugestões de exposição com caixas que podem ser encontradas na Daiso. Cabem até três Nendoroids em cada uma e não são tão caras. É só que fica um pouco apertado para a Kyouko devido aos fios no alto do cabelo, se ela for colocada de pé.


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Kyouko vestindo kimono, feita pela Good Smile Company. Com isso finalmente consegui fechar mais uma coleção de Puella Magi depois de cinco anos desde o lançamento da Madoka (a menos que lancem a Nagisa). Talvez a ideia tivesse sido lançar só a Madoka, mas a linha acabou se expandindo e com isso resolveram fazer todas as do desenho original. E ao mesmo tempo, pude ver que a Good Smile Company tem usado vários meios para segurar os preços das Nendoroids, como simplificar as embalagens e manter o número de acessórios no mínimo necessário. Eu mesmo adoraria se tivessem colocado mais uma peça de expressão para cada uma. E também outras para representar a figura original de forma mais fiel, como uma peça com a saia um pouco levantada ou a extra para interagir com a Sayaka. Mesmo assim é gratificante ver todas reunidas. Agora é ver se vão fazer isso mesmo com as de yukata.



Por favor, não me faça pergunta difícil. Faz o seguinte. Leia esta matéria que é melhor.

2 comentários:

  1. Ah, time completo, que maravilha! É sempre uma boa sensação quando completamos uma coleção XD

    Tá linda demais a Kyouko! O cabelo é bem caprichado e essa pintura é linda. Nas fotos promocionais não tinha percebido essas estampas de balões de água, achei bem interessante, é como se refletisse um pouco uma personalidade mais brincalhona. E outra coisa que não tinha percebido era essa presilha do cabelo, que parece um elástico frufru, parecido com o da Hitagi Senjougahara.
    Pô faltou mesmo um rosto com uma piscadela, ficaria bem legal.

    A turma reunida ficou show! Muito estilo todas fazendo a mesura. E dá pra ver que todas têm tipos diferentes de kimono, e nos rostos também dá pra notar as diferenças, principalmente na Madoka que tem o rosto mais redondo e na Mami que tem os olhos mais caídos.

    Acho que esse novo modelo das caixas é bem prático. Poucos dias atrás recebi a Nendoroid da Princesa Leia e tomei um susto com o tamanho da caixa, mas dá pra ver que cabe tudo direitinho, o produto fica bem protegido, e as caixinhas são até simpáticas hehehe. Só achei estranho as peças da Kyouko virem nesse plástico ao invés da bandeja.

    Bah essas confusões com nomes são bizarras! O Hijikata de Gintama é um dos piores, já vi como Toshiro, Toushirou, Toushiro, Toshirou. O melhor a fazer é escolher um e imaginar que é o certo hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Finalmente consegui reunir todo mundo! O mais incrível é que não repetiram nenhuma estampa em nenhuma delas, diferente do que se esperaria. E com elas todas ajoelhadas dá até para fazer aquelas bonecas de Hina matsuri (não o desenho; falando nisso, cadê a Nendoroid da Anzu? Nada na WonFes!).

      Conseguiu a Leia?! Muito bom! Se possível, espero por um review! E acho que essa racionalização é tendência, vide as caixas de S.H. Figuarts. Embora algumas ainda sigam o modelo antigo. Mas pelo menos as peças vieram todas inteiras e pude ver que existe uma preocupação em proteger as figuras.

      Melhor nem pensar nas grafias. Tem quem pegue no pé com isso, mas a bem da verdade mesmo os japoneses não dão tanta importância. Eu mesmo me confundo com essas grafias e já usei mais de uma para falar de alguns personagens, até na mesma matéria.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html