domingo, 26 de agosto de 2018

Jinriki Ninja Funding - Crowdfunding do Jiraiya


No começo de 2018, o ator Takumi Tsutsui, que foi Touha Yamaji, o protagonista de Jiraiya, o Incrível Ninja, comentou em seu Blog que queria fazer um evento comemorando os 30 anos da série. Ele recebeu incentivo do apresentador Yuki Takasaka, do programa de internet Ito, Mahoroba, para prosseguir com essa ideia e para angariar fundos, resolveu lançar mão de um projeto de Crowdfunding pela Campfire, o 人力忍者ファンディング (Jinriki Ninja FUNDING, algo como "Financiamento Ninja por força humana").


(Atualização 17h50min): Havia erros sobre o montante necessário para se realizar o evento e a meta do financiamento. Já foram corrigidos. Peço desculpas pelo mal-entendido.



O evento comemorativo de 30 anos de Jiraiya será realizado no Museu da Cidade de Kawasaki, no Japão, de 6 a 8 de outubro de 2018, sob o título de 世界忍者展ジライヤ (Sekai Ninja Ten JIRAIYA, algo como "Exposição dos Ninjas do Mundo"; ou "Ninjas do Império", como queira). Um trocadilho com o subtítulo original, 世界忍者戦 (Sekai Ninja Sen, "A Guerra dos Ninjas do Mundo" ou "Ninja Olimpíada", que seja). A exposição foi licenciada pela Toei, além de ter apoio do Dojo Bujinkan, de Masaaki Hatsumi, Grão-Mestre da Arte Ninja de Togakure e que interpretou Tetsuzan, o pai do herói no seriado.

Serão expostos materiais da época, tendo como principal desenhos de conceitos fornecidos por Katsushi Murakami, que fez o design de todos os personagens do seriado, e apoiou totalmente o projeto junto com sua empresa, a Live Works. Haverá transmissões ao vivo pelo canal da Ito, Mahoroba e notícias pelas redes sociais do pessoal envolvido.

No último dia, haverá um talk show com o próprio Tsutsui. Não foram revelados detalhes ainda, mas poderá contar com Takumi Hashimoto (que foi Manabu, o irmão mais novo de Touha) e Shouhei Kusaka (o ex-oponente e depois amigo Kaminin Oruha, e no ano seguinte, o protagonista Naoto Tamura em Policial de Aço Jiban), além de outras pessoas que trabalharam na produção do seriado.

Tsutsui conta que durante a Anime Friends 2018, sentiu o calor dos fãs daqui do Brasil, e ficou impressionado em saber que o personagem é popular mesmo depois de tantos anos. E também menciona que no filme Kyuranger VS Space Squad tem participação do Jiraiya. Tudo isso o motivou a prosseguir com o projeto, que finalmente será realizado.

Porém, ele não queria que esse evento de 30 anos fosse só um pequeno encontro de fãs, mas uma exposição comemorativa que pudesse ser vista por mais pessoas. Uma coisa maior, construída pelos fãs e por pessoal envolvido na produção do seriado. Algo que futuramente pudesse ser levado ao exterior, e foi tendo isso em vista que Tsutsui pediu e conseguiu a licença da Toei. Dali, ele espera que isso se torne uma oportunidade para se descobrir novos meios de se transmitir o Tokusatsu para outras partes do mundo além do Japão.

O montante total do evento foi estimado em 3 milhões de ienes, sendo que 1 milhão será por conta da Ito, Mahoroba. O objetivo do projeto é de arrecadar 800.000 ienes e na data da publicação desta matéria, foram atingidos 55% da meta. A exposição em si acontecerá de qualquer maneira, mas a quantia será usada para ajudar nas despesas com transporte e hospedagem do pessoal, aluguel do espaço no museu, envio das recompensas, além de outros melhoramentos que possam ser implementados para que tudo fique o mais caprichado possível.

O financiamento é feito através do site Campfire, o mesmo do projeto HE-LOW, até o dia 29/09/2018. A página do apoio é esta:


Estão disponíveis vários planos de contribuição, com recompensas:


Plano 1 (3000 ienes): Ganha uma mensagem de agradecimento e tem o apoio anunciado pelo Twitter, além de receber um convite para entrar em um grupo de apoiadores no Facebook, com notícias e informes mais detalhados sobre o projeto (necessárias contas nesses dois serviços).

Plano 2 (10000 ienes): Além da recompensa do Plano 1, ganha o direito de se sentar em uma cadeira bem perto do palco do talk show, no espaço reservado a membros da equipe, levando um acompanhante. As vagas são limitadas e na data desta matéria só há lugar para mais um apoiador.

Plano 3 (10000 ienes): O mesmo do Plano 1, mais acesso gratuito a um vídeo especial mostrando o talk show ao vivo pela Nico Nico Douga (normalmente é pago), e uma camiseta exclusiva. Plano destinado a quem não puder ir ao evento (só para quem mora no Japão, sem envio internacional).

Plano 4 (30000 ienes): Plano 1 mais passe livre para andar pelo evento e ver o talk show quando quiser. Só para uma pessoa.


E tem esses dois planos especiais que são os mais inusitados, que além de incluírem o que tem no Plano 1, dará...

Plano 5 (50000 ienes): o direito de ter Takumi Tsutsui ajudando em qualquer tarefa por no mínimo 3 horas! Pode ser ajudar nos serviços domésticos, conversar, ajudar em uma loja etc. Necessário combinar antecipadamente. Todas as despesas com transporte e hospedagem serão por conta do apoiador, que pagará a parte. Serão tiradas fotos e vídeos e o ator será acompanhado por membros da equipe. O ator também se reserva o direito de modificar ou até recusar o pedido e nesse último caso o dinheiro será devolvido. Limitado a 30 apoiadores, sendo que uma vaga já está ocupada na data desta matéria.

Plano 6 (50000 ienes): Takumi Hashimoto será seu irmão mais novo(?) por no mínimo 3 horas! Pode ser para sair para compras, ir para um parque de diversões, dar uma volta de carro e até dormir junto (?!?!). E ele chamará o(a) apoiador(a) de Oniichan ("mano") ou Oneechan ("mana"). As outras condições de despesas, acompanhamento por uma equipe e direito de modificação ou recusa por parte do ator são as mesmas do Plano 5. Limitado a 30 apoiadores, sendo que uma vaga já está ocupada na data desta matéria.

Obviamente, esses dois planos são limitados a apoiadores que morem no Japão.

... Mesmo que eu tivesse dinheiro para adquirir esses planos e pagar as despesas com transporte e estadia, teria muito receio de pedir alguma coisa a quem eu considero um dos maiores Heróis do Tokusatsu. Mas vejo isso como um retorno ao espírito do personagem, que fazia vários bicos para sustentar a família, e por isso parte da comemoração. Já o plano com Takumi Hashimoto é o mais difícil de se usar e o próprio ator admitiu isso. Mas acredito que ninguém fará mau uso desses planos e como tudo vai ser transmitido e fotografado, vai ajudar a promover a imagem dos atores.

Agora se houvesse um plano com Shouhei Kusaka, eu teria que ver se a Lei Biolon tem validade internacional. Principalmente as Cláusulas 1, 3, 6 e 9...


De qualquer jeito é uma iniciativa bem interessante, que permite a participação dos fãs. E um evento que parecia estar fadado a ser apenas um encontro para beber em algum lugar acabou se tornando algo maior, mais digno da grandeza do herói. Tsutsui não ficou parado, reuniu companheiros e iniciou o movimento para cumprir esse intento. E é bom ver que ele tem em vista o público internacional, em especial os fãs que o receberam de forma apaixonada por aqui. Espero que seu desejo se realize.



E o que você faria se pudesse pagar os planos 5 e/ou 6, com fundos ilimitados?








Extra: Para quem quiser apoiar

O Plano 1, de 3000 ienes,  não exige um endereço de entrega e por isso consegue receber apoio de fora do Japão. Experimentei e deu certo. Mas é preciso ter em mente que é só para quem quiser ajudar mesmo, sem visar qualquer tipo de retorno, sem garantias. Mesmo que a meta não seja atingida, o dinheiro não será devolvido.

Vai ser necessário um endereço de E-mail válido para se fazer um cadastro. E para o pagamento é preciso um cartão de crédito internacional habilitado para transações fora do Brasil (melhor perguntar para o seu banco sobre esse assunto). Quando tudo estiver pronto, siga esses passos:

Primeiro acesse o site de financiamento e clique no botão verde, que indiquei com uma seta vermelha.


Aparecerá uma tela assim:


Clique no espaço em branco que indiquei e digite seu endereço de E-mail.


Depois clique no botão verde do lado.


Com isso deve aparecer esta tela. Daí é possível acessar o GMail ou o Yahoo! Mail clicando no botão correspondente, se o endereço que foi registrado é de um desses serviços.


Agora é esperar o Campfire enviar uma mensagem de confirmação para o seu endereço de E-mail. Isso pode demorar um bocado.


Outra opção é registrar usando uma conta do Facebook ou do Twitter (de qualquer jeito é necessário um endereço de E-mail válido). Para isso, clique no botão adequado:

Este botão para  o Facebook.
Este botão para o Twitter.

Daí é aceitar o acesso ao aplicativo, como é feito com outros:


Vai abrir um formulário para ser preenchido. Deve-se colocar um Nome de Usuário (pode ser pseudônimo/apelido), um endereço de E-mail válido, uma senha (invente uma com mais de seis caracteres) e depois a mesma senha de novo para confirmar.



Daí é marcar a casinha abaixo, afirmando que leu e concorda com os Termos de Adesão.




Depois é apertar este botão verde para que o Campfire envie uma mensagem de confirmação ao E-mail indicado. Isso pode demorar um bocado.




Verifique sua conta de E-mail. Deve aparecer uma mensagem com esse título:


Clique nela para ler e depois no botão azul que indiquei.


Vai abrir um formulário para ser preenchido. Deve-se colocar um Nome de Usuário (pode ser pseudônimo/apelido), uma senha (invente uma com mais de seis caracteres) e depois a mesma senha de novo para confirmar.


Daí é marcar a casinha abaixo, afirmando que leu e concorda com os Termos de Adesão.


Clique no botão verde para efetuar o registro.


Com isso deve aparecer esta mensagem. Clique no botão verde para prosseguir.

Obs.: quem fez o registro pelo Facebook ou pelo Twitter vai direto para esta tela.


Com o cadastro pronto, é possível fazer a doação. Volte para a página inicial e clique de novo no botão verde.


Daí é selecionar o plano de ajuda. Selecione o primeiro, de 3000 ienes, já que é o único que quem mora fora do Japão pode escolher. Os outros exigem que se coloque um endereço físico.


Depois é rolar a tela até este menu. Nele dá para colocar outra quantia, se quiser doar mais.


Agora é escolher a forma de pagamento. Nesse caso é o Cartão de Crédito, como está marcado abaixo. As outras opções estão disponíveis só para quem mora no Japão.


Role a tela mais para baixo. Existe um espaço para se colocar observações para os organizadores do fundo (Ex.: Nos créditos coloque o meu nome como "XXX"), e outro para escrever um comentário, que será publicado na página. Em ambas tem que ser em japonês. Se quiser, pode pular essa etapa e deixar assim mesmo.

Obs.: Não coloque dados pessoais como nome verdadeiro ou endereço, especialmente na parte de Comentário, pois ela estará aberta ao público em geral.


Quando tudo estiver pronto, clique no botão verde.


Coloque os dados do Cartão de Crédito conforme abaixo. O Número do Cartão, a Data de Validade e o Código de Segurança.


Deixe essa casa marcada, caso deseje que os dados do cartão fiquem gravados no site (recomendo desmarcar).


Finalmente é clicar no botão verde para fazer a checagem e a finalização do pagamento.



Aparece esta tela para confirmação dos dados. É cobrada uma tarifa adicional de 216 ienes, referente ao uso do site. Clique no botão verde para confirmar.


Com isso a doação está feita. No meu caso, a conversão do valor total deu R$ 119,44 na cotação do dia em que fiz. Definitivamente não é barato, então é preciso pensar muito bem se quer realmente fazer isso. O prazo para o encerramento do projeto é 29/09/2018. Se quiser ajudar, siga as instruções. Mas é melhor pensar que não haverá recompensas. Em tempo, é possível contribuir mais de uma vez.


Ainda, esta matéria foi feita de forma não-oficial e não tenho contato com ninguém do pessoal envolvido. Por isso não posso responder perguntas e nem tenho detalhes sobre o financiamento ou mesmo sobre a exposição.

8 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Que coisa sensacional esse projeto. Jiraiya fez sucesso e tem muitos fãs, tanto no Japão quanto aqui. Desconfio, inclusive, que tenha mais fãs por aqui, por causa de tantas reprises. É uma série muito divertida e merece todas as homenagens.

    Sinceramente, torço para que a Toei se anime a fazer um novo filme com o Jiraiya original, talvez mostrando como o atual Jiraiya foi escolhido, já que não é filho do Toha. Ou será que é filho da Kei? Não vi o Space Squad, então estou por fora.

    Seria legal ver toda a família reunida, afinal Masaaki Hatsumi ainda está vivo e bem de saúde, pelo que consta.

    E foi muito pertinente você lembrar que esse crowdfunding lembra mesmo o espírito da série. "Somos ninjas pobres", disse Toha certa vez ao quebrar a cabeça pra pagar as contas do dojo. Essa frase me fez rir muito na época e dava aquele toque humano na produção.

    Não deixe de nos informar sobre o resultado final da exposição.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Eu achei esse projeto bem inusitado e me assustei quando o Tsutsui anunciou esse pacote especial. Mas aí eu me lembrei dele como Toha, trabalhando de garçom e limpando janelas e aí entendi o espírito da coisa... acho.

      E quando ele falou em fazer um evento, no começo do ano, imaginei algo mais modesto, pessoal, e não uma exposição com apoio da Toei e do Katsushi Murakami, além de ter outra empresa junto.

      Outra coisa interessante é que "ninja pobre" é um erro de tradução. A palavra seria 貧乏人 (binbounin), que quer dizer simplesmente "pobre". Mas provavelmente confundiram o "nin" (人, pessoa) com o de "ninja" (忍). Mesmo assim foi uma boa piada, mostrando a situação da família.

      Outro efeito colateral, se esse evento tiver sucesso, é que a Toei pode se interessar em desenvolver esse novo Jiraiya. Quem sabe? Pode ser um discípulo mais graduado, já que o Toha menciona em Ninninger que não se casou. Ser filho da Kei pode ser outra opção, tendo o Manabu como parceiro veterano.

      Yuki Takasaka mostrou ter interesse em colaborar com o pessoal do Brasil e participar do Ressaca Friends. Então acho que nem vou precisar falar mais nada sobre a exposição (ou pode vir coisa melhor). Só achei estranho ninguém ter comentado nada sobre esse projeto por aqui. Isso deveria ter atraído a atenção de alguém.

      Excluir
  2. Que projeto legal! Fico feliz de ver que o Tokusatsu que eu mais gostava quando era moleque ainda é bem relevante e que o Tsutsui realmente se importa com a série e seus fãs. Essa ideia do alcance internacional é maravilhosa e espero que dê tudo certo. Essa exposição se encaixaria bem em eventos como San Diego Comic-Con e CCXP. O público brasileiro com certeza ia curtir.

    Pior que lendo a descrição das recompensas inusitadas eu fiquei pensando no Toha limpando as janelas mesmo hehehe! Pena que essas recompensas não servem para quem não mora no Japão, eu bem que precisava da ajuda de um ninja para limpar umas figuras...

    O plano com a camiseta bem que podia ser disponibilizado internacionalmente, inclusive acho que bastante gente ia se interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A ideia original partiu do Tsutsui, que se empenhou para realizar e expandir o projeto. E torço para que ele consiga trazer essa exposição para cá um dia. Esses eventos iam ser uma boa.

      Ia ser legal ter o Toha para limpar as figuras, já que ele é bem habilidoso (embora possa não parecer). Mas eu mesmo ia ter muito medo. Não ia saber o que fazer. Pior que só três horas não dá para fazer um filme...

      Se a camiseta for igual a que ele está vestindo no vídeo promocional, então ia ser legal ter uma. Mas é uma limitação do Campfire, que só aceita endereços de dentro do Japão. O Yuki Takasaka mostrou interesse em vir para o Brasil mais uma vez, no Ressaca Friends. Espero que ele traga um lote para cá. Ia vender como água!

      Excluir
  3. Muito interessante mesmo essa ideia! Uma pena que essa campanha não tenha um "braço" voltado ao público brasileiro para que a galera daqui também pudesse contribuir . Concordo com o Nagado e também acho que o Jiraiya possui mais fãs no Brasil do que no Japão, uma vez que a série foi exibida até o final dos anos 1990 por aqui, sempre com muito sucesso e tendo muitos fãs que lembram da série com grande carinho até hoje.

    Sempre digo que Jiraiya é uma série com um potencial gigantesco para virar uma franquia tão rica quanto a dos Metal heroes ou Kamen Riders, pois tem personagens interessantíssimos e que certamente renderiam boas séries spin-offs ou especiais para DVD/Blu-ray. Já pensou que legal seria uma sério ou filme do Barão Owl, da Rei-ha, do Kazenin Storm, do Yami Spiker, do Lenin Wild, da Emiha ou da dupla Benikiba & Retsuga???

    São tantos personagens que renderiam ótimos arcos de histórias que eu me empolgo só de imaginar. Talvez esse crowdfunding sirva para mostrar ao mundo (ou à Toei) que esse potencial ainda está adormecido e que os mesmos personagens poderiam ser reaproveitaods nos dias de hoje, com elencos rejuvenecidos e efeitos especiais mais modernos. Diferente da exposição, sonhar não custa nada. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      O problema é que o sistema do Campfire só permite colocar endereços localizados dentro do Japão. Foi por isso que não consegui apoiar o HE-LOW. Espero que um dia eles melhorem isso.

      E é bem verdade. Dava para fazer um monte de episódios especiais com os Ninjas do Mundo. Cada um deles tem uma boa caracterização e renderia boas histórias. Algo como a origem do Barão Owl. Ou o que aconteceu com Benikiba depois do seriado. Até algo como "um dia na vida do Haburamu". Kazenin Storm já tem material para se fazer uma minissérie com uns treze capítulos. E com um visual repaginado!

      Por enquanto é torcer para a exposição pegar. Estão exibindo o Jiraiya no Nico Nico Douga e isso pode atrair mais atenção. O chato é que o progresso ainda está lento. Uma das intenções dessa matéria era a de encontrar mais algum maluco por aqui além de mim disposto a fazer uma doação, mesmo sem visar recompensa. O problema é que mesmo o mínimo é muito caro e com a alta do dólar...

      Excluir
  4. Olá!!! Primeiramente, tenho de te agradecer por esse post, porque desde que fiquei sabendo do evento e do crowdfunding quis contribuir, mas como o Takasaka havia dito no programa dele que quem não morasse no Japão não conseguiria contribuir, fiquei desanimada. Mas esse post tirou todas as minhas dúvidas e, finalmente, consegui dar minha contribuição.
    Aliás, o Takasaka já descobriu seu post e divulgou nas redes sociais dele. Por sorte, a campanha já tá quase atingindo a meta (falta menos de 20% nesse momento). Espero que mais brasileiros contribuam (além de vc e de mim) depois dessa divulgação. E torço pra que esse evento seja um sucesso e que, de fato, ele se estenda ao Brasil!!
    PS: Acho que conheço vc do blog do Tsutsui... seu username não me é estranho!!
    Abracos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela visita, Betsy Hayashi!

      E bom ver que esta matéria foi útil. Vi o seu nome entre os patrocinadores e fiquei contente em ver que tem mais gente dando apoio! Estou esperando virar o cartão para mandar mais um.

      Tomei um susto quando vi que o Yuki Takasaka tinha retuitado o meu anúncio da matéria. Fiquei bem preocupado, pois vai que isso estragaria algum plano dele, mas pelo visto deu tudo certo. Agora que o Akira Kushida também vai participar, dá para ver que a coisa está pegando cada vez mais corpo.

      Realmente espero ver esse material por aqui, como a Tsuburaya fez com o Ultraman. Mas nesse caso é preciso convencer a Toei a patrocinar. Não sei se um dia isso vai ser possível, mas fiquei contente em ao menos dar uma ajuda.

      E, sim! De vez em quando eu comento no blog do Takumi Tsutsui! Não é nada muito importante, mas escrevo mesmo assim.

      Obrigado pela visita, mais uma vez!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html